Social Icons

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Roadie Metal Volume 6 (2016)

O que começou como um projeto ambicioso, porém despretensioso, acabou por enfincar sua bandeira negra headbanger em territórios cada vez mais longínquos da cena nacional. O idealizador e radialista Gleison Junior não imaginaria há apenas dois anos, quando preparava o primeiro volume da coletânea Roadie Metal (nome que também batiza o próprio site de notícias, a assessoria de imprensa e, claro, o programa de webradio), que seu projeto conquistaria tanta repercussão, respeito, e até mesmo resenhas na Roadie Crew, revista na qual lê desde novo. No primeiro semestre desse ano de 2016, a série de coletâneas chegou ao seu sexto volume sob olhar atento de resenhistas e de bandas que desejam registrar suas passagens pelo projeto.

Como tradicionalmente ocorre desde o segundo volume, o lançamento é duplo - um verdadeiro combo de músicas pesadas ao longo de duas horas e meia, aproximadamente. São dezessete bandas em cada disco, sendo que uma delas, em especial, é e ao mesmo tempo não é uma surpresa: o Torture Squad. Velho conhecido do público brasileiro, o (atualmente) quarteto abre o primeiro disco com a faixa "No Escape From Hell". A presença de uma banda veterana como essa só vem a ressaltar a importância e o bem-sucedimento dos propósitos de divulgação e qualidade da Roadie Metal.

Esse volume conta com ótimas bandas, certamente, e apenas uma minoria das canções não apresenta qualidade satisfatória de produção. Além disso, embora hajam diferenciações de proposta entre as bandas - o que, em teoria, sintetiza o argumento da diversificação rotular devido à presença de bandas de Death Metal, Thrash Metal, Hardcore, Metalcore, Progressive Metal, Heavy Metal, Gothic Metal, ou mistura entre estes e outros -, na prática, a maioria se aventura nos aclives do Metal Extremo, o que cria uma proximidade sonora entre elas e diminui a sensação de uma coletânea diversificada. Logo, esse novo trabalho está menos diversificado que seu antecessor, mas a qualidade das bandas está resguardada, por mais que essa ou aquela se destaque de acordo com as exigências pessoais do ouvinte.

No que diz respeito a coletâneas, não é de meu feitio fazer destaques, pois se trata de um modelo que conta com vários profissionais de várias bandas diferentes, com propostas distintas e até mesmo públicos diversificados. É diferente de destacar melhores músicas de um álbum de uma banda específica, pois todas são trabalhos da mesma. Portanto, não é justo eleger "melhores". Parece significar diminuir uns e elevar outros sob pouca justificativa. Contudo, sinto bastante linearidade entre as bandas, corroborando com a proximidade rotular supracitada.

Fisicamente, a Roadie Metal manteve o padrão que vem em prática desde o Volume 4. Trata-se de um digipack de qualidade, brilhante e que evidencia a arte gráfica - assinada, mais uma vez, por Marcelo Nespoli (Eleven Strings). No interior, cada CD repousa em seu devido compartimento à esquerda e direita, e na parte traseira do compartimento esquerdo há um local para guardar o encarte, novamente grampeado e fabricado em papel fotográfico, apresentando todas as informações pertinentes às bandas envolvidas no trabalho, além de duas páginas com agradecimentos e informações sobre a Roadie Metal. Fotos, links, formações, origens... está tudo disponível lá. Os únicos 'poréns' são um defeito de fabricação que pôs o CD 1 como CD 2, e o CD 2 como CD 1 - essa inversão gera confusão ao consultar o tracklist e ao escolher que disco executar -, e a palheta de cores da arte gráfica escolhida. Digo... de fato, é tudo bem bonito, mas a predominância da cor preta o logo bem transparente acabaram não pegando muito bem na versão física, escondendo vários detalhes - até mesmo o próprio nome do projeto e seu volume. Entretanto, são apenas detalhes que são percebidos, mas não diminuem a seriedade da Roadie Metal, o seu alcance e o que ela pode fazer pelas bandas envolvidas, já que o material é espalhado gratuitamente para dezenas de veículos especializados em música pesada no Brasil e também no exterior.

Gleison Junior está de parabéns novamente pela atitude, seriedade e em especial pela celeridade com a qual lança os volumes de seu projeto. É o tipo de atitude altruísta que com certeza contribui com a cena e nos leva a conhecer bandas interessantes do nosso cenário que, provavelmente, não seriam conhecidas de outra forma! Deixo meus agradecimentos também pela menção ao meu nome na página de agradecimentos. É um prazer contribuir no que for possível para a Roadie Metal e ter essa grande amizade! Que venham outros volumes no futuro!

O programa Roadie Metal vai ao ar todas as quintas-feiras, das 20:30 às 23:00, e aos sábados, das 14:45 às 16:30, sempre ao vivo através do www.canalfelicidade.com. O programa conta com vários quadros ao longo do mês, além de entrevistas e sorteios para o público!

|    Site Oficial    |    Assessoria de Imprensa    |    Facebook    |
|    Twitter    |    Soundcloud    |

CONTATO:
E-mails: gleison@roadie-metal.com
walker@roadie-metal.com

CD 1:
01 - Torture Squad: No Escape From Hell
02 - Maverick: Upsidown
03 - The Goths: The Death
04 - Project Black Pantera: Boto Pra Fuder
05 - Apple Sin: Another Day
06 - Black Triad: Dream On
07 - AirTrain: Back To War
08 - Cracked Skull: Fascism
09 - Dekapto: Financiando A Própria Morte
10 - Blue Lotus: Rat Game
11 - Kyballium: Sea of Illusions
12 - Ás: Warriors
13 - Bloodfire: Save The World From War
14 - Lascia: Jealousy
15 - Universe: The Dreams Does Not End Here
16 - Oblivious Machine: Echoes of Insanity
17 - Jäilbäit: Do You Wann Be A Rockstar?

CD 2:
01 - Dramma: Sombra da Solidão
02 - M-19: Southern Brave
03 - Vorgok: Kill Them Dead
04 - Shallrise: Follows His Quest
05 - Supersonic Brewer: Trapped In An Hourglass
06 - All 7 Days: Ensign of War
07 - Magnética: Os Magnéticos
08 - InCarne: Good Morning, Humans
09 - Ceiffador: Anjo Infernal
10 - Firegun: What's The Reason?
11 - Lethal Accords: I Have A Dream
12 - Deviation: Like I Said
13 - Terrorsphere: Terror Squad
14 - Crucify: Rise Up
15 - Rising: Hexencraft
16 - Evil Minds: War
17 - Steel Soldier: Messenger of Souls

Download (CD 1)
Download (CD 2)
Download (os dois juntos)

Os downloads disponibilizados acima são diretamente autorizados pela Roadie Metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário