Social Icons

domingo, 2 de junho de 2013

Burning In Hell - Discografia Comentada

Burning In Hell é mais um exemplar de que o Brasil não carece de excelentes músicos na cena metálica. A banda pode não trazer nada de inovador ao gênero, mas o que eles não têm de inovação, têm de canções fodas e bem reproduzidas. Os caras fazem um forte, competente e técnico Power Metal, com todos os elementos recebendo notável destaque: vocal poderoso, agudo, rasgado, com fôlego, guitarras com solos técnicos, rápidos, empolgantes e desafiadores pra qualquer um que queira fazer cover, contrabaixo aparente e participativo e bateria variável e pegada. Esse é o Burning In Hell.
O grupo surgiu em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, no ano de 1995 por iniciativa dos irmãos Leandro e Marcelo Moreira, o primeiro sendo vocalista (e guitarrista em um primeiro momento), e o segundo, baterista, além de Emanuel Pieruccini, que toca guitarra, mas que infelizmente viria a falecer em 1999. Informações mais detalhadas sobre o conjunto não estão disponibilizadas por aí, uma vez que sequer site oficial os caras têm. Então vamos à guerra com as armas que temos.
O primeiro trabalho dos caras foi a demo independente "Under My Dominate", lançada em 1997. A sequência se deu em 1999, quando mais uma demo, dessa vez intitulada "World of Illusion" encontrou a luz, também de forma independente.
Já em 2000, o Burning In Hell lançou uma split em parceria com a banda Aiming High chamada "King of The Iron/World of Illusion", através do selo Metal Crusade Records.
Nos tempos que se seguiram, um contrato com o selo Encore foi assinado em algum momento, possibilitando, enfim, o lançamento do debut homônimo em 2004. O line-up consistiu em Leandro Moreira no vocal, Ricardo Reolon e Geraldo Aita nas guitarras (esse último também nos teclados), Gabriel Doria no baixo e Marcelo Moreira nas baquetas. O disco é um típico Power Metal, mas feito de forma consistente e admirável. Sua sonoridade é turbulenta e linear, com canções bem cheias e explosivas e umas se parecendo com as outras. A marca mais notável no disco, além da grande performance vocal de Leandro Moreira, são as guitarras, que solam com rapidez e perícia, dando sequência ainda mais frenética a canções que já contam com riffs curtos, rápidos e variáveis. O trabalho também conta com a participação de Kiko Loureiro (Angra) nas faixas "Shadows of The Wars" e "Forever I'll Be Here".
Para o segundo álbum de estúdio, mudanças na formação: Saem o guitarrista Ricardo Reolon e o baixista Gabriel Doria para a entrada de Tiago Della Vega e Ederson Prado, respectivamente. As mudanças não decaíram a qualidade da banda, muito pelo contrário; o grupo amadureceu e alçou voos um pouco mais altos para horizontes mais abrangentes, pois "Believe" chegou em 2006 com uma sonoridade que, apesar de manter aquele clima rápido e turbulento de seu Power Metal tradicional, conta com uma sonoridade mais ampla e acessível, propiciada, por exemplo, pela bem-vinda introdução de efeitos de sintetizadores de modo bem mais aparente e atmosférico, gerando um ar indiano em algumas canções, inclusive. As mudanças se estendem aos vocais de Leandro também, que se mostram mais maduros, mais afiados e ousados. Sua performance é fascinante, aplicando, dessa vez, tons rasgados que dão força às expressões, dando mais solidez em uma sonoridade que se tornou um pouco menos turbulenta, mas não menos técnica. Sua voz me lembra o Nando Fernandes (ex-Hangar). As guitarras seguem aguçadas, solando de modo impressionante. Este trabalho também conta com participações especiais, como a do guitarrista Andreas Kisser (Sepultura) e do baixista Andrei Leão (Stormental, banda de Progressive Metal de FlorianópolisSanta Catarina).
Após o lançamento, o guitarrista Tiago Della Vega se desligou do conjunto, fazendo com que o vocalista Leandro Moreira voltasse a assumir também a posição de guitarrista. Desde então, nenhum novo disco foi lançado pela banda, mas os caras seguem na ativa!


 Under My Dominate (Demo) (1997)

01 - The Curse
02 - Darkness of The Soul
03 - Under My Dominate
04 - Howls of Death
05 - Rage of God

 World of Illusion (Demo) (1999)

01 - World of Illusion/Brave Warriors
02 - Revelation Knights
03 - Holy Wars In The Sky
04 - Judgement Day

 Burning In Hell (2004)

01 - Freedom
02 - Shadows of The Wars
03 - The End of The World
04 - Forever I'll Be Here
05 - Slave of Darkness
06 - Welcome To The Battle
07 - Last of The Dragons
08 - Sheding Bloody Tears
09 - World of Illusion
10 - Brave Warriors
11- The Battle Will Begin

Ouvir (YouTube)

 Believe (2006)

01 - Indian Forest
02 - Little Indian Voice
03 - Medusa
04 - Believe
05 - Never Surrender
06 - Guide of Dead
07 - Save The Queen, Save The King
08 - Stay Together Forever
09 - Code of Honour
10 - The Waterfalls
11 - Goddess of Fate, Part I
12 - Goddess of Fate, Part II

Ouvir (YouTube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário