Social Icons

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Northsong - Discografia

Aqui vai um som um tanto diferente, mais à parte do que a maioria costuma ouvir, escondido sob camadas e camadas de mainstream, no subsolo do Metal. O underground tem coisa boa pra caralho, e esse aqui é mais um desses casos. O Northsong é viajante, perfeito pra quem gosta de música principalmente ambiental e atmosférica, à base de teclados, guitarras, cellos, instrumentos folclóricos, vocais guturais e limpos em ritmo de clamor viking, e tudo mais. Talvez uma boa referência para se ter uma ideia de como esse projeto soa seja o álbum "Anthems To The Welkin At Dusk" do Emperor, de 1997, por exemplo, só que de uma forma por vezes um pouco mais tranquila e mais profunda, daquelas que tocam o coração, principalmente se você estiver ouvindo num fim de tarde (pelo menos comigo o fim da tarde tem um belo efeito se acompanhado por determinados tipos de música).
Esse belo projeto de Viking/Folk Metal atmosférico foi fundado no ano de 2010 pelo multi-instrumentista estadunidense Cortland Runyon (que atualmente reside em BloomingtonIllinois), um admirador da Mitologia Nórdica e cultura viking. Sim, ele leva a banda completamente sozinho, compondo todas as faixas e tocando todos os instrumentos. Os primeiros passos do projeto Northsong começaram a ser dados ainda antes de sua fundação oficial, quando Cortland, de modo descompromissado, compôs e gravou a sua primeira demo contendo uma faixa intitulada "Mountains of Madness", que foi muito bem elogiada pelos amigos. Após um tempo, com os elogios servindo de convencimento, ele oficialmente fundou esse projeto e seguiu escrevendo mais materiais que seguissem exatamente a linha da demo e de seus interesses históricos pessoais: algo mais na linha do Viking Metal, do Folk, ambiental.
Com o tempo passando e seu foco centrado no projeto, já em 2011, Cortland já contava com músicas suficientes para gravar e lançar um compacto. Foi assim que o excelente EP "Winter's Dominion" veio à tona, contando com seis faixas, sendo a última um cover da canção "Let Death Be Our Pride", originalmente do Windrider, uma grande inspiração para o músico. O trabalho, apesar de ser apenas o primeiro passo do talentoso estadunidense, é agradável pra caralho de se ouvir, ao mesmo tempo que tem aquela bela dose de agressividade, exatamente o que viria a ser ainda melhor desenvolvido no álbum debut. As resenhas vieram positivas, engrenando os ânimos de Cortland e deixando-o confiante para desenvolver seu primeiro álbum "full-length".
No dia 9 de abril de 2013, o resultado do trabalho guerreiro (de modo ambíguo, seja por ser Viking Metal, seja por levá-lo sozinho) encontra a luz. O debut é intitulado "The Final Journey", e é realmente foda. O disco desenvolve de modo espetacular aquilo que já havia sido feito em "Winter's Dominion", contando com diferentes sensações ao longo do disco, desde faixas mais dopantes até faixas mais agressivas, mas sob a mesma atmosfera folclórica, épica, escandinava. A trilogia "The Final Journey" (primeira, segunda e última faixas) é foda, te fazendo fechar os olhos e se sentir um guerreiro sob uma armadura, ou em terras gélidas na presença de seus companheiros, seja numa taberna cantando, seja indo à batalha... Sensação parecida também é propiciada por músicas como "Northern Blood" (com seu coro épico) ou "The River" (com seu instrumental maravilhoso). Faixas agressivas, mais próximas do Black Metal e acompanhadas de vocais guturais rasgados e fechados, também marcam presença, como em "Yggdrasil", "Trolls" ou "Nomad".
Rapaz, apesar das tentativas de descrição sentimental que fiz sobre a sonoridade do Northsong, eu ainda não consegui expressar com exatidão o sentimento que me dá ao ouvir algo tão impactante, tão brisante. Chega a me dar um sentimento de nostalgia, sendo que eu não tenho nada para "nostalgiar" nesse sentido. É quase indescritível, uma mistura de sentimentos que só quem ouvir vai entender, e até ter sentimentos diferentes dos meus. A verdade é que esse trabalho é foda, indicadíssimo para quem curte a vertente, que abrange bandas como EnsiferumEquilibriumWintersunFinntrollWindirWindriderKorpiklaani, dentre outras. É um trabalho peculiar, e que pode vir a crescer e nos presentear com trabalhos cada vez melhores e mais apaixonantes!


 Winter's Dominion (EP) (2011)

01 - Prelude
02 - Mountains of Madness
03 - Heathen War
04 - Desperation
05 - Winter's Dominion
06 - Let Death Be Our Pride (Windrider Cover)


 The Final Journey (2013)

01 - The Final Journey - Pt. I
02 - The Final Journey - Pt. II
03 - Nomad
04 - Yggdrasil
05 - Northern Blood
06 - Trolls
07 - The River
08 - Mímisbrunnr
09 - The Final Journey - Pt. III


Nenhum comentário:

Postar um comentário