Social Icons

domingo, 21 de junho de 2015

Riot - Discografia

O Riot surgiu na cidade de Nova Iorque, em 1975, formado pelo guitarrista Mark Reale e pelo baterista Peter Bitelli. Logo em seguida, trouxeram o baixista Phil Feit e o vocalista Guy Speranza.
Com essa formação gravaram uma demo de quatro faixas na expectativa de obter o seu primeiro contrato. Após ouvirem o não de várias gravadoras, assinaram com o selo independente Fire-Sign Records. O tecladista Steve Costello juntou-se ao conjunto, que contou também com o ingresso de Louie Kouvaris como segundo guitarrista e Jimmy Iommi que assumiu o posto de baixista substituindo Phil Feit.
O primeiro disco do conjunto sai em 1977, denominado Rock City. O trabalho é fortemente influenciado pelo Rock setentista de nomes como Kiss e AC/DC. Com o seu som festeiro e descompromissado, o álbum tinha tudo pra estourar, mas isso acabou não acontecendo. Após uma turnê promissora abrindo para nomes como  AC/DC e Molly Hatchet, o Riot esteve à beira da falência.
Apesar de estar do outro lado do oceano, a banda acabaria sendo salva pela NWOBHM. Com as barreiras quebradas pelo Heavy Metal, que finalmente alcançava o grande público, o Riot acabou chegando ao Reino Unido e conseguiu boas vendas com o Rock City.
Tais acontecimentos fizeram com que os novos empresários do Riot encorajassem a banda a gravar um novo álbum. Assim surgiu Narita, lançado em 1979. No decurso da gravação, Kouvaris foi substituído por Rick Ventura.
Após o lançamento do disco, a banda saiu em uma grande turnê abrindo para Sammy Hagar, o que lhes rendeu um prestígio maior e acabou fazendo com que Narita pudesse ser comercializado mundialmente, inclusive com o intuito de que a banda pudesse estender suas participações como banda de abertura de Hagar.
Em termos de sonoridade, Narita é um híbrido entre o Hard dos anos 70 e o Metal dos anos 80, demonstrando que a banda estava passando por mudanças em relação ao seu direcionamento musical.
A mudanças percebidas em Narita tornariam-se evidentes em Fire Down Under, de 1981 e que se tornaria o registro mais bem sucedido do Riot. Apesar disso, o disco quase não foi lançado, pois a gravadora havia desaprovado o resultado final, alegando que o trabalho era pesado demais para tocar nas rádios. A pressão dos empresários e dos fãs foi decisiva para que o soltassem o álbum, que pouco depois já passou a figurar nas paradas da época.
A turnê de promoção do álbum foi um grande sucesso e criou-se a expectativa de que pudesse se superar no próximo lançamento.
Infelizmente, as coisas começaram a dar errado. Primeiro, o vocalista Guy Speranza deixou conjunto, em razão de divergências musicais e ideológicas, sendo substituído por Rhett Forrester.
O próximo disco sairia em 1982, denominado Restless Breed, que era bem inferior ao seu antecessor, o que acabou sendo percebido nas vendas e no público dos shows. Para piorar a situação, Forrester tinha um péssimo comportamento nas turnês, o que apagava o seu talento. 
Born In America, de 1983, foi outro trabalho que deixou à desejar. Além do declínio técnico, o Riot começou a ser deixado de lado, em detrimento de outros conjunto que estavam em ascensão, como o Quiet Riot, que estourava com o clássico Metal Health.
Tais fatores fizeram com que o conjunto se dissolvesse em 1984.
O retorno aconteceria em 1988, com um line-up formado por Tony Moore (vocal), Mark Reale (guitarra), Don Van Stavern (baixo) e Bobby Jarzombek (bateria). Já em março daquele ano viria o álbum Thundersteel, que trazia uma sonoridade mais voltada para o Speed/Heavy Metal, o que pode ser notado já título do disco e pela temática na arte da capa. O disco é muito superior aos dois últimos lançamentos da banda, e mostra que as influências do Hardão do anos setenta estavam definitivamente afastadas.
A faixa Thundersteel foi originalmente escrita por Mark Reale e Don Van Stavern para Narita, um projeto de curta duração formado por Reale após o fim do Riot em 1984. Há uma demo de três faixas do projeto em que a composição aparece.
O disco seguinte, The Privilege Of Power de 1990, é mais experimental, mas de extrema importância para firmar o Riot como um importante conjunto de Speed/Heavy Metal. O álbum conta com a participação de Joe Lynn Turner (ex-Rainbow, Yngwie Malmsteen) na faixa Killer.
O baixista Don Van Stavern iria sair da banda depois turnê pelos Estados Unidos da The Privilege Of Power Tour e foi substituído pelo colega texano Pete Perez (ex-Karion).
Em 1992, o vocalista Tony Moore deixou o grupo devido a discordâncias com gestor/produtor Steve Loeb. Para o seu posto viria Mike DiMeo, que estrearia no ano seguinte com Nightbreaker. No álbum, também aparece Mike Flyntz, que acompanhava a banda ao vivo, como segundo guitarrista, desde a turnê pelo Japão em 1989.
Nightbraker traz dois covers: A Whiter Shade Of Pale (Procol Harum) e Burn (Deep Purple). Há também um remake de Outlaw, do clássico Fire Down Under. Em termos de sonoridade, não há nenhuma mudança, sendo mantidas as bases dos últimos trabalhos.
The Brethren Of The Long House, é inspirado na cultura dos índios americanos e traz o baterista John Macaluso como responsável pela arte da capa. O músico assumiria, ainda, as baquetas no lugar de Bobby Jarzombek. O álbum marcaria o fim da parceria do Riot com o produtor Steve Loeb, que esteve com o conjunto desde Narita. Logo após o término das gravações, Bobby Jarzombek retornaria ao seu posto.
Apesar de perderem o parceiro de longa data, os músicos não deixaram a peteca cair e com um line-up sólido, lançaram os ótimos Inishmore (1997) e Sons Of Society (1999). O primeiro é um trabalho conceitual inspirado nas sagas e mitos Celtas e o segundo é um dos melhores da carreira da banda.
Bobby Jarzombek deixaria a banda novamente em 1999, dessa vez para ingressar no Halford, projeto solo do vocalista do Judas Priest.
Pat McGrath (Prototype, Killing Culture) assumiria a bateria durante a turnê pela Europa. Para o próximo álbum, o conjunto traria o experiente Bobby Rondinelli (Rainbow, Black Sabbath, Blue Öyster Cult).
Assim, lançam o disco Through The Storm em 2002. Assim como havia acontecido em Sons Of Society, o trabalho apresenta um som predominante de Heavy Metal, com algumas pitadas de Hard Rock. E como o antecessor, o resultado é excelente.
Em 2003, a banda gravaria o seu próximo disco, Army Of One, o qual acabou sendo lançado em 2006. Dessa vez, o posto de baterista foi ocupado por Frank Gilchriest (Virgin Steele). E ao contrário dos últimos lançamentos, o Speed Metal se faz mais presente no disco.
Army Of One marcava a despedida de Mike DiMeo, que passou a se dedicar exclusivamente ao projeto The Lizards. Logo depois, o vocalista substituiria Jorn Lande no Masterplan para gravar o controverso MK II.
O ano de 2003, ainda marcaria o falecimento de Guy Speranza, primeiro vocalista da banda.
Para o lugar de DiMeo veio o experiente Mike Tirelli (Burning Starr, Holy Mother, Messiah's Kiss), que já estava com o conjunto desde 2005.
Em 2008, ocorreu outra mudança, com o ingresso de Don Van Stavern no posto de baixista.
A banda seguiu realizando inúmeras turnês e um novo álbum estava previsto para 2009, mas acabou não sendo lançado. Em dezembro daquele ano, Tony Moore foi anunciado como o novo vocalista.
Já em 2011, o Riot apresenta um novo álbum de inéditas, intitulado Immortal Soul, que trazia uma sonoridade mais pesada que os trabalhos anteriores.
No dia 25 de janeiro de 2012, Mark Reale faleceu vítima de complicações com a Doença de Crohn, da qual já lutava há vários anos.
Em respeito ao falecimento do amigo e fundador do Riot, os músicos remanescentes decidiram dar continuidade no conjunto e adicionaram o V ao seu nome, passando a serem conhecidos como Riot V.
O vocalista Tony Moore foi substituído por Todd Michael Hall, e a lacuna de Mark Reale foi preenchida por Nick Lee.
O primeiro álbum da nova formação foi Unleash The Fire, lançado em 2014, disco que é uma clara homenagem a Mark Reale, pois é tomado de faixas emotivas e cativantes. A sonoridade torna o trabalho um sucessor natural de Immortal Soul, o que garante uma ótima audição.
A banda segue na ativa e merece todo o respeito pela carreira sólida que conquistou, bem como pelas verdadeiras aulas do bom Heavy Metal, que podem ser conferidas em obras-primas como Fire Down Under e Thundersteel.


 Rock City - 1977

01 - Desperation
02 - Warrior
03 - Rock City
04 - Overdrive
05 - Angel
06 - Tokyo Rose
07 - Heart Of Fire
08 - Gypsy Queen
09 - This Is What I Get


 Narita - 1979

01 - Waiting For The Taking
02 - 49er
03 - Kick Down The Wall
04 - Born To Be Wild (Steppenwolf Cover)
05 - Narita
06 - Here We Come Again
07 - Do It Up
08 - Hot For Love
09 - White Rock
10 - Road Racin'

 Fire Down Under - 1981

01 - Swords And Tequila
02 - Fire Down Under
03 - Feel The Same
04 - Outlaw
05 - Don't Bring Me Down
06 - Don't Hold Back
07 - Altar Of The King
08 - No Lies
09 - Run For Your Life
10 - Flashbacks
11 - Struck By Lightning
12 - Misty Morning Rain
13 - You're All I Needed Tonight
14 - One Step Closer
15 - Hot Life


 Restless Breed - 1982

01 - Hard Lovin' Man
02 - C.I.A.
03 - Restless Breed
04 - When I Was Young
05 - Loanshark
06 - Loved By You
07 - Over To You
08 - Showdown
09 - Dream Away
10 - Violent Crimes


 Born In America - 1983

01 - Born In America
02 - You Burn In Me
03 - Vigilante Killer
04 - Heavy Metal Machine
05 - Devil Woman
06 - Wings Of Fire
07 - Running From The Law
08 - Where Soldiers Rule
09 - Gunfighter
10 - Promised Land


 Thundersteel - 1988

01 - Thundersteel
02 - Fight Or Fall
03 - Sign Of The Crimson Storm
04 - Flight Of The Warrior
05 - On Wings Of Eagles
06 - Johnny's Back
07 - Bloodstreets
08 - Run For Your Life
09 - Buried Alive (Tell Tale Heart)


 Riot Live - 1989

01 - Intro
02 - Angel
03 - Do It Up
04 - Road Racin'
05 - White Rock
06 - Warrior
07 - Narita
08 - Tokyo Rose
09 - Overdrive
10 - Rock City
11 - Back On The Non-Stop
12 - Kick Down The Walls
13 - The Train Kept A Rollin'
14 - Road Racin'

Download

 The Privilege Of Power - 1990

01 - On Your Knees
02 - Metal Soldiers
03 - Runaway
04 - Killer
05 - Dance Of Death
06 - Storming The Gates Of Hell
07 - Maryanne
08 - Little Miss Death
09 - Black Leather And Glittering Steel
10 - Racing With The Devil On A Spanish Highway (Revisited)

Download

 Riot In Japan - Live!! - 1992

01 - Minutes To Showtime
02 - On Your Knees... In Tokyo!
03 - Metal Soldiers
04 - Runaway
05 - Tokyo Rose
06 - Rock City
07 - Outlaw
08 - Killer
09 - Skins & Bones Part 1
10 - Skins & Bones Part 2
11 - Johnny's Back... In Tokyo!
12 - Flight Of The Warrior
13 - Ladies And Gentlemen... Mark Reale
14 - Japan Oakes
15 - Narita
16 - Warrior
17 - The Dressing Room-The Encore Begins... In Tokyo!
18 - Smoke On The Water... In New York

 Greatest Hits  '78-'90 - 1993

01 - Warrior
02 - 49er
03 - Overdrive
04 - Kick Down The Wall
05 - Tokyo Rose
06 - Road Racin'
07 - Narita
08 - Flight Of The Warrior
09 - Metal Soldiers
10 - Runaway
11 - Johnny's Back
12 - Sign Of The Crimson Storm
13 - Killer
14 - Storming The Gates Of Hell
15 - Bloodstreets
16 - Thundersteel


 Nightbreaker - 1994

01 - Soldier
02 - Destiny
03 - Burn (Deep Purple Cover)
04 - In Your Eyes
05 - Nightbreake
06 - Medicine Man
07 - Silent Scream
08 - Magic Maker
09 - A Whiter Shade Of Pale (Procol Harum Cover)
10 - Babylon
11 - Outlaw
12 - Black Mountain Woman


 The Brethren Of The Long House - 1995

01 - The Last Of The Mohicans (Intro)
02 - Glory Calling
03 - Rolling Thunder
04 - Rain
05 - Wounded Heart
06 - The Brethren Of The Long House
07 - Out In The Fields
08 - Santa Maria
09 - Blood Of The English
10 - Ghost Dance
11 - Shenandoah
12 - Holy Land
13 - The Last Of The Mohicans

Download

 Angel Eyes (EP) - 1997

01 - Angel Eyes
02 - 15 Rivers
03 - Red Reign
04 - Turning The Hands Of Time


 Inishmore - 1998

01 - Black Water
02 - Angel Eyes
03 - Liberty
04 - Kings Are Falling
05 - The Man
06 - Watching The Signs
07 - Should I Run
08 - Cry For The Dying
09 - Turning The Hands Of Time
10 - Gypsy
11 - Inishmore (Forsaken Heart)
12 - Inishmore

Download

 Shine On (Live In Japan) - 1998

01 - Black Water
02 - Angel Eyes
03 - Soldier
04 - The Man
05 - Kings Are Falling
06 - Bloodstreets
07 - Swords And Tequila
08 - Cry For The Dying - Irish
09 - Inishmore (Forsaken Heart)
10 - Inishmore
11 - Danny Boy
12 - Liberty
13 - Gypsy
14 - The Last Of The Mohicans (Intro) - Glory Calling
15 - Thundersteel
16 - Outlaw
17 - Warrior

Download

 Sons Of Society - 1999

01 - Snake Charmer
02 - On The Wings Of Life
03 - Sons Of Society
04 - Twist Of Fate
05 - Bad Machine
06 - Cover Me
07 - Dragon Fire
08 - The Law
09 - Time To Bleed
10 - Somewhere
11 - Promises

Download

 Through The Storm - 2002

01 - Turn The Tables
02 - Lost Inside This World
03 - Chains (Revolving)
04 - Through The Storm
05 - Let It Show
06 - Burn The Sun
07 - To My Head
08 - Essential Enemies
09 - Only You Can Rock Me
10 - Isle Of Shadows
11 - Here Comes The Sun

Download

 Army Of One - 2006

01 - Army Of One
02 - Knockin' At My Door
03 - Blinded
04 - One More Alibi
05 - It All Falls Down
06 - Helpin' Hand
07 - The Mystic
08 - Still Alive
09 - Alive In The City
10 - Shine
11 - Stained Mirror
12 - Darker Side Of Light
13 - Road Racin' (Live)

Download

 Immortal Soul - 2011

01 - Riot
02 - Still Your Man
03 - Crawling
04 - Wings Are For Angels
05 - Fall Before Me
06 - Sins Of The Father
07 - Majestica
08 - Immortal Soul
09 - Insanity
10 - Whiskey Man
11 - Believe
12 - Echoes
13 - Johnny's Back (Live)
14 - Metal Soldiers (Live)


 Unleash The Fire - 2014

01 - Ride Hard Live Free
02 - Metal Warrior
03 - Fall From The Sky
04 - Bring The Hammer Down
05 - Unleash The Fire
06 - Land Of The Rising Sun
07 - Kill To Survive
08 - Return To The Outlaw
09 - Immortal
10 - Take Me Back
11 - Fight Fight Fight
12 - Until We Meet Again
13 - Thundersteel (Live - Japanese Bonus Track)

 Various Artists - Thunder And Steel Down Under - A Tribute To Riot  - 2015

01 - Ferdy Doerngers - Soldier
02 - Axel Rudi Pell - Warrior
03 - Attacker - Fire Down Under
04 - Walpyrgus - Outlaw
05 - Savage Master - Swords & Tequila
06 - Angelo Perlepes Mystery - Sign Of The Crimson Storm
07 - October 31 - Loanshark
08 - Alpha Tiger - Flight Of The Warrior
09 - Stallion - Rock City
10 - Rocka Rollas - Riot
11 - Evil United - Altar Of The King
12 - Night Demon - Road Racin'
13 - Dexter Ward - Running From The Law
14 - Crystal Viper feat. Todd Michael Hall - Thundersteel



Um comentário: