Social Icons

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ava Inferi - Discografia Comentada

Nem só de Moonspell vivem os portugueses, mesmo no Gothic Metal. É natural falar do Moonspell quando pensamos no Metal português, mas outras bandas naquele país também são dignas de atenção, embora não sejam tão conhecidas, pelo menos não muito no Brasil. É uma pena, pois são bandas de muita qualidade e dignidade. Um desses casos é o Ava Inferi, detentor de um puro e limpidamente escuro Gothic Metal. O som é maravilhosamente noturno, cadenciado e melancólico, e a vocalista, bastante expressiva. O vocal de Carmen é equilibrado e habilidoso, e ressoa de forma suave e etérea. Numa atmosfera de escuridão, soa até de forma dramática!
Fundado em 2005 pelo guitarrista norueguês Rune Eriksen (Aura Noir, ex-Mayhem e Testimony) e pela vocalista portuguesa Carmen Susana Simões (ex-Aenima),o grupo nasceu em AlmadaPortugal, já com uma proposta clara e definida em mente. Ainda no mesmo ano, recrutaram o baixista Jaime S. Ferreira e o baterista João Samora, e os trabalhos de composição tiveram início.
Graças à já construída influência de Eriksen no meio metálico, o Ava Inferi conseguiu logo de cara um contrato com um selo expressivo: o Season of Mist. Através dele foi lançado, já em 2006, o debut "Burdens". De fato, um ótimo primeiro lançamento, mas ainda não o melhor. Apesar de ser digno de positivas críticas, ele ainda é um pouco humilde e hesitante. Contudo, serviu para mostrar que tinham condições de lançar discos melhores, o que fatalmente aconteceria.
O ano de 2007 viu duas coisas interessantes para a banda, e no mesmo mês. Em outubro, foi a vez do sublime "The Silhouette", segundo álbum de estúdio ser lançado. Concominantemente, o Moonspell lançou o álbum "Under Satanæ", que conta exatamente com a participação de Carmen nos vocais.
O terceiro álbum chegou em 2009, sob o nome "Blood of Bacchus". Esse já se mostra mais atraente e coeso, uma vez que é mais forte e conta com criativos sons complementares, sugerindo maior criatividade e atenção nos detalhamentos da sonoridade. As habilidades vocais de Carmen também apresentam expansão, já que ela passa a usar com certa frequência um princípio de vocal lírico em certas elevações de notas que contribui para que as músicas soem de forma mais melancólicas.
Já no ano seguinte, André Sobral entrou na banda como segundo guitarrista. Agora como quinteto, os portugueses lançaram o quarto e último álbum "Onyx" em 2011, mantendo a fidelidade de seu anterior, fazendo desses dois últimos discos os melhores da banda, na minha opinião. Ao contrário da progressão de melhorias nas composições que vinham acontecendo ao longo dos três primeiros álbuns, "Onyx" já não apresenta tantos avanços, apesar de ser maravilhoso. Isso se deve ao fato de que a banda estava no início de seu fim.
Antes de encerrar suas atividades, o conjunto ainda teve uma alteração na formação, ocasionada pela saída do baixista Jaime S. Ferreira em 2011. Pouco depois, Joana Messias ficou com a vaga, mas o clima negativo que pairava sobre a banda não os permitiu que tivessem ânimo para seguir em frente. Chegaram a compôr material para um álbum subsequente, mas o clima já não mais existia. Com isso, em maio de 2013, o fim do Ava Inferi foi anunciado.
Eles não tiveram fim selado por brigas e desentendimentos, mas por simplesmente perderem a inspiração de continuar aquilo que estavam fazendo. Mesmo com a banda crescendo, as vendas aumentando, mais shows sendo feitos e tudo mais, quando não há mais inspiração, não adianta, nada funciona. Por isso, largando o próximo álbum pela metade, tudo acabou.
Existe ainda um certo ar de que pelo menos essas composições serão concluídas e lançadas, mas nada realmente certo. Uma pena que uma banda que vinha crescendo, com lançamentos cada vez melhores, tenha acabado. Mas os registros deixados são realmente excelentes. Em especial "Blood of Bacchus" e "Onyx", são maravilhosos!

|    Facebook Page    |    Bandcamp    |


 Burdens (2006)

01 - Ava Inferi
02 - The Shrine
03 - A Glimpse of Sanity
04 - The Wings of Emptiness
05 - Sinisters
06 - Vultos
07 - Fate of Mountains

Ouvir (YouTube)
Ouvir (Spotify)

 The Silhouette (2007)

01 - A Dança das Ondas
02 - Viola
03 - The Abandoned
04 - Oathbound
05 - The Dual Keys
06 - Wonders of Dusk
07 - La Stanza Nera
08 - Grin of Winter
09 - Pulse of The Earth

Ouvir (YouTube)
Ouvir (Bandcamp)
Ouvir (Spotify)

 Blood of Bacchus (2009)

01 - Truce
02 - Last Sign of Summer
03 - Colors of The Dark
04 - Black Wings
05 - Appeler Les Loups
06 - Be Damned
07 - Tempestade
08 - Blood of Bacchus
09 - Memoirs

Ouvir (YouTube)
Ouvir (Bandcamp)
Ouvir (Spotify)

 Onyx (2011)

01 - Onyx
02 - The Living End
03 - A Portal
04 - ((Ghostlights))
05 - Majesty
06 - The Heathen Island
07 - By Candlelight & Mirrors
08 - Venice (In Fog)

Ouvir (YouTube)
Ouvir (Bandcamp)
Ouvir (Spotify)

Nenhum comentário:

Postar um comentário