Social Icons

sábado, 24 de abril de 2010

Týr - Discografia Comentada

Týr é uma fodástica banda de Viking/Folk Metal que surgiu em janeiro de 1998, em Runavík, nas Ilhas Faroe, que são um conjunto de ilhas autônomas à Dinamarca, onde eles têm sua própria língua, seu próprio governo, seus próprios costumes.
Antes do Týr, o vocalista e guitarrista Heri Joensen e o baixista Gunnar H. Thomsen haviam formado uma banda juntos, chamada Cruiser, quando tinham dezessete anos. O baterista Kári Streymoy também chegou a tocar com eles por um tempo. Depois alteraram o nome para "Wolfgang", mas eles nunca chegaram a lançar álbum. A banda ainda está ativa, mas sem novidades, apenas uma quantidade de músicas que, de acordo com Joensen, "estão prontas para serem lançadas".
Depois de algum tempo, o vocalista e guitarrista Heri Joensen encontrou seu antigo companheiro de banda, o baterista Kári Streymoy, em uma festa em Companhagen, na Dinamarca. Joensen sugeriu que fizessem um som. Inicialmente, Streymoy rejeitou a oferta, mas depois mudou de ideia. Depois de mais um tempinho, o baixista Gunnar H. Thomsen se juntou ao grupo, fazendo da dupla um trio.
Com isso, começaram a fazer música pesadamente inspirada em Mitologia Nórdica, músicas tradicionais faroesas e Heavy Metal em geral. Suas músicas misturam inglês com faroês, o que é muito interessante e foda! De acordo com o vocalista e guitarrista Heri Joensen, "A missão musical do Týr é derrubar as paredes erguidas entre todos os tipos de Metal que nasceram através dos anos. Power, Doom, Black, Progressive, Gothic, Viking, Folk, Ethnic e Epic Metal. Paredes e rótulos não fazem nada além de encher as pessoas com preconceito.", o que não é mentira, de certo modo.
Em 2000 os caras lançaram uma demo com Pól Arni Holm no vocal e Jón Joensen (irmão de Heri Joensen) na segunda guitarra, o que se estendeu até seu primeiro álbum, o ótimo "How Far To Asgaard", lançado em 2002. Após o lançamento do debut, ambos os dois saíram da banda.
O guitarrista Terji Skibenæs entrou na banda após a saída de Jón Joensen, e Allan Streymoy (irmão de Kári Streymoy) assumiu os vocais para a single "Ólavur Riddararós", de 2002. Depois do lançamento da single, Allan deixou a banda, e Heri Joensen, além da guitarra, assumiu o vocal, definitivamente. Com esse line-up, lançaram em 2003 o fodástico "Eric The Red".
Terji Skibenæs deixou a banda por um tempo após o lançamento do segundo álbum, e a banda tocou como um trio durante esse tempo. Em 2004, o guitarrista islandês Ottó P. Arnarson entrou na banda, mas ficou por pouco tempo. Assim que ele saiu, Terji Skibenæs voltou.
Seu próximo álbum é, na minha humilde opinião, o melhor! Trata-se do excelente "Ragnarok", lançado em 2006!
Após dois anos, lançam mais um álbum, o excelente "Land". Nesse mesmo ano de 2008, houve uma controvérsia: o Týr e outras bandas que tocariam no evento de Folk Metal chamado Paganfest foram sujeitos a acusação de serem nazistas, racistas e fascistas pelo BIFFF alemão, um instituto de Berlim para pesquisa do Fascismo e A Ação Anti-Fascista, acusação movida por um sujeito chamado Peter Kratz. Ville Sorvali do Moonsorrow e Heri Joensen do Týr fizeram um vídeo argumentativo para refutar as acusações, dizendo que de modo algum as bandas estão conectadas a esse tipo de assunto, e que são contra o nazi-fascismo. O fundamento da acusação é porque alguns símbolos do folclore nórdico foram usados por grupos nazistas, o que gerou a confusão. Pra mim, em outras palavras, isso tem nome: ignorância. Sem mais. No mais, o problema foi resolvido!
Em 2009, "By The Light of The Northern Star" foi lançado (com uma linda capa, diga-se de passagem), além de um álbum split com as bandas Alestorm (Pirate Metal - Escócia) e Heidevolk (Viking/Folk Metal - Holanda), por eles terem estado em turnê juntos. Mas isso não quer dizer que o álbum seja ao vivo, pois não é. Trata-se apenas de músicas do mais novo trabalho do Alestorm, "Black Sails At Midnight", músicas do novo trabalho do Týr "By The Light of The Northern Star" e o melhor do Heidevolk até aquele momento!
O ano de 2011 traz o álbum "The Lay of Thrym", onde o Týr tem uma performance mais voltada exclusiva e puramente para o Viking Metal, sem influências externas. Uma maior secura (porém, pegada mais firme) na sonoridade é sentida em "Valkyrja", que chegou em 2013. O disco pode ser mais agressivo, menos viking, mais Heavy/Progressive, porém é poderoso. Quando lançado, arrancou extensas e positivas críticas merecidamente, pois é fenomenal. Destaque que os dois covers incluídos aqui (de "Where Eagles Dare", do Iron Maiden e "Cemetery Gates", do Pantera) ficaram estupendos, acima do que esperava-se! Infelizmente, apesar da qualidade do trabalho, ele também marca o primeiro álbum gravado sem Kári Streymoy na bateria. Ele saiu da banda devido a uma lesão que sofreu em 2008 que afetou sua capacidade de tocar o instrumento. George Kollias ficou então com sua vaga para a gravação desse disco.


