Social Icons

domingo, 20 de julho de 2014

Cartoon - Discografia

O Cartoon surgiu em 1995, na cidade Belo Horizonte, fundado por Khadhu Capanema (baixista e vocal), Bhydhu Capanema (baterista), Boxexa (teclado, violão e vocal) e Vlad (guitarra).
Desde o início, a Cartoon trazia um diferente, fora dos padrões do Rock Nacional, com uma mistura de música clássica e Rock Progressivo, aliado à utilização de instrumentos exóticos como a citara.
Em 1998, ao lado do Cálix e do Somba, produziram a “Orquestra Mineira de Rock” (OMR), um projeto ousado onde os músicos das três bandas dividiam o mesmo palco, tocando ao mesmo tempo as composições dos conjuntos.
O seu primeiro álbum veio em 1999, Martelo, um dos marcos do Rock Progressivo nacional, pois tratava-se de um lançamento independente e que mesmo assim, alcançou grande sucesso de crítica e público. O bom resultado fez com que fosse possível produzir seu primeiro clipe e para isso escolheram a faixa Tempo, o que lhes rendeu ainda mais visibilidade.
Um dos diferencias são as letras, todas em português, algumas bem irônicas, o que fez com o que o conjunto fosse rotulado de os Mutantes da nova geração.
Em 2001, Vlad decide se desligar da banda, mas no final do ano um novo guitarrista, Khykho Garcia foi recrutado. Além de se interessar por Rock setentista, Khykho é um profundo conhecedor da música erudita, o que casou muito bem com o som do Cartoon.
Sempre buscando inovar, em 2002, o conjunto apareceu com outro projeto inovador: fazer a primeira Opera-Rock Nacional.
Assim, lançaram Bigorna, que mostrava arranjos muito mais complexos que Martelo, com belas passagens de teclados e sintetizadores que relembram o Prog Rock dos anos 70. Com o tema: "A verdadeira história do Rei Arthur & os Cavaleiros da Távola Redonda" o álbum supera em qualidade o primeira, mas acabou decepcionando alguns em razão das letras sem todas em inglês.
Ainda assim, a mudança no idioma acabou sendo importante para que o Cartoon pudesse alcançar o público de fora do Brasil, e o disco recebeu avaliações positivas de países como Itália, Estados Unidos, Suécia e Chile.
O conjunto seguiu com várias apresentações pelo Brasil, sendo muito reverenciada por todos os lugares que passava. O carisma, a precisão técnica e qualidade das composições fez com a banda angariasse ainda mais fãs, a maioria surpreendida com o fato de um conjunto tão bom, não ter alcançado o estrelato.
Na sequência, Boxexa deixou o conjunto e para seu lugar vem, em 2008, Raphael Rocha, que além dos teclados, toca também guitarra e ajuda nos vocais. Raphael já assume o posto com a missão de auxiliar o Cartoon no processo de composição e gravação de seu terceiro, Estribo (que fecha a trilogia com o nome dos ossos do ouvido humano) e sai ainda em 2008.
Mais uma vez, temos um tema conceitual, dessa vez a trama  gira em torno dos conflitos de um jovem que, como Beethoven, fica surdo devido à paralisia de um ossículo do ouvido, o Estribo. O sofrimento causado pela surdez leva-o a empreender uma viagem fantástica para superar seus medos e dificuldades.
Em relação à sonoridade, o álbum expôs o ápice da formação, com temas complexos, mas muito agradável, aliados aos belos arranjos, algo que se mostrou se uma constante em sua carreira.
O disco teve ótimas resenhas em revistas e sites especializados, o que somente ajudou ainda mais o conjunto a buscar seu espaço e seguir com as apresentações ao vivo. Em 2011, chegaram a tocar em Buenos Aires, Argentina e em 2012,  foram convidados a participar da Canadian Music Week, uma das principais feiras de negócios do meio musical e um dos maiores festivais de música independente de todo planeta, que acontece anualmente em Toronto, Canadá, onde a banda fez duas apresentações.
Entre os meses de março e abril de 2013, o Cartoon participou do Breakout Brasil, um reality show que premiara o artista vencedor com um contrato com a Sony Music. Exibido pelo canal Sony Spin, o Cartoon fez enorme sucesso no programa, ficando entre os cinco finalistas, dentre mais de 2.000 artistas inscritos de todo país
Apesar de não terem sido os vencedores do programa, o prestígio do conjunto somente aumentou, o que pode ser conferido pela grande repercussão nas redes sociais.
Logo que o programa terminou, o conjunto informou que já estava trabalhando no próximo disco.
Nas apresentações seguintes, a banda mostrou algumas de suas novas composições, como Down On The RoadThe Golden Chariot, o que somente fez com que os fãs criassem ainda mais expectativas com o álbum.
Unbeatable, lançado no final de 2013, surpreendeu a todos e trouxe uma nova fase para a banda, com composições e arranjos mais diretos, que aproximaram o som do Cartoon ainda mais do Classic Rock, o que tornou tudo ainda mais agradável.
Desde então, a banda segue com as apresentações e a divulgação de seu novo disco, sendo que o vídeo da faixa Down On The Road vem recebendo vários elogios do público.


 Martelo - 1999

01 - Abertura
02 - Duend's
03 - Tenho Todos os Galhos da Minha Árvore Voltados Para o Sol
04 - Estagnação
05 - O Amor
06 - A Verdade Sobre os Incas
07 - Abre Seu Olho, Irmão
08 - Lágrimas de Vidro
09 - Tempo
10 - First Lake Conclusion
11 - Fechadura

 Bigorna - 2002

01 - Prologue
02 - From The Hands Of God
03 - Knights Nightmare
04 - King's Song
05 - King's Fugue
06 - She Smiled
07 - Guinevere
08 - Marriage
09 - Show Me Where Love Lives
10 - Lily Fears
11 - The Warning
12 - March Of Despair: A) She's Coming! B) Cool Down Emily Whith C) Song Of Despair
13 - Apocalypstic Man
14 - Alberich's Man
15 - Letter To Marion
16 - In The Gates Of Hell
17 - The Last Battle
18 - The Great Gates Of Freedom


 Estribo - 2008

01 - Thor's Hammer
02 - The Storm Before The Silence
03 - Father
04 - Crossings And Crosses
05 - The Car Crash
06 - Heaven's My Home
07 - Treatment With Mercury
08 - Remember
09 - Velut Luna
10 - God Speed!
 Unbeatable - 2013

01 - Down On The Road
02 - The Golden Chariot
03 - Until I Found You
04 - She
05 - Bridge To Nowhere
06 - Promises
07 - Lazarus Feet
08 - No Coming Back
09 - Time Is Running
10 - On The Judgement Day

Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário