Social Icons

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sirocco - Discografia

Sirocco é mais uma daquelas bandas que eu conheci na pura curiosidade e expectativa. Admito que eu esperava mais, principalmente pelo atraente rótulo Folk Heavy Metal. Somando isso com as capas dos discos, pensei que experienciaria uma sonoridade realmente céltica, ainda mais se tratando de músicos irlandeses... mas não foi bem por aí. Ainda assim, a sonoridade dos caras é excelente!
A banda é originária de Co. Waterford, na Irlanda, e fundada no ano de 2003 pelo guitarrista Jim Tobin inicialmente com o intuito de fazer música puramente instrumental.
Precisar a formação da banda ao decorrer de sua trajetória é algo complicado, pois as informações são confusas e inexatas, então não vou me adentrar nessa questão.
O primeiro lançamento dos caras foi a demo "Exodus", lançada no mesmo ano de seu surgimento.
Dois anos depois, em 2005, o conjunto volta com mais lançamentos, começando com a demo "Claycastle Sessions" em maio, seguida pelo álbum debut lançado em agosto, intitulado "Nemed; An Tríu Creathán". Os trabalhos são uma amostra direta da proposta de fazer música instrumental. De fato, fazem Heavy Metal tradicional, e dos bons. Os duetos das guitarras em harmonia, complementando-se entre si, é algo executado de forma bonita e respeitável, além da bateria contribuindo com o ritmo e principalmente o baixo puramente Heavy se destacando, tornaram o debut um disco realmente ótimo de se conhecer, mas completamente ao contrário do que eu esperava quando fui ouvir pela primeira vez. Não se trata de uma banda de Folk Heavy Metal, mas de um grupo que faz Heavy Metal tradicional com algumas pitadas de Folk, mas que não são mesclados à sonoridade, nem muito no decorrer do disco. É uma coisa mais de introdução mesmo e algo camuflado aqui ou acolá.
O direcionamento integralmente instrumental veio a cair por terra em 2007, quando o baixista Ciaran O' Cearuill passou a ser também vocalista. Foi aí que a demo "Forsaken Shores" surgiu, precedendo ao lançamento do segundo ótimo álbum de estúdio, intitulado "The March Through Crimson Frost". Sonoramente falando, a banda continua a mesma. Quanto à adição de linhas vocais nas composições, isso acabou por complementar a banda e dar um ar um pouco mais Folk, pois o vocal, ao mesmo tempo em que soa Heavy e tradicional, também soa céltico.
O disco mais recente lançado pelos irlandeses é o também ótimo "Lambay", que saiu em 2012. Este também mantém os moldes próprios da banda com exatidão, mantendo a excelência da banda, uma vez que é, na minha opinião, o melhor disco dos caras! Apesar da minha percepção ser amadora e ir um pouquinho contra o que sinto ao ouvir aos caras, eles dizem que fazem "Celtic Thrash", uma vez que consideram o seu ritmo como tendo pegadas do Thrash Metal.
Apesar de bastante desconhecida, a banda já conseguiu alguns privilégios ao longo de seus anos de existência, como abrir shows para MegadethW.A.S.P.ExodusSuidakraWizard, entre outros, bem como tocar em festivais como Cork WinterfestThe DODFull Metal RackSummer Solstice Pagan Festival, e outros. Contudo, por sinal, nunca deixaram o Velho Continente.
Atualmente, o Sirocco segue na ativa e dá sinais de que novos discos serão lançados, ressaltando o fato de que a banda nunca teve contrato com nenhuma gravadora. Todos os seus discos foram lançados de forma independente.
De qualquer forma, é uma excelente banda que pode agradar bastante àqueles que apreciam bandas com um ar mais antigo e conservador no que diz respeito ao Heavy Metal. A formação atual conta com Ciaran O' Cearuill no vocal e baixo, Padge Maderson e Jim Tobin nas guitarras e Robert Kiernan na bateria.


 Claycastle Sessions (Demo) (2005)

01 - Abyss
02 - Christian Cry


 Nemed; An Tríu Creathán (2005)

01 - Intro
02 - Nemed
03 - Abyss
04 - An Tríu Creathán
05 - Sacrostine
06 - Christian Cry
07 - As We Sing
08 - Eblana; The Reproach


 Forsaken Shores (Demo) (2007)

01 - Blood & Soil
02 - Forsaken Shores


 The March Through Crimson Frost (2007)

01 - The March
02 - Through Crimson Frost
03 - Blood & Soil
04 - Winter's Solstice
05 - Dorchadas
06 - At The Serpent's Stone
07 - God's Salvation
08 - Forsaken Shores


 Lambay (2012)

01 - Azure
02 - Lambay
03 - Fallow, Unearth
04 - Maelsuthain
05 - Tempest
06 - An Cheann Ri
07 - The Towers
08 - Kingdom of Oriel


Nenhum comentário:

Postar um comentário