Social Icons

quinta-feira, 12 de junho de 2014

The Cult - Discografia

Influenciado pela música e pelo estilo dos anos 60, um jovem vocalista inglês chamado Ian Astbury decidiu criar uma banda no fim dos anos 70, chamada Southern Death Cult, um grupo de Rock Gótico Pós-Punk. Em 1983, juntaram-se ao vocalista Billy Duffy (guitarra, ex-Theatre Of Hate), Jamie Stewart (baixo, ex-Ritual) e Ray Mondo (bateria), e a banda passa a se chamar Death Cult.
Ainda em 1983, o Death Cult lança um compacto de quatro faixas e Ray deixa a banda para dar lugar a Nigel Preston, (ex-Sex Gang Children). Com o novo baterista, o Death Cult lança o single God Zoo.
Para se afastar da conotação gótica, algo que incomodava Astbury, a banda muda seu nome para The Cult.
Em 1984, a banda sai em uma turnê pela Europa e em agosto daquele ano lança seu primeiro disco: Dreamtime, que mostra um conjunto bem diferente, capaz de unir elementos de vários estilos em seu som e que pode ser definido como Gothic Rock. Em Dreamtime está presente o primeiro grande sucesso do The Cult: Spiritwalker. Na época, as revistas americanas classificaram o Cult como "muito gótico para o público em geral, muito Heavy Metal para os góticos e muito progressivo para os punks".
Após esse lançamento, o Nigel Preston é substituído por Mark Brzezicki, que permanece pouco tempo, cedendo o posto de baterista para Les Warner (ex-Sham 69 e Johnny Thunders).
Com essa formação partem para a gravação de seu segundo álbum, Love, lançado em 1985. O disco, apesar de seguir com o Gothic Rock, foi uma homenagem aos artistas e conjuntos que serviram de inspiração para o The Cult, entre eles Led Zeppelin, The Doors e Jimi Hendrix, utilizando os timbres, os efeitos de guitarra e as equalizações baseadas nos discos dessa época.
Love alcançou um grande sucesso mundial, em especial à faixa She Sells Sanctuary e trouxe para o conjunto um grande prestígio.
Apesar de alcançarem o estrelado, o The Cult passava por problemas internos entre entre Astbury e Duffy, que não se entendiam com as novas composições, devido a direção que a banda queria tomar, passando do Gothic para o Hard Rock.
Nessa época, Stewart passou a tocar guitarra base e recrutaram o baixista Kid Chaos (ex-Zodiac Mindwarp). O conjunto ficou bastante insatisfeito com o resultado do álbum, que se chamaria Peace, e para colocar a casa em ordem, trouxeram o respeitado produtor Rick Rubin, que havia trabalhado com o Slayer em Reign In Blood.
Peace acabou não sendo lançado e as faixas foram retrabalhadas, dando origem ao excelente Eletric, lançado em 1987.
E a mudança da sonoridade foi radical e bem vinda, sendo que o conjunto passou a fazer um Hard Rock Tradicional, mas acessível, algo semelhante ao som do AC/DC. Eletric também tem o seu mega-hit, com Love Removal Machine.
O sucesso do álbum, mais uma vez não contribuiu para um bom ambiente, sendo que além das discussões, os problemas de Astbury com o álcool passaram a afetar as apresentações, fazendo com que várias datas da turnê fossem canceladas.
Nessa época Les Warner abandou as baquetas e começaram a buscar outro músico para as gravações do próximo álbum. Eric Singer, que futuramente iria para o Kiss, chegou a gravar algumas demos, mas acabou não sendo efetivado. Mickey Curry acabou sendo o responsável pela bateria e Jamie Stewart voltou a ser o baixista.
Para fechar, trouxeram outro grande produtor para auxilia-los: Bob Rock, que trabalhou com nomes como Mötley Crüe e Bon Jovi e depois Metallica.
O resultado foi Sonic Temple, de 1989, a obra-prima da carreira do The Cult, responsável por seus maiores sucessos: Fire Woman, Sun King, Edie (Ciao Baby) e Sweet Soul SisterIggy Pop, faz uma participação especial nos backing vocals em New York City.
Sonic Temple se tornou não só maior sucesso comercial, mas também de crítica da história do conjunto.
A banda saiu em uma grande turnê, tendo Matt Sorum como baterista e se apresentou ao lado do Aerosmith na Europa e do Metallica nos Estados Unidos, até levarem o restante da turnê como principal atração.
Durante a turnê, Matt Sorum foi convidado por Slash para se juntar ao Guns N' Roses e Mickey Curry assumiu as baquetas no restante das apresentações.
A turnê foi um sucesso, mas os problemas de Astbury com o álcool, atingiram o seu ápice, o vocalista estava pondo sua vida em risco e não conseguiu participar de algumas apresentações em que o restante dos membros foi obrigado a improvisar e fazer versões instrumentais de suas faixas.
Cansado de tal situação, Jamie Stewart deixou a banda e montou o The Untouchables, com Adrian Smith, que havia saido do Iron Maiden na mesma época.
Para o posto de baixista, o escolhido foi Charlie Drayton, que se juntou à banda para a gravação de Ceremony, lançado em 1991. Nessa época, os problemas entre Ian Astbury e Billy Duffy atingiram o seu auge, sendo que os músicos sequer gravavam suas partes juntas, não se encontrando no estúdio.
Apesar de não possuir nenhum grande hit e de não ter obtido o mesmo sucesso comercial dos álbuns anteriores, Ceremony foi bem recebido pelos fãs.
O disco causou polêmica em razão da banda ter sido processada em 61 milhões de dólares pelos pais do menino índio americano, por ter sido usada a sua fotografia, retratada na capa do álbum, sem permissão.
Ceremony é fortemente influenciado pela cultura indígena americana, o que pode ser observado em faixas como Ceremony e Wild Hearted Son.
Em razão das vendas não terem sido o esperado, o conjunto cogitou a possibilidade de mudar o seu som, pois o Hard Rock estava perdendo espaço para outros estilos, em especial para o Grunge.
Com dois novos membros, Craig Adams (ex-Sisters Of Mercy e The Mission) no baixo e Scott Garrett na bateria, a banda retomou a parceria com o produtor Bob Rock, para a gravação de um novo álbum.
The Cult, álbum homônimo lançado em 1994, tinha fortes influências do Rock Alternativo e acabou sendo um fracasso de vendas e de crítica. Como o clima já não era bom e o rendimento em estúdio também não era o esperado, o conjunto acabou se dissolvendo em 1995.
Após Astbury e Duffy fracassarem em suas carreiras solo, eles resolvem reativar o The Cult em 1999, com Matt Sorum na bateria e Martyn LeNoble (ex-Pyros) no baixo.
Em seguida, saíram em turnês pela África do Sul e pelas Américas, sendo muito bem recebidos em todos os locais em que tocaram. O passo seguinte foi recuperar o seu espaço na mídia, o que ocorreu com o grande sucesso Painted On My Heart, que foi trilha sonora do filme Gone In 60 Seconds, estrelado por Nicolas Cage e Angelina Jolie.
Em 2001, lançam o álbum Beyond Good And Evil, que trouxe o retorno do Hard Rock, e também boas faixas como Rise, Breathe e True Believers. Estranhamente, Painted On My Heart ficou de forma do disco, sendo lançada depois como bonus track.
Passando por outra reestruturação, em 2006 a banda trouxe Chris Wyse para o baixo e John Tempesta para bateria e lançaram, em 2007, o álbum Born Into This, razoável e que não chegou a despertar a atenção do grande público.
Em 2011, Astbury anunciou que banda voltaria a trabalhar com o produtor Bob Rock, o que causou uma grande expectativa, pois dessa parceria havia rendido os ótimos Sonic Temple, The Cult e Beyond Good And Evil.
Assim, em 2012, veio Choice Of Weapon, que mostrou todo o potencial da banda e a sua habilidade em mesclar o Hard Rock com o Classic Rock. Faixas como Honey From A Knife, The Wolf, For The Animals, Amnesia e Lucifer, mostraram que os caras não haviam perdido o pique. Destaque para a grande performance da dupla Astbury e Duffy.
Em março de 2013, o conjunto anunciou que está preparando um novo álbum, que deve ser lançado no segundo semestre de 2014.


 Dreamtime - 1984

01 - Horse Nation
02 - Spiritwalker
03 - 83rd Dream
04 - Butterflies
05 - Go West
06 - Gimmick
07 - A Flower In The Desert
08 - Dreamtime
09 - Rider In The Snow
10 - Bad Medicine Waltz
11 - Bonebag
12 - Sea And Sky
13 - Ressurection Joe
14 - The Snake (Bonus Track)
15 - No. 13 (Bonus Track)
16 - Assault On Sanctuary (Bonus Track)
17 - Resurrection Joe (Hep Cat Mix)

Download

 Dreamtime Live At The Lyceum - 1984

01 - 83rd Dream
02 - Gods Zoo
03 - Gimmick
04 - Bad Medicine Waltz
05 - A Flower in the Desert
06 - Go West
07 - Butterflies
08 - Dreamtime
09 - Christians
10 - Spiritwalker
11 - Horse Nation
12 - Bone Bag
13 - Ghost Dance
14 - Brothers Grimm
15 - Moya

Download

 Love - 1985

01 - Nirvana
02 - Big Neon Glitter
03 - Love
04 - Brother Wolf, Sister Moon
05 - Rain
06 - Phoenix
07 - Hollow Man
08 - Revolution
09 - She Sells Sanctuary
10 - Black Angel

Download

 Electric - 1987

01 - Wild Flower
02 - Peace Dog
03 - Lil' Devil
04 - Aphrodisiac Jacket
05 - Electric Ocean
06 - Bad Fun
07 - King Contrary Man
08 - Love Removal Machine
09 - Born To Be Wild
10 - Outlaw
11 - Memphis Hip Shake

Download

 Sonic Temple - 1989

01 - Sun King
02 - Fire Woman
03 - American Horse
04 - Edie (Ciao Baby)
05 - Sweet Soul Sister
06 - Soul Asylum
07 - New York City
08 - Automatic Blues
09 - Soldier Blue
10 - Wake Up Time For Freedom
11 - Medicine Train
12 - The River (Bonus Track)
13 - American Horse (Live Bonus Track)
14 - Sweet Soul Sister (Live Bonus Track)
15 - Soul Asylum (Live Bonus Track)
16 - Love Removal Machine (Live Bonus Track)
17 - Sweet Soul Sister (Rock's Mix)
18 - Sweet Soul Sister (Single Version)


 Ceremony - 1991

01 - Ceremony
02 - Wild Hearted Son
03 - Earth Mofo
04 - White
05 - If
06 - Full Tilt
07 - Heart Of Soul
08 - Bangkok Rain
09 - Indian
10 - Sweet Salvation
11 - Wonderland

Download

 Live At The Marquee - 1993

CD 01

01 - Nirvana
02 - Lil' Devil
03 - Spiritwalker
04 - Horse Nation
05 - Zap City
06 - Brother Wolf Sister Moon
07 - Revolution
08 - Love
09 - Rain

CD 02

01 - The Phoenix
02 - Wild Flower
03 - She Sells Sanctuary
04 - Full Tilt
05 - Amplification Breakdown
06 - Peace Dog
07 - Love Removal Machine
08 - Earth Mofo
09 - Fire Woman

Download

 Pure Cult - The Best Of The Cult (For Rockers, Ravers, Lovers & Sinners) - 1993

01 - She Sells Sanctuary
02 - Fire Woman
03 - Lil' Devil
04 - Spiritwalker
05 - The Witch
06 - Revolution
07 - Wild Hearted Son
08 - Love Removal Machine
09 - Rain
10 - Edie (Ciao Baby)
11 - Heart Of Soul
12 - Love
13 - Wild Flower
14 - Go West
15 - Resurrection Joe
16 - Sun King
17 - Sweet Soul Sister
18 - Earth Mofo

Download

 The Cult - 1994

01 - Gone
02 - Coming Down (Drug Tongue)
03 - Real Grrrl
04 - Black Sun
05 - Naturally High
06 - Joy
07 - Star
08 - Sacred Life
09 - Be Free
10 - Universal You
11 - Emperor's New Horse
12 - Saints Are Down
13 - Down On Me (Demo Bonus Track)
14 - In The Clouds (Alternate Edit)
15 - Gone (Degenerate)
16 - Coming Down (Put The Boot In Mix)
17 - Coming Down (Butchered)
18 - Coming Down (Live 03-25-95)
19 - Star (Live 03-25-95)
20 - Be Free (Live 03-25-95)
 High Octane Cult - Ultimate Collection, 1984–1995 - 1996

01 - In The Clouds
02 - She Sells Sanctuary
03 - Fire Woman
04 - Lil' Devil
05 - Spiritwalker
06 - The Witch
07 - Revolution
08 - Coming Down
09 - Love Removal Machine
10 - Rain
11 - Edie (Ciao Baby)
12 - Heart Of Soul
13 - Star
14 - Wild Flower
15 - Resurrection Joe
16 - Wild Hearted Son
17 - Sweet Soul Sister
18 - Beauty's On The Street

 Pure Cult (The Singles 1984-1995) (Compilation) - 2000

01 - She Sells Sanctuary
02 - Fire Woman
03 - Lil Devil
04 - Spiritwalker
05 - The Witch
06 - Revolution
07 - Love Removal Machine
08 - Rain
09 - In the Clouds
10 - Coming Down
11 - Edie (Ciao Baby)
12 - Heart Of Soul
13 - Wild Flower
14 - Star
15 - Resurrection Joe
16 - Go West
17 - Sun King
18 - Wild Hearted Son
19 - Sweet Soul Sister

Download

 Rare Cult (7CD Collectors Set) - 2000

CD 01

01 - Ghost Dane (Dance Session)
02 - Bad Medicine Waltz (Radio Session)
03 - Resurrection Joe (Radio Session)
04 - Go West (Crazy Spinning Circles)
05 - Bone Bag
06 - Sea And Sky
07 - She Sells Sanctuary (Howling Mix)
08 - No 13
09 - The Snake
10 - (Here Comes The) Rain
11 - Little Face
12 - Spiritwalker (Radio Session)
13 - Revolution (Radio Session)
14 - All Souls Avenue (Radio Session)
15 - Big Neon GIitter (Radio Session)

CD 02

01 - Revolution (Full Length Remix)
02 - Judith
03 - Sunrise
04 - All Souls Avenue
05 - Electric Ocean (Original Version)
06 - Go Go Guru (Original Version)
07 - Love Removal Machin (Radio Session)
08 - Conquistador (Radio Session)
09 - King Contrary Man (Radio Session)
10 - Electric Ocean (Radio Session)
11 - Zap City (Demo)
12 - Love Trooper (Demo)
13 - El Progresso (Demo)
14 - Peace (Dog)(Demo)
15 - Oink (Version One)(Demo)
16 - Waltz (Demo)
17 - Untitled (One)(Demo)
18 - Groove Co (Demo)
19 - Untitled (Two)(Demo)

CD 03 Peace Album (Unreleased)

01 - Love Removal Machine
02 - Wild Flower
03 - Peace Dog
04 - Aphrodisiac Jacket
05 - Electric Ocean
06 - Bad Fun
07 - Conquistador
08 - Zap City
09 - Love Trooper
10 - Outlaw
11 - Groove Co
12 - Walk My Way (Jam Session)

CD 04

01 - Wild Flower (Extended Rock Mix)
02 - Outlaw (Alternate Mix)
03 - Wolf Childs Blues
04 - Go Go Guru (Rubin Version)
05 - Down So Long
06 - Soldier Blue (Werman Version)
07 - Zodiac (Demo)
08 - Yes Man (Demo)
09 - Citadel (Demo)
10 - The Crystal Ocean (Demo)
11 - Lay Down Your Gun (Version One) (Demo)
12 - Bite On The Bullet (Demo)
13 - Iron Star (Demo)
14 - Star Child (Demo)
15 - Messin Up The Blues

CD 05

01 - Fire Woman (NYC Rock Mix)
02 - Medicine Train (Demo)
03 - New York City (Demo)
04 - Sweet Soul Sister (Rocks Mix)
05 - Bleeding Heart Graffitti
06 - The River
07 - Indian (Demo)
08 - Spanish Gold (Version One)(Demo)
09 - Host Of Angels (Demo)
10 - Northern Man (Demo)
11 - Auto (Demo Jam)
12 - Red Jesus
13 - Join Hands
14 - Edie (Ciao Baby) (Acoustic)
15 - Love Removal Machine (Live Session)

CD 06

01 - Faith Healer
02 - Full Tilt (Live Session)
03 - Earth Mofo (Live Session)
04 - Heart Of Soul (Acoustic)
05 - The Witch (Full Version)
06 - Coming Down (Put The Boot In)
07 - Breathing Out
08 - Gone (Degenerate)

CD 07 Remixes (Bonus CD)

01 - Resurrection Joe (Long Version)
02 - Assault On Sanctuary
03 - Love Removal Machine (Extended Version)
04 - Wild Flower (Guitar Dub)
05 - Soldier Blue (Extended Version)
06 - Fire Woman (LA Rock Mix)
07 - The Witch (Remix)
08 - Coming Down (Butchered)
09 - Gone (Dub Vocal)
10 - Love Removal Machine (Small Soldiers Remix)
11 - Resurrection Joe (Hep Cat Mix Long Version)

Download

 The Best Of Rare Cult - 2000

01 - Love Removal Machine (Peace Remix)
02 - Zap City
03 - Faith Healer
04 - She Sells Sanctuary (Long Version)
05 - Edie (Ciao Baby) (Acoustic)
06 - Little Face
07 - Spanish Gold
08 - Love Trooper
09 - The River
10 - Lay Down Your Gun (Demo Version) (Version Two)
11 - No. 13
12 - Bleeding Heart Graffitti
13 - Sea And Sky
14 - Go West (Crazy Spinning Circles) (Original Mix)
15 - Join Hands

 Beyond Good And Evil - 2001

01 - War (The Process)
02 - The Saint
03 - Rise
04 - Take The Power
05 - Breathe
06 - Nico
07 - American Gothic
08 - Ashes And Ghosts
09 - Shape The Sky
10 - Speed Of Light
11 - True Believers
12 - My Bridges Burn
13 - Libertine (Bonus Track)
14 - Painted On My Heart (Bonus Track)
15 - Painted On My Heart (Live In Argentina)
16 - War (The Process) (Live In L.A. 2001)
17 - Rise (Live In Dallas 2001)
18 - Take The Power (Live In L.A. 2001)
19 - Breathe (Live In L.A. 2001)
20 - True Believers (Live In L.A. 2001)

 Born Into This - 2007

CD 01

01 - Born Into This
02 - Citizens
03 - Diamonds
04 - Dirty Little Rockstar
05 - Holy Mountain
06 - I Assassin
07 - Illuminated
08 - Tiger In The Sun
09 - Savages
10 - Sound Of Destruction

CD 02 (Bonus)

01 - Stand Alone
02 - War Pony Destroyer
03 - I Assassin (Demo)
04 - Sound Of Destruction (Demo)
05 - Savages (Full Length Version)

Download

 Choice Of Weapon - 2012

CD 01

01 - Honey From A Knife
02 - Elemental Light
03 - The Wolf
04 - Life Death
05 - For The Animals
06 - Amnesia
07 - Wilderness Now
08 - Lucifer
09 - A Pale Horse
10 - This Night In The City Forever

CD 02 (Bonus)

01 - Every Man And Woman Is A Star
02 - Embers
03 - Until The Light Takes Us
04 - Siberia




Um comentário: