Social Icons

domingo, 8 de dezembro de 2013

Blue Öyster Cult - Discografia Comentada

Em 1967 surgia em Nova Iorque, Estados Unidos, um conjunto que se tornaria muito relevante para os amantes da música pesada, apesar da forte concorrência que enfrentou, em uma época em que foram lançados discos e surgiram bandas que estão presentes até hoje nas paradas de sucesso. No início, o conjunto se chamava Soft White Underbelly e era formada por Les Bronstein (vocal), Donald Roeser (guitarra), Alan Lanier (teclados),  Andy Winters (baixo) e Albert Bouchard (bateria). Ainda no começo de suas atividades, Les Bronstein dá seu lugar para Eric Bloom e o conjunto muda seu nome para Oaxaca.
Nos dois primeiros anos de sua existência, o conjunto somente encontrou portas fechadas, pois nenhuma gravadora se interessava pelo som banda, que tinha forte influência do Rock Britânico, mas um pouco mais pesado. A banda conseguiu lançar apenas uma single, quando se chamava Stalk Forrest Group.
Em 1972, a gravadora Columbia resolveu investir na banda e eles mudaram mais uma vez o seu nome , dessa vez Blue Öyster Cult. Ainda em 72 e com Joe Bouchard no baixo, lançaram seu debut, homônimo, e apesar daquele ano acabar sendo marcado por pérolas como Machine Head (Deep Purple), Vol.4 (Black Sabbath), Vol. 4 (Led Zeppelin), Demons & Wizards/The Magician’s Bithday (Uriah Heep), entre outras, o Blue Öyster Cult obteve um resultado aceitável.
Embalado por clássicos como Cities On Flame With Rock And Roll, Stairway To The Stars e Then Came The Last Days Of May, o álbum trazia um Hard Rock pesado e com faixas maduras, o que seria uma constante na carreira da banda que adorava temas como horror e ficção científica, inspirada por escritores como H. P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Stephen King. As músicas giram em torno de monstros lendários, maldições, vampiros e ocultismo, o que a fez se destacar perante os seus "concorrentes".
Apesar da repercussão mediana, a banda excursionou ao lado de nomes como Mahavishnu Orchestra, The Byrds e Alice Cooper.
Tyranny And Mutilation, de 1973, manteve a pegada do primeiro álbum e teve a participação especial de Patti Smith, que contribuiria com a banda dali em diante. O disco tem como destaque as faixas The Red And The Black e Baby Ice Dog.
Novamente, o BOC obteve uma aceitação média, o que somente mudaria no disco seguinte: Secret Treaties, de 1974. O álbum seria o primeiro a elevar o patamar do BOC, sendo considerado pela grande maioria, como o trabalho mais significante da carreira da banda. Sucesso de crítica e público, o álbum contava com grandes hits, como: Career Of Evil, Subhuman, Astronomy e Harvester Of Eyes. Secret Treaties ultrapassou o oceano, sendo tão reverenciado no Reino Unido que uma publicação britânica o elegeu como "o melhor disco de Rock de todos os tempos" em 1975. Pode não ser tudo isso (de fato não é!), mas isso dá bem a dimensão do que o álbum representou.
Aproveitando o bom momento, a banda lançou seu primeiro disco ao vivo On Feet Or On Your Knees, em 75, sendo outro trabalho bombástico da banda e até hoje lembrado por especialistas como uma das grandes obras ao vivo da década de 70.
Em 1976, a banda lança o álbum Agents Of Fortune, outro trabalho revenciado! O conjunto atingia o auge, com ótimas composições, tanto na parte das letras como na parte instrumental. Tudo tem muito bom gosto e não deixa de ser acessível, prova disso é enorme sucesso de faixas como: (This Ain't) The Summer Of Love e E.T.I. (Extra-Terrestrial Intelligence), além do mega hit (Don't Fear) The Reaper. Há, ainda, a brilhante The Revenge Of Vera Gemini, que acabou sendo descartada pela banda em várias compilações e discos ao vivo, mas que a apresenta um trabalho excelente de toda a banda, além de dueto muito bem feito entre entre Eric e Patii. Por falar em Eric, o vocalista se consolidava cada vez mais, como um dos melhores da época.
A banda seguia em alto nível, e a prova disso foi Spectres, de 1977. Godzilla, Death Valley Nights, R.U. Ready 2 Rock e I Love The Night, são os grandes destaques do álbum, que atingiu ótimas vendas, assim os dois anteriores e foi outro grande marco na carreira do BOC.
Some Enchanted Evening, segundo ao vivo na carreira banda, saiu em 1978, e foi outro a atingir vendas expressivas.
O BOC deu uma derrapada com Mirrors, de 1979, que acabou tendo apenas uma faixa de destaque, Thee, e tanto as vendas quanto às críticas foram ruins.
Para melhorar as coisas, a banda trouxe o produtor Martin Birch, que havia trabalhado com o Black Sabbath no clássico Heaven And Hell. A parceria resultou no álbum Cultösaurus Erectus, que, assim como no anterior, abordou pesado temas relacionados à ficção científica, inspirada na obra do autor Michael Moorcock.
Apesar do álbum ser mediando, destaca-se a excelente Black Blade. A aproximação do Black Sabbath rendeu uma turnê em conjunto, que foi um enorme sucesso.
Quando muito duvidavam que a banda pudesse produzir outro álbum de impacto, o conjunto veio com Fire Of Unknown Origin, que saiu em 1981, e trouxe o maior hit da história do BOC: Burnin' For You. O disco teve enorme êxito tanto das paradas americanas, como nas britânicas.
Esse seria o último disco que atingiria o sucesso absoluto do BOC e os principais motivos para o declínio do conjunto foram as mudanças da formação e a abordagem de um som mais Pop.
Após Fire Of Unknown Origin, o baterista Albert Bouchard deixa a banda por problemas pessoais com os outros músicos e para o seu lugar vem  Rick Downey.
Em 1982, vem o terceiro disco ao vivo: Extraterrestrial Live, que foi lançado em duplo LP, e que continha apresentações das turnês dois últimos dos álbuns.
Se a banda já tinha um som acessível e light, a coisa se tornou ainda mais acentuada em The Revölution By Night, de 1983. O disco teve outro grande hit: Shooting Shark, mas a roupagem mais Pop destinada para as FMs não agradou e o álbum não teve boas vendas.
Após o lançamento do álbum, Rick deixa o conjunt e Albert retorna para que a banda possa cumprir sua turnê. Quando a mesma termina o baterista volta a deixar o barco e dessa vez é seguido pelo tecladista Alan Lanier.
Assim, o conjunto se reestrutura com as chegadas de Jimmy Wilcox (bateria) e Tommy Zvoncheck (teclados).
O primeiro registro da nova formação foi Ninja Club, de 1985, álbum que até obteve vendas regulares, mas foi considerado um fracasso pela gravadora, em razão dos enormes gastos na produção.
Dancin' In The Ruins foi a única faixa que teve algum destaque. A banda sofre novas baixas, dessa vez, com a saída do baixista Joe Bouchard, que deu lugar para Jon Rogers.
Desde a sua saída do Blue Öyster Cult, o baterista Albert Bouchard passou a se dedicar um trabalho solo, que seria uma Ópera-Rock dividida em três partes. Em 1988, o trabalho foi concluído, ganhando o nome de Imaginos. Em seu trabalho solo, Albert além da percussão, toca guitarra e faz alguns vocais. Por pressão da gravadora, Albert foi convencido a lançar o disco como Blue Öyster Cult e o músico chamou seus ex-companheiros para gravarem suas partes no álbum.
Surpreendentemente, embora não tivesse atingido nenhum sucesso comercial, o álbum conceitual foi muito bem recebido pelos fãs, é extremamente bem produzido, sendo considerado um ponto alto da banda. 
O BOC sempre teve o respeito dos amantes da ficção científica e, em 1992, foi convidada para fazer parte da trilha sonora do filme Bad Chanells.
Em 1994, a banda retorna com um novo disco chamado Cult Classics. Na verdade, tratava-se de uma releitura dos clássicos do conjunto.
Um álbum de inéditas só viria a ser visto em 1998, com Heaven Forbid, disco que teve a colaboração dos seguintes músicos: Eric Bloom (vocal, guitarra e teclados), Buck Dharma (guitarra, teclados e vocal), Allen Lanier (guitarra e teclados), Danny Miranda (baixo e backing vocals), Jon Rogers (baixo e backing vocals), Bob Rondinelli (bateria) e Chuck Burgi (bateria). Ainda que o disco não tenha atingido a expectativa dos fãs, em razão dos longos anos de espera, o álbum teve detalhes interessantes pois algumas faixas fazem referências a outros álbuns: In Thee, originalmente gravada em Mirrors e Still Burnin' que é sequência da canção Burnin’ For You presente no disco Fire Of Unknow Origin.
Em 2001, veio o último disco de estúdio do BOC até o momento, chamado Curse Of Yhe Hidden Mirror, e foi um grande fracasso, o que fez com a banda encerrasse seu contrato com a gravadora Sactuary Records.
Desde então, banda vem se dedicando apenas às apresentações ao vivo, sendo que formação atual traz Eric Bloom, Buck Dharma, Kasim Sulton (baixo), Jules Radino (bateria) e Richie Castellano (teclados, guitarra e vocal).


 Blue Öyster Cult (1972)

01 - Transmaniacon MC
02 - I'm On The Lamb But I Ain't No Sheep
03 - Then Came The Last Days Of May
04 - Stairway To The Stars
05 - Before The Kiss, A Redcap
06 - Screams
07 - She's As Beautiful As A Foot
08 - Cities On Flame With Rock And Roll
09 - Workshop Of The Telescopes
10 - Redeemed

Ouvir (Spotify)

 Tyranny And Mutation (1973)

01 - The Red And The Black
02 - OD'd On Life Itself
03 - Hot Rails To Hell
04 - 7 Screaming Diz Busters
05 - Baby Ice Dog
06 - Wings Wetted Down
07 - Teen Archer
08 - Mistress Of The Salmon Salt

Ouvir (Spotify)

 Secret Treaties (1974)

01 - Career Of Evil
02 - Subhuman
03 - Dominance And Submission
04 - ME 262
05 - Cagey Cretins
06 - Harvester Of Eyes
07 - Flaming Telepaths
08 - Astronomy

Ouvir (Spotify)

 On Your Feet Or On Your Knees (Live) (1975)

01 - The Subhuman
02 - Harvester Of Eyes
03 - Hot Rails To Hell
04 - The Red And The Black
05 - Seven Screaming Dizbusters
06 - Buck's Boogie
07 - Last Days Of May
08 - Cities On Flame
09 - ME 262
10 - Before The Kiss (A Redcap)
11 - Maserati GT (I Ain't Got You)
12 - Born To Be Wild

Ouvir (Spotify)

 Agents Of Fortune (1976)

01 - This Ain't The Summer Of Love
02 - True Confessions
03 - (Don't Fear) The Reaper
04 - E.T.I. (Extra Terrestrial Intelligence)
05 - Revenge Of Vera Gemini
06 - Sinful Love
07 - Tattoo Vampire
08 - Morning Final
09 - Tenderloin
10 - Debbie Denise

Ouvir (Spotify)

 Spectres (1977)

01 - Godzilla
02 - Golden Age Of Leather
03 - Death Valley Nights
04 - Searchin' For Celine
05 - Fireworks
06 - R. U. Ready 2 Rock
07 - Celestial The Queen
08 - Goin' Through The Motions
09 - I Love The Night
10 - Nosferatu

Ouvir (Spotify)

 Some Enchanted Evening (Live) (1978)

01 - R.U. Ready 2 Rock
02 - E.T.I. (Extra Terrestrial Intelligence)
03 - Astronomy
04 - Kick Out The Jams
05 - Godzilla
06 - (Don't Fear) The Reaper
07 - We Gotta Get Out Of This Place
08 - ME 262
09 - Harvester Of Eyes
10 - Hot Rails To Hell
11 - (This Ain't The) Summer Of Love
12 - 5 Guitars
13 - Born To Be Wild
14 - We Gotta Get Out Of This Place

Ouvir (Spotify)

 Mirrors (1979)

01 - Dr. Music
02 - The Great Sun Jester
03 - In Thee
04 - Mirrors
05 - Moon Crazy
06 - The Vigil
07 - I Am The Storm
08 - You're Not The One (I Was Looking For)
09 - Lonely Teardrops

Ouvir (Spotify)

 Cultösaurus Erectus (1980)

01 - Black Blade
02 - Monster
03 - Divine Wind
04 - Deadline
05 - The Marshall Plan
06 - Hungry Boys
07 - Fallen Angel
08 - Lips In The Hill
09 - Unknown Tongue

Ouvir (Spotify)

 Fire Of Unknown Origin (1981)

01 - Fire Of Unknown Origin
02 - Burnin' For You
03 - Veteran Of Psychic Wars
04 - Sole Survivor
05 - Heavy Metal - The Black And Silver
06 - Vengeance (The Pact)
07 - After Dark
08 - Joan Crawford
09 - Don't Turn Your Back

Ouvir (Spotify)

 Extraterrestrial Live (1982)

01 - Dominance And Submission
02 - Cities On Flame With Rock And Roll
03 - Dr. Music
04 - The Red And The Black
05 - Joan Crawford
06 - Burnin' For You
07 - Roadhouse Blues
08 - Black Blade
09 - Hot Rails To Hell
10 - Godzilla
11 - Veteran Of The Psychic Wars
12 - E.T.I. (Extra Terrestrial Intelligence)
13 - (Don't Fear) The Reaper

Ouvir (Spotify)

 The Revölution By Night (1983)

01 - Take Me Away
02 - Eyes On Fire
03 - Shooting Shark
04 - Veins
05 - Shadow Of California
06 - Feel The Thunder
07 - Let Go
08 - Dragon Lady
09 - Light Years Of Love

Ouvir (Spotify)

 Club Ninja (1985)

01 - White Flags
02 - Dancin' In The Ruins
03 - Rock Not War
04 - Perfect Water
05 - Spy In The House Of The Night
06 - Beat' Em Up
07 - When The War Comes
08 - Shadow Warrior
09 - Madness To The Method

Ouvir (Spotify)

 Career Of Evil: The Metal Years (Compilation) (1987)

01 - Cities On Flame With Rock And Roll (Live)
02 - The Red And The Black (Live)
03 - Hot Rails To Hell (Live)
04 - Dominance And Submission (Live)
05 - Seven Screaming Dizbusters (Live)
06 - ME 262 (Live)
07 - E.T.I. (Extra Terrestrial Intelligence)
08 - Beat' Em Up
09 - Black Blade
10 - Harvester Of Eyes
11 - Flaming Telepaths
12 - Godzilla (Live)
13 - (Don't Fear) The Reaper (Live)

 Imaginos (1988)

01 - I Am The One You Warned Me Of
02 - Les Invisibles
03 - In The Presence Of Another World
04 - Del Rio's Song
05 - The Siege And Investiture Of Baron Von Frankenstein's Castle At Weisseria
06 - Astronomy
07 - Magna Of Illusion
08 - Blue Öyster Cult
09 - Imaginos

Ouvir (Spotify)

 On Flame With Rock And Roll (Compilation) (1990)

01 - (Don't Fear) The Reaper
02 - Transmaniacon MC
03 - Cities On Flame With Rock And Roll
04 - Kick Out The Jams
05 - R.U. Ready 2 Rock
06 - Career Of Evil
07 - Godzilla
08 - Burnin' For You
09 - Dominance And Submission
10 - Death Valley Nights

 Nail You Down (Live) (1992)

01 - Stairway To The Stars
02 - Harvester Of Eyes
03 - Workshop Of The Telescopes
04 - Before The Kiss
05 - Born To Rock
06 - Hot Rails To Hell
07 - Seven Screaming Dizbusters
08 - Cities Of Flames
09 - Burning For You
10 - Joan Crawford
11 - Born To Be Wild
12 - The Reaper
13 - Road House Blues

 Bad Channels (Original Soundtrack) (1992)

01 - Blue Öyster Cult - Demon's Kiss
02 - Blue Öyster Cult - The Horsemen Arrive
03 - Joker - That's How It Is
04 - Joker - Jane Jane (The Hurricane)
05 - Fair Game - Somewhere In The Night
06 - Fair Game - Blind Faith
07 - Sykotik Sinfoney - Manic Depresso (I'm Soo Happy)
08 - Sykotik Sinfoney - Mr. Cool
09 - Dmt - Myth Of Freedom
10 - Dmt - Touching Myself Again
11 - The Ukealiens - Little Ol' Lady Polka (Sykotik Sinfoney)
12 - Blue Öyster Cult - Bad Channels Overture
13 - Blue Öyster Cult - Power Station
14 - Blue Öyster Cult - Power Station II
15 - Blue Öyster Cult - Shadow
16 - Blue Öyster Cult - V.U.
17 - Blue Öyster Cult - Cosmo Rules, But Lump Controls
18 - Blue Öyster Cult - Battering Ram
19 - Blue Öyster Cult - This Dude Is Fd
20 - Blue Öyster Cult - Pick Up Her Feed
21 - Blue Öyster Cult - Spray That Scumbag
22 - Blue Öyster Cult - Out Of Station
23 - Blue Öyster Cult - Tree Full Of Owls
24 - Blue Öyster Cult - Cookie In Bottle
25 - Blue Öyster Cult - Corky Gets It
26 - Blue Öyster Cult - Eulogy For Corky
27 - Blue Öyster Cult - Spore Bomb
28 - Blue Öyster Cult - Remodeling
29 - Blue Öyster Cult - Ginger Snaps
30 - Blue Öyster Cult - Moon Gets It

Ouvir (Spotify)

 Cult Classic (1994)

01 - Don't Fear The Reaper
02 - E. T. I. (Extraterrestrial Intelligence)
03 - M. E. 262
04 - This Ain't The Summer Of Love
05 - Burning For You
06 - O. D.'d On Life Itself
07 - Flaming Telepaths
08 - Godzilla
09 - Astronomy
10 - Cities On Flame With Rock 'n' Roll
11 - Harvester Of Eyes
12 - Buck's Boogie
13 - Don't Fear The Reaper (TV Mix)
14 - Godzilla (TV Mix)

 Live 1976 (1994)

01 -  Stairway To The Stars
02 -  Harvester Of Eyes
03 -  Cities On Flame
04 -  Me 262
05 -  Dominance And Submission
06 -  Astronomy
07 -  Buck's Boogie
08 -  This Ain't The Summer Of Love
09 -  Born To Be Wild
10 -  Don't Fear The Reaper

 Workshop Of The Telescopes (Compilation) (1995)

CD 1:
01 - Cities On Flame With Rock And Roll
02 - Transmaniacon Mc
03 - Before The Kiss, A Redcap
04 - Stairway To The Stars
05 - Buck's Boogie
06 - Workshop Of The Telescopes (Previously Released As Promo-Only)
07 - The Red And The Black (Previously Released As Promo-Only)
08 - 7 Screaming Diz-Busters
09 - Career Of Evil
10 - Flaming Telepaths
11 - Astronomy
12 - Subhuman
13 - Harvester Of Eyes
14 - M. E. 262
15 - Born To Be Wild (Studio Version - Single B-Side)

CD 2:
01 - (Don't Fear) The Reaper
02 - This Ain't The Summer Of Love
03 - E.T.I. (Extra Terrestrial Intelligence)
04 - Godzilla
05 - Goin' Through The Motions
06 - Golden Age Of Leather
07 - Kick Out The Jams (Live)
08 - We Gotta Get Out Of This Place (Live)
09 - In Thee
10 - The Marshall Plan
11 - Veteran Of The Psychic Wars
12 - Burnin' For You
13 - Dominance And Submission (Live)
14 - Take Me Away
15 - Shooting Shark
16 - Dancin' In The Ruins
17 - Perfect Water

 Heaven Forbid (1998)

01 - See You In Black
02 - Harvest Moon
03 - Power Underneath Dispair
04 - X-Ray Eyes
05 - Hammer Back
06 - Damaged
07 - Cold Gray Light Of Dawn
08 - Real World
09 - Live For Me
10 - Still Burnin'
11 - In Thee

 Don't Fear The Reaper: The Best Of Blue Öyster Cult (2000)

01 - Cities On Flame With Rock And Roll
02 - The Red And The Black
03 - Flaming Telepaths
04 - Astronomy
05 - This Ain't The Summer Of Love
06 - (Don't Fear) The Reaper
07 - I Love The Night
08 - Goin' Through The Motions
09 - Godzilla
10 - In Thee
11 - The Marshall Plan
12 - Black Blade
13 - Joan Crawford
14 - Burnin' For You
15 - Shooting Shark
16 - Take Me Away

Ouvir (Spotify)

 Curse Of The Hidden Mirror (2001)

01 - Dance On Stilts
02 - Showtime
03 - The Old Gods Return
04 - Pocket
05 - One Step Ahead Of The Devil
06 - I Just Like To Be Bad
07 - Here Comes That Feeling
08 - Out Of The Darkness
09 - Stone Of Love
10 - Eye Of The Hurricane
11 - Good To Feel Hungry

 A Long Day's Night (Live) (2002)

01 - Stairway To The Stars
02 - Burnin' For You
03 - O.D.'d On Life Itself
04 - Dance On Stilts
05 - Buck's Boogie
06 - Quicklime Girl
07 - Harvest Moon
08 - Astronomy
09 - Cities On Flame
10 - Perfect Water
11 - Lips In The Hills
12 - Godzilla
13 - (Don't Fear) The Reaper

 The Essential Blue Öyster Cult (2003)

01 - Cities On Flame With Rock And Roll
02 - 7 Screaming Diz-Busters
03 - Harvester Of Eyes
04 - Astronomy
05 - (Don't Fear) The Reaper
06 - E.T.I. (Extra Terrestrial Intelligence)
07 - Godzilla
08 - I Love The Night
09 - In Thee
10 - Black Blade
11 - Burnin' For You
12 - Veteran Of The Psychic Wars
13 - Shooting Shark
14 - Take Me Away

Ouvir (Spotify)

 The Singles Collection (Compilation) (2005)

01 - Cities On Flame With Rock And Roll
02 - Then Came The Last Days Of May
03 - The Red And The Black
04 - Hot Rails To Hell
05 - Flaming Telepaths
06 - Born To Be Wild
07 - (Don't Fear) The Reaper
08 - Sinful Love
09 - Goin' Through The Motions
10 - Godzilla
11 - We Gotta Get Out Of This Place
12 - Mirrors
13 - Moon Crazy
14 - Fallen Angel
15 - Burnin' For You
16 - Take Me Away
17 - Shooting Shark
18 - Dancin' In The Ruins
19 - White Flags
20 - Astronomy

 Super Hits (Compilation) (2007)

01 - Don't Fear The Reaper
02 - This Ain't The Summer Of Love
03 - Godzilla
04 - The Red And The Black
05 - O.D.'d On Life Itself
06 - Goin' Through The Motions
07 - Black Blade
08 - 7 Screaming Diz Busters
09 - Burnin' For You
10 - Flaming Telepaths


4 comentários:

  1. Obrigado pela subida, esta e minha banda favorita!

    ResponderExcluir
  2. Conheci o BOC, em 78. Tinha 15 anos, o irmão + velho de um amigo, comprou o vinil, ficamos curiosos com aquela capa, a morte no cavalo galopando. Era o Some Enchanted Evening, precisávamos ouvir aquilo. Pronto, fudeu né, som maravilhoso, ao vivo ainda por cima. Banda espetacular. Quem não conhece tá marcando grandão... +1X VLW WOTM. Obrigado Rudão

    ResponderExcluir
  3. The Curse of the Hidden Mirror just gets to blogger.com It's not a download.

    ResponderExcluir