Social Icons

terça-feira, 27 de maio de 2014

Swallow The Sun - Discografia Comentada

Um país ter a cultura do Heavy Metal impregnada em suas veias ajuda muito na produção de diversas bandas de estilos diferentes. Isso é fato, embora não impeça países com menos cultura metálica de exportar bandas de qualidade. Mas prova da primeira oração é a Finlândia. Mesmo sendo a terra de um Metal melódico bastante característico, também contribui com excelentes bandas mais por fora da linha, mais próximas ao Extremo.
Em meio a essas bandas finlandesas mais pesadas encontra-se o Swallow The Sun, que executa, majoritariamente, o pouco explorado Doom/Death Metal, com elementos Progressivos e atmosféricos. Esses caras esbanjam qualidade! É fácil ser engolfado pela "ambientalização" noturna, lúgubre, e ao mesmo tempo pesada e demoníaca, que criam. A sonoridade é marcada pela cadência e melancolia do Doom Metal (com trechos de guitarras sem distorção, teclados e vocais limpos) mesclados à opressividade do Death Metal (trechos pegados e avassaladores guturais fechados e rasgados), enquanto um fundo ambiental cria uma névoa de mistério. Longas faixas são marca dos finlandeses.
O nascimento do projeto ocorreu em Jyväskylä, em 2000, quando o guitarrista Juha Raivio decidiu concretizar sua idealização. Pasi Pasanen foi o primeiro músico a ingressar no recém-criado projeto. Baterista, Pasi já havia trabalhado ao lado de Juha na banda Plutonium Orange. Mesmo sem um line-up completo, compuseram e ensaiaram juntos, e uma das músicas ("Through Her Silvery Body") até viria a, mais tarde, integrar a primeira demo.
A formação se completou no ano subsequente com a entrada massiva de membros. A fileira foi encabeçada pelo colega em bandas passadas e guitarrista Markus JämsenMikko Kotamäki (vocal limpo e guturais rasgados e fechados), Aleksi Munter (teclados) e Matti Honkonen (baixo) ingressaram na sequência, respectivamente.
Com isso, enfim foi lançado o primeiro trabalho: a demo "Out of This Gloomy Light", em janeiro de 2003. Graças a ela, o Swallow The Sun conquistou um contrato com a Firebox Records, possibilitando o lançamento do debut "The Morning Never Came", mais tarde, em novembro.
O álbum seguinte foi o belíssimo "Ghosts of Loss", lançado internacionalmente em 2005, também pela Firebox Records. O registro conseguiu alcançar a oitava posição nos charts finlandeses, e a single "Forgive Her..." estagnou na quarta posição do Top 20 Finnish Chart logo na primeira semana, permanecendo por mais cinco.
Em 2006, os finlandeses assinaram com o grande selo Spinefarm Records, e realizaram uma pequena turnê europeia. No meio tempo, já iam trabalhando no próximo álbum de estúdio, álbum tal que chegou em janeiro de 2007, sob o título "Hope", que inclusive conta com um cover de "Alavilla Mailla", do Timo Rautiainen & Trio Niskalaukaus, como faixa bônus da versão digipack, cantada pelo talentoso Tomi Joutsen, do Amorphis. Outra participação especial interessante do disco é a do vocalista Jonas Renkse, do Katatonia, na faixa "The Justice of Suffering". No fim daquele ano, embarcaram em uma turnê pelos Estados Unidos ao lado do Insomnium, do Katatonia e do Scar Symmetry.
Já em setembro de 2008 foi a vez do EP "Plague of Butterflies" ser lançado. Ele marca certa mudança de postura na banda, embora não completamente. A partir daqui, a sonoridade passaria a apresentar ainda mais elementos Progressivos, bem como uma pegada mais atmosférica. Apesar de ser "apenas" um EP (compactos que normalmente contam com 20 minutos de duração), ele tem, no total, uma hora de duração. Leva à risca o nome "EXTENDED play" mesmo! A primeira faixa, auto-intitulada, é uma das maiores que eu já vi: 34 minutos de duração. Isso porque essa música é um 'score' composto para um projeto que combinaria Metal e Balé, mas foi cancelado, então acabou integrando este EP. As demais faixas provém da primeira demo "Out of This Gloomy Light". No mês seguinte, anunciaram que rodeariam o Reino Unido por dez shows, abrindo para o Apocalyptica.
A única baixa no line-up aconteceu em 2009, quando o Pasi Pasanen, o primeiro membro a ingressar no projeto (fora o fundador Juha Raivio) precisou sair. Sua vaga de baterista foi preenchida por Kai Hahto, do Wintersun e Trees of Eternity, que já havia trabalhado com o Swallow The Sun como baterista ao vivo durante alguns shows em 2007.
O primeiro álbum com Kai Hahto foi o excelente "New Moon", lançado em 2009, subsequenciado pelo maravilhoso "Emerald Forest and The Blackbird", de 2012, que é considerado um dos melhores álbuns da banda.
Esses finlandeses são fodas no que fazem. Quem ouve Doom Metal, geralmente, tem mais bagagem no Metal, e provavelmente, aprecia guturais também. Portanto, o conjunto da obra será convidativo aos que não os conhecem. Excelente banda!


