Social Icons

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Entombed - Discografia

Em 1986, na Suécia, os amigos de colégio Nicke Andersson, Alex Hellid e Leif Cuzner, uniram-se na criação de uma banda. Influenciados pelo Venom, abordavam uma sonoridade pesada e obscura, e chamaram o conjunto de Sons Of Satan, mudando o nome em seguida para Brainwarp.
Na mesma época, em outra escola, surgia o Morbid, criado por Uff Cederlund e Lars Goran Petrov.
Já em 1987, o Sons Of Satan une-se ao Morbid e faz surgir o Nihilist, que viria a ser o embrião de um dos maiores conjuntos da história do Death Metal europeu. Sua formação era Lars (vocal), Uff (guitarra), Alex (guitarra), Leif (baixo) e Nicke (bateria).
O primeiro trabalho do Nihilist seria a demo-tape Premature Autopsy, lançada em 1988, que contava com os membros do Morbid apenas como convidados, pois ainda mantinham vínculo com sua primeira banda. A demo apresentava uma sonoridade com grandes influências do Thrash Metal alemão, mas com alguns elementos próprios que se tornariam mais evidentes nos trabalhos seguintes. Na sequência, Uff Cederlund deixa a banda, por divergências com Nicke Andersson. Em razão disso, Leif Cuzner assume a guitarra e para o posto de baixista recrutam Johnny Hedlund.
Com Cuzner na guitarra, surgiram as bases da sonoridade que muitas bandas de Death Metal viriam a copiar, com uma afinação diferente, que por muitas vezes, lembra o som de uma serra elétrica.
A nova formação grava sua segunda demo, chamada Only Shreds Remain, em 1989, atraindo grande atenção, em especial pelo trabalho do guitarrista.
Infelizmente, ainda em 1989, Cuzner volta para o Canadá com sua família, o que abre uma vaga para o retorno de Uff Cederlund que, em respeito à Cuzner, sugere que a banda mude o seu nome, ideia descartada por Nicke Andersson.
O Nihilist lança sua terceira demo, chamada Drowned, e o resultado acaba desagradando os membros do conjunto. Para Cederlund o resultado mediano se deu em razão de não saber lidar com o equipamento da mesma forma que Cuzner fazia.
Após várias discussões e brigas, os membros não aceitam as mudanças propostas por Heldlund e o baixista deixa o Nihilist. Em seguida, os demais membros decidem colocar um fim no conjunto.
Pouco tempo depois, naquele mesmo ano ano, Nicke Anderson e Urff Cederlud dão sequencia em suas carreiras e surge o Entombed. Já Hedlund também segue seu caminho, e funda a banda Unleashed.
Surgido das cinzas do Nihilist, o Entombed se tornia o símbolo de uma geração, um conjunto que serviria de fonte de inspiração para uma dezena de bandas importantes e se estabeleceria naquele que ficaria conhecido como o Swedish Death Metal.
Com Lars-Göran Petrov (vocal), Ulf Cederlund (guitarra), Alex Hellid (guitarra) e Nicke Andersson (bateria), o recem criado conjunto adentrou no Sunlight Studio em Estocolmo para a gravação de seu primeiro disco. As partes do baixo foram divididas entre Nicke e Uff.
Inspirado na Bíblica Satânica de Anton LaVey, o disco recebeu o nome de Left Hand Path e foi lançado em 1990. A timbragem suja e distorcida das guitarras, que tanto chamaram a atenção nos tempos de Nihilist estavam novamente presentes, sendo que seu som passou a ser chamado de Buzzsaw, algo como zumbido de serra.
Repleto de clássicos, o álbum trouxe um conjunto com muita garra e personalidade, fazendo um Death Metal marcantes, que pode ser conferido em faixas como Drowned, Supposed To Rot, The Truth Beyond e But Life Goes On, que são presentes nos shows da banda até hoje.
A repercussão do debut foi incrível e o conjunto teve uma grande agenda de shows, sendo que já em 1991 voltaram ao estúdio para gravarem o segundo álbum. Por problemas internos, L-G deixou o conjunto, o que fez com que Nicke Andersson assumisse os vocais. Assim, veio Clandestine, disco que mantém fiel à proposta do primeiro trabalho, mas com composições mais elaboradas, tanto nas letras, quanto na parte técnica. Há outros clássicos presentes, tais como: Living Dead, Evilyn, Crawl e Stranger Aeons. Para a turnê, recrutaram o vocalista Johnny Dordevic (ex-Carnage), que aparece no vídeo de Stranger Aeons.
Logo em seguida, a banda saiu em uma grande turnê chamada Gods Of Grind, ao lado do Carcass, Cathedral e Confessor.
Em 1992, L-G retornou ao conjunto e foi lançado um Split com as bandas citadas acima e que fez bastante sucesso, aumentando ainda mais a gama de fãs do Entombed.
A fase era ótima, as vendas iam muito bem, as apresentações tinham um público fiel e o Death Metal em geral atingia cada vez mais adeptos.
Foi nesse momento que a banda decidiu adicionar novos elementos ao seu som e acabou desagradando parte do público que não entendeu a proposta.
Isso faz com que um dos melhores álbuns da carreira do Entombed, Wolverine Blues, de 1993, divida opiniões até hoje. O disco, que contou com o ingresso do baixista Tomas Skogsberg, mostrava um conjunto mais maduro e totalmente inspirado pelo Rock 'n' Roll, o que fez surgir faixas cheias de Groove, numa vertente que seria caracterizada como Death 'n' Roll. A faixa-título, além de Hollowman, Demon e Full Of Hell, demonstram bem essa fase, com claras referências do Rock dos anos 70, em meio aos elementos de Death.
Se de um lado, o Entombed perdeu alguns seguidores, a vinculação do trabalho ao personagem da Marvel Comics, atraiu um outro público para o conjunto, fazendo, inclusive, que fosse lançada uma edição especial do disco com o mais popular dos X-Men na capa.
Com Wolverine Blues o Entombed atingiu o estrelado, algo nada mais do justo para um conjunto que forjou clássicos eternos do Death Metal no início dos anos 90.
Em 1995, o Jörgen Sandström assumiu o posto de baixista, vindo a se entrosar bem com o restante da banda.
O quarto disco vem em 1997, To Ride, Shoot Straight And Speak The Truth, que trouxe um som semelhante ao de seu antecessor, mas ainda mais focado no Death 'n' Roll. Era evidente que a banda estava à frente de outros conjuntos, fazendo um som mais maduro e com elementos que seriam populares anos depois.
Após o lançamento do álbum, Nicke Andersson, fundador e líder do Entombed deixou a banda, para se dedicar à sua outra banda, o The Hellacopters. Para o posto de baterista, o escolhido seria Peter Stjärnvind.
Muitos atribuíam a Nicke o som mais Rocker do conjunto, mas acabaram concluindo o contrário com o disco seguinte, Same Difference, de 1998. Ainda mais alternativo e até certo ponto estranho, o álbum exigia uma mente ainda mais aberta dos ouvintes e passou a carregar o fardo de ser o pior trabalho da carreira do Entombed, tendo como ponto positivo uma capa muito simpática.
As influências alternativas de Same Difference fizeram com que os fãs e a crítica descessem a lenha no álbum, o que acabaria surtindo efeito no lançamento seguinte.
Uprising, de 2000, serviria como uma volta por cima, afastando a veia alternativa, com um som mais rápido, cru e pesado. A pesada Seeing Red, fazia até mesmo os críticos do Death 'n' Roll se render ao conjunto. E faixas como Won't Back Down, Time Out, The Itch e Retuning To Madness, mostravam como os caras conseguiam mesclar com eficiência o Death, o Thrash, o Rock e até o Punk num trabalho que se desenvolve de forma natural, demonstrando que era aquilo o que gostavam de fazer.
Se Uprising foi um trabalho honesto e descompromissado, Morning Star, de 2001, resgatou os momentos iniciais de sua carreira, com um álbum totalmente focado no Metal, com uma atmosfera mais agressiva e riffs certeiros, como se verifica na ótima I For An Eye. O disco fez com que aqueles tinham se afastado do conjunto a se interessarem novamente, em especial os que buscavam o som dos tempos de Left Hand Path e de Clandestine.
Com a formação estabilizada, bons álbuns continuaram a surgir, sendo que Inferno, que sai em 2003, seguia na mesma linha de Morning Star, com faixas marcantes como Retaliation, The Fix Is In, Descent Into Inferno e Skeleton Of Steel.
O Entombed havia lançado um disco ao vivo em 1999, gravado em Londres e, em 2005, a banda apresentou um projeto ousado: fazer um álbum ao vivo com a presença de uma das mais importantes companhias de balé da Europa, a Royal Swedish Ballet. Para que pudessem se envolver com os bailarinos e dar coerência na apresentação diversos arranjos foram adaptados, tendo como resultado um show ousado e inovador.
Logo em seguida, várias mudanças ocorreram com as saídas Uffe Cederlund, Jörgen Sandström e Peter Stjärnvind. Assim, Alex Hellid passou a ser o único guitarrista e vieram Nico Elgstrand (baixo) e Olle Dahlstedt (bateria).
A nova formação soltaria outro digno representante do Swedish Death Metal em 2007, com Serpent Saints – The Ten Amendments e seus petardos: When In Sodom, Thy Kingdom Koma e The Dead. A faixa Masters Of Death homenageava o Death Metal, trazendo referências em sua letra a lendas como Morbid Angel, Napalm Death e Repulsion.
Em 2013, a banda assinou com a gigante Century Media e começou a trabalhar no próximo disco, já intitulado de Back To The Front. O lançamento acabaria adiado em razão da saída de Alex Hellid.
Com saída de Alex, os demais membros anunciaram que nova fase do conjunto, seria marcada com uma mudança até em seu nome, sendo que passaram a ser chamados de Entombed A.D.
Com L-G Petrov nos vocais, Victor Brandt no baixo, Nico Elgstrand na guitarra e Olle Dahlstedt na bateria, lançaram Back To The Front em 2014.
Se a mudança do nome se deu em razão não ter mais nenhum membro da formação original do conjunto, fato é que o Back To The Front é um trabalho digno do Entombed "original", com um som mais pesado e direto, com suas passagens pelo Punk e pelo Death 'n' Roll e que deixou a maioria dos fãs bastante satisfeitos.
O Entombed é uma daquelas bandas que merece ser reverenciada, até mesmo por aqueles que não são fãs de Death Metal, pois, ao lado do Bathory, são os principais responsáveis pela ascensão e pela popularidade do Metal na Suécia. Sem Bathory e Entombed, é muito provável que nomes como Arch Enemy, In Flames, Opeth, Soilwork, entre milhares de outras, sequer existissem!


