Social Icons

quarta-feira, 27 de março de 2013

Bryan Adams - Discografia Comentada

Farofa, por assim dizer. Muita farofa, eu sei. Os nomes e letras de algumas músicas chegam a me deixar intrigado como "If You Wanna Leave Me (Can I Come Too?)" e "Please Forgive Me", mas faz parte. O que importa é que Bryan Adams é foda demais! Um ícone no Rock romântico, e uma pessoa admirável, por sinal. Eu cresci ouvindo músicas como "Heaven", "Summer of '69", "Run To You", "Straight From The Heart", entre várias outras, pois meus pais ouviam bastante, então consequentemente conheço e como se trata de canções belíssimas, e claro, Rock, acabei me apegando mais depois de mais velho.
Bryan Adams não se destaca apenas como músico multi-instrumentista de Melodic Rock; ele também é ator, fotógrafo, compositor, produtor musical e ativista social. Tem inúmeros prêmios e indicações e uma carreira em que dizer que é bem sucedida é eufemismo. Mas por sinal, não é tão bem sucedido na vida amorosa, o que é estranhamente normal com músicos românticos, haha... Divorciado, pai de duas filhas: Mirabella Bunny (nascida em 22 de abril de 2011) e Lula Rosylea (nascida em 14 de fevereiro de 2013). Bryan Adams também tem fortes convicções pessoais, o que o leva inclusive a um forte altruísmo por meio de sua própria fundação, a "The Bryan Adams Foundation", que almeja levar a educação a diversas partes do mundo, acreditando que esse é o maior presente que uma criança pode ter. Isso é apenas a ponta do iceberg das diversas atividades de caridade executadas por ele ao longo de décadas. Bryan Adams também é vegetariano e ateu. Fico muito feliz de ver um ateu fazendo a diferença no mundo ao seu modo, pois é uma verdadeira amostra que bondade não vem do céu, nem de inspiração divina, mas de sua própria consciência, que independe de religiões. A bondade é humana.
Enfim, falando agora do que interessa, um pouco de sua introdução no mundo musical e sua carreira. Bryan Adams nasceu em KingstonOntárioCanadá, em 5 de novembro de 1959, filho de pais imigrantes da Inglaterra. Sempre viajou muito ao redor do mundo, em especial Europa e Oriente Médio, devido ao fato de seu pai ser diplomata.
Seu interesse pela música começou cedo, aos 14 anos, quando trabalhava lavando pratos para juntar grana para comprar uma guitarra. Se ele fazia isso, era porque seus pais não davam mole, faziam o jovem Bryan Adams suar pra conseguir suas próprias coisas. Ele começou a surgir na música ensaiando com sua própria banda em um porão alugado de sua mãe em North Vancouver, até que decidiu também ser vocalista enquanto não arrumassem um, mas isso nunca aconteceria. Até os 18 anos, o garoto trabalhou com algumas bandas e gravou demos, fazendo boa reputação. Chegou a gravar um álbum com o Sweeney Todd, intitulado "If Wishes Were Horses", com apenas 16 anos. Tiveram canções demos suas que ganharam regravações de outros artistas antes mesmo dele lançar um álbum ou ter assinatura com alguma gravadora.
Já em 1978, com 18 anos, conheceu Jim Vallance por causa de um amigo em comum, e esse foi o início de uma longa parceria. Jim era baterista e compositor da banda Prism, e havia saído recentemente dela. Ele então se juntou com Bryan Adams e os dois começaram a trabalhar juntos, formando a banda dessa postagem, que leva o nome do, até então, jovem garoto.
O primeiro álbum saiu em fevereiro de 1980, autointitulado. Esse é o disco mais distante de quem o Bryan Adams viria a ser como músico, na minha opinião. Traços que são característica dele hoje em dia podem ser observados, mas as canções são um tanto rudimentares. Até sua voz é diferente, sem aquela rouquidão, que é sua marca. Uma voz mais moleca é apresentada, mesmo que a essa altura ele já estivesse na casa dos 20 anos de idade.
O Bryan Adams que todos conhecemos começou a brotar mesmo a partir de seu próximo lançamento, intitulado "You Want It, You Got It", e lançado em 1981. As canções agora se mostram melhor trabalhadas, com passagens melhor arranjadas, e enfim o charmoso rouco começa a ser utilizado em seu vocal. Por consequência, excelentes músicas foram produzidas como "Lonely Nights", "Fits Ya Good" e "You Want It, You Got It".
O sucesso internacional, que levou ao aumento das vendas de "You Want It, You Got It" e ao reconhecimento das canções desse álbum, veio a partir de 1983 quando o fantástico "Cuts Like A Knife" chegou às vitrines, seguido pelo incrível "Reckless" no ano subsequente. O alcance internacional sem dúvidas é justificado, pois são os dois álbuns que produziram os maiores hits da carreira do músico e que são tocadas nas rádios de flashback até hoje, além de, é claro, serem os trabalhos que mais gosto de escutar, até porque aí situam as principais faixas que cresci ouvindo. O primeiro nos presenteia com "This Time", "Straight From The Heart", "Cuts Like A Knife", "Let Him Know" e "The Best Was Yet To Come", por exemplo, e o segundo é poderoso, pois das 10 faixas, pelo menos 7 foram hits absolutos, sendo que as outras três são igualmente excelentes! Entre os maiores sucessos estão as clássicas "Heaven", "Summer of '69", "Somebody", "Run To You", "It's Only Love", que contou com a ilustre participação da fera Tina Turner. Extraordinariamente foda! O disco então rendeu ao cantor uma extensiva turnê mundial de duração de dois anos.
A sequência de sucessos continuou com o lançamento de "Into The Fire", em 1987, que trouxe ao top 10 faixas como as grandes "Heat of The Night" e "Hearts On Fire".
Interessante que em 1989, Bryan Adams gravou os backing vocals no álbum "Dr. Feelgood" do Mötley Crüe, assim como na faixa "Whatever It Takes" da Belinda Carlisle, presente em seu álbum "Runaway Horses". Belinda Carlisle é também famosa por sua canção "Heaven Is A Place On Earth", que é um de seus destaques, que inclusive recebeu uma fodástica regravação pelo Elvenking no álbum "Two Tragedy Poets... and A Caravan of Weird Figures", de 2008, versão conhecida pelos headbangers.
A bem sucedida estrada musical do músico seguiu à toda com o lançamento do lindo "Waking Up The Neighbours" em 1991, apresentando novos e absolutos hits como "Do I Have To Say The Words?", "(Everything I Do) I Do It For You" e "Can't Stop This Thing We Started". Mais uma extensa turnê mundial sucedeu o lançamento, que a exemplo dos discos anteriores, vendeu rapidamente e teve algumas canções no topo das paradas mundiais. Inclusive "(Everything I Do) I Do It For You" figurou por 16 semanas consecutivas no topo das paradas no Reino Unido.
Em novembro de 1993 saiu a compilação que me levou ao contato não-intencional (por meus pais ficarem ouvindo) e meu primeiro contato intencional com o Bryan Adams, chamada "So Far So Good", pois temos uma cópia física. O disco contém os maiores hits de até então, acrescidos da linda "Please Forgive Me". A compilação foi novamente ao topo das paradas no Reino Unido, Austrália e Alemanha. A sequência de belos e bem sucedidos lançamentos teve sequência com "18 Til I Die" (1996) e "On A Day Like Today" (1998), contendo hits como "The Only Thing That Looks Good On Me Is You" e "Let's Make A Night To Remember", "Cloud Number Nine" e "When You're Gone", gravada em dueto com Melanie C. (The Spice Girls).
Encerrando o milênio com o pé direito, veio a compilação "The Best of Me" em 1999, apresentando os sucessos que alcançaram as maiores posições nas principais billboards do mundo, além de duas novas canções: "The Best of Me" e "Don't Give Up".
Sua primeira atuação relevante no novo milênio foi fora do comum: o músico escreveu e atuou na trilha sonora para o filme "Spirit: Stallion of The Cimarron", da DreamWork. "Here I Am" foi sucesso absoluto, alcançando o top 5 no Reino Unido e top 20 na Alemanha. Álbum mesmo só foi sair em 2004, o excelente "Room Service", seis anos após o último, mostrando que Bryan Adams ainda estava com tudo, e ainda mais maduro. O disco foi sucedido pelo lançamento da compilação de dois discos "Anthology" em 2005, que traz uma nova versão de "When You're Gone" (em dueto com Melanie C., novamente), e em seguida o álbum "11", cujo nome diz tudo: o 11º álbum de estúdio de sua carreira. Ele é o que eu mais gosto do novo milênio, pois dá pra ver de modo claríssimo que mesmo com tantos anos tendo se passado, Bryan Adams continua a fazer música na mesma qualidade, com seu estilo característico intacto.
O disco mais recente é o "Bare Bones", de 2010, um lindo disco acústico. Interessante que em 2011 ele se apresentou no Nepal, se tornando o primeiro artista internacional a tocar naquele país, organizado pela ODC Network.
Enfim, Bryan Adams é um exímio artista. Um cara que impõe o máximo de respeito não só como músico, mas também como pessoa. Bem sucedido em sua carreira musical, com 20 Juno Awards entre 56 nomeações, 15 nomeações ao Grammy Award em uma vitória na categoria "Melhor Música Escrita Especialmente Para Uma Animação Ou Televisão". Além disso, também ganhou MTV, ASCAP e American Music Awards e vendeu mais de 100 milhões de cópias no mundo todo, o que faz dele um dos músicos que mais vendeu discos em todos os tempos, além de diversos outros prêmios. Como pessoa, tem sua própria fundação, que tenta melhorar a vida de milhares de crianças no mundo por meio da educação. O cara faz a diferença à sua maneira. Põe a mão na massa, corre atrás, é puro. Isso é algo a se admirar em qualquer ser humano. Eu fico muito feliz por conhecer a carreira dele, e admirar seu trabalho desde pequeno. Sem dúvidas, Bryan Adams é sensacional!


 Bryan Adams (1980)

01 - Hidin' From Love
02 - Win Some, Lose Some
03 - Wait and See
04 - Give Me Your Love
05 - Wastin' Time
06 - Don't Ya Say It?
07  - Remember
08 - State of Mind
09 - Try To See It My Way

Ouvir (Spotify)

 You Want It, You Got It (1981)

01 - Lonely Nights
02 - One Good Reason
03 - Don't Look Now
04 - Coming Home
05 - Fits Ya Good
06 - Jealousy
07 - Tonight
08 - You Want It, You Got It
09 - Last Chance
10 - No One Makes It Right

Ouvir (Spotify)

 Cuts Like A Knife (1983)

01 - The Only One
02 - Take Me Back
03 - This Time
04 - Straight From The Heart
05 - Cuts Like A Knife
06 - I'm Ready
07 - What's It Gonna Be?
08 - Don't Leave Me Lonely
09 - Let Him Know
10 - The Best Was Yet To Come

Ouvir (Spotify)

 Reckless (1984)

01 - One Night Love Affair
02 - She's Only Happy When She's Dancin'
03 - Run To You
04 - Heaven
05 - Somebody
06 - Summer of '69
07 - Kids Wanna Rock
08 - It's Only Love (feat. Tina Turner)
09 - Long Gone
10 - Ain't Gonna Cry

Ouvir (Spotify)

 Into The Fire (1987)

01 - Heat of The Night
02 - Into The Fire
03 - Victim of Love
04 - Another Day
05 - Native Son
06 - Only The Strong Survive
07 - Rebel
08 - Remembrance Day
09 - Hearts On Fire
10 - Home Again

Ouvir (Spotify)

 Hits On Fire (Compilation) (1988)

CD 1: Into The Fire
01 - Heat of The Night
02 - Into The Fire
03 - Victim of Love
04 - Another Day
05 - Native Son
06 - Only The Strong Survive
07 - Rebel
08 - Remembrance Day
09 - Hearts On Fire
10 - Home Again

CD 2: The Best of:
01 - Summer of '69
02 - It's Only Love (feat. Tina Turner)
03 - Straight From The Heart
04 - Somebody
05 - Heaven
06 - This Time
07 - Diana
08 - Run To You
09 - Cuts Like A Knife
10 - Kids Wanna Rock (Live)
11 - Heaven (Live)
12 - One Night Love Affair

 Waking Up The Neighbours (1991)

01 - Is Your Mama Gonna Miss Ya?
02 - Hey Honey, I'm Packing You In!
03 - Can't Stop This Thing We Started
04 - Though I'd Died and Gone...
05 - Not Guilty
06 - Vanishing
07 - House Arrest
08 - Do I Have To Say The Words?
09 - There Will Be Another Tonight
10 - All I Want Is You
11 - Depend On Me
12 - (Everything I Do) I Do It For You
13 - If You Wanna Leave Me (Can I Come Too?)
14 - Touch The Hand
15 - Don't Drop That Bomb On Me

Ouvir (Spotify)

 So Far So Good (Compilation) (1993)

01 - Summer of '69
02 - Straight From The Heart
03 - It's Only Love
04 - Can't Stop This Thing We Started
05 - Do I Have To Say The Words?
06 - This Time
07 - Run To You
08 - Heaven
09 - Cuts Like A Knife
10 - (Everything I Do) I Do It For You
11 - Somebody
12 - Kids Wanna Rock
13 - Heat of The Night
14 - Please Forgive Me

 Live! Live! Live! (Live) (1994)

01 - She's Only Happy When She's Dancin'
02 - It's Only Love
03 - Cuts Like A Knife
04 - Kids Wanna Rock
05 - Hearts On Fire
06 - Take Me Back
07 - The Best Was Yet To Come
08 - Heaven
09 - Heat of The Night
10 - Run To You
11 - One Night Love Affair
12 - Long Gone
13 - Summer of '69
14 - Somebody
15 - Walking After Midnight
16 - I Fought The Law
17 - Into The Fire

Ouvir (Spotify)

 18 Til I Die (1996)

01 - The Only Thing That Looks Good On Me Is You
02 - Do To You
03 - Let's Make A Night To Remember
04 - 18 Til I Die
05 - Star
06 - (I Wanna Be) Your Underwear
07 - We're Gonna Win
08 - I Think About You
09 - I'll Always Be Right There
10 - It Ain't A Party... If You Can't Come 'Round
11 - Black Pearl
12 - You're Still Beatiful To Me
13 - Have You Ever Really Loved A Woman?

Ouvir (Spotify)

 MTV Unplugged (Live) (1997)

01 - Summer of '69
02 - Back To You
03 - Cuts Like A Knife
04 - I'm Ready
05 - Fits Ya Good
06 - When You Love Someone
07 - 18 Til I Die
08 - I Think About You
09 - If Ya Wanna Be Bad, Ya Gotta Be Good/Let's Make A Night To Remember
10 - The Only Thing That Looks Good On Me Is You
11 - A Little Love
12 - Heaven
13 - I'll Always Be Right There

Ouvir (Spotify)

 On A Day Like Today (1998)

01 - How Do Ya Feel Tonight
02 - C'mon C'mon C'mon
03 - Getaway
04 - On A Day Like Today
05 - Fearless
06 - I'm A Liar
07 - Cloud Number Nine
08 - When You're Gone (feat. Melanie C.)
09 - Inside Out
10 - If I Had You
11 - Before The Night Is Over
12 - I Don't Wanna Live Forever
13 - When The Angels Fear To Tread
14 - Lie To Me

Ouvir (Spotify)

 The Best of Me (Compilation) (1999)

01 - The Best of Me
02 - Can't Stop This Thing We Started
03 - I'm Ready
04 - Summer of '69
05 - Let's Make A Night To Remember
06 - All For Love
07 - Have You Ever Really Loved A Woman?
08 - Run To You
09 - Cloud Number Nine
10 - (Everything I Do) I Do It For You
11 - Back To You
12 - When You're Gone
13 - Please Forgive Me
14 - The Only Thing That Looks Good On Me Is You
15 - Inside Out
16 - Don't Give Up

Ouvir (Spotify)

 Spirit: Stallion of The Cimarron (Soundtrack Album) (2002)

01 - Here I Am (End Title)
02 - I Will Always Return
03 - You Can't Take Me
04 - Get Off My Back
05 - Brothers Under The Sun
06 - Don't Let Go (feat. Sarah McLachlan)
07 - This Is Where I Belong
08 - Here I Am
09 - Sound The Bugle
10 - Run Free
11 - Homeland (Main Title)
12 - Rain
13 - The Long Road Back
14 - Nothing I've Ever Known
15 - I Will Always Return (Finale)

Ouvir (Spotify)

 Room Service (2004)

01 - East Side Story
02 - This Side of Paradise
03 - Not Romeo, Not Juliet
04 - Flying
05 - She's A Little Too Good For Me
06 - Open Road
07 - Room Service
08 - I Was Only Dreamin'
09 - Right Back Where I Started From
10 - Nowhere Fast
11 - Why Do You Have To Be So Hard To Love?

Ouvir (Spotify)

 Anthology (Compilation) (2005)

CD 1:
01 - Remember
02 - Lonely Nights
03 - Straight From The Heart
04 - Cuts Like A Knife
05 - This Time
06 - Run To You
07 - Somebody
08 - Heaven
09 - Summer of '69
10 - One Night Love Affair
11 - It's Only Love (feat. Tina Turner)
12 - Heat of The Night
13 - Hearts On Fire
14 - (Everything I Do) I Do It For You
15 - Can't Stop This Thing We Started
16 - There Will Never Be Another Night
17 - I'd Died and Gone To Heaven
18 - The Best of Me

CD 2:
01 - Please Forgive Me
02 - All For Love (feat. Sting and Rod Stewart)
03 - Have You Ever Really Loved A Woman?
04 - Rock Steady (feat. Bonnie Raitt) (Live)
05 - The Only Thing That Looks Good On Me Is You
06 - Let's Make A Night To Remember
07 - Star
08 - Back To You (Live)
09 - I'm Ready (Live)
10 - On A Day Like Today
11 - Cloud Number Nine (Chicane Mix)
12 - Here I Am (End Title)
13 - This Side of Paradise
14 - Why Do You Have To Be So Hard To Love?
15 - Open Road
16 - 18 Til I Die (Live)
17 - When You're Gone (feat. Melanie Chisholm)
18 - So Far, So Good

Ouvir (Spotify)

 11 (2008)

01 - Tonight We Have The Stars
02 - I Thought I'd Seen Everything
03 - I Ain't Losin' The Fight
04 - Oxygen
05 - We Found What We Were Looking For
06 - Broken Wings
07 - Somethin' To Believe In
08 - Mysterious Ways
09 - She's Got A Way
10 - Flower Grown Wild
11 - Walk On By

Ouvir (Spotify)

 Bare Bones (Live) (2010)

01 - You've Been A Friend To Me
02 - Here I Am
03 - I'm Ready
04 - Let's Make A Night To Remember
05 - It Ain't A Party (If You Can't Come 'Round)
06 - (Everything I Do) I Do It For You
07 - Cuts Like A Knife
08 - Please Forgive Me
09 - Summer of '69
10 - Walk On By
11 - Cloud Number Nine
12 - It's Only Love
13 - Heaven
14 - The Right Place
15 - The Way You Make Me Feel
16 - Only Thing That Looks Good On Me Is You
17 - You're Still Beautiful To Me
18 - Straight From The Heart
19 - I Still Miss You A Little Bit
20 - All For Love

Ouvir (Spotify)

 Tracks of My Years (2014)

01 - Any Time At All
02 - She Knows Me
03 - I Can't Stop Loving You
04 - Kiss and Say Goodbye
05 - Lay Lady Lay
06 - Rock and Roll Music
07 - Down On The Corner
08 - Never My Love
09 - Sunny
10 - The Tracks of My Tears
11 - God Only Knows
12 - You've Been A Friend To Me
13 - Help Me Make It Through The Night
14 - C'mon Everybody
15 - Many Rivers To Cross
16 - You Shook Me

Ouvir (Spotify)

 Get Up (2015)

01 - You Belong To Me
02 - Go Down Rockin'
03 - We Did It All
04 - That's Rock and Roll
05 - Don't Even Try
06 - Do What Ya Gotta Do
07 - Thunderbolt
08 - Yesterday Was Just A Dream
09 - Brand New Day
10 - Don't Even Try (Acoustic Version)
11 - We Did It All (Acoustic Version)
12 - You Belong To Me (Acoustic Version)
13 - Brand New Day (Acoustic Version)

Ouvir (Spotify)

Nenhum comentário:

Postar um comentário