Social Icons

segunda-feira, 10 de março de 2014

Swarm - Discografia

É sabido que no período entre os anos de 1990 e 1991, o Death Angel, aclamada banda californiada de Thrash Metal, passava por problemas internos (principalmente emocionais) ocasionados tanto por um acidente de ônibus que sofreram no Arizona, quando a caminho de um show em Las Vegas (que culminou na internação em estado grave do baterista Andy Galeon, levando mais de um ano para se recuperar totalmente), bem como pela pressão exercida pela Geffen Records para que os caras continuassem realizando shows e contratassem um novo baterista. De fato ocorreu, até fizeram alguns shows no Japão, mas não por muito tempo, pois queriam Andy de volta, e a gravadora rescindiu o contrato.
Após o ocorrido, o vocalista Mike Osegueda mudou-se para Nova Iorque, a fim de viver uma vida longe da música e ingressar na faculdade. Isso levou o Death Angel a encerrar suas atividades, status que duraria até o ano de 2001. O restante do grupo, composto pelos guitarristas Rob Cavestany e Gus Pepa, pelo baixista Dennis Pepa e pelo já recuperado baterista Andy Galeon, formou, em 1991, um novo e excelente projeto - embora não bem sucedido - chamado The Organization. O conjunto, que contou com Rob Cavestany também como vocalista, lançou dois álbuns ("The Organization" em 1993 e "Savor The Flavor" em 1995), até que, ainda no ano de lançamento do segundo disco, o projeto teve fim.
Parecia que toda a história dos primos descendentes de filipinos acabaria aí, mas isso não ocorreu. Algo muito importante aconteceu nos tempos seguintes. Algo que, inclusive, foi primordial para que o Death Angel fosse reativado oficialmente em 2001, e reestreasse com o álbum "The Art of Dying" em 2004: o surgimento do projeto Swarm. Esse excelente som nasceu em 1998, quando o vocalista Mike Osegueda e o guitarrista Rob Cavestany se reencontraram e decidiram unir forças novamente e fazer um som juntos. Completando a formação com Michael Isaiah no baixo e o parceiro de longa data Andy Galeon na bateria, os trabalhos tiveram seu ponta-pé inicial.
O primeiro disco foi o EP independente homônimo de quatro faixas, que veio em 1999, subsequenciado por um segundo EP, de cinco faixas, agora lançado via Industrial Strength Records, intitulado "Devour", que chegou em 2002, à altura de que o Death Angel já estava de volta, pelo menos ao vivo.
Pouco sabe-se sobre como foram as atividades do projeto nos tempos seguintes, mas é sabido que, através da Mausoleum Records, saiu em 2004 um disco que pode tanto ser encarado como álbum, como quanto compilação: o "Beyond The End". Ele é composto por todas as faixas dos dois EPs anteriores, acrescido pelas inéditas faixas "Diamond" e "My Eyes Have Seen You", que fecham o disco, respectivamente. O trabalho é realmente excelente; uma mistura de Heavy Metal e Thrash Metal que segue a mesma linha do Death Angel. Logo, é uma experiência bem incomum e não-genérica, como só Cavestany e Osegueda são capazes de produzir. A sonoridade é rápida, em algumas faixas até fica digna de um rótulo "Speed", e o vocal de Mark transmite a energia e vividez que nos tempos modernos são tão comuns de sua parte. Portanto, quem gosta do Death Angel e não conhece esse trabalho vai se sentir bastante familiarizado com a atmosfera, e com certeza vai curtir.
O fim da banda não foi anunciado, por sinal, mas os caras simplesmente abandonaram e seguiram com toda potência e atenção com a banda principal. Tanto que esse primeiro "full-lenght" é praticamente uma compilação, e no mesmo ano o álbum de reestreia junto ao Death Angel foi dado à luz. Mas os rapazes chegaram a realizar diversos shows, com direito a participações especiais de peso, como o guitarrista Kirk Hammett (Metallica), o baixista Les Claypool (Blind Illusion e Primus), e os vocalistas/guitarristas Lemmy Kilmister (Motörhead) e Jerry Cantrell (Alice In Chains).
Não é exatamente uma pena que o Swarm tenha sido abandonado, ao meu ver, pois o Death Angel é infinitamente superior, seja na qualidade musical, seja no reconhecimento. Mas ainda assim, vale a expansão do conhecimento e a degustação de mais um excelente projeto!


 Beyond The End (2004)

01 - Heaven's Cage
02 - Bleed
03 - Never Forget
04 - Karma
05 - Dark Western
06 - Sengir Vampire
07 - Sufferahs
08 - Beyond The End
09 - Diamond
10 - My Eyes Have Seen You

Nenhum comentário:

Postar um comentário