Social Icons

domingo, 28 de dezembro de 2014

Roger Glover - Discografia

Roger David Glover nasceu no dia 30 de novembro de 1945 em Brecon, País de Gales. Com dez anos de idade, Roger mudou-se com a família para o sul de Londres. Aos treze já estava fisgado pela música e tocava guitarra. Mais maduro, fundou seu primeiro conjunto, o Madisons ao lado de um grupo de amigos. Tempos mais tarde, o Madisons fundiria-se com outra banda, tornando-se o Episode Six, que além do baixista, contava com Ian Gillan nos vocais.
O trabalho no Episode Six acabou levando Glover e Gillan para o Deep Purple em 1969. Com Glover, o Purple alcançaria sua primeira era de sucessos, com discos como In Rock (1970) e Machine Head (1972), sendo que as contribuições de Gillan e Glover sempre foram reconhecidas como muito importantes para o status que o DP atingiu.
Problemas internos fizeram com que Gillan e Glover deixassem o Deep Purple no fim de 1973. Após deixar o conjunto, Glover mergulhou de cabeça na carreira de produtor musical. Um dos seus maiores desafios na nova empreitada era trabalhar no álbum solo de Jon Lord, que se chamaria The Butterfly Ball And The Grasshopper's Feast, uma Ópera-Rock totalmente inspirada no clássico da literatura infantil de mesmo nome, obra de William Plomer e Richard Fitter.
Jon Lord estava muito ocupado com o seu trabalho no Purple, o que fez com que Roger Glover tomasse as rédeas do projeto no qual se tornaria o principal compositor e seria o pontapé inicial de sua carreira solo. Para gravar o disco, o baixista contou com um time enorme de músicos, sendo os principais: Ray Fenwick (guitarra), Mo Foster (baixo), Eddie Jobson (violino), Jack Emblow (acordeon), Mike Moran (piano), Ann Odell (piano), Les Binks (bateria), Michael Giles (bateria), além do próprio Glover, que tocou baixo, guitarra, percussão, sintetizadores, piano e fez backing vocals.
E para os vocais contribuíram: Helen Chappelle, Barry St. John, Neil Lancaster, John Goodison, Liza Strike, Judi Kuhl, Jimmy Helms, Eddie Hardin, Tony Ashton, John Gustafson e principalmente: Ronnie James Dio, Glenn Hughes, David Coverdale, Mickey Lee Soule (ElfRainbow) e John Lawton (Uriah Heep).
Com nomes desse calibre, obviamente o trabalho foi espetacular, pois além de ser inovador, acabou se tornando uma das pérolas da década de setenta. A faixa Love Is All, que leva a voz de Dio, tornou-se um grande sucesso comercial, sendo a mais popular do álbum.
Em seguida Roger deu andamento da sua carreira como produtor, assinando discos importantes de nomes como: Judas Priest, Nazareth, Elf, Status Quo, Ian Gillan Band e David Coverdale.
Em 1978, lança seu seugndo álbum solo, Elements, inspirado nos quatro elementos e que trazia Liza Strike e Helen Chappelle nos vocais. O foco do álbum é o Rock Progressivo, sendo que a parte instrumental é mais evidenciada.
No ano seguinte, Roger Glover vai para o Rainbow, permanecendo com a banda de 1979 a 1984, ano em que retornaria ao Deep Purple, no qual encontra-se até os dias atuais. Nesse período, ainda arrumou tempo para gravar seu terceiro disco, Mask, lançado em 1984, que vai mais na onda do Hard Rock e que trouxe como novidade Glover nos vocais.
Ao lado do amigo Ian Gillan, lançou o disco Accidentally On Purpose, em 1988, um ótimo álbum que flertava com entre o Hard e o Pop Rock e que alcançou boas vendas, graças à faixa Telephone Box. Além disso, Lonely Avenue fez parte da trilha sonora do filme multipremiado Rain Man.
Após Accidentally On Purpose, o baixista passaria quase quinze anos, antes lançar um novo disco solo. Somente em 2002, ao lado de Randall Bramblett, Warren Haynes e Gillian Glover (sua esposa) lançou o disco Snapshot, com os autores sendo creditados como Roger Glover & The Guilty Party. O álbum é bastante descompromissado, sendo claro que os músicos estavam se divertindo durante as gravações. É um daqueles discos para se ouvir na estrada, durante uma longa viagem, pois flerta de maneira agradável entre o Blues, o Hard e Pop Rock, até com alguns toques de Reggae.
Em 2011, vem seu último álbum solo até o momento e um dos melhores! If Life Was Easy, conta com o pessoal que estava em Snapshot, além das participações especiais de Dan McCafferty e Pete Agnew (Nazareth), além de Mickey Lee Soule e Don Airey (Rainbow).
O disco vai na mesma leva de Snapshot, mas com foco maior no Blues e no Hard Rock, remontando aos bons momentos do Rock setentista, sendo mais um álbum de muito bom gosto, que leva a assinatura de Roger Glover.


 Roger Glover & Guests - The Butterfly Ball And The Grasshopper's Feast - 1974

01 - Dawn
02 - Get Ready (With Glenn Hughes)
03 - Saffron Dormouse & Lizzy Bee (With Helen Chappelle And Barry St. John)
04 - Harlequin Hare (With Neil Lancaster)
05 - Old Blind Mole (With John Goodison)
06 - Magician Moth
07 - No Solution (With Mickey Lee Soule)
08 - Behind The Smile (With David Coverdale)
09 - Fly Away (With Liza Strike)
10 - Aranea (With Judi Kuhl)
11 - Sitting In A Dream (With Ronnie James Dio)
12 - Waiting (With Jimmy Helms)
13 - Sir Maximus Mouse (With Eddie Hardin)
14 - Dreams Of Sir Bedivere
15 - Together Again (With Tony Ashton)
16 -  Watch Out For The Bat (With John Gustafson)
17 - Little Chalk Blue (With John Lawton)
18 - The Feast
19 - Love Is All (With Ronnie James Dio)
20 - Homeward (With Ronnie James Dio)

 Elements - 1978

01 - The First Ring Made Of Clay
02 - The Next A Ring Of Fire
03 - The Third Ring's Watery Flow
04 - The Fourth Rings With The Wind
05 - Finale

Download

  Mask - 1984

01 - Divided World
02 - Getting Stranger
03 - The Mask
04 - Fake It
05 - Dancing Again
06 - (You're So) Remote
07 - Hip Level
08 - Don't Look Down

Download

 Gillan & Glover - Accidentally On Purpose - 1988

01 - Clouds And Rain
02 - Evil Eye
03 - She Took My Breath Away
04 - Dislocated
05 - Via Miami
06 - I Can't Dance To That
07 - Can't Believe You Wanna Leave
08 - Lonely Avenue
09 - Telephone Box
10 - I Thought No
11 - Cayman Island (Bonus Track)
12 - The Purple People Eater (Bonus Track)
13 - Chet (Bonus Track)

Download

 Roger Glover And The Guilty Party Featuring Randall Bramblett - Snapshot - 2002

01 - My Turn
02 - Burn Me Up Slowly
03 - Beyond Emily
04 - Queen Of England
05 - No Place To Go
06 - The Bargain Basement
07 - What You Don't Say
08 - Nothing Else
09 - Could Have Been Me
10 - The More I Find
11 - When It Comes to You
12 - Some Hope
13 - If I Could Fly
14 - It's Only Life

Download

 Roger Glover And The Guilty Party - If Life Was Easy - 2011

01 - Don't Look Now (Everything Has Changed)
02 - The Dream I Had
03 - Moonlight
04 - The Car Won't Start
05 - Boy Of Tricks
06 - If Life Was Easy
07 - Stand Together
08 - Welcome To The Moon
09 - Set Your Imagination Free
10 - When Life Get To The Bone
11 - When The Day Is Done
12 - Get Away (Can't Let You)
13 - Staring Into Space
14 - The Ghost Of Your Smile
15 - Cruel World
16 - Feel Like A King

Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário