Social Icons

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Survivor - Discografia

Em meados de 1982, os produtores de Rocky III, haviam decidido que a música tema do filme seria Another One Bites The Dust do Queen, que inclusive já estava presente no primeiro filme.
Como não houve liberação, o protagonista Sylvester Stallone entrou em contato com Jim Peterik e Frankie Sullivan, membros do Survivor, para ver se os caras não tinham uma canção que pudesse se encaixar e causar impacto no filme. Esse acontecimento foi o marco para que o Survivor se tornasse um dos conjuntos mais populares dos anos oitenta e que a canção que atenderia os pedidos de Stallone, uma tal de Eye Of The Tiger, se imortalizasse, sendo conhecida por todos até os dias atuais.
É impossível não relacionar a banda, com o filme do boxeador, quando se fala em Survivor, a primeira coisa que me vem na cabeça é Rocky Balboa! Talvez nenhum conjunto seja tão ligado a um filme ou um personagem como o Survivor.
O conjunto teve seu início em 1977, em Chicago, Estados Unidos. A formação original era composta por Frankie Sullivan (guitarras e vocais), Jim Peterik (guitarras e teclados), Dave Bickler (vocal), Dennis Johnson (baixo) e Gary Smith (bateria).
Em 1979, lançaram seu primeiro disco, homônimo, sendo que logo em seguida,  Stephen Eliss (baix) e Marc Doubray (bateria), entraram para a banda. O Survivor então saiu em turnê visando aumentar o seu público e divulgar o álbum, mas sem obter muito sucesso. Em 1981, lançam seu segundo álbum, Premonition, que alcança um desempenho melhor nas paradas de sucesso, amparados ao sucesso do AOR/Hard Rock. Premonition, traz o primeiro hit da banda, a música Take You On A Saturday.
Apesar do relativo sucesso do segundo disco, nada se comparou ao que a banda iria obter com o Eye Of The Tiger, em razão da sua faixa-título e da relação com o filme de Stallone, conforme já citado acima.
O álbum saiu em 1982, e colocou a banda nos primeiros lugares das paradas de sucesso. Além do hit máximo, o disco traz outras pérolas do AOR, tais como Feels Like Love, Hesitation Dance e The One That Really Matters, que, injustamente, acabaram ofuscadas pela faixa-título. Vale destacar a atuação impecável de Dave Bickler, que mostrou o que um verdadeiro vocalista de Hard Rock deve fazer, com ótimos agudos, acompanhados de uma performance energética.
No ano seguinte, a banda lançou o álbum Caught In The Game, o último com o vocalista Dave Bickler, que precisou sair da banda para uma cirurgia em suas cordas vocais.
Para o lugar de Dave veio o também brilhante Jimi Jamison.
Quem esperava que a banda se abatesse com a ausência de seu frontman ou mesmo que haveria um declínio, se surpreendeu com o álbum Vital Signs, de 1984. O álbum é um dos maiores ícones do AOR, sendo melhor da carreira do Survivor, graças a hits como I Can't Hold Back e The Search Is Over.
Ainda em 1984, a banda gravou a canção The Moment Of Truth para o filme Karate Kid, a qual não chegou a sair em nenhum álbum de inéditas do conjunto, mas está presente em suas coletâneas.
Em 1985, novamente emplacaram um sucesso estrondoso com Burning Heart, trilha sonora de  Rocky IV, com sua letra cheia de indiretas para a Guerra Fria.
When Seconds Count, de 1986, foi outro álbum muito bem sucedido, graças às faixas Is This Love e Burning Heart, claro!
Durante as gravações do álbum Too Hot To Sleep de 1988, Stephan Ellis e Marc Droubay deixaram a banda, sendo substituídos em estúdio por Mickey Curry na bateria e Bill Syniar, no baixo.
As mudanças na formação e o fato das gravadoras e das rádios não estarem dando mais atenção para as bandas de AOR/Hard Rock, fez com o que o disco fosse um fracasso.
Ainda assim, o conjunto seguiu em frente, fazendo uma turnê com Kyle Woodring nas baquetas. Com o fim da turnê, a banda resolve dar um tempo e só retorna em 1993, quando Jim Peterik e Frank Sullivan se reuniram com o antigo vocalista Dave Bickler.
O Survivor passou a fazer inúmeros shows tocando os clássicos do passado e tentando gravar um novo álbum. Como nenhuma gravadora se interessava pelo som dos caras, investiam apenas nas turnês.
Jim Peterik resolveu sair da banda em 1996, sendo substituído por Chris Grove. No mesmo ano, o baixista Stephan Ellis e o baterista Marc Droubay voltaram à banda.
No ano 2000, Jimi Jamison lançou um álbum solo intitulado Jimi Jamison's Survivor, o que lhe rendeu o processo por estar usando o nome do Survivor. Para o bem de ambas as partes, o processo terminou com o retorno do vocalista à banda que o consagrou.
Somente em 2006, com uma formação contando com Jimi Jamison, Frankie Sullivan, Billy Ozzello (baixo), Chris Grove e Marc Droubay, lançam um disco de inéditas, intitulado Reach. Algumas das músicas de Reach foram escritas nos noventa e deveriam ter saído no álbum Fire Makes Steel, que acabou não sendo lançado.
Após o lançamento de Reach, Jamison saiu da banda, sendo substituído por Robin McAuley.
Em 2011, Jamison retorna ao Survivor e informou que estavam trabalhando em um novo álbum, que deveria sair em 2012, algo que não acontece.
Em 2013, Dave Bickler retorna, mas Jamison permanece, fazendo com que a banda trabalhe com os dois vocalistas ao mesmo tempo.
O Survivor segue em frente, mesmo sem conseguir repetir o sucesso do passado, algo que ocorre com praticamente todas as bandas de AOR que brilharam nos anos oitenta, continuam na ativa, revivendo seus clássicos ao vivo e fazendo com que muitos tenham saudades dos tempos áureos desse estilo que jamais vai deixar de existir.


 Survivor - 1979

01 - Somewhere In Americe
02 - Can't Getcha Offa My Mind
03 - Let It Be Now
04 - As Soon  As Love Finds Me
05 - Youngblood
06 - Love Has Got Me
07 - Whole Town's Talkin'
08 - 20_20
09 - Freelance
10 - Nothing Can Shake Me (From Your Love)
11 - Whatever It Takes


 Premonition - 1981

01 - Chevy Nights
02 - Summer Nights
03 - Poor Man's Son
04 - Runway Lights
05 - Take You On A Saturday
06 - Light Of A Thousand Smiles
07 - Love Is On My Side
08 - Heart's A Lonely Hunter


 Eye Of The Tiger - 1982

01 - Eye Of The Tiger
02 - Feels Like Love
03 - Hesitation Dance
04 - The One That Really Matters
05 - I'm Not That Man Anymore
06 - Children Of The Night
07 - Ever Since The World Began
08 - American Heartbeat
09 - Silver Girl


 Caught In The Game - 1983

01 - Caught In The Game
02 - Jackie Don't Go
03 - I Never Stopped Loving You
04 - It Doesn't Have To Be This Way
05 - Ready For The Real Thing
06 - Half Life
07 - What Do You Really Think
08 - Slander
09 - Santa Ana Winds


 Vital Signs - 1984

01 - I Can't Hold Back
02 - High On You
03 - First Night
04 - The Search Is Over
05 - Broken Promises
06 - Popular Girl
07 - Everlasting
08 - It's The Singer Not The Song
09 - I See You In Everyone


 When Seconds Count - 1986

01 - How Much Love
02 - Keep It Right Here
03 - Is This Love
04 - Man Against The World
05 - Rebel Son
06 - Oceans
07 - When Seconds Count
08 - Backstreet Love Affair
09 - In Good Faith
10 - Can't Let Go You
11 - Burning Heart


 Too Hot To Sleep - 1988

01 - She's A Star
02 - Desperate Dreams
03 - Too Hot To Sleep
04 - Didn't Know It Was Love
05 - Rhythm Of The City
06 - Here Comes Desire
07 - Across The Miles
08 - Tell Me I'm The One
09 - Can't Give Up
10 - Burning Bridges


 Greatest Hits - 1990

01 - Eye Of The Tiger
02 - You Know Who You Are
03 - Burning Heart
04 - The Search Is Over
05 - High On You
06 - Is This Love
07 - I Can't Hold Back
08 - Hungry Years
09 -  American Heartbeat
10 - Poor Man's Son
11 - The Moment Of Truth
12 - Somewhere In America


 Reach - 2006

01 - Reach
02 - Fire Makes Steel
03 - Nevertheless
04 - Seconds Away
05 - One More Change
06 - Gimme The Word
07 - The Rythm Of Your Heart
08 - I Don't
09 - Half On My Heart
10 - Talkin' Bout Love
11 - Don't Give Up
12 - Home

 The Best Of Survivor - 2006

01 - Eye Of The Tiger
02 - I Can't Hold Back
03 - High On You
04 - Poor Mans Son
05 - The Search Is Over
06 - American Heartbeat
07 - Burning Heart
08 - Is This Love
09 - Ever Since The World Began
10 - The One That Really Matters
11 - Caught In The Game
12 - The Moment Of Truth
13 - Rebel Son
14 - Didn't Know It Was Love




3 comentários:

  1. Apenas a nível de informação algumas correções:
    - Jimi Jamison lançou o seu primeiro album solo em 1991 chamado "When love comes down"
    - Em 1996 Jimi Jamison ganhou mais conhecimento com a musica tema do seriado "Baywatch"
    - A coletânea citada no texto erroneamente colocou o ano errado, pois a mesma foi lançada em 1993 e contém duas faixas inéditas com Dave Bickler no vocal.
    - Outra informação incorreta é sobre a música "Burning Heart" fazer parte do album "When seconds count" de 1986, pois a mesma não faz parte desse album, foi lançada apenas em coletâneas e na trilha sonora de "Rocky IV".

    ResponderExcluir
  2. Vale também ressaltar o falecimento do vocalista Jimi Jamison em 2013 vítima de parada cardíaca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. He died in 2014. His autopsy revealed the actual cause of death to be a hemorrhagic brain stroke, with acute methamphetamine intoxication contributing.

      Excluir