Social Icons

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Zakk Wylde - Discografia Comentada

Que Zakk Wylde é um monstro das seis cordas, ninguém tem dúvidas. Seu talento fora de série o levou a iniciar de verdade sua carreira musical já de cima, ao trabalhar por um longo tempo como guitarrista da carreira solo de um dos maiores ícones da história do Heavy Metal, o Ozzy Osbourne. Foi através de lá que comecei a prestar atenção nesse fenômeno. Não teve como não me impressionar com seu modo virtuoso de tocar, capaz de criar alternâncias entre feeling e poder em um mesmo contexto. Sua tamanha habilidade, com a mesma certeza, o levou ao topo do mundo metálico no que diz respeito a reconhecimento, até mesmo devido ao posteriormente bem sucedido e destruidor Southern Metal de sua banda Black Label Society, se tornando o guitarrista preferido de muitos e marcando seu nome na história de um gênero musical que de grandes músicos está lotado.
Jeffrey Phillip Wielandt, conhecido internacionalmente como Zakk Wylde, nasceu em Bayonne, no estado de Nova JerseyEstados Unidos, no dia 14 de janeiro  de 1967. Seu contato com a música veio bem cedo, aos 8 anos de idade, quando tocou guitarra pela primeira vez. A paixão era tamanha que chegava a tocar 12 horas por dia quase incessantes, do caminho da escola para casa, e de casa para a escola no dia seguinte, o que o fazia dormir em sala. Crescido na cidade de Jackson, lá se graduou na Jackson Memorial High School em 1985, aos 18 anos de idade.
Sua carreira musical começou desde então, ao ingressar na banda Stone Henge, e posteriormente entrar no Zyris. Porém, foi aos 20 anos que as engrenagens de sua vida começaram a de fato girar; Zakk havia enviado ao Ozzy uma fita demo, que convenceu e o levou a ser contratado para substituir Jake E. Lee. O principal motivo de sua escolha foi o fato de seu talento se assemelhar ao poder de Randy Rhoads, uma de suas influências. Além da tarefa de guitarrista, Wylde também desempenhava a função de co-compositor da banda do Príncipe das Trevas. Outro detalhe interessante de sua carreira é que ele foi o guitarrista da banda Steel Dragon no filme Rock Star, de 2001, e que todo bom headbanger já viu.
Contudo, por mais foda e bem sucedida que seja sua carreira, seja no Ozzy, seja no Black Label, o assunto dessa postagem é a sua carreira solo. Nem todo mundo sabe, mas Zakk Wylde lançou um único disco em 1995. O álbum, intitulado "Book of Shadows", é na verdade uma espécie de compilação de material excessivo. Na época, o selo Geffen Records estava cobrando um álbum do músico, então ele decidiu pegar todas as sobras escritas e gravá-las. O engraçado é que os desavisados, assim como fui, esperam um disco pesado e com solos ácidos até corroer o osso... mas não é o que acontece. Trata-se de um CD feito à base de músicas baladas. Isso não é negativo, muito pelo contrário! O que eu quis dizer foi apenas uma quebra de expectativa. O álbum é lindão, muito levado à base de violão e solos de guitarra emocionados. Algumas faixas, como "Dead As Yesterday" e "Too Numb To Cry", têm até violinos introduzidos. Quase todas as músicas contam com guitarras distorcidas, claro, mas apenas fazendo uma base, tornando as músicas semi-acústicas. Tenha certeza que, caso você não conheça, vai ouvir um Zakk diferente cantando... e como sua voz é linda! Os músicos que o auxiliaram na gravação são o baixista James LoMenzo (ex-Black Label Society, ex-Ozzy Osbourne, ex-David Lee Roth, ex-Megadeth, entre outros) e o baterista Joe Vitale.
Discute-se a existência de outros dois discos, chamados "Plugged and Unplugged", e "Acoustic Cowboy", ambos de 1997. Eles de fato existem, mas são bootlegs, ou seja, lançamentos não-oficiais. Como só trabalhamos com conteúdo oficial aqui, eles não estão incluídos na postagem. No mais, aí está uma obra simplesmente linda de um dos maiores guitarristas que o Metal já viu!

|    Official Website    |     Facebook Page    |
|    Twitter    |    YouTube Channel    |


 Book of Shadows (1995)

01 - Between Heaven and Hell
02 - Sold My Soul
03 - Road Back Home
04 - Way Beyond Empty
05 - Throwin' It All Away
06 - What You're Look'n For
07 - Dead As Yesterday
08 - Too Numb To Cry
09 - The Things You Do
10 - 1,000,000 Miles Away
11 - I Thank You Child

Bonus Disc:
01 - Evil Ways
02 - The Color Green
03 - Peddlers of Death

 Book of Shadows Part II (2016)

01 - Autumn Changes
02 - Tears of December
03 - Lay Me Down
04 - Lost Prayer
05 - Darkest Hour
06 - The Levee
07 - Eyes of Burden
08 - Forgotten Memory
09 - Yesterdays Tears
10 - Harbors of Pity
11 - Sorrowed Regrets
12 - Useless Apologies
13 - Sleeping Dogs
14 - The King
15 - Sleeping Dogs (feat. Corey Taylor) (Bonus Track)

Ouvir (Spotify)

4 comentários: