Social Icons

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Perc3ption - Discografia

E que tal mais um som brasileiro? Que tal mais uma banda de qualidade, que reafirma o que muitos de nós pensamos sobre o fato de que, em todos os gêneros, o Metal brasileiro manda vê, só precisando de mais apoio e divulgação? Pois é... mais uma banda de qualidade vem subindo a íngreme ladeira rumo ao topo - ou pelo menos próximo dele - em um país onde o Heavy Metal não é música popular e o apoio vem com suor, o que torna essa ladeira ainda mais íngreme e com menos apoios para pés e mãos. Logo, é necessário usar a mente para saber onde se apoiar nessa subida de poucos apoios, e ter o cuidado para não pisar em falso e cair. O Perc3ption é mais uma banda de excelente qualidade que dispõe-se a esse risco, e a harmonia de suas músicas os torna dignos de apoio.
Essa banda vai agradar muito à galera que gosta do harmonioso híbrido do Power Metal com o Progressive Metal. Os caras são oriundos da capital paulista, e a banda foi dada à luz em 2006 a partir do falecimento da banda de Heavy Metal chamada Travil, de Itapetininga, quando o guitarrista Glauco Barros e o baixista Thariel Manteiga decidiram dar início a uma nova banda juntos. Não levou muito tempo para a primeira formação tomar forma com o ingresso de Danilo Moraes (ex-Scarekrow) no vocal, Rick Leite (ex-Scarekrow) na guitarra e André M. Xavier (Vulture) na bateria. O propósito inicial era dar continuidade ao que era feito no Travil, começando por tocar as músicas daquela banda, bem como outros covers.
Entrando no ano seguinte, os ventos começaram a soprar mais forte sobre as velas cheias dos músicos, que perceberam que podiam arriscar mais ao escrever músicas autorais. Foi aí que nasceu oficialmente o Perc3ption. Os tempos que se seguiram, estendendo-se até 2008, foram marcados pela composição de algumas músicas e pelas apresentações em vários festivais do interior paulista.
Já o ano de 2009 viu a primeira baixa na formação através da retirada do vocalista Danilo Moraes. Mas o músico deixou um 'filho': sua gravação do ótimo EP que foi lançado logo em seguida, chamado "Insights": o primeiro registro da banda.
Foi questão apenas de seguir criando novas canções para compor um 'full-length' até o ano de 2012, e também de achar novos integrantes e reconfigurar a banda. Em 2010 chegou o vocalista Luiz Poleto, que até chegou a sair em 2012, mas retornou em 2013. Outras saídas marcantes foram as do baixista e fundador Thariel Manteiga (que substituído por Pedro Sant'Anna, mas acabou por também sair) e do baterista André Xavier. Em 2012 o line-up fechou novamente com a entrada de Wellington Consoli no baixo e Peferson Mendes nas baquetas.
O resultado da formação e dos trabalhos de pelo menos 3 anos veio em 2013, atendendo pelo nome de "Reason and Faith", o primeiro álbum dos paulistanos. Trata-se de um trabalho independente, contudo, de produção finíssima e muita qualidade musical por parte dos músicos. É um excelente - e também típico, há de ser dizer - Progressive Power Metal onde cada gênero se doa de uma forma e gera músicas de 6 minutos de duração pra lá. A sonoridade melódica com riffs de guitarra pesados e variantes que te remexem, com solos velozes e bateria energeticamente pegada é sustentada por sublimes teclados que me lembram um pouco ao Angra à época de "Rebirth" e "Hunters and Prey", e por hora tomam a cena com algum efeito parecido com piano que propiciam um ar diferente e misterioso ao meio. O estilo vocal de Luiz Poleto cai como uma luva na sonoridade. Canta frequentemente em tom alto, eleva ainda mais com facilidade, insere alguns drives e demonstra fôlego. A combinação de todos os elementos é de fato positiva e resultou em um excelente álbum de estreia que tem evidente capacidade de agradar e até viciar aqueles que procuram e gostam de algo assim.
Uma coisa interessante e engraçada que aconteceu também no ano de 2013 é a merecida inclusão na coletânea "Power Prog Compilations: Prog Rocks!", do selo alemão Power Prog, com a faixa "Surrender". O que torna isso engraçado é que eu essa coletânea aqui no Warriors Of The Metal em setembro de 2013, e a partir dessa postagem é que a banda foi saber que eles haviam sido incluídos! Muito bacana! É algo merecido em vista da qualidade musical desses rapazes!
Em 2014, infelizmente, o vocalista Luiz Poleto resolveu seguir caminhos diferentes dos da banda devido à divergência de ideias quanto ao direcionamento que o Perc3ption vinha tomando. Por isso, mais tarde naquele ano, a busca por um novo vocalista resultou no recrutamento do talentoso Raphael Dantas (Andragonia, ex-Caravellus). Com ele, portanto, os paulistas lançarão o próximo álbum de estúdio, que promete ser forte! A previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2015.


 Insights (EP) (2009)

01 - ESP
02 - Second War
03 - The Third Eye
04 - Damned Destination


 Reason and Faith (2013)

01 - Trust Yourself
02 - Nonexistence
03 - Surrender
04 - Dead Man In Me
05 - Feeding On Living Blood
06 - Illuminati
07 - Master of Illusions
08 - Suspension of Disbelief
09 - Beyond The End of Life


Nenhum comentário:

Postar um comentário