Social Icons

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Kalevala [Калевала] - Discografia

No contexto da música pesada, quando falamos de bandas oriundas da Rússia, é muito provável que lhe venha à cabeça alguma banda de Folk Metal, correto? Claro! A Rússia é um pólo forte no gênero, tanto pela grande quantidade de bandas do ramo, quanto pela singularidade de cada uma delas. Ninguém faz Folk como os russos. Ter uma rica cultura pagã, eslava, certamente ajuda na inspiração.
Diversas bandas se inspiram em suas próprias raízes para fazer um som, mas não seria pegar pesado demais encarar isso como algo obrigatório? No Brasil, existem críticas contra bandas que tomam folclores de outros países como referência. Particularmente, não vejo problema algum. Não é só porque somos brasileiros que não podemos gostar e nos inspirar em vikings, celtas, índios norte-americanos, samurais, maias, ou até mesmo extra-terrestres, logo, criar músicas sobre eles. O que impede? Cada um com seus interesses e sua boa música.
É pelo Калевала, ou transliterando, Kalevala, falar se inspirar em cultura estrangeira que o tema foi mencionado no parágrafo anterior. Normalmente é imaginável bandas russas de Folk Metal ou pegando sua própria cultura como foco, ou criando suas próprias histórias épicas. Mas esse não é o caso do Kalevala. O próprio nome do conjunto deixa isso evidente. "Kalevala" é a epopeia clássica finlandesa, compilando antigas canções populares tradicionais do país que foram passadas adiante de pai para filho ao longo dos tempos. Portanto, esses russos situam suas inspirações no folclore finlandês, e em bandas como Korpiklaani e Finntroll. No entanto, isso tem um agravante meio óbvio também, pois a vocalista e fundadora Kenia Markevich é filha de pais finlandeses.
Foi na capital Moscou que o sopro da vida foi dado na banda, no ano de 2007, pela vocalista Ksenia Markevich, que após um show em Penza com sua banda anterior, Nevid, decidiu deixar o conjunto e convidou o guitarrista Nikita Andriyanov a sair também e começarem uma nova banda. Ainda no mesmo ano, a primeira demo "Demo 07" foi lançada, contando também com Shmel' no baixo, Vasiliy Konyuhov na bateria e Alexander Oleynikov no teclado e acordeão. O acordeão é o instrumento predominante na sonoridade. É tão latente que o que esses caras fazem pode ser comicamente chamado de "Forró Brabo" com vocal feminino! A demo foi disponibilizada gratuitamente na internet e colheu boas críticas.
Em 2008, após assinar com a Sound Age Productions, selo muito voltado para bandas de Folk, o grupo lançou o debut "Кудель белоснежного льна", que tem uma musicalidade bastante animada, intensa, com muito acordeão e muita flauta! O fato de ser uma mulher na linha de frente cantando limpo pode causar certa estranheza a princípio, até pelo timbre dela, mas com no decorrer dos discos, pode ser que acostume. Outros que realmente gostam da proposta se amarrarão na certa, sobretudo os que curtem de verdade o "Folk brabo".
Um ano mais tarde foi a vez de "Кукушкины дети" ser lançado, agora tendo Andrew Ischenko como baterista e lançado através da Metalism Records. A sonoridade seguiu sem muitas alterações, soando bastante similar ao primeiro trabalho.
A coisa viria a mudar um pouco no terceiro álbum, "Ведьма", que saiu em 2010 com outra nova cara na bateria: o Kirill Perov. Aqui a sonoridade parece um pouco mais organizada e coesa, embora preserve a essência do que já vinham realizando. Ainda assim, a partir desse disco pode ser provável que os que prefiram um Folk um pouco menos "brabo" se sintam um pouco mais confortáveis.
Já em 2011, o Kalevala voltou a apresentar mudanças na formação, mas essas foram mais substanciosas. Com a saída do baixista Shmel', ingressou Ivan Andrianov, que além do contra-baixo também trouxe a balalaica, um instrumento parecido com o violão, mas com som mais ou menos próximo ao do bandolim. Pra variar, as baquetas também sofreram mudanças de dono. Agora Denis Zolotov era o cara. Alexander Oleynikov, que cuidava dos teclados e acordeão, também se desligou do conjunto.
Voltando à Sound Age Productions, os russos lançaram seu primeiro registro ao vivo em 2012. "Осень в стиле фолк" é um excelente trabalho acústico inspirado nas musicalidade Sami finlandesa. Ele foi gravado ainda quando Alexander Oleynikov ainda não tinha saído.
Por fim, chega em 2013 o quarto álbum de estúdio, nomeado "Луна и грош". Aqui um Folk mais completo e abrangente é praticado, assim como mais ordenado também, a exemplo do anterior. Não apenas os acordeões de Alexander Oleynikov (que participa como membro de sessão) e algumas flautas são introduzidas, mas também gaitas, "hurdy gurdy", cello, harpa, e, claro, a balalaica de Ivan Andrianov que caiu super bem! Pra quem gosta de um Folk mais completo, esse disco é uma boa pedida.
Agora em 2014, o conjunto lançou dois trabalhos: o interessantíssimo EP de quatro faixas "Доху я купила", e a compilação "Говори со мной", uma coletânea lançada de forma independente contendo suas melhores canções em versão karaokê.
Se você gosta de um Folk bem digno, até mesmo "exagerado", gritante, muito provavelmente vai gostar pra caramba desse grupo. Acima de tudo, é a qualidade russa da vertente falando alto aqui.


 Demo 07 (Demo) (2007)

01 - Гой, олень!
02 - Пастушок


 Кудель Белоснежного Льна (2008)

01 - Гой, Олень!
02 - Камышовая Тропа
03 - Ярило
04 - Кудель Белоснежного Льна
05 - Пастушок
06 - Милый
07 - Снега Белые Крыла
08 - Речка К Реченьке
09 - Там, Где Солнце Отправляется в Путь…
10 - Ти Ж Мене Пiдманула


 Кукушкины Дети (2009)

01 - Калевала
02 - Кукушкины Дети
03 - Горсти Талого Снега
04 - Плакали Вербы
05 - Купалская Ночь
06 - У Разбитого Корыта Одинокого Крыльца
07 - Медуницы Пряной Белый Костер
08 - Ветер В Спину
09 - Первый Последний Закат
10 - Про Жеребца (Яйца)
11 - Колокольчик (Bonus Track)


 Ведьма (2010)

01 - Ведьма
02 - Таусень-Рада
03 - Воротись Домой
04 - Больше Нечего Терять!
05 - Сварожья Ночь
06 - Танец Дикого Ветра
07 - Вода-Река
08 - Так Пела Осень
09 - Ладушка
10 - Улетай на Крыльях Ветра
11 - Долгой Дорогой


 Осень в Стиле Фолк (Live) (2012)

01 - Приветствие
02 - Камышовая Тропа
03 - Ярило
04 - Плакали Вербы
05 - Кукушкины Дети
06 - Гой, Олень!
07 - Милый
08 - Ладушка
09 - Пастушок
10 - Ведьма
11 - Сварожья Ночь
12 - Калевала
13 - Снега Белые Крыла
14 - Воротись Домой
15 - Горсти Талого Снега
16 - Там, где солнце отправляется в путь
17 - Ой, при лужке
18 - Кудель белоснежного льна


 Луна и Грош (2013)

01 - Корочун
02 - Луна и Грош
03 - Лучшую Спою Вам Песню!
04 - Масленица
05 - Нагрянули
06 - Где Твоя Ночевала Печаль
07 - Одевал в Льняное Платье...
08 - Говори со Мной
09 - Снежный Дом
10 - Батька Атаман
11 - Сон-Река
12 - Ой, при Лужке


 Доху Я Купила (EP) (2014)

01 - Ты Прости Меня Родная
02 - Не для меня
03 - Доху Я Купила
04 - Вьюн Над Водой


 Говори со Мной (Karaoke Compilation) (2014)

01 - Ярило (вокальный минус)
02 - Доху я Купила  (вокальный минус)
03 - Горсти Талого Снега (вокальный минус)
04 - Улетай на Крыльях Ветра (вокальный минус)
05 - Ой, При Лужке (вокальный минус)
06 - Колокольчик (вокальный минус)
07 - Кудель Белоснежного Льна (вокальный минус)
08 - Там, где Солнце Отправляется в Путь (вокальный минус)
09 - Милый (вокальный минус)
10 - Пастушок (вокальный минус)
11 - Ты Прости Меня Родная (вокальный минус)
12 - Не для Меня (вокальный минус)
13 - Вьюн над Водой (вокальный минус)
14 - Ведьма (акустика , вокальный минус)
15 - Кукушкины дети (вокальный минус)
16 - Ладушка (вокальный минус)
17 - Сварожья Ночь (акустика, вокальный минус)


Um comentário: