Social Icons

sábado, 6 de abril de 2013

Ambeon - Discografia Comentada

Aqui vai mais uma postagem linda e atmosférica! O Ambeon é um projeto paralelo do brilhante multi-instrumentista e vocalista holandês Arjen Anthony Lucassen. Ele mesmo, a maravilhosa mente por trás do sensacional Ayreon. Que seu Metal Opera é uma obra-prima, ninguém tem dúvidas, e sabendo de como sua capacidade de composição é de alta qualidade, não dá para esperar nada de ruim vindo dele. O Ambeon é um belo exemplo de que mesmo que um projeto que ele crie seja apenas um passatempo, uma ideia que resolve pôr "na ponta do lápis", sempre sai algo brilhante, e não bastando ser brilhante, é lindo, tem beleza.
Ambeon surgiu em 2001, e seu nome deriva da junção de duas palavras: Ambient e Ayreon. É literalmente um Ayreon ambiental, atmosférico, nos moldes do álbum "Universal Migrator Pt. I: The Dream Sequencer", de 2000. Para sentir a experiência, caso você ainda não tenha tido o prazer, acesse a postagem do Ayreon, baixe o álbum, ouça, e sinta a essência dopante da atmosfera das canções, fazendo do Progressive Rock uma arte ainda maior do que o próprio estilo já é por natureza.
Inicialmente, a intenção de Arjen era que o projeto fosse completamente instrumental. As músicas já estavam tomando forma e tudo estava se encaminhando bem, até que Arjen teve a surpresa de conhecer a angelical voz da também holandesa Astrid van der Veen, que na época tinha apenas 14 anos, e ele não resistiu em concretizar um trabalho com sua voz. Assim, ainda em 2001, de forma rápida, contrariando a metáfora de que a pressa é inimiga da perfeição, o álbum "Fate of A Dreamer" é lançado, um trabalho de deixar boquiaberto! O line-up contou com a jovem Astrid van der Veen no vocal, o mestre Arjen Anthony Lucassen nas guitarras, teclados análogos, samples e sons "estranhos ambientais", Walter Latupeirissa no baixo, Stephen van Haestregt na bateria, o grande Erik Norlander nos teclados adicionais, sua esposa Lana Lane nos backing vocals, John McManus nas flautas e Pat McManus no violiono.
Para quem conhece o Ayreon profundamente, a estranheza virá logo na primeira música, pois o arranjo inicial de "Estranged" vai soar familiar. E é mesmo! O intuito do projeto Ambeon era que novas canções fossem criadas nas bases do que o Ayreon havia lançado até então, mas com um Rock Progressivo de atmosfera profunda e entorpecente nos exatos moldes do já mencionado "Universal Migrator Pt. I: The Dream Sequencer", de 2000. "Estranged" recebe a harmonia de "Ye Courtyard Minstrel Boy", assim como "High" é baseada em "The Shooting Company of Captain Frans B. Coqc", "Lost Message" em "Carried By The Wind", "Dreamer" em "And The Druids Turn To Stone", etc. Portanto, é um trabalho para se sentir bastante em casa ao ouvir. Mas o impressionante não está apenas como foi possível criar músicas fantásticas e maravilhosas com as mesmas bases anteriores, mas também na voz absurdamente brilhante de Astrid, ainda mais se você parar pra pensar que ela tinha apenas 14 anos. Um monstro! Domínio espetacular de sua voz, com grande variação de tons e oitavas, se tornando até uma faca de dois gumes para as intérpretes femininas que querem aprender a cantar ou aperfeiçoar sua voz: pode tanto desanimar, quando incentivar! Hahaha... O que essa mina canta não é brincadeira! Muito bacana a atitude do Arjen de trabalhar com uma criança.
O projeto foi criado para ter apenas um disco mesmo, nada a se prolongar, tanto que o projeto está declaradamente encerrado. O máximo que aconteceu foi um relançamento do álbum em 2011, ganhando uma edição expandida com três faixas bônus no primeiro disco (presentes na single "Cold Metal", de 2001), e um segundo disco bônus completamente acústico e lindo, levado à base de violão, voz, flauta e cello. O CD consiste em regravações de faixas tanto do Ayreon quanto do próprio Ambeon, abrindo ainda mais o leque de variedades de versões diferentes de canções do Ayreon que podem ser ouvidas, sempre com a mesma paixão, sempre com o mesmo prazer. Eu caio em amores, não tem jeito, sou apaixonado demais pelos trabalhos do Arjen! Os músicos dessa versão acústica são Astrid van der Veen no vocal, Arjen Anthony Lucassen no violão e vocal, Ewa Albering na flauta e Dewi Kerstens no cello.
Desfrutem desse trabalho maravilhoso, e impressionem-se com o vocal da, na época, garotinha Astrid. Trabalho competente como qualquer outro do Arjen, e claro, como todo trabalho dele, quase invariavelmente impressionante! Que músico foda!

|    Astrid YouTube Channel    |


 Cold Metal (Single) (2001)


 Fate of A Dreamer (2001)

01 - Estranged
02 - Ashes
03 - High
05 - Fate
08 - Surreal
10 - Dreamer
11 - Cold Metal (Single Version) (Bonus Track)
12 - Merry-Go-Round (Bonus Track)
13 - High (Remix Version) (Bonus Track)

Bonus Acoustic CD (2011):

01 - Actual Fantasy
02 - Valley of The Queens
03 - Ashes
04 - The Charm of The Seer
05 - The Castle Hall
06 - Estranged
07 - Temple of The Cat
08 - Isis and Osiris
09 - High
10 - The Garden of Emotions
11 - Sick Ceremony
12 - My House On Mars
13 - Lost Message
14 - Into The Black Hole/Cold Metal

Ouvir (Spotify)

Nenhum comentário:

Postar um comentário