Social Icons

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Vulture - Discografia

Vulture é conhecido entre os bangers adeptos do Death Metal e ligados no que o Brasil tem de interessante para oferecer no gênero. Seu excelente som remetendo a um Death Metal mais Old School e mais sujo é atraente para aqueles que curtem uma sonoridade que soe de forma underground, e como adicional, brasileira.
Inicialmente conhecido como Damnation, o projeto foi fundado em 1995 por Marcelo Machado Brizzotti no (vocal e bateria) e Adauto Medeiros Xavier (guitarra) na cidade de Itapetininga, no Estado de São Paulo. O nome atual foi alterado já no ano seguinte, em 1996, após a primeira alteração no line-up, que consistiu na saída de Marcelo e entrada de do baixista e vocalista Lucas Guidi e do baterista Leandro Rodrigues. Sem delongas, o grupo prontamente inicia a composição de suas próprias canções, que vieram a ser incluídas em sua primeira demo intitulada "Demo Ensaio 96", que saiu no mesmo ano.
Duas outras demos ainda vieram a ser lançadas antes da saída do baterista Leandro e da chegada do guitarrista Yuri Schumann e do baterista André Barros: "Dreams of Despair", em 1998, e "Death Metal Live", em 1999.
Já com a 'nova' formação, saiu apenas mais uma demo de nove faixas em 2000, intitulada "A Call For The Ancients", marcando o início dos moldes mais 'profissionais' da banda, através da maturidade.
A seguir, mais mudanças: o baterista André Barros saiu, cedendo vaga para André Xavier (irmão de Adauto). Com ele, veio também o baixista Felipe Camargo Munhoz, ocupando a vaga de Lucas Guidi, que também saiu. Lucas era baixista e vocalista. Suas funções foram divididas entre Felipe e Adauto, o primeiro ficando com o baixo, e Adauto assumindo integralmente o vocal. Essa foi a formação que lançou mais uma demo, dessa vez intitulada "Hellraised Abominations", em 2002. Ela teve excelente repercussão, rendendo positivas críticas da mídia e rendendo shows não apenas em São Paulo, mas também em estados das redondezas.
O ano de 2003 foi marcado pela inclusão de algumas faixas nas coletâneas nacionais "Black World Compilation" e "Valhalla Demo Section", bem como pela saída do recém ingressado baixista Felipe, alegando razões pessoais. O Vulture permaneceu sem baixista até 2004, quando chamaram Max Schumann (irmão de Yuri) para assumir a posição. Portanto, a banda passou a contar, peculiarmente, com duas duplas de irmãos: Adauto e André Xavier no vocal e bateria, respectivamente, e Yuri e Max Schumann na guitarra e baixo, também respectivamente. Finalizando a sessão quase interminável de demos, o grupo lançou "Evil War Domination". Infelizmente, encontrei apenas a primeira demo para download!
Com formação finalmente estabilizada, os itapetininguenses assinaram com a Die Hard Records em 2005, e enfim caçaram o estúdio para gravar o excelente e porradeiro debut "Test of Fire", que veio a ser lançado ainda naquele ano. Novamente rendendo positivas criticas da mídia e bom feedback do público, o Vulture saiu em uma pequena turnê de divulgação no disco, não temendo tocar o setlist inteiro.
Inspirados e empolgados, os rapazes voltaram ao estúdio em 2007 para gravar seu próximo álbum. Novamente via Die Hard, "Through The Eyes of Vulture" saiu em 2008 com uma atitude muito mais respeitosa que seu antecessor. A produção é melhor, a composição é mais desenvolvida, as músicas são esmagadoras. Percebe-se claramente o quão mais energéticos os caras ficaram: o vocal de Adauto se tornou mais raivoso, a guitarra de Yuri passou a solar com mais frequência e habilidade, a bateria de André é lotada de viradas, levando uma verdadeira surra, e todo o caotismo ainda abre espaço para Yuri se destacar em seu baixo, como na faixa "Godless Age". Um dos destaques desse maravilhoso disco é a última faixa, "Abençoado Seja O Homem Ateu", trazendo um interessante teor crítico que recebeu até videoclipe em 2010.
A turnê que se sucedeu foi recheada. O conjunto passou a contar com uma gama maior de shows e em mais cidades do território nacional, inclusive abrindo para bandas como Torture SquadVulcanoDark FuneralKorzusBelphegor, entre outras.
Enquanto trabalhavam na composição do terceiro álbum de estúdio, a banda manteve o embalo lançando em 2011 uma prévia de como ele viria a ser. Trata-se do EP independente "Murderous Disciples", que pode ser tratado como um prelúdio para o álbum "Destructive Creation". Dessa vez lançado via Sacramental Records, o terceiro álbum de estúdio da carreira do quarteto conta novamente com uma sonoridade fodaça e agressiva, porém, um pouco mais cadenciada. A qualidade se mantém, o peso continua satisfatório, porém, muitas passagens estão menos brutais e entregando um ar de feeling tanto nos riffs gerais quanto em alguns solos.
Cá está, portanto, uma banda de qualidade positivamente absurda direto do interior paulista. O Vulture merecia estar em um patamar mais elevado do que o que se encontra, pela qualidade e dedicação de seu som. Seus álbuns são poderosos e de duração extensa, sempre rondando em torno de 60 minutos de duração. Certamente, um prato cheio pra quem gosta de um bom Death Metal de ar mais tradicional, e mais uma amostra de que bandas de qualidade não faltam no território nacional, em todas as vertentes.


 Demo Ensaio 96 (Demo) (1996)

01 - Sword of Thunder
02 - The Death
03 - Deads In Dawn
04 - Torments of War
05 - Brutal Wrath
06 - Through The Eyes of Vulture
07 - Countess Bathory (Venom Cover)


 Test of Fire (2005)

01 - Lobotomy
02 - Evil War Domination
03 - Dead Man Walking
04 - Silence of The Lambs
05 - Walls of Flesh
06 - Vicious Void
07 - Empalação Brutal
08 - Reanimator
09 - World of The Fallen


 Through The Eyes of Vulture (2008)

01 - Where The Vulture Sleeps
02 - Goodless Age
03 - Cold Air
04 - Diemocracy
05 - Blessedness Thru Emptyness
06 - Legacy of Cain
07 - Dark Visions
08 - Your Savior Will Never Come
09 - Unholy Truth
10 - Strong As A Storm
11 - Under The Blackest Horizon
12 - Abençoado Seja O Homem Ateu


 Murderous Disciples (EP) (2011)

01 - Murderous Disciples
02 - Riders of A New Age
03 - When Time Flees


 Destructive Creation (2012)

01 - Night of The Unholy Flame
02 - All Falls Down
03 - Murderous Disciples
04 - Riders of A New Age
05 - When Time Flees
06 - No Way To Follow
07 - Alignment 2012
08 - A Step To Hell
09 - Blasphemy Life
10 - Carrasco de Si Mesmo


Nenhum comentário:

Postar um comentário