Social Icons

terça-feira, 17 de março de 2015

Amesoeurs - Discografia

Para uma banda crescer, ela precisa de fãs. Logo, toda banda que tem algum reconhecimento tem sua base sólida de fãs, seja ela grande ou pequena. Mas o que é engraçado é que nem toda banda tem fãs tão devotos, que apoiam, lutam pelo seu reconhecimento e pesquisam sobre cada projeto envolvendo seus membros. Uma das bandas de carinhosos fãs é o não tão conhecido assim Alcest. Mesmo que seja um dos nomes mais relevantes do âmbito híbrido entre Shoegaze e Black Metal, o gênero não é tão familiar ao grande público. Contudo, aqueles que conhecem esse conjunto francês têm um carinho enorme que geralmente se estende à mente por detrás dele, o multi-instrumentista Neige. Por isso os fãs tendem a buscar bandas parecidas com o Alcest e os projetos paralelos envolvendo o músico.
Entre os vários projetos que Neige já fez parte podemos destacar o excelente Amesoeurs, que traduzindo significa "almas gêmeas". Oriunda de Avignon, em Provence-Alpes-Côt d'Azur, a banda nasceu em 2004 por iniciativa de Neige (guitarra e vocal), da vocalista e baixista Audrey Sylvain (Peste Noire, ex-Valfunde) e do guitarrista Fursy Teyssier (Les Discrets, Phest), que almejavam alcançar uma musicalidade negra, ambiental, que refletisse a era industrial que vivemos, a civilização moderna. Esse conceito em mente permitiu que executassem uma musicalidade que para eles é natural, em vista das bandas que fazem parte. Por isso se você gosta mesmo do que eles fazem em outros projetos, vai gostar muito dessa mistura de Shoegaze, Black Metal e Ambient com elementos de Post-Punk.
Tão logo o projeto nasceu, algumas músicas já foram escritas e uma pequena turnê iniciou. Só que já pouco depois o guitarrista Fursy Teyssier deixou o trio para se dedicar aos estudos. Mesmo que apenas como uma dupla, Neige e Audrey prosseguiram com o projeto e entraram em estúdio para gravar o primeiro EP.
Contando com Audrey nas linhas de vocal feminino e Neige nos vocais rasgados e todos os demais instrumentos, o resultado pode ser degustado em "Ruines Humaines", lançado pela Northern Silence Productions em outubro de 2006. O extended play trás três faixas, dentre as quais duas ("Bonheur Amputé" e "Ruines Humaines") já haviam sido compostas anteriormente por Neige para outra banda na qual fazia parte, o Mortifera. Mas como ele estava de saída, aproveitou as composições no Amesoeurs. A musicalidade é de fato de clima contemporâneo, mas fazendo uso de uma dopante atmosfera industrial e alternâncias entre vocais rasgados e vocais femininos com excelência.
No fim de 2007, mais um registro é lançado, agora em parceria com outra banda compatriota, o Valfunde, que executa Black Metal. A essa altura o Amesoeurs já contava com o baterista Winterhalter (ex-Peste Noire), que gravou a música contido nesse split, a até então inédita "Les Ruches Malades".
O ano de 2008 trouxe a volta do guitarrista Fursy Teyssier, bem como a notícia do início das gravações do álbum debut. Por meio da Code666 Records, o trabalho de estreia do Amesoeurs, auto-intitulado, chegou às prateleiras em março de 2009. A musicalidade apresentada nesse disco concretiza aquilo que já vinha sendo mostrado nas demonstrações anteriores, mas com menor incidência de vocais rasgados do que o que vinha dando a entender. Mas isso não é exatamente algo negativo, até em vista da beleza, calmaria e ambientalismo da forma Shoegaze de tocar, que muito se assemelha ao Post-Rock por ser um de seus filhos. A profundeza do estilo é complementada pelo suave e comportado vocal de Audrey, que também sofre alguns efeitos. Quando o coro come, nem sempre o instrumental se transforma em Black Metal, por mais que Neige faça seus guturais; geralmente é um Punk que sofre influência do clima Ambient/Post-Rock, o que é algo bem interessante. O álbum é realmente excelente e singular, um tiro certeiro para aqueles que buscam algo na linha, fora o fato de que quanto mais se ouve, melhor fica.
É uma pena que três discos sejam tudo que a banda tenha lançado durante seu tempo de atividade. Os trabalhos se encerraram em 2009 e cada um prosseguiu com seu rumo em outros projetos e bandas: Audrey Sylvain no Peste Noire, Neige no Alcest e futuramente Glaciation, Fursy Teyssier no Les Discrets e Winterhalter ingressaria no Alcest e acompanharia Neige no Glaciation.


 Ruines Humaines (EP) (2006)

01 - Bonheur Amputé
02 - Ruines Humaines
03 - Faiblesse des Sens

 Valfunde/Amesoeurs (Split) (2007)

01 - Valfunde: Hôpital
02 - Valfunde: Sérénade de Verlaine
03 - Amesoeurs: Les Ruches Malades

 Amesoeurs (2009)

01 - Gas In Veins
02 - Les Ruches Malades
03 - Heurt
04 - Recueillement
05 - Faux Semblants
06 - I XIII V XIX XV V XXI XVIII XIX - IX XIX - IV V I IV
07 - Trouble (Éveils Infâmes)
08 - Video Girl
09 - La Reine Trayeuse
10 - Amesoeurs
11 - Au Crépuscule de Nos Rêves

Ouvir (Spotify)

Nenhum comentário:

Postar um comentário