 The Morning Never Came (2003)

01 - Through Her Silvery Body
02 - Deadly Nighshade
03 - Out of This Gloomy Light
04 - Swallow
05 - Silence of The Womb
06 - Hold This Woe
07 - Under The Waves
08 -The Morning Never Came

Ouvir (Spotify)

 Ghosts of Loss (2005)

01 - The Giant
02 - Descending Winters
03 - Psychopath's Lair
04 - Forgive Her
05 - Fragile
06 - Ghost of Laura Palmer
07 - Gloom, Beauty and Despair
08 - The Ship

Ouvir (Spotify)

 Hope (2007)

01 - Hope
02 - These Hours of Despair
03 - The Justice of Suffering
04 - Don't Fall Asleep (Horror Pt. II)
05 - Too Cold For Tears
06 - The Empty Skies
07 - No Light, No Hope
08 - Doomed To Walk The Earth
09 - These Low Lands (Timo Rautiainen & Trio Niskalaukaus Cover) (Bonus Track)

 Plague of Butterflies (EP) (2008)

01 - Plague of Butterflies
02 - Through Her Silvery Body
03 - Out of This Gloomy Light
04 - Swallow (Horror Pt. I)
05 - Under The Waves

Ouvir (Spotify)

 New Moon (2009)

01 - These Woods Breathe Evil
02 - Falling World
03 - Sleepless Swans
04 - ...and Heavens Cried Blood
05 - Lights On The Lake (Horror Pt. III)
06 - New Moon
07 - Servant of Sorrow
08 - Weight of The Dead

Ouvir (Spotify)

 Emerald Forest and The Blackbird (2012)

01 - Emerald Forest and The Blackbird
02 - This Cut Is The Deepest
03 - Hate, Lead The Way!
04 - Cathedral Walls
05 - Hearts Wide Shut
06 - Silent Towers
07 - Labyrinth of London (Horror Pt. IV)
08 - Of Death and Corruption
09 - April 14th
10 - Night Will Forgive Us

Ouvir (Spotify)

 Songs From The North I, II & III (2015)

CD 1:
01 - With You Came The Whole of The World's Tears
02 - 10 Silver Bullets
03 - Rooms & Shadows
04 - Heartstrings Shattering
05 - Silhouettes
06 - The Memory of Light
07 - Lost & Catatonic
08 - From Happiness To Dust

CD 2:
01 - The Womb of Winter
02 - The Heart of A Cold White Land
03 - Away
04 - Pray For The Winds To Come
05 - Songs From The North
06 - 66º 50'N, 28º 40'E
07 - Autumn Fire
08 - Before The Summer Dies

CD 3:
01 - The Gathering of The Black Moths
02 - 7 Hours Late
03 - Empires of Loneliness
04 - Abandoned By The Light
05 - The Clouds Prepare For Battle

Ouvir (Spotify)

Nenhum comentário:

Postar um comentário