Social Icons

terça-feira, 24 de março de 2015

Agridoce - Discografia Comentada

Atualmente é quase uma regra um músico ter trabalhado em pelo menos um projeto paralelo à sua banda principal. Alguns seguem algo parecido com o que é feito na principal, enquanto outros fazem o que julgo certo: estilo bem diferente. Até porque iniciar outra banda pra fazer a mesma coisa é estranho, a princípio. Alguém renomado que também trabalhou em algo bem diferente do que normalmente pratica é a vocalista e compositora baiana Pitty, através do seu projeto Agridoce.
Foi por volta de 2011, após o fim da turnê do álbum "Chiaroscuro", lançado em 2009, que Pitty, ao lado de seu guitarrista Martin Mendonça, começaram a descompromissadamente compôr músicas acústicas ao estilo Folk, inspirados em artistas como Elliott Smith, Nick Drake, Jeff Buckley e Leonard Cohen. Uma das músicas fruto da união foi "Dançando", gravada apenas por diversão durante um dia de chuva. Ela foi disponibilizada para audição e estourou no país, sendo muito tocada em diversas rádios. Isso certamente os animou a continuar o trabalho Folk e deixar a banda principal um pouco de lado por enquanto. Como resultado, já em novembro de 2011 saiu o álbum de estreia, autointitulado, via Deckdisc.
Produzido por Rafael Ramos e Jorge Guerreiro, o trampo é realmente ótimo. Pitty, além dos vocais, toma conta do teclado, enquanto Martin toca violão e também faz dueto vocal em algumas músicas como "20 Passos" e "Upside Down". São 13 faixas de uma musicalidade calma, inesperada e até bela por ter a veia folclórica. Liricamente este é um trabalho tri-lingue, pois além do português, a cantora também gasta seu inglês e até mesmo francês.
A boa recepção foi ampla ao ponto de sair das fronteiras brasileiras! Agridoce teve o privilégio de ser convidado a se apresentar no South By Southwest, um dos maiores festivais de música Folk do mundo, que aconteceu anualmente em Austin, no Texas. Outras conquistas foram as 5 indicações para o VMB: Artista do Ano, Melhor Disco, Melhor Capa, Hit do Ano e Melhor Banda.
Em maio 2012 veio mais um trabalho, agora o EP "Agridoce E.P.", contendo apenas quatro faixas: "Alvorada" e "Bday", que anteriormente haviam sido disponibilizadas apenas em versão demo, "Beethoven Blues", uma canção inédita no estilo Blues até a alma, e a francesa "Ne Parle Pas" em versão remix.
Ainda no mesmo ano saiu o DVD "Agridoce: 20 Passos (Multishow Registro)", que mostra os bastidores de todo o trabalho de composição do projeto, inclusive o dia a dia dos músicos, até tudo dar certo.
Sem apresentar maiores esclarecimentos, Pitty decretou o fim do Agridoce em 2013. Não revelou maiores planos de reativá-lo e de quebra anunciou que estava começando a trabalhar em um novo álbum da banda principal, álbum tal que seria o "Setevidas", lançado em 2014. Mesmo que com um período de atividade curto de dois anos, o projeto nos brindou com excelentes músicas alternativas que quem curte acústico vai se amarrar.

|    Facebook Page    |    Twitter    |    YouTube Channel    |


 Agridoce (2011)

01 - Embrace The Devil
02 - Dançando
03 - Say
04 - Romeu
05 - 20 Passos
06 - Ne Parle Pas
07 - Upside Down
08 - Epílogos
09 - Rainy
10 - 130 Anos
11 - O Porto
12 - Please, Please, Please, Let Me Get What I Want
13 - La Javanaise (Bonus Track)

Comprar

Ouvir (Spotify)

 Agridoce E.P. (EP) (2012)

01 - Alvorada
02 - Bday
03 - Beethoven Blues
04 - Ne Parle Pas (Tejo Mix)

Ouvir (Spotify)

Nenhum comentário:

Postar um comentário