Social Icons

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Grim Reaper - Discografia

New Wave of British Heavy Metal foi um movimento importante na história do Metal, uma vez que "esmerilhou" as rebarbas brutas do gênero Heavy Metal, que estava perdendo espaço para o movimento Punk, cada vez mais forte. Ele foi importante para adicionar mais peso e velocidade à musicalidade (vide Venom), fazendo do Metal um gênero com novos patamares, criando nova base para bandas futuras, que muito se influenciaram no movimento, dando origem não apenas a novas bandas de Heavy Metal, mas a vertentes completamente novas.
Infelizmente, algumas bandas são conhecidas demais, e outras, nem tanto. É fato que o Iron Maiden é o rei do movimento, a banda mais relevante. O Judas Priest "rivaliza" o trono com o Maiden entre os fãs, mas há controvérsias sobre se fazem parte do movimento ou não, pois o Judas surgiu em 1969 e começou a lançar álbuns em meados da década de 70, e considera-se que o movimento da Nova Onda do Heavy Metal Britânico tenha iniciado no fim daquela década.
Outros conjuntos muito conhecidos, porém menos que os dois maiores, são Diamond HeadRavenGirschoolSamsonAngelwitch, e ainda muito conhecida, o Saxon. Muitos chegam a dizer que não é justo que o Saxon não tenha o reconhecimento merecido.
Infelizmente, apesar de ser um movimento lindo, poucas bandas recebem realmente destaque, e muita coisa boa ficou no underground. O excelente Grim Reaper é mais um desses casos que poderia ter despontado mais, até por terem começado bem promissores e executarem uma sonoridade forte, com rápidos solos e um vocalista foda como o Steve Grimmet. Seu vocal é firme, com um sublime rasgado e muita facilidade para elevar os tons, naquele estilo todo NWoBHM. Se você nunca ouviu a banda e quer ter uma boa ideia de como ele canta, basta lembrar o Paul Di'Anno (primeiro vocalista do Iron Maiden) na época do homônimo de 1980 e "Killers" de 1981 (hoje em dia sua postura é mais Hard Rock). Steve é uma versão melhorada e mais técnica do ex-frontman de uma das maiores bandas do gênero.
Foi no ano de 1979 em Droitwich, na Inglaterra, que o Grim Reaper surgiu, fundado pelo guitarrista Nick Bowcott. Por sinal, seu primeiro line-up consistiu em Paul DeMercado no vocal, Nick Bowcott na guitarra, Dave Wanklin no baixo e Adrian Jacques nas baquetas. Esse foi o quarteto que lançou a primeira demo "Beem 'Em Dry", em 1981.
Todavia, houve mudanças. No ano seguinte já contavam com Steve Grimmet na linha de frente, o que deu maior poder e visibilidade à banda, devido à sua notável voz. A primeira coisa lançada com ele também foi uma demo, intitulada "For Demonstration Only", em 1982. Isso provavelmente deu ao grupo a confiança a participar do concurso Battle of The Bands, que contou com mais de 100 bandas disputando um contrato profissional. O Grim Reaper venceu e obteve o contrato com a Ebony Records, abrindo caminho para a produção e lançamento de seu excelente debut "See You In Hell", que chegou em 1983, e foi distribuído a nível mundial em 1984 pela RCA Records (por isso algumas fontes dizem que o disco é de 1983, e outras, de 1984). O disco foi muito bem sucedido, rendendo inclusive uma turnê mundial.
Não tardou e, já em 1985, um novo álbum foi lançado; dessa vez o fodaço "Fear No Evil", agora contando com Mark Simon na bateria, e seguindo o mesmo estilo do antecessor, mas com músicas mais convidativas e melhor produção. Vale perceber, também, o amadurecimento do vocal de Steve Grimmet, que se mostra um pouco mais ousado.
Era para ter saído já em 1986, mas o terceiro álbum de estúdio dos britânicos demorou quase dois anos para ser lançado, devido a conflitos legais com a Ebony Records. Por isso, "Rock You To Hell" foi lançado em setembro de 1987 pela RCA Records. Nota-se uma certa mudança na sonoridade, apesar de manter o típico Heavy Metal do Grim Reaper. O tradicional estilo recebe elementos mais velozes em sua sonoridade, com solos rápidos e músicas mais aceleradas, interpretadas por um vocal ainda mais ousado, técnico e alto por parte de Steve, demonstrando muita habilidade.
Com o Grim Reaper despontando e aumentando as vendas, principalmente pelo caráter um pouco mais comercial de "Rock You To Hell", a banda tinha tudo para continuar forte. Todavia, os problemas com a Ebony Records continuaram, impedindo a produção do quarto álbum, que estava prestes a começar e se chamaria "Nothing Whatsoever To Do With Hell". O grupo não resistiu e veio a se dissolver em 1988.
Nos tempos que se sucederam, os integrantes, agora "desempregados", passaram a se dedicar a outras atividades e projetos paralelos. Apenas dois se mantiveram na música: Steve Grimmet e Nick Bowcott. O primeiro liderou o Onslaught e Lionsheart, e o último se tornou compositor independente e contribuinte de revistas como Circus e Guitar World. Parecia que tudo ficaria assim.
Felizmente, o silêncio foi quebrado em 2006, quando a ressurreição foi anunciada, mas sem contar com o guitarrista e fundador Nick Bowcott (por isso o novo nome Steve Grimmet's Grim Reaper). A formação consistia em Ian Nash na guitarra, Richard Walker no baixo e Peter Newdeck na bateria, além de, claro, Steve Grimmet no microfone. Os caras saíram se apresentando em diversos festivais pela Europa nos anos seguintes, obtendo positiva receptividade do público. Em 2008 o baixista Richard Walker saiu, cedendo vaga para Chaz Grimaldi. O mesmo ocorreu com Pete Newdeck, que deixou seu posto em 2010 e Mark Rumble ocupou o vazio. Todos os membros além de Steve Grimmet não são oficiais ainda, são apenas contratados para as performances ao vivo.
A boa notícia é que a banda estava produzindo um novo álbum em 2013, o que cria a expectativa de que ele seja lançado em 2014, quebrando um jejum que terá completado 27 anos, caso o lançamento realmente venha a acontecer no ano esperado. O máximo que aconteceu após o "Rock You To Hell" foi o lançamento da compilação "Best of Grim Reaper" em 1999, via RCA Records. Resta torcer para mais um excelente álbum seja lançado, pois a banda é foda e merece continuidade, pois seu fim por conflitos legais com gravadora foi injusto, ao meu ver.


 Bleed 'Em Dry (Demo) (1981)

01 - Intro/The Reaper
02 - Street Lady
03 - Maggy (You're Gone)
04 - Lovin' You
05 - Bleed 'Em Dry
06 - Ride Me
07 - Leaving


 For Demonstration Only (Demo) (1982)

01 - Entrance
02 - All Hell Let Loose
03 - Loser In Love
04 - Liar


 See You In Hell (1983)

01 - See You In Hell
02 - Dead On Arrival
03 - Liar
04 - Wrath of The Reaper
05 - Now Or Never
06 - Run For Your Love
07 - The Show Must Go On
08 - All Hell Let Loose


 For Demonstration Only (Demo) (1983)

01 - See You In Hell
02 - Suck It and See
03 - Now Or Never


 Fear No Evil (1985)

01 - Fear No Evil
02 - Never Coming Back
03 - Lord of Darkness (Your Living Hell)
04 - Matter of Time
05 - Rock & Roll Tonight
06 - Let The Thunder Roar
07 - Lay It On The Line
08 - Fight For The Last
09 - Final Scream


 Rock You To Hell (1987)

01 - Rock You To Hell
02 - Night of The Vampire
03 - Lust For Freedom
04 - When Heaven Comes Down
05 - Suck It and See
06 - Rock Me 'Till I Die
07 - You'll Wish That You Were Never Born
08 - Waysted Love
09 - I Want More


 Best of Grim Reaper (Compilation) (1999)

01 - See You In Hell
02 - Fear No Evil
03 - Rock You To Hell
04 - Wrath of The Ripper
05 - Lust For Freedom
06 - Never Coming Back
07 - All Hell Let Loos
08 - The Show Must Go
09 - Let The Thunder Roar
10 - Run For Your Life
11 - Waysted Love
12 - Now Or Never
13 - Fight For The Las
14 - Dead On Arrival
15 - Lay It On The Lin
16 - Suck It and See
17 - Final Scream


Nenhum comentário:

Postar um comentário