Social Icons

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Eyes of Noctum - Discografia

Todos sabemos que existem inúmeras bandas ao redor do globo com tanta qualidade quanto bandas mais famosas, mas que por diversos fatores não conseguem ter uma divulgação efetiva para que venham a ser mais conhecidas. Isso é história muito conhecida em nosso meio. Por outro lado, da mesma forma que costumamos precisar do QI (Quem Indica) para conseguir uma entrevista de emprego para uma empresa, tem bandas que se sobressaem pelo simples fato de algo influente e conhecido atrair os olhares em sua direção.
Eyes of Noctum não é exatamente um grupo amplamente conhecido, mas sem dúvidas seriam menos se o líder da banda não fosse filho de um ator famoso, não importando o nível da sonoridade (que no caso atual, é alto). Todos assistimos à mídia videográfica por meio de filmes, seriados, novelas, e certos atores são estrelas, fazendo com que mesmo que não sejamos tão ligados ao meio, conheçamos os atores de rosto e nome. Esse caso se aplica aqui.
Essa delícia de banda de Symphonic Black Metal foi fundada por Weston Coppola Cage, filho de Nicolas Cage, mundialmente conhecido por atuar em filmes como "Despedida Em Las Vegas", "O Senhor das Armas", "Motoqueiro Fantasma". Além disso, Weston também é afilhado de Shagrath (Dimmu Borgir), que casou-se com sua mãe, ex-mulher de Nicolas. Sinceramente, quando descobri que ele tinha uma banda fiquei surpreso, e mais ainda quando conferi o quão foda ela é. Mas no 'mundo aberto', Weston Cage é melhor conhecido como o filho de Nicolas Cage, bem como por seus problemas sociais e psicológicos, passagens por clínicas de reabilitação e até por já ter sido preso algumas vezes. Violência doméstica contra sua mulher foi um dos motivos. Bom... personagem perfeito para o Black Metal, não?
Pois é. No ano de 2005 em Los Angeles, na Califórnia, a banda teve início e Weston iniciou a busca por membros para compôr o line-up. Algumas idas e vindas ocorreram através dos anos, até que a estabilidade foi selada em 2009 com Weston no vocal (sob o pseudônimo Arcane), Asmodeus e Vardar nas guitarras, Moloch no baixo, Donner na bateria e Templar nos teclados. Ainda no mesmo ano, um contrato foi assinado junto à Morbid Rose Records, e os caras entraram no Studio Fredman, em Gotemburgo, Suécia, para a gravação do debut, que já vinha tomando forma desde 2008, possivelmente.
Produzido por Fredrik Nordström (HammerFallDimmu BorgirIn Flames), o maravilhoso debut "Inceptum" saiu da escuridão no dia 14 de fevereiro de 2009. O resultado é impressionante, capaz de agradar aos mais exigentes do gênero. Na verdade, o som é tão bem feito, brutal e envolvente que as participações especiais dos bateristas Snowy Shaw (ex-Dream Evil, ex-Mercyful Fate, entre outras) e Hellhammer (Mayhem) em algumas faixas servem 'apenas' como aditivos, não desviando para si o poder do trabalho.
A sonoridade é um poderoso Symphonic Black Metal da mais alta qualidade. A começar pelo vocal de Arcane, mostrando-se absolutamente imperativo e versátil. Sua voz alterna desde um fechado e monstruoso gutural fechado até um gutural rasgado mais ríspido e sofrido. Muita brutalidade e autoridade na instrumentação também marcam o trabalho. Através de uma bateria socada e participativa, pesados riffs de guitarra, e uma atmosfera arcaica, cavernosa, e 'grega' (como certos trabalhos de Rotting Christ e Septicflesh, por exemplo) criada pelos densos e obscuros efeitos dos teclados, o instrumental se funde com perfeição aos vocais. Tantos momentos de grande peso também são momentaneamente quebrados, hora por rápidos e habilidosos solos melódicos de guitarra, hora por pianos. Existem momentos que até mesmo acontece uma cadenciada geral, lindamente interpretada por mais uma cartada na manga de Arcane: seu grave vocal limpo. Soando de forma mais Alternativa e arrastada, esse lado limpo e dopante causa uma inesperada mudança nas correntes de ar, lembrando até mesmo a vocalistas como Tomi Joutsen (Amorphis), realçando a autenticidade do gênero, que no caso, é executado de forma exemplar.
Após o lançamento, o guitarrista Asmodeus saiu, cedendo vaga para Neboran. Já em 2010, foi a vez do baixista Moloch sair. Este não foi substituído, contudo. A essa altura, o Eyes of Noctum já estava se encaminhando para o seu fim.
Possivelmente devido ao abuso das drogas e por mais uma prisão, Arcane, ou Weston Cage, não mais teve como prosseguir com a banda. Seu fim foi portanto anunciado em 2012. Uma pena, de verdade, pois "Inceptum" é do caralho, é fantástico.
Em 2011, Weston havia iniciado um projeto com Apophis, um amigo marroquino baixista, o Arsh Anubis, por onde tocam o que pode ser chamado de Middle Eastern Black Metal. É um Black Metal com veias egípcias e desérticas. Um novo começo para Weston Cage. Mas o Eyes of Noctum, infelizmente, teve seu fim prematuramente. Apesar disso, é recomendadíssimo. Foda pra caralho!


 Inceptum (2009)

01 - Inceptum
02 - Eyes of Noctum
03 - Devil's Wind
04 - God's Second Hand
05 - Declaration of War
06 - Thy Fire Within
07 - The Renaissance Prosperity
08 - Venomous Desire
09 - Annihilate
10 - Garden of Temptation
11 - Phantasma Nocturna


Nenhum comentário:

Postar um comentário