Social Icons

quinta-feira, 6 de junho de 2013

John Arch - Discografia

John Maurice Archambault, o John Arch, nasceu no dia 15 de maio de 1959, em Colorado Springs, nos Estados Unidos. Ao lado de Jim Matheos, o vocalista é um dos fundadores do Fates Warning, um dos maiores nomes do Prog Metal mundial.
Com o Fates Warning, John Arch lançou os seguintes álbuns: Night On Bröcken (1984), The Spectre Within (1985) e Awaken The Guardian (1986). Após o lançamento do terceiro álbum, John acabou saindo, vez que a banda buscava mudar a sua sonoridade, sendo substituído por Ray Adler.
Após o fim de sua carreira com o Fates Warning, John deixou a música, dedicando-se à confecção de móveis personalizados. A única exceção foi uma audição para ser vocalista do Dream Theater, o que acabou não se concretizando.
Somente em 2003, o vocalista apareceria com um novo trabalho, o compacto A Twist Of Fate, em que contou com o auxílio dos seus ex-companheiros de Fates Warning: Jim Matheos (guitarra e teclados) e Joey Vera (baixo), além de Mike Portnoy (bateria, ex-Dream Theater, Adrenaline Mob) e Andy Happel (violoncelo e violino).
O álbum contém apenas duas faixas, sendo a primeira composta por John e a segunda pelo vocalista e seu amigo Jim Matheos.
A Twist Of Fate tem um som mais moderno, embora seja calcado no Progressive Metal. Em ambas as faixas pode-se observar um verdadeiro show de John Arch e dos demais músicos, que, embora mais moderno, nos remete ao som dos primórdios do Prog Metal, que teve justamente na voz de John seus primeiros passos.
Infelizmente, esse foi o único trabalho lançado por John em sua carreira solo. O vocalista somente daria as caras em 2011 no projeto Arch/Matheos, mas essa é outra história!


 A Twist Of Fate - EP - 2003

01 - Relentless
02 - Cheyenne



Um comentário: