Social Icons

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Grand Funk Railroad - Discografia

Tem alguns conjuntos que o tempo acaba fazendo justiça à sua qualidade, revelando artistas e composições que se não tiveram o devido valor no momento em que foram lançados, após muita luta alcançaram o seu reconhecimento. Em outros casos, o tempo fez com que bandas irrepreensíveis e que tanto fizeram pela história do Rock fossem esquecidas, sendo que seus feitos e sucessos não são lembrados com tanta frequência. O Grand Funk Railroad enquadra-se nesse último exemplo. Seu trabalho é memorável e merece facilmente um lugar entre os melhores conjuntos de Rock dos Estados Unidos de todos os tempos.
Formado em 1968, em seu início o Grand Funk era um trio composto por  Mark Farner (vocal e guitarra), Don Brewer (bateria, vocal) e Mel Schacher (baixo). No ano seguinte, já assinavam com a Capitol Records e lançavam o seu primeiro álbum: On Time.
A banda queria um lançamento de impacto e não satisfeita com a arte da capa, destruiu cerca de trinta mil cópias do disco! A sonoridade de On Time já demonstrava o que era o Grand Funk Railroad: uma mistura de Blues e Rock N' Roll, com algumas pitadas de Rock Psicodélico.
O disco, considerado uma das melhores estreias da história do Rock, trazia dois grandes hits que se fazem presentes em shows da banda até os dias atuais: Time MachineHeartbreaker, que garantiram o sucesso do álbum e lhe renderam o disco de ouro.
Mais madura, a banda lança seu segundo trabalho, intitulado Grand Funk, ainda em 1969. O disco conhecido como "Vermelhão" ou "The Red Album", obteve resultados ainda melhores, apesar da produção ser bastante deficiente. Nesse disco, temos outros clássicos como Please Don't Worry, Mr. Limousine DriverInside Looking Out.
A banda não perdeu o pique, e já em 1970, vem Closer To Home, que mesmo não tendo atingido o mesmo resultado de seu antecessor, obteve grande sucesso, em especial pela faixa I'm Your Captain (Closer To Home), um dos grandes hinos dos anos 70 e uma das composições mais marcantes do Grand Funk Railroad.
Aproveitando o bom momento, lançam o ao vivo Live Album, ainda em 1970, disco que ficou conhecido pela platéia insana que acompanha a banda, sendo que até hoje há boatos de que durante a mixagem, o som do público foi aumentado de propósito.
Em 1971, vem o álbum Survival, que mostrou uma produção mais caprichada e limpa, e uma evolução no conjunto em relação à performance de estúdio e às letras. Ainda naquele ano, lançariam o seu maior álbum: E Pluribus Funk, o famoso disco da moeda, que já chama a atenção para maravilhosa e marcante arte da capa,  que traz o disco embalado numa moeda prateada, estampada com o rosto dos integrantes.
O disco já abre com Footsompin' Music, que se tornaria um dos maiores hits do conjunto e prossegue com clássicos como I Come TumblimPeople Let's Stop The War. Se a abertura com o Footsompin' Music é inesquecível, o melhor estava no final: Loneliness, faixa que pode ser considerada com a Stairway To Heaven do Grand Funk, e que além de emocionante, foi uma fusão perfeita entre Rock e Orquestra e que é capaz de emocionar até os mais durões.
A banda estava em seu auge e os primeiros problemas passaram a acontecer, com o rompimento com o seu empresário e produtor Terry Knight, que acompanhava o conjunto desde os seus primeiros passos. O Grand Funk decidiu encerrar o contrato com o Terry em razão do mesmo abusar das finanças recebidas pelo grupo.
Sem o empresário e produtor, o conjunto se viu obrigado a caminhar com as próprias pernas, e o resultado por ser conferido em Phoenix, de 1972. Apesar do grande sucesso com Rock N' Roll Soul, em linhas gerais o disco deixou a desejar. Com o acréscimo do tecladista Craig Frost, que aparece como músico convidado, eram nítidas as mudanças na sonoridade, que estava mais sofisticada e voltada para a parte instrumental. Além disso, o disco era arrastado e desanimado, representando perfeitamente o estado da banda naquele momento.
O conjunto precisava mostrar trabalho e agora como um quarteto, com a inclusão de forma definitiva de Craig Frost, voltam ao estúdio para a gravação de We're An American Band, que é lançado em 1973. O disco mais voltado para o lado comercial, acertou em cheio, sendo que a faixa-título se tornou o maior hit da banda. Com We're An American Band, o Grand Funk se tornou uma unanimidade entre público e crítica e atingiu o status de supergrupo.
Shinin' On, de 1974, tentou repetir o sucesso do disco anterior, mas apesar da boa faixa-título e da ótima The Locomotion, o resultado como um todo foi decepcionante, mostrando pela primeira vez uma banda pouco criativa.
O conjunto não tinha descanso, e ainda 1974 lança mais um álbum: All The Girls In The World Beware!!!, investindo pesado num mercado mais Pop e comercial. O resultado mais uma vez não agradou e num disco cheio de altos e baixos, salvam-se as faixas Bad TimeSome Kind Of Wonderful.
Ainda que a fase não fosse das melhores, é nesse período que a banda grava seu melhor registro ao vivo: Caught In The Act, lançado em 1975.
Em razão das pressões da gravadora pelo lançamento de um novo álbum, um Grand Funk pouco inspirado retornou aos estúdios em 1976, mas o desgaste e desmotivação fizeram com que decidissem encerrar as atividades antes mesmo do lançamento do disco. Born To Die, cujo o nome e a capa não foram escolhidos por acaso, acabou não sendo uma despedida digna para o conjunto, pois é muito abaixo da média.
A aposentadoria digna viria com Good Singin', Good Playin', também de 76, que somente foi lançado em razão do gás que a banda ganhou, com a produção de Frank ZappaJust Couldn't Wait já mostrava que a banda não estava para brincadeira, sendo que o disco prossegue com as brilhantes Don't Let 'Em Take Your GunOut To Get You (com claras influências de Zappa). Após o lançamento do disco, a banda encerrou oficialmente suas atividades, deixando para trás uma era de ouro e que jamais seria revivida.
Sem o Grand Funk Railroad, Mark Farner partiu para a carreira solo, lançando dois discos, e os demais integrantes fundaram o Flint, que chegou a gravar um álbum que não veio a ser lançado.
Em 1981, Mark e Don reativam o Grand Funk novamente como um trio, com Dennis Bellinger no baixo. No mesmo ano, soltam Grand Funk Lives, disco mediano e que mostrava uma banda sem um direcionamento específico, em que somente as faixas Queen Bee (que faz parte do filme Heavy Metal) e Good Times tiveram alguma repercussão.
O disco seguinte, What's Funk, de 1983, trazia influencias daquela década, com a utilização de elementos eletrônicos e foi o grande fracasso comercial e de crítica do Grand Funk, sendo o último disco de estúdio lançado pelo conjunto.
A banda decide colocar um ponto final em sua carreira, sendo que  Farner continuou como um artista solo e se tornou um artista cristão e Brewer passou a excursionar com Bob Seger na Silver Bullet Band.
Em 1996, a banda se reune com os três membros originais para uma série de apresentações. Em 1997, fazem a gravação de um álbum ao vivo, chamado Bosnia, que conta com a participação especial de Peter Frampton. Os valores arrecadados com o álbum foram destinados para as vítimas da guerra naquele país.
Em 1998, Farner deixa a banda, o que torna o seu futuro incerto. Em meio às restruturações, Brewer e Schacher recrutam o vocalista  Max Carl, o guitarrista  Bruce Kulick (Kiss) e o tecladista Tim Cashion e caiem na estrada.
Desde então, o conjunto realiza apresentações esporádicas, mas se mantém ativo, sendo que não há nenhuma informação a respeito de um novo álbum de inéditas.


 On Time - 1969

01 - Are You Ready
02 - Anybody's Answer
03 - Time Machine
04 - High On A Horse
05 - T.N.U.C.
06 - Into The Sun
07 - Heartbreaker
08 - Call Yourself A Man
09 - Can't Be Too Long
10 - Ups And Downs
11 - High On A Horse (Original Version - Bonus Track 2002)
12 - Heartbreaker (Original Version - Bonus Track 2002)


 Grand Funk - 1969

01 - Got This Thing On The Movie
02 - Please Don't Worry
03 - High Falootin' Woman
04 - Mr. Limousine Driver
05 - In Need
06 - Winter And My Soul
07 - Paranoid
08 - Inside Looking Out


 Closer To Home - 1970

01 -  Sin's A Good Man's Brother
02 -  Aimless Lady
03 -  Nothing Is The Same
04 -  Mean Mistreater
05 -  Get It Together
06 -  I Don't Have To Sing The Blues
07 -  Hooked On Love
08 -  I'm Your Captain (Closer To Home)
09 -  Mean Mistreater (Alternate Mix - Bonus Track 2002)
10 -  In Need (Live - Bonus Track 2002)
11 -  Heartbreaker (Live - Bonus Track 2002)
12 -  Mean Mistreater (Live - Bonus Track 2002)

Download

 Live Album - 1970

01 -  Introduction
02 -  Are You Ready
03 -  Paranoid
04 -  In Need
05 -  Heartbreaker
06 -  Inside Looking Out
07 -  Words Of Wisdom
08 -  Mean Mistreater
09 -  Mark Say's Alright
10 -  T.N.U.C.
11 -  Into The Sun

Download

 Survival - 1971

01 - Country Road
02 - All You've Got Is Money
03 - Comfort Me
04 - Feelin' Alright
05 - I Want Freedom
06 - I Can Feel Him In The Morning
07 - Gimme Shelter
08 - Country Road (Demo - Bonus Track)
09 - Feelin' Alright (Demo - Bonus Track)
10 - All You've Got Is Money (Demo - Bonus Track)


 E Pluribus Funk - 1971

01 - Footstompin' Music
02 - People, Let's Stop The War
03 - Upsetter
04 - I Come Tumblin'
05 - Save The Land
06 - No Lies
07 - Loneliness


 Phoenix - 1972

01 - Flight Of The Phoenix
02 - Trying To Get Away
03 - Someone
04 - She Got To Move Me
05 - Rain Keeps Fallin'
06 - I Just Gotta Know
07 - So You Won't Have To Die
08 - Freedom Is For Children
09 - Gotta Find Me A Better Day
10 - Rock & Roll Soul

Download

 Mark, Don & Mel - 1969-71 (Compilation) - 1972

01 - Time Machine
02 - Into The Sun
03 - Heartbreaker
04 - Fellin' Alright
05 - Footstompin' Music
06 - Paranoid
07 - Loneliness
08 -  Are You Ready (Live)
09 - Mean Mistreater (Live)
10 - T.N.U.C. (Live)
11 - Inside Looking Out
12 - Closer To Home

 We're An American Band - 1973

01 -  We're An American Band
02 -  Stop Lookin' Back
03 -  Creepin'
04 -  Black Licorice
05 -  The Railroad
06 -  Ain't Got Nobody
07 -  Walk Like A Man
08 -  Loneliest Rider
09 -  Hooray
10 -  The End
11 -  Stop Lookin' Back (Acoustic Mix - 2002 Bonus Track)
12 -  We're An American Band (Remix - 2002 Bonus Track)

Download

 Shinin' On - 1974

01 - Shinin' On
02 - To Get Back In
03 - The Loco-Motion
04 - Carry Me Through
05 - Please Me
06 - Mr. Pretty Boy
07 - Gettin' Over You
08 - Little Johnny Hooker


 All The Girls In The World Beware!!! - 1974

01 - Responsibility
02 - Runnin'
03 - Life
04 - Look At Granny Run Run
05 - Memories
06 - All The Girls In The World Bew
07 - Wild
08 - Good & Evil
09 - Bad Time
10 - Some Kind Of Wonderful

 Caught In The Act (Live) - 1975

01 - Introduction, Foot Stompin' Mu
02 - Rock & Roll Soul
03 - Closer To Home
04 - Heartbreaker
05 - Some Kind Of Wonderful
06 - Shinin' On
07 - The Loco-Motion
08 - Black Licorice
09 - The Railroad
10 - We're An American Band
11 - T.N.U.C.
12 - Inside Looking Out
13 - Gimme Shelter

Download

 Born To Die - 1975

01 -  Born To Die
02 -  Dues
03 -  Sally
04 -  I Fell For Your Love
05 -  Talk To The People
06 -  Take Me
07 -  Genevieve
08 -  Love Is Dyin'
09 -  Politician
10 -  Good Things


 Good Singin', Good Playin' - 1976

01 - Just Coudn't Wait
02 - Can You Do It
03 - Pass It Around
04 - Don't Let Em Take Your Gun
05 - Miss My Baby
06 - Big Buns
07 - Out To Get You
08 - Crossfire
09 - 1976
10 - Releasa Your Love
11 - Goin For The Pastor
12 - Rubberneck [#]


 Grand Funk Hits (Compilation) - 1976

01 - Rock & Roll Soul
02 - We're An American Band
03 - Walk Like A Man
04 - Bad Time
05 - Some Kind Of Wonderful
06 - The Loco-Motion
07 - Shinin' On
08 - Sally
09 - Take Me
10 - To Get Back In


 Grand Funk Lives - 1981

01 - Good Times
02 - Queen Bee
03 - Testify
04 - Can't Be With You Tonight
05 - No Reason Why
06 - We Gotta Get Out Of This Place
07 - Y.O.U.
08 - Stuck In The Middle
09 - Greed Of Man
10 - Wait For Me


 What's Funk? - 1983

01 - Rock'n'roll American Style
02 - Nowhere To Run
03 - Innocent
04 - Still Waitin'
05 - Borderline
06 - El Salvador
07 - It's A Man's World
08 - I'm So True
09 - Don't Lie To Me
10 - Life In Outer Space


 The Best Of Grand Funk - 1990

01 - Sin's A Good Man's Brother
02 - Heartbreaker
03 - Mr. Limousine Driver
04 - Closer To Home
05 - Are You Ready
06 - Time Machine
07 - Nothing Is The Same
08 - Aimless Lady
09 - Got This Thing On The Move
10 - Inside Looking Out

 Collectors Series (Compilation) - 1991

01 - Time Machine
02 - Heartbreaker
03 - Inside Looking Out
04 - I'm Your Captain
05 - Mean Mistreater
06 - Feelin' Alright
07 - Gimme Shelter
08 - Footstompin' Music
09 - Rock & Roll Soul
10 - We're An American Band
11 - Walk Like A Man (You Can Call Me Your Man)
12 - The Loco-Motion
13 - Shinin' On
14 - Some Kind Of Wonderful
15 - Bad Time


 Bosnia (Live) - 1997

CD 1:
01 - 2001- A Space Odyssey
02 - Are You Ready
03 - Rock 'N Roll Soul
04 - Footstompin' Music
05 - Time Machine
06 - Medley: Paranoid / Sin's A Good Man's Brother / Mr. Limousine Driver
07 - Heartbreaker
08 - Aimless Lady
09 - T.N.U.C.
10 - Inside Looking Out
11 - Shinin' On
12 - The Loco-Motion
13 - We're An American Band

Download

CD 2:
01 - Overture
02 - Mean Mistreater
03 - Some Kind Of Wonderful
04 - To Get Back In
05 - Bad Time
06 - I'm Your Captain/Closer To You
07 - Loneliness

Download

 Heavy Hitters! (Compilation) - 1999

01 - Closer To Home
02 - Footstompin' Music
03 - Mean Mistreater
04 - Are You Ready
05 - Feelin' Alright
06 - Heartbreaker
07 - Gimme Shelter
08 - Time Machine
09 - Upsetter
10 - Mr. Limousine Driver
11 - Get It Together
12 - Got This Thing On The Move

Download

 The Anthology -  Thirty Years Of Funk (1969-1999) - 1999

CD 1:
01 - Getting Into The Sun
02 - Can't Be Too Long
03 - Got This Thing On The Move
04 - Time Machine
05 - High On A Horse
06 - Mr. Limousine Driver
07 - Sin's a Good Man's Brother
08 - Aimless Lady
09 - Mean Mistreater
10 - I'm Your Captain - Closer To Home
11 - Are You Ready (Live)
12 - Paranoid (Live)
13 - Inside Looking Out (Live)

Download

CD 2:
01 - Feelin' Alright
02 - Gimme Shelter
03 - I Can Feel Him In The Morning
04 - I Can't Get Along With Society
05 - Upsetter
06 - Loneliness
07 - Trying To Get Away
08 - Walk Like A Man (You Can Call Me Your Man)
09 - Creepin'
10 - We're An American Band
11 - Hooray
12 - End
13 - To Get Back In
14 - Destitute And Losin'

Download

CD 3:
01 - Shinin' On
02 - Locomotion
03 - Some Kind Of Wonderful
04 - Bad Time
05 - Footstompin' Music (Live)
06 - Rock & Roll Soul (Live)
07 - Heartbreaker (Live)
08 - Take Me
09 - Sally
10 - Love In Dyin'
11 - Can You Do It
12 - Pass It Around
13 - Crossfire
14 - Queen Bee
15 - We Gotta Get Out Of This Place (Live)
16 - Pay Attention To Be
17 - All I Do
18 - In The Long Run

Download

 Live, The 1971 Tour - 2002

01 - Intro
02 - Are You Ready
03 - Footstopin' Music
04 - Paranoid
05 - I'm Your Captain/Closer To Home
06 - Hooked On Love
07 - Get It Together
08 - T.N.U.C.
09 - Inside Looking Out
10 - Gimme Shelter
11 - Into The Sun

 Classic Masters (Compilation) - 2002

01 -  We're An American Band
02 - Time Machine
03 - Walk Like A Man (You Can Call Me Your Man)
04 - Some Kind Of Wonderful
05 - Gimme Shelter
06 - Shinin' On
07 - Heartbreaker
08 - Rock & Roll Soul
09 - The Loco-Motion
10 - Footstompin' Music
11 - Mean Mistreater (Live)
12 - Feelin' Alright
13 - Take Me
14 - Bad Time
15 - I'm Your Captain


 Greatest Hits - 2006

01 -  We're An American Band
02 - Time Machine
03 - Walk Like A Man (You Can Call Me Your Man)
04 - Some Kind Of Wonderful
05 - Shinin' On
06 - Heartbreaker
07 - Rock & Roll Soul
08 - The Loco-Motion
09 - Footstompin' Music
10 - Mean Mistreater (Live)
11 - Take Me
12 - Bad Time
13 - I'm Your Captain
14 - Inside Looking Out

Download

 The Millennium Collection- 20th Century Masters (Compilation) (2014)

01 - We're An American Band
02 - Some Kind of Wonderful
03 - The Loco-Motion
04 - Bad Time
05 - Shinin' On
06 - Walk Like A Man (You Can Call Me Your Man)
07 - Footstompin' Music
08 - Mean Mistreater
09 - Rock & Roll Soul
10 - Closer To Home (I'm Your Captain)

Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário