Social Icons

domingo, 11 de janeiro de 2015

Witchfinder General - Discografia

O Witchfinder General teve seu início em 1979, formado por Zeeb Parkes (vocal) e Phil Cope (guitarra) em Stourbridge, Inglaterra. Fortemente influenciados pelo Black Sabbath, o conjunto viria a ser reconhecido como um dos maiores expoentes do Doom Metal.
Seu nome foi inspirado na trajetória de Matthew Hopkins, o mais atuante caçador de bruxas da história britânica, conhecido como Witchfinder General.
Após sua formação, a dupla teve grande dificuldade em fixar um line-up, mas amparados pelo movimento da NWOBHM, conseguiram um contrato em 1981 para a gravação de uma demo.
Com o auxílio do baixista Toss McReady e do baterista Steve Kinsell, Phil e Zeeb gravam as faixas que originariam a demo Burning A Sinner, lançada ainda em 1981.
A sonoridade pesada e sombria, com riffs bem elaborados chamaram a atenção do público e da mídia e logo o conjunto estava novamente em processo de gravação.
Após o lançamento do compacto Soviet Invasion! de 1982, que também foi bem recebido, veio o primeiro álbum, também de 1982 e que se tornaria um dos símbolos da NWOBHM: Death Penalty.
Com as saídas de Toss e Steve, no álbum Woolfy Trope é creditado como baixista e Graham Ditchfield como baterista. Mas tais créditos geram grande confusão até hoje, pois sabe-se que Graham não participou das gravações entrando para a banda posteriormente e Zak Bajjon afirma ser o baixista que gravou o disco. Tais informações nunca foram confirmadas, mas dizem haver uma edição do disco que traz Zak como baixista e um tal de Kid Nimble na bateria. A confusão nunca foi desfeita.
Sobre o álbum, o mesmo já chama a atenção pela polêmica capa, que deve ter sido censurada em vários locais, seja nudez parcial da modelo ou por incitar a violência contra as mulheres. Mas o que interessa é o som, e o mesmo é genial. Com letras que tratam de temas obscuros e terror, o disco apresenta um trabalho de guitarras bastante elaborado (uma marca do período) e consideravelmente rápido, o que mostra que o Doom ainda sofreria mudanças no futuro. Composições como Free Country, Witchfinder General, Burning A Sinner, além da faixa-título dão claramente a ideia da importância do disco.
Com Rod Hawkes no baixo, além de Graham, Phil e Zeeb, a banda lança em 1983 seu segundo disco Friends Of Hell, novamente com uma capa polêmica. O trabalho segue a linha de seu antecessor e mais uma vez reforça as bases do Doom/Stoner Metal dos anos 90. Last Chance e Love On Smack, poderiam ter saído de um disco do Sabbath, enquanto a faixa-título, Requiem For Youth e Shadowed Images, dão claramente o tom do que resultaria as influências do conjunto para a próxima geração. Como destaque, há ainda, a balada I Lost You.
Apesar do amadurecimento apresentado em Friends Of Hell, o álbum não foi tão bem recebido quanto Death Penalty e a banda que já se apresentava em poucas oportunidades, desapareceu dos palcos.
Talvez pela falta de motivação e por ver que a NWOBHM já não era mais a mesma, a banda encerrou suas atividades entre o fim de 1984 e o início de 1985.
Passados alguns anos, vários músicos e ouvintes passaram a reverenciar o trabalho do Witchfinder General, sempre esperançosos por um retorno.
Em 2006, Phil Cope anunciou que o conjunto estava de volta, com Rod Hawkes no baixo e Dermot Redmond na bateria, agora acompanhados por Gary Martin nos vocais.
Para marcar o retorno, lançaram o Live '83, com faixas gravadas em 1983 e a coletânea Buried Amongst The Ruins, que trazia músicas de toda a carreira, além da inédita Phantasmagorical, que havia sido gravada na primeira fase do conjunto, mas não chegou a ser lançada.
Resurrected, de 2008, é o terceiro disco de estúdio do conjunto, lançado exatamente vinte e cinco anos após Friends Of Hell. Embora apresente bons momentos e boas composições, o disco não teve o resultado esperado, muito em razão da ausência do insano Zeeb Parkes, que dava toda a identidade do conjunto.
Após o lançamento do disco, o conjunto novamente se dissipou e as atividades da banda (ao que parece) foram definitivamente encerradas.


 Burning A Sinner (Demo) - 1981

01 - Burning A Sinner
02 - Satan's Children


 Soviet Invasion! (EP) - 1982

01 - Soviet Invasion
02 - Rabies
03 - R.I.P. (Live)

 Death Penalty - 1982

01 - Invisible Hate
02 - Free Country
03 - Death Penalty
04 - No Stayer
05 - Witchfinder General
06 - Burning A Sinner
07 - R.I.P.

 Friends Of Hell - 1983

01 - Love On Smack
02 - Last Chance
03 - Music
04 - Friends Of Hell
05 - Requiem For Youth
06 - Shadowed Images
07 - I Lost You
08 - Quietus Reprise

 Live '83 - 2006

01 - Free Country
02 - Burning Sinner
03 - Witchfinder General
04 - Requiem For Youth
05 - Shadowed Images
06 - Friends Of Hell
07 - Death Penalty
08 - Last Chance
09 - Invisible Hate
10 - Quietus
11 - No Stayer
12 - Love On Smack

Download

 Buried Amongst The Ruins (Compilation) - 2007

01 - Soviet Invasion
02 - Rabies
03 - R.I.P.
04 - Satan's Children (Live)
05 - Rabies (Live)
06 - Phantasmagorical (Live)
07 - Soviet Invasion (Live)
08 - Burning A Sinner
09 - Satan's Children


 Resurrected - 2008

01 - The Living Hell
02 - The Gift Of Life
03 - Final Justice
04 - Bryn-Y-Mor
05 - Brutal Existence
06 - Euthanasia
07 - A Night To Remember
08 - The Funeral/Beyond The Grave




Um comentário: