Social Icons

terça-feira, 4 de junho de 2013

Sentiment - Discografia

Banda finlandesa. Pronto, é o suficiente sobre os caras para saber que têm qualidade. Hahaha... De fato, esses caras são muito bons, e o fato de se tratar de finlandeses diz mais à respeito de uma banda do que se imagina, uma vez que eles têm um jeito todo próprio de fazer música.
Sentiment, como de costume naquele país, é uma banda de Power Metal. A maioria das bandas de lá que chegam com mais facilidade aos nossos ouvidos tocam essa vertente, e de forma única. É algo que costumo chamar de "Power Metal Finlandês", pois é diferente do "Power Metal Alemão", por exemplo, que mesmo sendo do mesmo gênero, as bandas dos dois países o executam de um modo diferente entre si. Basta perceber a relação entre, por exemplo, StratovariusSonata Arctica e Amoral, que são da Finlândia, e HelloweenGamma Ray e Metalium, que são da Alemanha.
De qualquer modo, o Sentiment é uma banda de Power Metal fundada em 1996, em Helsinque, que faz o seu trabalho de forma bastante melódica, competente e envolvente. Sua atmosfera é mágica, graças a teclados harmoniosos, e solos, tanto de teclado quanto de guitarra, que são rápidos e bem escalados. A performance vocal é o que dá um diferencial aos caras, pois Michael Henneken canta em estilo Hard Rock, o que torna a banda um pouco mais interessante. Seu timbre se assemelha bastante ao de Klaus Meine, do Scorpions.
O primeiro lançamento dos rapazes foi a demo "While The World Awaits", que saiu em 2000. Subsequentemente, vieram mais três demos, sendo elas: "Night Holds The Key", em 2001, "Sentiment", em 2002 e "Breaking The Chains", em 2004.
Contando, além de Michael Henneken no vocal, com Tony Huovinen nas guitarras, Wille Terämä no baixo e Jami Huovinen nas baquetas, seu primeiro álbum só encontrou a luz em 2009, via Avalon Online, sob o título "From Here To Ever After". O trabalho é bom pra caralho! Seus refrões são "brainworms", ficam na cabeça, vide "Black Star Rising" e "Breaking The Chains", por exemplo. Como se não bastasse um álbum bom pra caralho para mostrar que os caras são de primeira linha, o disco ainda conta com as participações especiais do guitarrista Roope Latvala (Children of Bodom) e do honorável tecladista Jens Johansson (Stratovarius), o que explica bastante o nível dos solos e toda a jogada dos sintetizadores.
Até o momento, "From Here To Ever After" é o único álbum dos caras, que seguem ativos e, quem sabe, trabalhando em um novo lançamento. Sem dúvidas vale a pena conhecer o conjunto, que é excelente e não deixa mesmo a desejar, principalmente se você for fã da vertente e de bandas finlandesas! Como costumo dizer, essa é uma banda com o "selo Finlândia de qualidade".


 From Here To Ever After (2009)

01 - The Dark Side
02 - Black Star Rising
03 - Breaking The Chains
04 - Waiting For The Rain
05 - From Here To Ever After
06 - Fly On
07 - Hourglass
08 - Circle of Life
09 - The Last Day
10 - Coming Home
11 - The Long Winding Road
12 - The Sign (Bonus Track)
13 - Spotlight Kid (Bonus Track)

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário