Social Icons

domingo, 7 de abril de 2013

Samael - Discografia

Essa é uma daquelas bandas que se tornaria impossível definir por apenas um estilo. Assim como nomes como Therion, Paradise Lost, Anathema, etc, mudaram drasticamente em relação ao seu som original, o Samael, foi no mesmo caminho, mas sem perder a essência da temática e da sonoridade que os consagrou. Ao longo de tantos anos de carreira, se há um defeito que não pode ser colocado na banda, esse deve ser a falta de ousadia, pois sempre deixaram que suas idéias definissem o direcionamento que seus trabalhos viriam a ter. Algumas decisões podem até ser questionáveis, caso do qual também sofreram os nomes listados acima, mas no geral, os caras merecem um destaque especial no cenário da música pesada mundo a fora.
O Samael foi fundado em 1987, na Suíça, pelos irmãos Vorphalak "Vorph" (vocal e guitarra) e Xytras "Xy" (bateria e teclados). No início, Xy era o baixista e Pat Charvet o baterista. O conjunto tinha como suas maiores inspirações, o conterrâneo Celtic Frost e o ícone do Black Metal Venom. Não por acaso, a sonoridade do Samael era voltado para o Metal Negro, algo que pode ser percebido até mesmo em seu nome, que representa um demônio cujo significado é veneno de Deus.
Em 1988, sai o compacto Medieval Prophecy, financiado pela própria banda. Após esse lançamento Pat deixa a banda e Xytras assume também a bateria.
O conjunto buscou fechar seu primeiro contrato, mas somente a pequena gravadora francesa Osmose Records, se interessou por eles. Sem uma proposta melhor, acabaram fechando com a Osmose e lançaram em 1991, o seu debut Worship Him.
Pelas limitações técnicas e financeiras da gravadora, o disco teve uma produção precária e ficou longe de demonstrar o verdadeiro talento do Samael. Ainda assim, Worship Him fez bastante sucesso no cenário underground e fez com a banda conseguisse um contrato melhor, desta vez com a gigante Centuty Media.
No ano seguinte, já com Masmiseim "Mas" no baixo e Rodolphe H. nos teclados, Xy passou a dedicar-se exclusivamente às baquetas, ou que lhe deu mais tempo para auxiliar nas composições, o que o tornou a principal mente por trás da sonoridade da banda.
Com essa formação, lançam Blood Ritual em 1992, trabalho muito superior ao seu debut, em todos os sentidos, até mesmo a arte da capa é incomparável. Com a adição de Rodolphe H., o Samael pode criar um clima mais sombrio e denso, o que causou um enorme alvoroço na época, pois eram elementos pouco utilizados por outras bandas do estilo.
A gravadora decidiu investir pesado na banda, lhe dando mais espaço e condições melhores de trabalho. O resultado foi o brutal Ceremony Of Opposites de 1994. As excelentes Mask Of The Red Death e Flagellation, são belos retratos do trabalho e da excelente mistura do Black Metal clássico com elementos sinfônicos. Sem dúvida, o álbum é um dos lançamentos mais relevantes do estilo, pois serviu de parâmetro para o que outros conjuntos iriam desenvolver posteriormente.
Com uma formação, bem diferente, com a entrada de Frédéric Minuti "Kaos" na guitarra e a saída de Rodlphe H., o que fez com Xytras novamente ficasse a cargo dos teclados, o conjunto lançou o álbum Passage, em 1996.
Se Ceremony Of Opposites marcou o fim de uma era, iniciada em Worship Him, Passage marcaria o início de outra fase da banda.
O vocal de Vorph estava diferente, menos rasgado e Xy investiu pesado na utilização de sintetizadores. Estava claro que aquilo não era simplesmente Black Metal, era algo novo, mais acessível, o que acabou desagradando os fãs mais extremistas, mas fez com o que aquela novidade chamasse a atenção de outras pessoas. Enquanto Ceremony Of Opposites pode ser considerado um dos marcos do Symphonic Black Metal, Passage é uma das raízes do Industrial Metal.
Após o lançamento do disco, a banda dá um tempo, pois Xy passa a dedicar-se à carreira de produtor, produzindo dois álbuns do Rotting Christ: A Dead Poem (1997) e Sleep Of The Angels (1999).
Em seguida, o Samael retorna com Eternal, ainda 1999. O álbum apresenta ainda mais influências eletrônicas, sendo que até mesmo a bateria está cheia de efeitos. O baixo é inaudível e a guitarra preterida pelos teclados. Alguns elementos de Black Metal ainda se fazer presentes, sendo que a junção de tais estilos fez surgir um Industrial Black Metal (nem sei se isso existe, mas é a melhor definição para o som de Eternal).
Kaos, deixa a banda em 2002, sendo substituído por Makro "Mak", sendo a formação composta por Vorph (vocal), Mak (guitarra), Mas (baixo) e Xy (bateria, teclados e sintetizadores) a que permanece até os dias atuais. Em 2004, lançam mais um álbum de inéditas, dessa vez com Reign Of Light. O álbum continua com a fusão do Metal com a música eletrônica, com grande maestria. Aqueles que se interessam apenas por um som mais tradicional, devem passar longe desse álbum, bem como da fase mais moderna do Samael. Já os ouvintes com a mente mais aberta, podem se deliciar com esse trabalho. Ah! E não é por se estar falando de Metal com influências de música eletrônica, que deve se comparar o Samael com Rammstein, por exemplo, pois a banda suíça dá uma surra nos alemães.
Era One, de 2006, foi gravado com um projeto solo de Vorph e Xy, mas logo em seguida, acabou sendo lançado pela gravadora como um projeto da própria banda, embora não faça parte de sua discografia como um álbum de estúdio.
Em Solar Soul de 2007, o Samael demonstrou que estava interessado em retornar à sonoridade de Passage, bem como recuperar elementos de seu passado, o que fez com o disco tenha momentos mais tradicionais, como na faixa-título, em Promised Land e em Slavocracy, e momentos mais modernos, como em Western Ground e Aliance. O álbum tem as participações especiais de Vibeke Stene (ex-Tristania) na faixa Suspended Time e Sami Yli-Sirniö (Kreator) tocando cítara (!!!) na faixa Quasar Waves.
O álbum Above, de 2009, surpreendeu a todos e foi um verdeiro tributo ao som do Samael em seu início de carreira, até mesmo a produção remete ao som das bandas de Black Metal do início dos anos 90. Alguns criticaram o álbum por dizer que a banda não estava sendo verdadeira, o que é uma injustiça, pois o conjunto nunca ligou para as tendências, nem para a opinião dos outros, fazendo sempre aquilo que lhes interessava.
Lux Mundi lançado em 2011, último disco do conjunto até o momento, mostrou que a sonoridade explorada em Above, ira ter continuidade, já que o álbum se afasta ainda mais do Industrial, investindo num som mais direto e eficiente.
Conforme exposto no começo do texto, o Samael não teve medo de inovar e explorar novos elementos. Ainda que alguns trabalhos sejam distantes do Metal tradicional, é certo que o conjunto auxiliou no surgimento do Symphonic Black Metal e do Industrial Metal, o que faz com que sua obra seja obrigatória para qualquer fã desses estilos.


 Into The Infernal Storm Of Evil (Demo) - 1987

01 - Intro
02 - The Messenger Of The Light
03 - The Knowledge Of The Ancient Kingdom
04 - Into The Dark

 Macabre Operatta (Demo) - 1988

01 - Blood Ritual
02 - Crown Of Evil
03 - Macabre Operetta


 Medieval Prophecy - EP - 1988

01 - Into The Pentagram
02 - The Dark (Extensive Version)
03 - A Third Of Storms


 Worship Him - 1991

01 - Sleep Of Death
02 - Worship Him
03 - Knowledge Of The Ancient Kingdom
04 - Morbid Metal
05 - Rite Of Cthulhu
06 - The Black Face
07 - Into The Pentagram
08 - Messenger Of The Light
09 - Last Benediction
10 - The Dark

Download

 Blood Ritual - 1992

01 - Epilogue
02 - Beyond The Nothingness
03 - Poison Infiltration
04 - After The Sepulture
05 - Macabre Operetta
06 - Blood Ritual
07 - Since The Creation
08 - With The Gleam Of The Torches
09 - Total Consecration
10 - Bestial Devotion
11 - Until The Chaos


 After The Sepulture - EP - 1993

01 - After The Sepulture (New Version)
02 - Manitou (Venom Cover)


 Ceremony Of Opposites - 1994

01 - Black Trip
02 - Celebration Of The Fourth
03 - Son Of Earth
04 - Till We Meet Again
05 - Mask Of The Red Death
06 - Baphomet's Throne
07 - Flagellation
08 - Crown
09 - To Our Martyrs
10 - Ceremony Of Opposites

Download

 Rebellion - EP - 1995

01 - Rebellion
02 - After The Sepulture (New Version)
03 - I Love The Dead
04 - Static Journey
05 - Into The Pentagram (New Version)
06 - Untitled (Bonus Track)


 Passage - 1996

01 - Rain
02 - Shining Kingdom
03 - Angel's Decay
04 - My Saviour
05 - Jupiterian Vibe
06 - The Ones Who Came Before
07 - Liguid Soul Dimension
08 - Moonskin
09 - Born Under Saturn
10 - Chosen Race
11 - A Man In Your Head


 Xytras - Passage (Passage Bonus CD) - 1997

01 - Regen
02 - Glänzendes Königreich
03 - Des Engels Untergang
04 - Jupiterianische Schwingungen
05 - Die Vorher Kamen
06 - Der Stamm Kains
07 - Mondhaut
08 - Mein Retter
09 - Wintersonnenwende
10 - Ein Mensch Im Kopf


 Exodus - EP - 1998

01 - Exodus
02 - Tribes Of Cain
03 - Son Of Earth
04 - Winter Solstice
05 - Ceremony Of Opposites
06 - From Malkuth To Kether
07 - Instrumental


 Eternal - 1999

01 - Year Zero
02 - Ailleurs
03 - Together
04 - Ways
05 - The Cross
06 - Us
07 - Supra Karma
08 - I
09 - Nautilus And Zeppelin
10 - Infra Galaxia
11 - Being
12 - Radiant Star


 Reign Of Light - 2004

01 - Moongate
02 - Inch'Allah
03 - High Above
04 - Reign Of Light
05 - On Earth
06 - Telepath
07 - Oriental Dawn
08 - As The Sun
09 - Further
10 - Heliopolis
11 - Door Of Celestial Peace

 Era One (Project By Xy and Vorph) - 2006

01 - Era One
02 - Universal Soul
03 - Sound Of Galaxies
04 - Beyond
05 - Night Ride
06 - Diamond Drops
07 - Home
08 - Voyage
09 - Above As Below
10 - Koh-I-Noor

Download

Lession In Magic # 1 (Bonus CD)

01 - Connexion
02 - Reading Mind
03 - Red Unction
04 - Flying High
05 - Overcome
06 - Inside Stairs
07 - One With Everything
08 - Silent Words
09 - Wealth And Fortune

Download

 Solar Soul - 2007

01 - Solar Soul
02 - Promised Land
03 - Slavocracy
04 - Western Ground
05 - On The Rise
06 - Alliance
07 - Suspended Time
08 - Valkyries New Ride
09 - Ave!
10 - Quasar Waves
11 - Architect
12 - Olympus


 Aeonics - An Anthology (Compilation) - 2007

01 - Exodus
02 - Black Trip
03 - Rebellion
04 - Baphomet's Throne
05 - Telepath
06 - Together
07 - Supra Karma
08 - Jupiterian Vibe
09 - Rain
10 - The Cross
11 - After The Sepulture
12 - On Earth
13 - Moonskin
14 - Worship Him
15 - Ceremony Of Opposites
16 - Blood Ritual
17 - Into The Pentagram
18 - Koh-I-Noor
19 - Reading Mind


 Above - 2009

01 - Under One Flag
02 - Virtual War
03 - Polygames
04 - Earth Coutry
05 - Illumination
06 - Black Hole
07 - In There
08 - Dark Side
09 - God's Snake
10 - On Top Of It All
11 - Black Hole (Verso Mix)


 Antigod - EP - 2010

01 - Antigod
02 - Into The Pentagram (2010)
03 - Reign Of Light (Live)
04 - Slavocracy (Live)
05 - Antigod (Dark Night Remix)
06 - Ten Thousand Years


 Lux Mundi - 2011

01 - Luxferre
02 - Let My People Be!
03 - Of War
04 - Antigod
05 - For A Thousand Years
06 - The Shadow Of The Sword
07 - In The Deep
08 - Mother Night
09 - Pagan Trance
10 - In Gold We Trust
11 - Soul Invictus
12 - The Truth Is Marching On




Um comentário: