Social Icons

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Die From Sorrow [郁] - Discografia

E então, está buscando alguma banda para se impressionar? Eu costumo dizer que o melhor impressionamento é aquele que vem após subestimarmos alguma banda, seja por qualquer motivo como rótulo, país de origem, ou o que for...
Normalmente os ocidentais contam vantagem sobre os orientais quando o assunto é música, e mais ainda quando é Metal, uma vez que, embora sejam enormes consumidores do gênero, é difícil que alguma banda foda saia daquela metade do planeta Terra. Claro, ao afirmar isso, estou lidando com proporções. Que isso fique claro. Sempre tem alguma banda realmente boa por lá, mas se comparando com a quantidade e frequência com que bandas de alto nível saem do ocidente, a desvantagem numérica é latente.
Normalmente torcem o nariz para bandas asiáticas, duvidam de sua capacidade de produzir músicas boas, adiam a audição caso decidam obter o material... muitas vezes isso é justificável, mas com o , conhecido no também como Die From Sorrow, a audição deve ser imediata. Você não se arrependerá.
A China é conhecida por ser um país populoso, com um mercado que lentamente se abre ao resto do mundo. Principalmente devido à insistência em manter o mercado fechado por tanto tempo, o Heavy Metal demorou bastante para chegar lá e, como consequência, os chineses só começaram a praticar o gênero por volta do fim dos anos 80 e início dos 90. Uma vez que o Metal se assentou no país, surgiu a primeira banda, o Tang Dynasty, e daí pra frente a porteira se abre.
Se estou falando da China, provavelmente já devem ter pescado que essa é a origem dessa fodesca banda. Sim. Direto de Pequim, esses caras fazem um Melodic Death Metal de qualidade inquestionável e ainda adicionam elementos sinfônicos, com larga utilização de teclados. O resultado os coloca num patamar pareável com qualquer banda ocidental com facilidade. Sem exageros.
O Die From Sorrow nasceu no ano de 2001 com a formação composta por Liu Bin no vocal e guitarra, Zhang Ruixin na outra guitarra, Wang Xiyang no baixo, Wang Nan na bateria e Liu Dan nos teclados. Mesmo que tenham surgido no início do milênio, foi só em julho de 2009 que o primeiro exemplar de seu som foi lançado. E pelo visto esses anos de "silêncio" foram bem explorados.
Lançado pela Mort Productions, o EP "日落伊甸园", também chamado de "Sunset Eden" é a resposta à altura que se espera de uma banda já com algum tempo de estrada. São apenas quatro músicas, mas elas trazem uma musicalidade foda, criativa e bastante melódica, que une com classe um forte Symphonic Metal ao Melodic Death Metal. Os teclados são, além da sonoridade em si e do rasgado vocal gutural, a cartada mestra da coisa.
Antes da chegada do álbum debut, em 2012, uma troca na formação aconteceu com a saída do baterista Wang Nan e consequente entrada de Kong Depei. De formação completa novamente, pudemos desfrutar do som executado no álbum de estreia "Journey of Sadness", lançado no dia do fim do mundo, 21 de dezembro de 2012. Embora permaneçam com todos os elementos utilizados anteriormente, algumas alterações de prioridade aconteceram. A incidência dos teclados foi reduzida e quase que se limitando ao background, com pouca participação em trechos ou solos das canções. As guitarras e seus riffs melódicos, bem como seus solos velozes, recebem mais atenção e deixam o Melodic Death Metal mais diante dos holofotes. Backing vocals passaram a ser mais acionados, bem como vocais limpos, deixando o clima mais moderno. Contudo, podem ficar despreocupados; isso não significou queda na qualidade. Afinal, esse é mais um trabalho fantástico, que o faz pensar "como que esses caras são tão desconhecidos?"
Pouco depois do lançamento, o tecladista Yang Wenzhao substituiu Liu Dan, mas ficou por pouco tempo, pois já em 2013 a função novamente sofreu alteração e agora Liu Peixin é o tecladista.
Não tenha dúvidas de que esses chineses merecem os ouvidos de cada headbanger. Não gosto muito de comparar bandas, mas a principal referência deles é fortíssima. Não tem como não considerá-los o Children of Bodom chinês, até mesmo o vocal de Liu Bin é idêntico ao do Alexi Laiho. Isso não é algo ruim! Os caras são muito fodas e provam que o Metal asiático também tem força!


 日落伊甸园 (EP) (2009)

01 - 与我无关
02 - 日落伊甸园
03 - 郁郁而终
04 - 仙女座


 Journey of Sadness (2012)

01 - Intro
02 - 悲伤之旅
03 - 仙女座
04 - 针锋相对
05 - 九分之五
06 - 日落伊甸园
07 - 随行如影
08 - 傀儡精神
09 - 逆向穿行
10 - Die From Sorrow


Nenhum comentário:

Postar um comentário