 Nihilist (Pre Entombed) - Premature Autopsy (Demo) - 1988

01 - Sentenced To Death
02 - Supposed To Rot
03 - Carnal Leftovers

 Nihilist (Pre Entombed) - Only Shreds Remain (Demo) - 1989

01 - Abnormally Deceased
02 - Revel In Flesh
03 - Face Of Evil

Download

 Nihilist (Pre Entombed) - Drowned (Demo) - 1989

01 - Severe Burns
02 - When Life Has Ceased

 But Life Goes On (Demo) - 1989

01 - But Life Goes On
02 - Shreds Of Flesh
03 - The Truth Beyond

Download

 Left Hand Path - 1990

01 - Left Hand Path
02 - Drowned
03 - Revel In Flesh
04 - When Life Has Ceased
05 - Supposed To Rot
06 - But Life Goes On
07 - Bitter Loss
08 - Morbid Devourment
09 - Abnormally Deceased
10 - The Truth Beyond
11 - Carnal Leftovers (Bonus Track)
12 - Premature Autopsy (Bonus Track)

Download

 Crawl (EP) - 1991

01 - Crawl
02 - Forsaken
03 - Bitter Loss

Download

 Clandestine - 1991

01 - Living Dead
02 - Sinners Bleed
03 - Evilyn
04 - Blessed Be
05 - Stranger Aeons
06 - Chaos Breed
07 - Crawl
08 - Severe Burns
09 - Through The Collonades

Download

 Rock Hard Presents: Gods Of Grind (Split) (1991)

01 - Entombed: Severe Burns
02 - Carcass: Pedigree Butchery
03 - CathedralSoul Sacrifice
04 - Confessor: Condemned


 Gods Of Grind (Split CD) - 1992

01 - Entombed - Stranger Aeons
02 - Carcass - Incarnated Solvent Abuse
03 - Cathedral - Soul Sacrifice
04 - Confessor - Condemned
05 - Carcass - Tools Of The Trade
06 - Entombed - Dusk
07 - Cathedral - Golden Blood (Flooding)
08 - Carcass - Pyosified (Still Rotten To The Gore)
09 - Entombed - Shreds Of Flesh
10 - Cathedral - Autumn Twilight
11 - Confessor - Last Judgement (Trouble Cover)
12 - Carcass - Hepatic Tissue Fermentation II
13 - Cathedral - Frozen Rapture
14 - Confessor - Endtime (Trouble Cover)


 Stranger Aeons (EP) - 1992

01 - Stranger Aeons
02 - Dusk
03 - Shreds Of Flesh

Download

 Hollowman (EP) - 1993

01 - Hollowman
02 - Serpent Speech
03 - Wolverine Blues
04 - Bonehouse
05 - Put Off The Scent
06 - Hellraiser (Christopher Young cover)

Download

 Wolverine Blues - 1993

01 - Eyemaster
02 - Rotten Soil
03 - Wolverine Blues
04 - Demon
05 - Contempt
06 - Full Of Hell
07 - Blood Song
08 - Hollowman
09 - Heavens Die
10 - Out Of Hand
11 - State Of Emergency

 Wolverine Blues (Marvel Comics Edition) - 1993

01 - Eyemaster
02 - Rotten Soil
03 - Wolverine Blues
04 - Demon
05 - Contempt
06 - Full Of Hell
07 - Blood Song
08 - Hollowman
09 - Heavens Die


 Entombed (Compilation) - 1997

01 - Out Of Hand
02 - God Of Thunder (Kiss cover)
03 - Black Breath (Repulsion cover)
04 - Stranger Aeons
05 - Dusk
06 - Shreds Of Flesh
07 - Crawl
08 - Forsaken
09 - Bitter Loss
10 - Night Of The Vampire (Roky Erikson cover)
11 - State Of Emergency (Stiff Little Fingers cover)
12 - Vandal X (Unsane cover)

 Wreckage (EP) - 1997

01 - Wreckage  (Album Version)
02 - Wreckage (Indy Cart) (Larceny Remix)
03 - Tear It Loose (Twisted Sister Cover)
04 - Lost (Jerry's Kids Cover)
05 - The Ballad Of Hollis Brown (Bob Dylan Cover)
06 - Satan (The Dwarves Cover)


 To Ride, Shoot Straight And Speak The Truth - 1997

01 - To Ride, Shoot Straight And Speak The Truth
02 - Like This With The Devil
03 - Lights Out
04 - Wound
05 - They
06 - Somewhat Peculiar
07 - D.C.L. XVI
08 - Parasight
09 - Damn Deal Done
10 - Put Me Out
11 - Just As Sad
12 - Boats
13 - Uffe's Horrorshow
14 - Wreckage

 Same Difference - 1998

01 - Addiction King
02 - The Supreme Good
03 - Clauses
04 - Kick In The Head
05 - Same Difference
06 - Close But Nowhere Near
07 - What You Need
08 - High Waters
09 - 20,20 Vision
10 - The Day, The Earth
11 - Smart Aleck
12 - Jack Worm
13 - Wolf Tickets
14 - Vices By Proxy

Download

 Black Juju (EP) - 1999

01 - Mesmerization Eclipse (Captain Beyond Cover)
02 - Vices By Proxy
03 - Black Juju (Alice Cooper Cover)
04 - Sentimental Funeral (Hey On Glue Cover)
05 - Tear It Loose (Twisted Sister Cover)
06 - Lost (Jerry's Kids Cover)
07 - Ballad Of Hollis Brown (Bob Dylan Cover)
08 - Satan (The Dwarves Cover)


 Monkey Puss (Live In London) - 1999

01 - Living Dead
02 - Revel In Flesh
03 - Stranger Aeons
04 - Crawl
05 - But Life Goes On
06 - Sinners Bleed
07 - Evilyn
08 - The Truth Beyond
09 - Drowned
10 - Left Hand Path

Download

 Uprising - 2000

01 - Seeing Red
02 - Say It In Slugs
03 - Won't Back Down
04 - Insanity's Contagious
05 - Something Out Of Nothing
06 - Scottish Hell
07 - Time Out
08 - The Itch
09 - Year In Year Out
10 - Returning To Madness
11 - Come Clean
12 - In The Flesh


 Nihilist (Pre Entombed) - Drowned (Compilation) - 2000

01 - Sentenced To Death
02 - Supposed To Rot
03 - Carnal Leftlovers
04 - Abnormallu Deceased
05 - Revel In Flesh
06 - Face Of Evil
07 - Severe Burns
08 - When Life Has Ceased
09 - Radiation Sickness
10 - Face Of Evil
11 - Morbid Devourment
12 - But Life Goes On
13 - Shreds Of Flesh
14 - The Truth Beyond
15 - Drowned (Live)
16 - But Life Goes On (Live)
17 - Sentence To Death (Live)
18 - Forsaken (7inch version)
19 - Forsaken (Comp. Lp version)

Download

 Morning Star - 2001

01 - Chief Rebel Angel
02 - I For An Eye
03 - Bringer Of Light
04 - Ensemble Of The Restless
05 - Out Of Heaven
06 - Young Man Nihilist
07 - Year One Now
08 - Fractures
09 - When It Hits Home
10 - City Of Ghosts
11 - About To Die
12 - Mental Twin


 Sons Of Satan Praise The Lord (Compilation) - 2002

CD 01 - Sons Of Satan

01 - Black Breath (Repulsion Cover)
02 - Albino Flogged In Black (Stillborn Cover)
03 - March Of The S.O.D. (S.O.D. Cover)
04 - Sergeant D And The S.O.D. (S.O.D. Cover)
05 - Some Velvet Morning (Lee Hazlewood Cover)
06 - One Track Mind (Motorhead Cover)
07 - Hollywood Babylon (Misfits Cover)
08 - Night Of The Vampire (Roky Erikson Cover)
09 - God Of Thunder (Kiss Cover)
10 - Something I Learnt Today (Husker Du Cover)
11 - 21st Century Schizoid Man (King Crimson Cover)
12 - Black Juju (Alice Cooper Cover)
13 - Amazing Grace (Punk)

CD 02 - Praise The Lord

01 - Satan (The Dwarves Cover)
02 - Hellraiser (Christopher Young Cover)
03 - Kick Out The Jams (MC5 Cover)
04 - Yout' Juice (Bad Brains Cover)
05 - Bursting Out (Venom Cover)
06 - State Of Emergency (Stiff Little Fingers Cover)
07 - Under The Sun (Black Sabbath Cover)
08 - Vandal X (Unsane Cover)
09 - Tear It Loose (Twisted Sister Cover)
10 - Scottish Hell (Dead Horse Cover)
11 - The Ballad Of Hollis Brown (Bob Dylan Cover)
12 - Mesmerization Eclipse (Captain Beyond Cover)
13 - Lost (Jerry's Kids Cover)
14 - Amazing Grace (Mellow Drunk Version)

Download

 Inferno - 2003

01 - Retaliation
02 - The Fix Is In
03 - Incinerator
04 - Children Of The Underworld
05 - That's When I Became A Satanist
06 - Nobodaddy
07 - Intermission
08 - Young & Dead
09 - Descent Into Inferno
10 - Public Burning
11 - Flexing Muscles
12 - Skeleton Of Steel
13 - Night For Day

Download

 Nihilist (Pre Entombed) - Drowned In Shreds Of Autopsy (Compilation) - 2004

01 - Severe Burns (Demo '89)
02 - When Life Has Ceased (Demo '89)
03 - Morbid Devourment (Demo '89)
04 - Abnormally Deceased (Demo '88)
05 - Revel In Flesh (Demo '88)
06 - Face Of Evil (Demo '88)
07 - Sentenced To Death (Demo '88)
08 - Supposed To Rot (Demo '88)
09 - Carnal Leftovers (Demo '88)
10 - Radiation Sickness (EP '88)
11 - Face Of Evil (EP '88)
12 - Morbid Devourment (EP '88)
13 - Abnormally Deceased (Live)
14 - Supposed To Rot (Live)
15 - Revel In Flesh (Live)
16 - Face Of Evil (Live)
17 - Master (Master Cover) (Live)
18 - Sentenced To Death (Live)
19 - Carnal Leftovers (Live)

Download

 Unreal Estate (Live) - 2005

01 - DCLXVI - Intermission
02 - Chief Rebel Angel
03 - Say It In Slugs
04 - It Is Later Than You Think
05 - Returning To Madness
06 - Mental Twin
07 - Night Of The Vampire
08 - Unreal Estate
09 - In The Flesh
10 - Something Out Of Nothing
11 - Left Hand Path (Outro)

Download

 Nihilist (Pre Entombed) - Nihilist (1987-1989) (Compilation) - 2005

01 - Sentenced To Death
02 - Supposed To Rot
03 - Carnal Leftovers
04 - Abnormally Deceased
05 - Revel In Flesh
06 - Face Of Evil
07 - Severe Burns
08 - When Life Has Ceased
09 - Morbid Devourment
10 - Radiation Sickness (Repulsion Cover)
11 - Face Of Evil
12 - But Life Goes On
13 - Shreds Of Flesh
14 - The Truth Beyond

 When In Sodom (EP) - 2006

01 - When In Sodom
02 - Carnage
03 - Thou Shalt Kill
04 - Heresy
05 - Amen

 Serpent Saints - The Ten Amendments - 2007

01 - Serpent Saints
02 - Masters Of Death
03 - Amok
04 - Thy Kingdom Koma
05 - When In Sodom
06 - In The Blood
07 - Ministry
08 - The Dead, The Dying And The Dying To Be Dead
09 - Warfare, Plague, Famine, Death
10 - Love Song For Lucifer

 Nihilist (Pre Entombed) - Carnal Leftovers (Compilation) - 2009

01 - Sentenced To Death
02 - Supposed To Rot
03 - Carnal Leftovers
04 - Abnormally Deceased
05 - Revel In Flesh
06 - Face Of Evil
07 - Severe Burns
08 - When Life Has Ceased
09 - Morbid Devourment
10 - Radiation Sickness
11 - Face Of Evil
12 - But Life Goes On
13 - Shreds Of Flesh
14 - The Truth Beyond


 When In Sodom - Revisited (EP) - 2012

01 - When In Sodom
02 - Welcome Home
03 - Sodom Revisited

 Candlemass vs. Entombed (Split CD) - 2013

01 - Candlemass - To Ride, Shoot Straight And Speak The Truth (Entombed Cover)
02 - Entombed - Black Dwarf (Candlemass Cover)


 Drowned (Split CD) - 2013

01 - Entombed - Drowned
02 - Evile - Drowned (Entombed Cover)


 Entombed A.D. - Back To The Front (Limited Edition) - 2014

01 - Kill To Live
02 - Bedlam Attack
03 - Pandemic Rage
04 - Second To None
05 - Bait And Bleed
06 - Waiting For Death
07 - Eternal Woe
08 - Digitus Medius
09 - Vulture And The Traitor
10 - The Underminer
11 - Soldier Of No Fortune
12 - Gospel Of The Horns (Bonus Track)




2 comentários: