Social Icons

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Salário Mínimo - Discografia

Essa é das antigas! O Salário Mínimo é uma ótima banda brasileira de Heavy Metal formada em São Paulo no ano de 1977, e que sempre encontrou dificuldades para estabilizar a formação e lançar material, infelizmente. Em meio aos trancos e barrancos, sua primeira formação estabilizada contou com Vera no vocal, William na guitarra, Magoo no baixo e Júnior Bea nas baquetas. Sua primeira aparição em algum disco oficial foi no clássico split/coletânea "S.P. Metal I", de 1984, cujas músicas "Cabeça Metal" e "Delírio Estelar" integraram o set-list, que contava com, além do Salário Mínimo, outras bandas que andavam fazendo barulho pela maior metrópole sul-americana.
O debut mesmo só foi conseguir ser lançado 10 anos após sua formação, em 1987, intitulado "Beijo Fatal". Aqui a formação já era outra, a considerada clássica: China Lee no vocal, Arthur Crom e Júnior Muzilli nas guitarras, Thomaz Waldy no baixo e Nardis Lemme na bateria. As vendas foram excelentes, girando em torno de 78.000 cópias vendidas, de modo justo, pois o disco é muito bom. A sonoridade apresentada é um tradicional Heavy Metal com uma leve influência do Hard Rock. O que dá uma enriquecida e deixa o som realmente maneiro é o clima de banda antiga, fazendo lembrar outras bandas como Iron Maiden e Judas Priest em início de estrada, principalmente pelo modo como as linhas de baixo são compostas.
Contudo, mesmo tendo lançado um ótimo trabalho, toda a instabilidade levou a banda a encerrar suas atividades em 1990. Longos anos se passaram, fazendo com que o Salário Mínimo praticamente caísse no esquecimento. Porém, em 2004, a banda foi reativada, e a caça pela estabilidade do line-up voltou à ativa.
Novamente aos trancos e barrancos, agora contando China Lee como vocalista (único remanescente da formação clássica),  Kenzo Simabukulo Daniel Beretta nas guitarras, Diego Lessa no baixo, e William Lopes na bateria, somente em 2009 é que o segundo álbum do estúdio dos caras foi lançado, o excelente "Simplesmente Rock".
Dessa vez, é possível notar como a mudança dos tempos afetou o som da banda, mas de um modo positivo: ele está mais moderno, mais aberto, melódico. Mas apesar de um tanto distante daquela sonoridade feita no primeiro disco, a essência ainda se faz presente lá e cá. Muito mais recursos são utilizados nas composições das canções, deixando a musicalidade mais rica, ao mesmo tempo em que é possível perceber como o vocal do Chine Lee melhorou absurdamente. No primeiro disco, digamos que ele simplesmente fazia o dever de casa, mas em "Simplesmente Rock" não; aqui ele abre o leque de recursos junto com a sonoridade e executa uma performance belíssima e apaixonada, se mostrando um excelente vocalista. As baladas se renderam ao modo como as bandas brasileiras têm o costume de fazer, como o Biquini Cavadão ou Capital Inicial. Basta ouvir "Anjo" ou "Ao Menos Em Sonho" que entenderá o que estou dizendo, mas a antiga essência se mostra firme em "Eu Não Quero Querer Mais", ou "Sofrer", por exemplo.
Apesar de não ter tanto reconhecimento e de certa distância sonora entre seus dois álbuns lançados até agora, o Salário Mínimo sem dúvidas é uma banda que vale a pena ser ouvida, ainda mais se você for fã de bandas brasileiras. Sei que temos visitantes que gostam dessa jogada brasileiríssima, então se você for um desses, pode cair dentro!


 S.P. Metal I (1984)

01 - Avenger: Missão Metálica
02 - Centúrias: Duas Rodas
03 - Vírus: Matthew Hopkins
04 - Salário Mínimo: Cabeça Metal
05 - Centúrias: Portas Negras
06 - Salário Mínimo: Delírio Estelar
07 - Avenger: Cidadão Do Mundo
08 - Vírus: Batalha No Setor Antares

Download

 Beijo Fatal (1987)

01 - Dama da Noite
02 - Beijo Fatal
03 - Jogos de Guerra
04 - Rosa de Hiroshima
05 - Noite de Rock
06 - Anjos da Escuridão
07 - Doce Vingança
08 - Sob O Signo de Vênus
09 - Delírio Estrelar (Bônus)
10 - Cabeça Metal (Bônus)


 Simplesmente Rock (2009)

01 - Eu Não Quero Querer Mais
02 - Sofrer
03 - Homens Com Pedigree
04 - Sob Seus Pés
05 - Anjo
06 - 2000 Anos
07 - Voyeur
08 - No Seu Mundo
09 - Delírio Estelar
10 - Ao Menos Em Sonho


Nenhum comentário:

Postar um comentário