Social Icons

domingo, 28 de setembro de 2014

Elf - Discografia

O Elf é uma daquelas bandas que é mais conhecida por ter um membro muito importante em sua formação, do que pelo seu som. Mas, ao contrário de outros exemplos, nesse caso, a fama é justa, afinal de contas, o Elf "revelou" simplesmente Ronnie James Dio.
A banda norte-americana teve seu início em 1967, sob o nome de The Electric Elves, mudando para The Elves em 1968 e, finalmente, Elf, em 1972, ano em que lançaria seu primeiro álbum, homônimo, que foi produzido pelos membros do Deep Purple, Roger Glover e Ian Paice. Além dos vocais, Dio também assumia as funções de baixista, acompanhado por David Feinstein (guitarra), Mickey Lee Soule (piano, órgão) e Gary Driscoll (bateria). O álbum apresentava aquela pegada do Rock Setentista, com uma mistura de Blues e Hard Rock, e fez com que o Elf chamasse bastante a atenção, principalmente por terem aberto vários shows do Deep Purple, que naquela época, estava em seu auge.
Após o lançamento do disco, Craig Gruber foi convidado a participar como baixista e, em 1973 Feinstein deixou a banda e foi substituído por Steve Edwards
Em 1974, vem o segundo álbum, Carolina County Ball, novamente produzido por Roger Glover e conseguiu um resultado melhor que seu antecessor, com faixas mais maduras e complexas e um ótimo conjunto guitarra-piano, além de Dio já chamar a atenção de vários músicos com sua técnica e extensão vocal. O primeiro a convidar Dio para outros projetos foi o próprio Roger Glover, que convidou o vocalista para seu álbum solo The Butterfly Ball And The Grasshopper's Feast.
O terceiro disco do Elf, Trying To Burn The Sun sai em 1975, e mostrava uma banda ainda mais madura, além de influências ainda maiores do Jazz.
Após o lançamento do álbum, Ritchie Blackmore convidou Dio para seu novo conjunto, Ritchie Blackmore's Rainbow, que depois passou a ser conhecido como Rainbow, criado ainda em 1975.
Dessa parceria, surgiriam grandes clássicos do Rock, como Man On The Silver Mountain, Gates Of Babylon, Stargazer, Long Live Rock N' Roll, entre outros.
Com isso, o Elf acabou não tendo continuidade, apesar de várias especulações terem ocorrido, principalmente nos anos 90.
Apesar do som do Elf ser desconhecido do grande público, o conjunto teve um papel importante, pois serviu para dar uma grande bagagem para seu vocalista, o homem que passou a ser conhecido como um dos maiores vocalistas da história.


 Elf - 1972

01 - Hoochie Coochie Lady
02 - First Avenue
03 - Never More
04 - I'm Coming Back For You
05 - Sit Down Honey (Everything Will Be Alright)
06 - Dixie Lee Junction
07 - Love Me Like A Woman
08 - Gambler, Gambler

Download

 Carolina County Ball - 1974

01 - Carolina County Ball
02 - L.A. 59
03 - Ain't It All Amusing
04 - Happy
05 - Annie New Orleans
06 - Rocking Chair Rock 'N' Roll Blues
07 - Rainbow
08 - Do The Same Thing
09 - Blanche

Download

 Trying To Burn The Sun - 1975

01 - Black Swampy Water
02 - Prentice Wood
03 - When She Smiles
04 - Good Time Music
05 - Liberty Road
06 - Shotgun Boogie
07 - Wonderworld
08 - Streetwalker


 The Elves (Pré Elf) - And Before Elf There Were Elves - 2011

01 - You Shook Me
02 - Stay With Me
03 - Four Day Creep
04 - Buckingham Blues
05 - Wakeup Sunshine
06 - Driftin'
07 - Smile For Me Lady
08 - You Felt The Same Way
09 - Simple Man
10 - Drown Me In The River
11 - Cold Romona
12 - Little Queenie

Download



Nenhum comentário:

Postar um comentário