Social Icons

sábado, 8 de junho de 2013

Primal Fear - Discografia

É incrível a infinidade de bandas fodas que a Alemanha nos revela. Aqui no blog o Walker instituiu uma espécie de "selo Finlândia de qualidade". Talvez, se fossemos expandir a expressão ou criar mesmo criar um novo "selo", na minha opinião, os germânicos seriam os agraciados.
A qualidade se prolifera de uma forma, que de um conjunto acabam surgindo outros. Aqui, podemos presenciar uma história de família do Power Metal: avô, pai e filho: Helloween, Gamma Ray e Primal Fear!
Com a sua saída do Helloween, logo após o auge dos clássicos Keeper Of The Seven Keys I (1987) e II (1988), o guitarrista Kai Hansen fundou sua própria banda, o Gamma Ray, que logo em seguida lançou o também clássico Heading For Tomorrow, de 1990. Nos vocais da nova banda de Kai estava Ralf Scheepers (ex-Tyran Pace), com seu timbre poderoso e perfeito para o estilo, podendo ser forte quando necessário e também capaz de explorar os agudos com maestria.
Ralf deixou o Gamma Ray em 1995, sob a expectativa de substituir Rob Halford no Judas Priest, banda da qual sempre foi fã, algo que acabou não acontecendo. 
Naquele mesmo ano, sua ex-banda, lançava um dos seus melhores discos, Land Of The Free, tendo Michael Kiske (ex-Helloween, Avantasia, etc, etc, etc) dividindo os vocais com Hansi Kürsch (Blind Guardian).
Dando continuidade em sua carreira, Ralf fundou o Primal Fear ao lado baixista Mat Sinner (Sinner), em 1997. Para completar a formação, foram convocados Klaus Sperling (bateria) e Tom Naumann (guitarra).
Em 1998, lançam o seu debut, homônimo. O álbum surpreendeu os ouvintes, com uma ótima fusão do Power com o Heavy Metal, resultado das influências de Judas Priest e também das bandas de Metal alemão.
Após a excelente repercussão do primeiro disco, a banda saiu em turnê com Running Wild e Hammerfall, e para isso acabou contratando um segundo guitarrista, sendo Stefan Leibing (ex-Insanity) o escolhido.
A turnê teve ótimos resultados e motivou a banda para lançarem o segundo álbum, o que ocorreria já em 1999, com Jaws Of Death, que repete a mesma fórmula de seu antecessor, destacando-se as faixas Final EmbraceChurch Of Blood e Fight To Survive.
Durante a turnê de divulgação de Jaws Of Death, Tom Naumann deixou a banda sendo substituído temporariamente pelo guitarrista do Sinner, Alex Beyrodt. Com o término das apresentações, Henny Wolter (ex-Thunderhead), foi anunciado como o sucessor de Tom Naumann.
Em 2001, veio o terceiro disco: Nuclear Fire, que também explora o Heavy Metal tradicional, em que se destacam as faixas Back From Hell, Kiss Of DeathEye Of An Eagle.
O álbum seguinte, Black Sun, veio em 2002 e contou com a participação especial do guitarrista Mike Chlasciak (Halford) que contribuiu com os solos das músicas Fear e Armageddon. O disco mostra uma banda mais técnica, mas ainda com o peso que sempre lhes acompanhou.
Após uma apresentação em Londres com o Rage, Henny Wolter deixou a banda e para seu lugar houve o retorno de  Tom Naumann.
Durante os meses de abril e maio de 2003, o Primal Fear tocou nos shows do Metal Gods, nos Estados Unidos, ao lado de Halford, Testament, entre outros. Durante a turnê, o baterista Posto Klaus Sperling foi substituído por Randy Black (ex-Annihilator).
Em 2004, lançam mais um álbum: Devil's Ground. O disco aliava a técnica de Black Sun, com muita agressividade.
Depois do sucesso alcançado explorando um Power/Heavy Metal mais agressivo, que equiparava o Primal Fear em muitos momentos ao som do Judas Priest e do Accept, o conjunto resolveu modificar a sonoridade com Seven Seals, que saiu em 2005.
Nesse álbum a banda se curvou ao Metal Melódico, apostando num som mais acessível, com alguns teclados e orquestrações, como na faixa-título e em The Immortal Ones. Para aqueles que são contra tais mudanças, ainda temos o lado mais pesado com Diaboulous. O álbum ainda conta com as faixas épicas All For One e In Memory, que exploram um lado novo do conjunto.
Em 2006, o Primal Fear soltou sua primeira coletânea  Metal Is Forever: The Very Best Of Primal Fear, que trazia um CD Bonus que continha covers de grandes nomes do Rock/Metal mundial.
O álbum seguinte causou uma certa dúvida nos fãs, pois não se sabia como a banda iria soar. A resposta veio em New Religion, de 2007, que mostrou um som na minha linha de Seven Seals, mas ainda mais elaborado, comprando que a banda tinha interesse em fazer um som mais épico. Finalmente o conjunto se afastava de ser considerado "um cover do Judas Priest".
O álbum conta com a participação de Simone Simons do Epica, dividindo os vocais com Scheepers em Everytime It Rains.
Em 2008Stefan Leibing deixa a banda para ter mais tempo com a família e seus negócios, sendo substituído por Magnus Karlsson (Starbreaker, Allen-Lande).
Logo em seguida, a banda retornou ao estúdio para trabalhar num álbum diversificado e que pudesse expor todas as qualidades do conjunto. Assim veio 16.6: (Before The Devil Knows You're Dead), em 2009.
Álbum que conseguiu unir sons da fase clássica da banda, como Riding The Eagle e também da fase mais recente, como Black Rain. Há ainda a bela balada Hands Of Time, que tem os vocais divididos entre Scheepers, Sinner, Karlsson e Wolter.
No ano seguinte, Henny Wolter sai do Primal Fear, dando lugar para o retorno de Alex Beyrodt, dessa vez em definitivo.
Em 2011, o Primal Fear retornou ao estúdio, com a promessa de que soltariam um álbum que seria uma volta às origens e cumpriram a promessa com Unbreakable, que saiu no início de 2012. O disco investe num Heavy Metal tradicional mais básico e agressivo, embasado em um instrumental calcado em riffs e mais riffs pegajosos e uma cozinha precisa, além de linhas vocais fantásticas de Ralf, que fazem toda a diferença.
Muitos torcem o nariz para o Primal Fear, dizendo que a banda não tem identidade própria e que não traz nada de novo para o estilo, usando e abusando dos clichês característicos do Metal Melódico, mas é importante deixar claro que o conjunto pode até não ser inovador, mas é um dos melhores de sua geração.
Alías, o Avantasia vem repetindo essa fórmula nos últimos trabalhos e quase todo mundo acha maravilhoso!
Por fim, mantendo a já conhecida pegada, o mais recente trabalho dos alemães foi lançado em 2014, intitulado "Delivering The Black". O disco, inclusive, conta com a participação especial da vocalista Liv Kristine (Leaves' Eyes, ex-Theatre of Tragedy) na faixa "Born With A Broken Heart".
Não é por acaso que o Primal Fear está a tanto tempo na estrada e lançando ótimos trabalhos, Ralf é um monstro nos vocais, Sinner conduz o trabalho de composição e gravação com maestria e o baterista Randy Black adiciona técnica e agressividade com precisão.
Esqueçam os preconceitos e ouçam sem medo!


 Primal Fear (1998)

01 - Primal Fear
02 - Chainbreaker
03 - Silver & Gold
04 - Promised Land
05 - Formula One
06 - Dollars
07 - Nine Lives
08 - Tears Of Rage
09 - Speed King (Deep Purple Cover)
10 - Battalions Of Hate
11 - Running In The Dust
12 - Thunderdome


 Jaws Of Death (1999)

01 - Jaws Of Death
02 - Final Embrace
03 - Save A Prayer
04 - Church Of Blood
05 - Into The Future
06 - Under Your Spell
07 - Play To Kill
08 - Nation In Fear
09 - When The Night Comes
10 - Fight To Survive
11 - Hatred In My Soul
12 - Kill The King (Rainbow Cover) (Bonus Track)
13 - Horrorscope (Japanese Bonus Track)


 Nuclear Fire (2001)

01 - Angel In Black
02 - Kiss Of Death
03 - Back From Hell
04 - Now Or Never
05 - Fight The Fire
06 - Eye Of An Eagle
07 - Bleed For Me
08 - Nuclear Fire
09 - Red Rain
10 - Iron Fist In A Velvet Glove
11 - Fire On The Horizon
12 - Living For Metal


 Horrorscope (EP) (2002)

01 - Under Your Spell
02 - Out In The Fields
03 - Horrorscope
04 - Breaker
05 - Kill The King (Rainbow Cover)


 Black Sun (2002)

01 - Countdown To Insanity
02 - Black Sun
03 - Armageddon
04 - Lightyears From Home
05 - Revolution
06 - Fear
07 - Mind Control
08 - Magic Eye
09 - Mind Machine
10 - Silence
11 - We Go Down
12 - Cold Day In Hell
13 - Controlled


 Devil's Ground (2004)

01 - Metal Is Forever
02 - Suicide And Mania
03 - Visions Of Fate
04 - Sea Of Flames
05 - The Healer
06 - Sacred Illusion
07 - In Metal
08 - Soulchaser
09 - Colony 13
10 - Wings Of Desire
11 - Heart Of A Brave
12 - Devil's Ground


 Seven Seals (2005)

01 - Demons And Angels
02 - Rollercoaster
03 - Seven Seals
04 - Evil Spell
05 - The Immortal Ones
06 - Diabolus
07 - All For One
08 - Carniwar
09 - Question Of Honour
10 - In Memory
11 - The Union


 Metal Is Forever: The Very Best Of Primal Fear (Compilation) (2006)

CD 1:
01 - Metal Is Forever
02 - Chainbreaker
03 - Seven Seals
04 - Nuclear Fire
05 - Final Embrace
06 - The Healer
07 - Rollercoaster
08 - Armageddon
09 - Angel In Black
10 - Under Your Spell
11 - Evil Spell
12 - Running In The Dust
13 - Suicide And Mania
14 - Iron Fist In A Velvet Glove
15 - Fear
16 - Tears Of Rage

Download

Bonus CD (Metal Classics):
01 - Out In The Fields (Gary Moore Cover)
02 - Kill The King (Rainbow Cover)
03 - Speedking (Deep Purple Cover)
04 - Die Young (Black Sabbath Cover)
05 - Metal Gods (Judas Priest Cover)
06 - Breaker (Accept Cover)
07 - Seek And Destroy (Metallica Cover)
08 - 2 Minutes To Midnight (Iron Maiden Cover)
09 - The Rover (Led Zeppelin Cover)


 New Religion (2007)

01 - Sign Of Fear
02 - Face The Emptiness
03 - Everytime It Rains (With Simone Simons)
04 - New Religion
05 - Fighting The Darkness: A. Fighting The Darkness
06 - Fighting The Darkness: B. The Darkness
07 - Fighting The Darkness: C. Reprise
08 - Blood On Your Hands
09 - The Curse Of Sharon
10 - Too Much Time
11 - Psycho
12 - World On Fire
13 - The Man (That I Don't Know)


 16.6: (Before The Devil Knows You're Dead) (2009)

01 - Before The Devil Knows You're Dead
02 - Riding The Eagle
03 - Six Times Dead (16.6)
04 - Black Rain
05 - Under The Radar
06 - 5.0/Torn
07 - Soar
08 - Killbound
09 - No Smoke Without Fire
10 - Night After Night
11 - Smith & Wesson
12 - The Exorcist
13 - Hands Of Time
14 - Cry Havoc
15 - Scream


 Live In The USA: All Over The World (Live) (2010)

01 - Before The Devil Knows You're Dead
02 - Under The Radar
03 - Battalions Of Hate
04 - Killbound
05 - Nuclear Fire
06 - Six Times Dead (16.6)
07 - Angel In Black
08 - Sign Of Fear
09 - Fighting The Darkness
10 - Riding The Eagle
11 - Final Embrace
12 - Metal Is Forever
13 - Hands Of Time
14 - Chainbreaker


 Unbreakable (2012)

01 - Unbreakable (Part1)
02 - Strike
03 - Give Em Hell
04 - Bad Guys Wear Black
05 - And There Was Silence
06 - Metal Nation
07 - Where Angels Die
08 - Unbreakable (Part 2)
09 - Marching Again
10 - Born Again
11 - Blaze Of Glory
12 - Conviction

 Delivering The Black (2014)

01 - King For A Day
02 - Rebel Faction
03 - When Death Comes Knocking
04 - Alive & On Fire
05 - Delivering The Black
06 - Road To Asylum
07 - One Night In December
08 - Never Pray For Justice
09 - Born With A Broken Heart (feat. Liv Kristine)
10 - Innocent Man (Bonus Track)
11 - Inseminoid
12 - Man Without Shadow (Bonus Track)
13 - When Death Comes Knocking (Single Edit) (Bonus Track)
14 - Born With A Broken Heart (feat. Liv Kristine) (Edit Version) (Bonus Track)

Download


5 comentários:

  1. não estou conseguindo baixar os links do Primal Fear [todos] . está pedindo usuário e senha da conta premium do 4shared.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tá normal! É necessário apenas fazer uma conta no 4shared, nada mais! Não precisa ser premium!

      Excluir
  2. Primal Fear é foda pra caralho. \m/

    ResponderExcluir