Social Icons

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Mochila de Garagem - Discografia

Boas atitudes inspiram boas atitudes, não é verdade? O inverso também acontece, claro. Tudo na vida é fruto de um esquema de causa e consequência, e é especialmente bom quando você é a causa de atitudes positivas. Digo isso pois trás muito orgulho ver que as coletâneas lançadas por nós do Warriors Of The Metal a fim de divulgar bandas do cenário nacional inspiraram mais grupos a fazerem o mesmo e contribuírem de forma semelhante ao Rock brasileiro.
O Mochila de Garagem é uma página no Facebook que idealizou, a partir do final de 2014, uma série de coletâneas que tomou inspiração na nossa própria série Warriors Of The Metal BR. Visando deixar sua contribuição à cena de alguma forma, os paulistas Guilherme Henrique da Silva e Wesley Rodrigues iniciaram o processo de estreitamento de relações com algumas bandas para colher autorizações de inclusão de músicas nas vindouras coletâneas. Como resultado, surgiu essa série que por enquanto conta com dois volumes lançados e é intitulada com o nome da página no Facebook.
Em janeiro de 2015 foi lançado o Volume 1, que conta com um excelente repertório de 11 bandas dentre as quais, excepcionalmente, duas são do exterior: Lasavia (Chile) e Constables (Finlândia). O foco do disco é essencialmente o Indie Rock, mas bandas de Rock clássico e Garage Rock também marcam presença. Uma coisa muito notável é a linearidade da produção das canções, mesmo em se tratando de bandas distintas. Normalmente as coletâneas independentes têm oscilação, já que diferentes bandas contam com diferentes graus de investimento e diferentes produtores. Mas aqui é tudo liso, tornando a audição que já é boa ainda melhor. Todos os conjuntos são excelentes, exibem destacável qualidade e competência e, sem dúvidas, o trabalho inteiro tem capacidade de agradar até mesmo aos ouvintes mesmo de fora do gênero. Os 44 minutos totais de duração não são desgastantes. As nove bandas brasileiras envolvidas são oriundas de todas as partes do país e a maioria canta em português mesmo, algo interessante para os estilos.
Junto do download, que é totalmente gratuito - já que não há intenção de lucro no projeto -, vem um encarte em PDF exibindo capa fronteira, capa traseira com lista de faixas, e informações da banda envolvendo suas origens, fotos e links para suas redes sociais oficiais. Um espaço para créditos e agradecimentos também é aproveitado na última página.
Todo o trabalho gráfico ficou a cargo de Renan Alves, da banda Pallets, que participou do trabalho. Sem dúvidas, o produto final ficou muito bonito, com uma forte identidade visual.
Poucos meses depois, já em junho, foi a vez do Volume 2 ser lançado, agora com 16 bandas totalmente brasileiras espalhadas pelo país, distribuídas em um total de 50 minutos de duração. Algumas cantam em português e outras em inglês.
Ao contrário do volume anterior - que é centrado mais no Indie Rock -, esse trabalho já é mais variado, compactando bandas de estilos como Punk Rock, Thrash Metal, Stoner Rock, Deathcore, além do já tradicional Rock clássico, Garage Rock e Indie Rock. Outro ponto contrário ao antecessor é a infeliz oscilação de qualidade de gravação, dificultando a constância do trabalho, que acaba por não ser tão atrativo quanto, embora seja sim bom. Um encarte com informações das bandas não está incluso no download dessa vez. O único trabalho gráfico é a capa frontal mesmo, novamente assinada por Renan Alves, e sua banda Pallets novamente marca presença entre as 16. Portanto, o Volume 2 é mais limitado em relação ao Volume 1. Porém, a despeito da inconstância dos métodos, é ainda tão bem intencionado quanto.
Essa coletânea gerou uma participação do Mochila de Garagem no site Novo Rock Nacional, onde puderam falar um pouco sobre cada banda escolhida para esse segundo volume.
Toda a série de coletâneas da equipe do Mochila de Garagem foi lançada virtualmente, com downloads totalmente gratuitos e ciência das bandas envolvidas. Não há intenções de lucro inseridas. Apenas a vontade de propagar cultura e apresentar bandas menos privilegiadas em questões de divulgação. São atitudes assim que de fato auxiliam na manutenção de nossa cena e valorizam nossas bandas, nosso jeito de fazer música. O pessoal do Mochila de Garagem está de parabéns! Curtam a página dos caras no Facebook e fiquem ligados para futuros lançamentos!


 Mochila de Garagem: Volume 1 (2015)

01 - Rollercoaster: Xroads
02 - Blackpipe: Chá No Trem
03 - Lasavia: Ritual
04 - Casavelha: Diário
05 - Cigana: Falling Down
06 - Circo Litoral: Planador
07 - Muff Burn Grace: Just An Illusion
08 - Trembemditos: O Mistério Mineral
09 - Pallets: Sonhador
10 - Molho Negro: Black Rebel Marambaia Club
11 - Constables: Saliva Bubbles


 Mochila de Garagem: Volume 2 (2015)

01 - A Trip To Forget Someone: Claps Paradise
02 - Pallets: Terra da Bala
03 - Old Books Room: Fast Cars and Special Bonds
04 - Rirous: Corrimão
05 - Sky Down: Nowhere
06 - Yetis: Tatuagem
07 - Cerberus Attack: From This Prison
08 - Semivelhos: Além Mar
09 - Crucifyce: Freedom Is Gone
10 - Toco Y Me Voy: Caroleta
11 - The Flow: Words
12 - Mens Sana: O Que Sou
13 - The Gap Tear: I Hate To Be Your Friend
14 - Makinária Rock: Makinária Rock
15 - Blackpipe: Hey
16 - Diaz: Convidado Para Tocar


Nenhum comentário:

Postar um comentário