 Demo (Demo) (2000)

01 - Ormurinn Langi
02 - How Far To Asgaard
03 - God of War
04 - Hail To The Hammer

Download

 How Far To Asgaard (2002)

01 - Hail To The Hammer
02 - Excavation
03 - The Rune
04 - Ten Wild Dogs
05 - God of War
06 - Sand In The Wind
07 - Ormurinn Langi
08 - How Far To Asgaard

Download

 Ólavur Riddararós (Single) (2002)

01 - Ólavur Riddarós
02 - Stýrisvølurin

Download

 Eric The Red (2003)

01 - The Edge
02 - Regin Smiður
03 - Dreams
04 - The Wild Rover
05 - Stýrisvølurin
06 - Ólavur Riddarós
07 - Rainbow Warrior
08 - Ramund Hin Unge
09 - Alive
10 - Eric The Red

Download

 Ragnarok (2006)

01 - The Beginning
02 - The Hammer of Thor
03 - Envy
04 - Brother's Bane
05 - The Burning
06 - The Ride To Hell
07 - Torsteins Kvæði
08 - Grímur Á Miðalnesi
09 - Wings of Time
10 - The Rage of The Skullgaffer
11 - The Hunt
12 - Victory
13 - Lord of Lies
14 - Gjallarhornið
15 - Ragnarok
16 - The End
17 - Valkyries Flight (Bonus Track)
18 - Valhalla (Bonus Track)

Download

 Land (2008)

01 - Gandkvæþi Tróndar
02 - Sinklars Vísa
03 - Gátu Ríma
04 - Brennivín
05 - Ocean
06 - Fípan Fagra
07 - Valkyrjan
08 - Lokka Táttur
09 - Land
10 - Hail To The Hammer

Download

 By The Light of The Northern Star (2009)

01 - Hold The Heathen Hammer High
02 - Tróndur Í Gøtu
03 - Into The Storm
04 - Northern Gate
05 - Turið Torkilsdóttir
06 - By The Sword In My Hand
07 - Ride
08 - Hear The Heathen Call
09 - By The Light of The Northern Star

Download

 Alestorm, Týr, Heidevolk: Black Sails Over Europe (Split) (2009)

01 - Týr: The Northern Lights
02 - Týr: Hold The Heathen Hammer High
03 - Týr: Northern Gate
04 - Alestorm: That Famous Ol' Spiced
05 - Alestorm: Keelhauled
06 - Alestorm: Wolves of The Sea (Pirates of The Sea Cover)
07 - Heidevolk: Het Bier Zal Weer Vloeien
08 - Heidevolk: Saksenland
09 - Heidevolk: Wodan Heerst
10 - Heidevolk: Naar De Hal Der Gevallenen

Download

 The Lay of Thrym (2011)

01 - Flames of The Free
02 - Shadow of The Swastika
03 - Take Your Tyrant
04 - Evening Star
05 - Hall of Freedom
06 - Fields of The Fallen
07 - Konning Hans
08 - Ellindur Bóndi Á Jadri
09 - Nine Worlds of Lore
10 - The Lay of Thrym
11 - I (Bonus Track)
12 - Stargazer (Bonus Track)

Download

 Valkyrja (2013)

01 - Blood Of Heroes
02 - Mare Of My Night
03 - Hel Hath No Fury
04 - The Lay Of Our Love
05 - Nation
06 - Another Fallen Brother
07 - Grindavisan
08 - Into The Sky
09 - Fanar Burtur Brandaljo?
10 - Lady Of The Slain
11 - Valkyrja
12 - Where Eagles Dare (Iron Maiden Cover)
13 - Cemetery Gates (Pantera Cover)

3 comentários: