Social Icons

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A Pale Horse Named Death - Discografia Comentada

À primeira vista, a coisa mais chamativa nessa banda é o nome. "Uma Cavalo Pálido Chamado Morte" é um título que soa ao mesmo tempo bonito e mortífero. Em seguida, vem suas capas, retratando imagens tristes e depressivas. Pois bem, é essa linha que a sonoridade dos caras segue mesmo.
Foi em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no ano de 2010 que o A Pale Horse Named Death foi dado a luz. O motivo de seguirem a linha do Doom Metal com elementos de Gothic Metal se dá pelo fato da banda ter sido criada por Sal Abruscato, ex-baterista do Type O Negative. Ao firmar parceria com Matt Brown, rapidamente a banda entrou em processo de composição musical.
De forma quase imediata, logo em meados de 2011 o excelente debut "And Hell Will Follow Me" foi lançado. A limitada formação com Sal cuidando dos vocais, guitarras e bateria, e Matt do baixo, além das guitarras também, não atrapalhou a qualidade desse ótimo disco. Afinal, bons músicos são bons músicos, e existem bandas fodas que são levadas com apenas um músico. A sonoridade é depressiva mas não tão forte assim como o adjetivo sugere, até porque tem bandas muito mais fortes nesse sentido. Mas certamente o ar é obscuro, em 'preto e branco', melancólico. Trás um sentimento negativo de morte, ao mesmo tempo que dá até pra sentir um cheiro imaginário de corpo em decomposição. Apesar dos riffs arrastados, do vocal que mescla perfeitamente com a atmosfera e de solos que mesmo que rápidos e precisos são profundos, a banda é longe de ser enjoativa. Isso se dá graças ao fato de que sua aura tem o fundo preenchido, o que concede peso e vivacidade, correndo da monotonia.
Pouco depois, ainda em 2011, a formação é complementada com a entrada do guitarrista Eddie Heedles, e em 2013, chega o baixista Dave Bizzigotti. Mas 2013 não foi apenas o ano da banda passar de uma dupla para um quarteto; foi também o ano do lançamento do segundo álbum de estúdio "Lay My Soul To Waste", cujos moldes do primeiro disco são reutilizados, rendendo canções de melodia fúnebre que geram o mesmo sentimento de solidão e arrependimento, porém, um pouquinho mais pegadas, o que torna o disco um pouco mais rápido de se ouvir, pelo menos na minha percepção, mesmo que ele tenha apenas 4 minutos a menos de duração em relação ao anterior, que tem 54 minutos totais. O maior reflexo disso são os solos, executados com muita perícia e vividez, o que acabam sem querer indo contra a sonoridade mais negativa. Contudo, é mais um excelente disco.
De fato, uma excelente banda que pode agradar à parcela que curte uma musicalidade mais "down". A sonoridade é Doom, mas o vocal puxa mais para o Gothic, fazendo dos guturais uma carta muito raramente utilizada. Mas quem gosta de Doom Metal com elementos góticos, algo como o Type O Negative, Novembers DoomOpethParadise Lost, ou bandas relacionadas, certamente vai se curtir o A Pale Horse Named Death, que está em ascensão e começando a se tornar comum entre os admiradores do gênero.

|    Official Website    |    Facebook Page    |    Twitter    |
|    YouTube Channel    |    ReverbNation    |


 And Hell Will Follow Me (2011)

01 - And Hell Will Follow Me
02 - As Black As My Heart
03 - To Die In Your Arms
04 - Heroin Train
05 - Devil In The Closet
06 - Cracks In The Wall
07 - Bad Dream
08 - Bath In My Blood (Schizophrenia In Me)
09 - Pill Head
10 - Meet The Wolf
11 - Serial Killer
12 - When Crows Descend Upon You
13 - Die Alone

Ouvir (YouTube)
Ouvir (Spotify)

 Lay My Soul To Waste (2013)

01 - Lay My Soul To Waste
02 - Shallow Grave
03 - The Needle In You
04 - In The Sleeping Death
05 - Killer By Night
06 - Growing Old
07 - Dead of Winter
08 - Devil Came With A Smile
09 - Day of The Storm
10 - DMSLT
11 - Cold Dark Mourning

Ouvir (YouTube)
Ouvir (Spotify)

3 comentários:

  1. Walker, da onde vc tirou essa comparação com o opeth?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opeth tem uma música ou outra mais lenta que lembra de longe, além de que as bandas citadas têm fãs em comum.

      Excluir
  2. Do you need free YouTube Subscribers?
    Did you know that you can get these AUTOMATICALLY AND ABSOLUTELY FREE by registering on Add Me Fast?

    ResponderExcluir