Social Icons

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Stream of Passion - Discografia

Sempre foi costume do mestre multi-instrumentista holandês Arjen Anthony Lucassen (a brilhante mente por trás do Ayreon) trabalhar com grandes músicos, principalmente vocalistas, conhecidos ou desconhecidos, e no caso do segundo, realçar seu talento. Isso já havia acontecido em 2001, por exemplo, quando o holandês criou o lindo projeto Ambeon e selecionou a que até então era ainda criança, com apenas 14 anos de idade, Astrid van der Veen como vocalista. Algo que praticamente não varia é que se o Arjen está trabalhando com determinado(a) vocalista, é porque se trata de um monstro nas cordas vocais.
A vocalista e violinista mexicana Marcela Bovio (na época no Elfonía) entrou na vida musical do Arjen quando, por meio de um concurso online de vocalistas femininas, o Arjen notou seu talento e a escalou para o plantel que participaria do álbum "The Human Equation" do Ayreon, que foi lançado em 2004.
O Arjen ficou tão feliz com seu talento que não bastou apenas que ela trabalhasse no projeto Ayreon; ele decidiu criar uma banda de verdade com ela, e não um projeto, a fim de dar à ela a chance de brilhar. Isso é uma coisa rara, pois o guitarrista tem o costume de apenas trabalhar com projetos, nada que demande de si responsabilidade demais, pois música para ele é diversão. Foi assim então que, em 2005, o Stream of Passion, banda de Symphonic Metal, foi criado. Completando o line-up, outros músicos pouco conhecidos ingressaram: a guitarrista Lori Linstruth (empresária do Arjen, que viria a mais tarde morar com ele na Holanda), o baixista Johan van Stratum, o baterista Davy Mickers e o tecladista Alejandro Millán (que também fazia parte do Elfonía).
Com a formação fechada, as composições se iniciaram, mas de forma trabalhosa, pois a distância prejudicava a banda, uma vez que os membros residiam em países diferentes: o Arjen, o Johan e o Davy na Holanda, a Lori na época morava na Suécia e a Marcela e o Alejandro no México. Contudo, a distância não atrapalhou a maestria das composições, uma vez que estamos falando de um trabalho de Arjen Anthony Lucassen! Com isso, ainda em 2005, com Marcela Bovio tendo composto as letras e Arjen o instrumental, é lançado o excelente "Embrace The Storm", um disco que, com toda certeza, faz jus aquilo que eu costumo dizer de sobre dificilmente algo de ruim sair da brilhante mente do Arjen. Um exímio Symphonic Metal tocado com responsabilidade e muita beleza. O mais foda desse trabalho é que é inevitável que o jeito de fazer música do Arjen não prevaleça. Sempre tem aqueles riffs ou aquelas passagens que te fazem se lembrar do Ayreon ou Star One, afinal, é o estilo dele, que ao meu ver, enriquece muito as músicas. Na minha opinião, esse é o melhor álbum da banda de forma isolada.
No ano seguinte, um foderoso CD/DVD ao vivo foi lançado, o "Live In The Real World", onde tanto faixas do Stream of Passion quanto do Ayreon são executadas, e até uma do Star One, a fodástica "Songs of The Ocean", em um medley junto com a "Deceiver" do Stream of Passion. O Ambeon também ganha seu espaço no medley entre "Into The Black Hole" do Ayreon com "Cold Metal". Para mim esse DVD é melhor do que o "Live On Earth" do Star One, lançado em 2003. Outras coisas que me agradam demais nesse trabalho é ver a atriz e também vocalista Diana Bovio, irmã de Marcela Bovio, no backing vocal. Ela também possui uma voz espetacular, complementando sua grande beleza física. Que mulher linda! Outra coisa muito foda é ver a guitarrista Lori Linstruth tocando. Essa mulher realmente sola demais, e o mais maneiro é que ela tem presença de palco. Não que ela viva agitada e chame a atenção de modo forçado; ela simplesmente tem presença, ela chama a atenção de modo natural, e seu estilo é muito foda! Seus solos em dueto com o Arjen são uma coisa fantástica de se ver! Importante presença em palco também é a do Damian Wilson (Threshold), cuja voz é exuberante e acompanhante fiel dos trabalhos do Arjen. Gosto muito dele e de vê-lo ao vivo.
Já em 2007, mudanças drásticas ocorreram na banda. Era desejo do Arjen que a banda engrenasse e que a Marcela ganhasse notoriedade, e assim foi. Com seu objetivo alcançado, ele decide deixar a banda e seguir novamente seus próprios caminhos. A Lori Linstruth e o Alejandro Millán também se desligaram do conjunto. Seus postos foram ocupados pelos guitarristas Eric Hazebroek e Stephan Schultz e pelo tecladista Jeffrey Revet.
O primeiro álbum lançado sem Arjen junto à banda foi lançado em 2009, recebendo o título "The Flame Within". Eu não digo que o disco é ruim, longe disso! Mas digamos que o Arjen fez bastante falta. Um típico Symphonic Metal é executado, onde você sabe exatamente como vai ser, o que esperar. Para quem gosta pra caramba do gênero, não há o que reclamar, mas comigo, particularmente, o Arjen é um fator central. Falta ele. Mas de geral, um ótimo álbum. Após o lançamento, o baterista Davy Mickers decide deixar o grupo, restando apenas Marcela Bovio e o baixista Johan van Stratum como membros originais. A vaga de baterista foi rapidamente ocupada por Martijn Peters.
O álbum subsequente é o "Darker Days", lançado em 2011. De fato, mais um excelente álbum, e melhor que seu antecessor, ao meu ver. As composições estão mais ricas e mais atraentes, melhor elaboradas, e também mais pesadas e mais profundas ao mesmo tempo. Entretanto, minha preferência permanece com o "Embrace The Storm", sem intenção de ofuscar os outros discos que, refrisando, são ótimos, sendo que "Darker Days" é excelente e digno de uma boa ouvida, principalmente se você gosta de Symphonic Metal.
O álbum mais recente lançado pelos holandeses se chama "A War of Our Own", lançado em 2014, lançado de forma independente.
Então aí está mais uma banda relacionada ao grande Arjen Anthony Lucassen, cuja alta técnica e criatividade tanto como instrumentista quanto como compositor sempre o levaram a produzir trabalhos fantásticos, sendo o mais notável, certamente, o Ayreon, que considero o melhor Metal Opera existente. O Stream of Passion não fica para trás, pois é uma excelente banda que conta com uma vocalista afiada e precisa, a mexicana Marcela Bovio!


 Wherever You Are (Single) (2005)

01 - Wherever You Are


 Embrace The Storm (2005)

01 - Spellbound
02 - Passion
03 - Deceiver
04 - I'll Keep On Dreaming
05 - Haunted
06 - Wherever You Are
07 - Open Your Eyes
08 - Embrace The Storm
09 - Breathing Again
10 - Out In The Real World
11 - Nostalgia
12 - Calliopeia


 Out In The Real World (Single) (2006)

01 - Out In The Real World (Radio Edit)
02 - Computer Eyes (Ayreon Cover)
03 - Day Three: Pain (Ayreon Cover)
04 - When The Levee Breaks (Led Zeppelin Cover)


 Live In The Real World (feat. Ayreon) (Live) (2006)

CD 1:
01 - Intro
02 - Spellbound
03 - Passion
04 - Ayreon: Waracle
05 - Wherever You Are
06 - Ayreon: Computer Eyes
07 - Calliopeia
08 - Ayreon: Valley of The Queens
09 - Haunted
10 - Ayreon: The Charm of The Seer
11 - Stream of Passion/Star One: Deceiver/Songs of The Ocean

CD 2:
01 - Ayreon: Day One: Vigil
02 - Ayreon: Day Three: Pain
03 - Nostalgia
04 - Out In The Real World
05 - Ayreon: The Castle Hall
06 - Ayreon/Ambeon: Into The Black Hole/Cold Metal
07 - When The Levee Breaks (Led Zeppelin Cover)
08 - Ayreon: Day Eleven: Love


 The Flame Within (2009)

01 - The Art of Loss
02 - In The End
03 - Now Or Never
04 - When You Hurt Me The Most
05 - Run Away
06 - Games We Play
07 - This Endless Night
08 - My Leader
09 - Burn My Pain
10 - Let Me In
11 - Street Spirit
12 - A Part of You
13 - All I Know


 Darker Days (2011)

01 - Lost
02 - Reborn
03 - Collide
04 - The Scarlet Mark
05 - Spark
06 - Our Cause
07 - Darker Days
08 - Broken
09 - This Moment
10 - Closer
11 - The Mirror
12 - Nadie Lo Ve
13 - The World Is Ours
14 - The Hunt (Bonus Track)

Download

 A War of Our Own (2014)

01 - Monster
02 - A War of Our Own
03 - The Curse
04 - Autophobia
05 - Burning Star
06 - For You
07 - Exile
08 - Delirio
09 - Earthquake
10 - Secrets
11 - Don't Let Go
12 - Out of The Darkness
13 - The Distance Between Us (Bonus Track)

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário