Social Icons

domingo, 30 de março de 2014

King of Asgard - Discografia

Se tem uma banda dos tempos atuais que conquistou grandes massas, aproximou mais headbangers ao Metal Extremo e é uma das grandes responsáveis pela disseminação e popularização da temática viking, certamente, ela é o Amon Amarth. Seu avassalador Melodic Death Metal (que ao contrário das bandas comuns do gênero, é pesado e esmagador) se tornou uma constante na mídia e na língua dos fãs. Com tanta aclamação, é comum que os curtidores do gênero procurem algo parecido para se satisfazerem ainda mais. Afinal, por mais incrível que uma banda seja, só nos saciamos quando conhecemos um número de outras que seguem a mesma linha. E seguindo a trilha da banda de nome númenoriano, é possível localizar o King of Asgard, compatriotas que dotam de toda a majestade que a Suécia tem a oferecer nessa vertente que tanto domina.
Existe muita confusão acerca do Amon Amarth, com muitas pessoas não muito ligadas em rótulos dando-os o título de Viking Metal por causa da temática. Mas na verdade, fazem Melodic Death Metal com temas vikings apenas. Se a temática fossem egípcios, a sonoridade soaria da mesma forma. Agora, o King of Asgard faz um pouquinho diferente, sem se desviar muito. Eles sim tocam Melodic Death Metal com elementos de Viking Metal. São apenas elementos, mas dá diferenciação: os tímidos resquícios que aludem ao Folk, a atmosfera criada, os backing vocals guerreiros, os rastros de Black Metal...
Formado em 2008 na localidade de Mjölby, o King of Asgard teve início por iniciativa do vocalista e guitarrista Karl Beckmann, que juntou forças com Karsten Larsson, amigo baterista de longa data com quem também havia trabalhado na banda Mitholyn. A intenção era retratar as suas próprias raízes, sua antecedência, por isso o tema viking foi escolhido.
A princípio, apenas com os dois na formação, Karl Beckmann também cuidava das linhas de baixo. Dessa forma, compuseram algumas músicas e as lançaram de forma independente em janeiro de 2009 através da demo "Prince of Märings", que contém sete faixas. Mais tarde naquele ano, a dupla se tornou trio com a chegada do baixista Jonas Albrektsson, e a demo despertou o interesse do selo alemão Metal Blade Records, com quem os suecos prontamente assinaram.
Os trabalhos de composição do debut tiveram sequência, até que em março de 2010, entraram no Sonic Train Studios em Varberg para as sessões de gravação. Logo mais, em agosto, "Fi'mbulvintr" foi lançado. Trata-se de um exímio Melodic Death Metal com elementos Vikings, pesado e agressivo, com abordagem direta, mas direta até demais, pois solos são inexistentes. Ainda assim é um registro excelente que retrata exatamente o que fãs de Amon Amarth devem procurar. Naturalmente, o trabalho colheu positivas críticas e teve boa repercussão. Mesmo assim, a banda ainda sentia a necessidade de um segundo guitarrista, principalmente para dar base e peso às futuras apresentações ao vivo. Daí, apenas dias depois do lançamento, Lars Tängmark foi recrutado. Como consequência, passaram a ter agenda de shows, apresentando-se em diversos festivais e clubes ao longo dos anos de 2010 e 2011.
Em paralelo, o conjunto encaixava tempo para desenvolver o segundo álbum de estúdio. Tudo ficou pronto no início de 2012, e em abril entraram no mesmo estúdio para gravar. "...To North" chegou então em julho, apresentando uma banda que arrisca um pouco mais, com elementos extras. Não se difere tanto do primeiro álbum, mas chegam a arriscar um solo, acrescentam elementos de Black Metal mais vibrantes, têm mais peso e riffs melhor construídos. É menos melódico, mais "fechado", mais maduro, um pouco mais difícil de assimilar, por sua atmosfera bem mais densa na primeira metade, enquanto na segunda um lado mais melódico e mais Viking se manifesta. Mais um excelente álbum.
Por enquanto, é tudo o que o King of Asgard tem a oferecer. Não é uma banda protagonista do gênero, mas mesmo situando-se na "periferia", é foda e agrada a quem anseia por Viking Metal. Acredito que o primeiro álbum seja melhor para uma primeira degustação, por ser um pouco mais aberto e mais próximo do Amon Amarth.


 Fi'mbulvintr (2010)

01 - Intro
02 - Einhärjar
03 - Vämods Tale
04 - The Last Journey
05 - Never Will You Know of Flesh Again
06 - Wrath of The Gods
07 - Snake Tongue
08 - Brethren of The North
09 - Day of Sorrow
10 - Lingering A Sacred Ground
11 - Heroes' Brigade
12 - Strike of The Hammer
13 - Fi'mbulvintr (Outro)


 ...To North (2012)

01 - Onset of Ragnarök
02 - Nine Worlds Burn
03 - The Dispossessed
04 - Gap of Ginnungs
05 - Bound To Reunite
06 - Nordvegr
07 - Up On The Mountain
08 - Plague-Ridden Rebirth
09 - Harvest (The End)
10 - ...To North
11 - Vinterskugge (Isengard Cover)

Download

 Karg (2014)

01 - The Runes of Hel
02 - The Trickster
03 - Highland Rebellion
04 - Remnant of The Past
05 - Omma
06 - The Heritage Throne
07 - Huldran
08 - Rising
09 - Total Destruction

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário