Social Icons

terça-feira, 14 de julho de 2015

Thobbe Englund - Discografia

Bandas são coisas sensacionais: um número de indivíduos trabalhando juntos e tocando instrumentos ao mesmo tempo e de forma organizada, falando a mesma língua musical em perfeita sincronia. Não é lindo?
Pode ser lindo, mas também é trabalhoso, além de ambicioso. Embora a música criada por esses profissionais provoque diferentes e prazerosas sensações no ouvinte, estar dentro de uma banda também é desafiador. Nem sempre se tem a liberdade de fazer o que quer, pois uma banda é como um único organismo que tem vida e identidade próprias. Por isso os integrantes geralmente procuram escrever aquilo que define o que a banda é. Ou então a criação fica restrita a apenas um ou dois membros, o que torna os demais apenas músicos que tocarão o que outros comporão.
Nem sempre isso é necessariamente ruim. Há casos e casos nesse tipo de assunto. Pode tanto ser uma relação pacífica quanto não, mas uma coisa é certa: na maioria das vezes um músico quer ter seu próprio negócio. Fazer algo a seu gosto, com liberdade, fora das bandas principais, seja para exercitar a criatividade, passar o tempo ou até mesmo para investir seriamente e fazer seu nome individualmente no cenário.
Thorbjörn Englund é um engenheiro de som, produtor musical, vocalista e multi-instrumentista sueco que também lança seus próprios trabalhos solo paralelamente. Eles são instrumentais e têm muita qualidade, diga-se de passagem.
O sueco ficou melhor conhecido quando, em 2012, passou a ser um dos guitarristas do elenco do Sabaton, banda de Power Metal oriunda do mesmo país e certamente uma das minhas preferidas. Nascido em 13 de agosto de 1979 na cidade de Luleå, no condado de Norrbotten, o músico fez parte de algumas bandas ao longo dos anos, como Endomorph, Pavlovian Dogs e Star Queen, mas suas habilidades ficaram melhor conhecidas mesmo no Winterlong, onde era guitarrista, baixista em estúdio e também vocalista no álbum mais recente, intitulado "Metal/Technology", de 2006.
Aliás, foi em 2006 mesmo que sua carreira solo surgiu. Trabalhando sozinho em todos os instrumentos e também na produção, inaugurou a discografia com o álbum "Influences" naquele ano, lançado via Lion Music Records. É um típico trabalho instrumental calcado em um Heavy Metal melódico com determinadas pitadas de Hard Rock e principalmente Power Metal. Como esperado para esse tipo de proposta, o principal instrumento é a guitarra, que sobrepõe a base com felizes solos de técnica e harmonia. Teclados também chegam a solar em dueto com a guitarra, como em "Demonica", mas a participação do instrumento é geralmente mais restrita à timidez do background.
"Influences" é um álbum de 16 faixas, mas apenas 38 minutos de duração. É tão rápido quanto é bom. Dota de diversas faixas pequenas ou interlúdios, sendo "A Flame of Flamenco" e "Beautiful Beyond" duas das mais interessantes, já que trazem um pouco de diversidade com a beleza de um violão bem tocado na primeira e a calmaria e suavidade de teclado em efeito de piano na segunda.
O tempo foi passando ligeiro e parecia que nada mais seria lançado. Apenas nove anos mais tarde, com o guitarrista agora conhecido pelo nome artístico Thobbe Englund, outro álbum viria à luz. Em meio aos afazeres com o Sabaton e extensivas turnês, arranjou tempo para trabalhar sozinho e lançar o álbum "From The Wilderness", em 2015, através do mesmo selo do anterior.
Sem dúvidas, a diferença é bastante sensível. Os anos de acúmulo de experiência apuraram as habilidades e criatividade de Thorbjörn, gerando um lindo álbum de Power Metal cujos solos por vezes demonstram virtuosismo, ou o mais profundo dos feelings, tocando seu coração. A atmosfera é mágica, encantada, característica herdada de sintetizadores e básicas orquestrações que efetivamente participam da sonoridade. Por mais que a guitarra continue sendo a estrela, ela frequentemente divide os holofotes com teclados em efeito de piano e os demais efeitos sintéticos que tornam esse trabalho mais complexo, melhor composto e, claro, brilhante. Quanto mais se ouve, mais imersivo se torna. Quando se dá conta, já está na mesma sintonia das canções, deixando-se levar pelo epicismo que é implantado. Tudo é bem arquitetado e elementos variados se encaixam aqui e ali, ou até em canções. inteiras. Por exemplo, "Eternal Struggle" tem vocais líricos apoiando a sonoridade na segunda metade, enquanto "Vargens Öde" aposta totalmente no ambientalismo, transmitindo à sua mente imagens de um reino mágico. Mas ao contrário do clima homogêneo apresentado em todo o álbum, a faixa bônus "Fingerspitzengefühl" já ressalta na maior parte do tempo uma postura Hard Rock intensificada pelo fato de ser cantada por vocais típicos cheios de drive. Com isso, Thorbjörn volta a apresentar um registro de seu excelente vocal, algo que não acontecia desde os tempos do Winterlong.
O tempo de duração é praticamente o mesmo do álbum anterior, porém, o fato de ter menos canções e delas durarem mais prolonga o efeito emocional provocado. Após ouvi-lo, provavelmente preferirá permanecer no clima e procurará outra coisa no mesmo calibre para ouvir.
Até agora, Thorbjörn (ou Thobbe, como queira) lançou ótimos trabalhos e já que seus acessos estão mais facilitados pelo fato de fazer parte de uma banda em rápida ascensão como o Sabaton, pode ser que novos trabalhos sejam concretizados no futuro, com mais celeridade. Nem todos nutrem grande estima por álbuns instrumentais, mas ainda assim eles são belas alternativas de variedade em uma playlist, em especial quando feitos com qualidade como o sueco faz.


 Influences (2006)

01 - Jesus Stole My Harley
02 - Heart of Fire
03 - Demonica
04 - Siberian Nights
05 - Winds of Change
06 - Wicked Child
07 - Walking On The Edge
08 - A Flame of Flamenco
09 - Flying
10 - Princess Lane
11 - Notes From The Dark Side
12 - Devilina
13 - W.A.M. Goes Electric
14 - The Abyss
15 - Beautiful Beyond
16 - Vikings' Tomb


 From The Wilderness (2015)

01 - Wildborn
02 - Stormy Nights
03 - A Lonely Hunter
04 - Life From Death
05 - Justice of Nature
06 - Hunting Under A Blood Red Moon
07 - Surviving
08 - Eternal Struggle
09 - Vargens Öde
10 - Fingerspitzengefühl (Bonus Track)

Download (Ulozto)
Download (Zippyshare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário