Social Icons

terça-feira, 6 de maio de 2014

Jackdevil - Discografia

Não é nenhuma novidade que a vida de um headbanger na região Nordeste do Brasil é difícil. Na verdade, 'dificuldade' e 'Nordeste' são duas palavras muito frequentemente relacionadas. Se a vida no sertão nordestino é difícil, a vida como apreciador de música pesada também não é tão mais fácil, claro, respeitando as diferenças de situações e parâmetros.
No Nordeste a coisa não é como na região sudeste, com diversas lojas de CDs, com acesso a discos um tanto menos comuns, e shows frequentes. Quando determinada banda anuncia a perna sul-americana da turnê com passagem no Brasil, já espera-se, de cara, que brotem no Rio de Janeiro e São Paulo, e também geralmente Belo Horizonte e Curitiba. Nordeste? Os fãs nem lembram.
Essa mistura de negligência com falta de atitude de promotores ou apoio aos mesmos acaba deixando bangers nordestinos na saudade, ou forçando-os a deslocarem-se por longas distâncias até o Sudeste, para em seguida, terem que voltar no mesmo pé. Se já é tenso pra mim sair da região serrana do Rio de Janeiro para ir à capital ver algum show encarando quatro horas de viagem na ida  e mais quatro na volta, imagino como seja pros nordestinos.
Entretanto, se tem uma coisa que tenho gostado de ver de uns anos pra cá, é o grito nordestino por atenção e sua batalha para trazer bandas grandes. É super válido. Pouco se pensa sobre ou não se percebe, mas aquela região tem uma imensa cena underground, além de provavelmente ser a mais fiel e apaixonada do Brasil. Shows que o público negligencia no Rio, podem lotar tanto ao ponto de não ter espaço nem pra cair. As bandas nacionais que passam por lá são só entusiasmados comentários acerca do público.
Com uma cena tão vasta de fãs apaixonados, já estava mais que na hora de alguma banda de lá fazer mais barulho que o normal e mostrar as caras a nível nacional. Se tem alguém que anda quebrando tudo e conquistando fãs famintos pelo resgate ao Old School ou aproximando jovens do que era feito nas antigas, esse é o Zeca Diabo... é, o Jackdevil. Direto de lá de São Luís do Maranhão, surge em 2010 um grupo cuja proposta é fazer Speed/Thrash Metal ao estilo mais puro e seco possível: pesado, raivoso, sujo, frenético, envergador de pescoços; resgatador da antiga essência. Tudo bem que, paralelamente, dá pra reparar bem a influência do estilo característico do New Wave Of British Heavy Metal na sonoridade aqui e ali, pois à minha cabeça me vem lampejos de Venom e até mesmo Motörhead (principalmente, até porque é uma banda que pode ter influenciado o Thrash), mas não é uma coisa aparente o suficiente para mudar o rótulo. É thrasheira digna!
A atitude de começar esse caos resultou da motivação do vocalista e guitarrista André Nadler ao lado de seu amigo baixista Renato Igor. A ideia de fazer algo na linha de clássicos-raiz-oitentistas como "Show No Mercy" (Slayer), "Kill 'Em All" (Metallica) e "Bonded By Blood" (Exodus), já vinha madurando há tempos, pois os caras já haviam tocado em bandas anteriores. Ao completar a formação com o guitarrista Ricardo Andrade e o baterista Filipe Oliveira, lançaram de forma independente a demo "Under The Satan Command", que mesmo com as limitações comuns de uma demonstração (como o som meio abafado), já dava pra sentir, mesmo que secamente, o objetivo da banda. Diversos shows foram realizados na cidade para promover o disco.
Na sequência foi a vez do EP "Faster Than Evil" sair, novamente independente, em janeiro de 2013. A exemplo da demo, novamente trazem cinco faixas inéditas, mas dessa vez com gravação de qualidade, sem causar estranheza. Aqui estão apresentando mais a influência NWOBHM, assim como usufruem e abusam mais dos solos e da velocidade neles.
Principalmente nesse ano de lançamento do EP, a banda conseguiu um apoio quase incondicional da base de fãs que formou, bem como o apoio de promotores e, logo, da Urubuz Records. Passou a ser até frequente ver o nome do Jackdevil ser mencionado pelas páginas de conteúdo metálico no Facebook e por bangers aqui e ali. Ótimo sinal para os maranhenses.
Com todo o fervor público, até por representar a força do Metal Nordestino (o que certamente os orgulha muito, vide como Cangaço faz os olhos dos pernambucanos lacrimejarem), criou-se uma expectativa até chata para o álbum de estreia, que viria no ano seguinte.
Por fim, o debut "Unholy Sacrifice" foi lançado oficialmente em abril de 2014, após um breve atraso na pré-venda. O resultado integral certamente é muito agradável e nostálgico pra quem gosta de Old School Thrash Metal. Disco frenético, com muita pancadaria, vocal raivoso, solos velozes e backing vocals típicos.
Apesar de, particularmente, considerar a forma como a banda se promove e como a promovem bem forçada (como considerá-la "maior revelação nacional"), a banda não deixa aos thrashers o que desejar. Não se pode cobrar nada de novo dos caras uma vez que a proposta é exatamente resgatar a velha essência, mas também há de se ter cuidado ao falar da banda para não cometer exageros e simplesmente engolir a propaganda "enganosa", de certa forma. Provavelmente ao me ver falando isso, alguns vão torcer o nariz, mas, na minha humilde e desimportante opinião, revelação de verdade no Nordeste é o Cangaço. Mas, apesar dos apesares, a banda é boa, e pra quem é adepto dos coletes com patches, uma esperança na nova onda de bandas nacionais.


 Under The Satan Command (Demo) (2011)

01  - Thrash Or Die
02 - Violent Invasion
03 - Under The Metal Command
04 - Road To Hell
05 - The Chaos Never Stops


 Faster Than Evil (EP) (2013)

01 - Faster Than Evil
02 - Flashlights
03 - Bastards In The Guillotine
04 - Scream For Me
05 - Night of The Killer


 Unholy Sacrifice (2014)

01 - Unholy Sacrifice
02 - Beastrider
03 - Thrash Demons Attack
04 - Age of Antichrist
05 - The Coven
06 - Vixen of Satan
07 - Killing Razors
08 - Behind The Walls
09 - Insane Speed Metal
10 - Under The Metal Command (Bonus Track)

Download

 Evil Strikes Again (2015)

01 - Abaddon
02 - Evil Strikes Again
03 - Devil Awaits
04 - Satan's Rite
05 - Nightcrawler
06 - Bestial Warlust
07 - Beelzebub
08 - The Reaper
09 - Death By Red Lights
10 - Black Witch
11 - Cangaço

Download (Ulozto)
Download (Zippyshare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário