Social Icons

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Atlantida - Discografia

Atlantida é uma excelente banda brasileira de Progressive Metal formada no ano de 1994 no Rio de Janeiro, sob o nome "Atlantis". Infelizmente, apesar de ter um som que de fato é de muita qualidade, muitos não sabem de sua existência, até pela grande falta de informações sobre eles na internet. Pra ter uma ideia, só achei essa foto do cabeçalho aí mesmo, e nenhuma informação aprofundada está disponível, apenas algo básico do básico, então vamos nos virar com o que temos.
A banda pode ter sido formada ainda na primeira metade da década de 90, contudo, seu primeiro lançamento só foi sair em 2000, a demo intitulada "New Frontiers" e lançada de forma independente. O mini-disco contém cinco faixas, sendo que quatro integraram o debut, que viria a ser lançado após alguns anos. Em algum momento entre seu lançamento e o de seu primeiro álbum, ocorreu a troca de nome para "Atlantida", devido à força de leis de direitos autorais de nome.
Então, sob o novo nome, o debut "Painted Reality" foi lançado, somente em 2004, via Full Sound Records. O disco é realmente excelente, agradável de se ouvir, com guitarras e teclados muito bem apresentados e ótima composição musical. Apesar de ser levemente rústico, dando aquela impressão engraçada de primeiro álbum, ele também deixa uma forte sensação de que os caras podem fazer ainda muito mais, e que se quiserem, podem voar ainda mais alto! Difícil não curtir canções como "Snowrider" e seus solos, por exemplo, pois é muita competência. O vocal Luiz Syren também é excelente, e me recorda fortemente ao Renato Tribuzy (Tribuzy, ex-Thoten), o que fica interessante se pensar no Tribuzy como possível influência do Syren, pois ambos já tiveram passagem pelo Thoten. Além de "Snowrider", outras faixas como "Burn The Bridge", "Living In A Bottle", "New Frontiers" e "Find Your Identity" também são fodas, além da que encerra o álbum, "Two Minds", que conta com as participações especiais da voz de Renato Tribuzy e da guitarra de Kiko Loureiro (Angra).
De fato, não há espaço para medo de ouvi-los e não gostar, mas há para a lamentação de que "Painted Reality" é o único lançamento oficial dos caras até hoje, apesar de que a banda continua ativa. Mas nesse meio tempo, inclusive, o vocalista Luiz Syren formou uma banda de Heavy Metal que leva seu "sobrenome", Syren, formada em 2006, cuja discografia é composta pela demo homônima lançada no mesmo ano e pelo álbum "Heavy Metal" lançado em 2011. Mas lançamentos com o Atlantida mesmo, por enquanto, não há previsão.
A formação atual conta com Luiz Syren no vocal, Michel Lerner na guitarra, Alex Macedo na segunda guitarra e violino, Andrej Braga no contrabaixo, Felipe Calani na bateria e backing vocal e Roberto Schilling nos teclados. É som brasileiro!


 Painted Reality (2004)

01 - Burn The Bridge
02 - I Lost You
03 - Snowrider
04 - Real Dream
05 - Living In A Bottle
06 - Following The Sun
07 - New Frontiers
08 - Painted Reality
09 - Find Your Identity
10 - Two Minds

Nenhum comentário:

Postar um comentário