Social Icons

domingo, 6 de julho de 2014

Shade Empire - Discografia

A primeira impressão ao conhecer o Shade Empire é relacioná-lo com o Dimmu Borgir. É claro que a comparação pode ser exagerada, afinal, o Dimmu é o maior nome do Symphonic Black Metal e, nos dias atuais, os dos conjuntos mais populares da música pesada. Ainda assim, basta olhar a imagem acima (não parece o Shagrath o cara do centro?) e mesmo a sonoridade, para ver que a comparação não é tão absurda assim.
O conjunto surgiu em 1999, na cidade de Kuopio, Finlândia. Em seu início, contava com Juha Harju (vocais), Tero Liimatainen (guitarra), Eero Mantere (baixo), Olli Savolainen (teclados) e Antti Makkonen (bateria).
Em 2000, Tero Liimatainen deixou o conjunto e para seu lugar veio Janne Niiranen. Além disso, o Shade Empire passou a contar com um segundo guitarrista, com o ingresso de Juha Sirkkiä. Com essa formação gravaram sua primeira demo: Throne Of Eternal Night.
O conjunto chegou a lançar mais duas demos: Daemon (2001) e Essence Of Pain (2002), até obter um contrato para a gravação de seu primeiro álbum, Sinthetic, que sai em 2004.
E apesar do pouco de tempo de carreira, fizeram um trabalho ótimo! Desde as primeiras harmonias, aos riffs e solos, dá pra ver que trata-se de coisa de gente grande. A base é o Symphonic Black Metal, mas o Shade Empire agregou outros elementos ao seu som, em especial de Metal Industrial e obteve um resultado que consegue agradar qualquer amante da música pesada.
Em 2006, veio o segundo disco: Intoxicate O.S., que acabou decepcionando um pouco, pois não mantém o mesmo nível de qualidade de seu antecessor. A maioria das faixas é pouco inspirada, apesar da atmosfera gótica aliada às belas harmonias sejam um ponto positivo. O problema é que em geral, o disco é um pouco cansativo, chato, e isso se deve à falta de criatividade na maioria das composições. Não é que o disco seja uma porcaria, mas o Shade Empire poderia ter feito muito mais, talvez pelos caras não saberem ao certo que direção seguir, tenha dificultado o processo de composição, por em alguns momentos vão mais para o Melodic Death Metal, do que para o estilo que os consagrou. Hatefeast é um grande exemplo disso, pois parece ter saído de um álbum do Children Of Bodom.
Após o lançamento do álbum, Antti Makkonen deixou o conjunto, sendo substituído por Erno Räsänen.
Zero Nexus, terceiro disco do Shade Empire foi lançado em 2008, e mostrou que de fato, a intenção dos caras era flertar entre o Black Metal Sinfônico e o Death Metal Melódico, com acréscimo de Metal Industrial. O álbum atingiu bem mais sucesso que Intoxicate O.S., graças a faixas como Adam & Eve (e seus belos vocais e surpreendentes vocais femininos) e 9 In 1 (extremamente cativante, a melhor do disco).
Com Zero Nexus, o Shade Empire se consolidou no tão disputado cenário da música pesada na Finlândia.
O último trabalho do conjunto é Omega Arcane, lançado em 2013, que aproximou o som da banda do que fizeram em Sinthetic, explorando mais o Symphonic Black Metal, que mostrou grande evolução do conjunto, graças a faixas como Ruins, Ash Statues, Disembodiment e Slumbering Giant.
Chama a atenção um disco tão bom, ter passado despercebido do grande público, mas sempre há tempo para saborear um grande álbum, de mais um conjunto com o Selo Finlândia de Qualidade.


 Sinthetic - 2004

01 - Conjuration
02 - Pain & Pleasure
03 - Human Sculpture
04 - Designed For Blood
05 - Creation Of Death
06 - Ja Pimeys Laskeutui
07 - Extreme Form Of Hatred
08 - Demonized
09 - End Of Dreams


 Intoxicate O.S. - 2006

01 - Slitwrist Ecstasy
02 - Bloodstar
03 - Chemical God
04 - Rat In A Maze
05 - Soulslayers
06 - Silver Fix
07 - Embrace The Gods Of Suffering
08 - Ravine
09 - Hatefeast

 Zero Nexus - 2008

01 - 9 In 1
02 - Adam & Eve
03 - Blood Colours The White
04 - Flesh Relinquished
05 - Harvesters Of Death
06 - Serpent-Angel
07 - Whisper From The Depths
08 - Ecstasy Of Black Light
09 - Victory

 Omega Arcane - 2013

01 - Ruins
02 - Dawnless Days
03 - Until No Life Breeds
04 - Ash Statues
05 - Disembodiment
06 - Malicious Winds
07 - Traveler Of Unlight
08 - Devolution
09 - Slumbering Giant
10 - Nomad
11 - Omega Arcane



Nenhum comentário:

Postar um comentário