Social Icons

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Rotting Christ - Discografia

Nome provocativo. É a primeira coisa notável no Rotting Christ. Apesar de, ao longo da carreira, a banda ter sofrido mudanças no estilo (mas sempre se situando no Metal Extremo), é compreensível que o provocativo nome "Cristo Apodrecendo" tenha sido mantido, afinal, os caras começaram fazendo Grindcore, seguido de Black Metal, e ganharam notoriedade sob este nome com rótulos que exigem tal, além de algumas controvérsias pelos mimimis cristãos, diga-se de passagem. Os caras são muito fodas, apaixonantes, e sem dúvidas a banda de maior expressão da Grécia.
O "Arrote Um Cristo" (já vieram brincando comigo falando isso, haha)... digo, o Rotting Christ é uma banda de Metal Extremo fundada em 1987 oriunda de AtenasGrécia, por iniciativa dos irmãos Sakis (vocal e guitarra) e Themis Tolis (bateria). Digo que é de Metal Extremo porque, como eu disse, a banda foi mudando de estilo ao longo dos anos, mas sempre explorando esse lado mais extremo do Metal.
A notoriedade pra cima dos gregos já começou logo de princípio, pelo fato de terem sido uma das primeiras bandas a tocar Metal Extremo naquela região europeia.
Tão logo conseguiram se situar, começaram a lançar demos e splits com bandas de Atenas para se promover. "Decline's Return" (1988), "Leprosy of Death" (1988) e "The Other Side of Life" (1989) são os exemplos do gênero inicial dos caras. Mas logo cedo o estilo mudou, em decorrência do Venom e Celtic Frost, que estavam apresentando um inovador gênero Extremo (inaugurando o Black Metal). Acabou que em 1989, após a entrada do baixista Jim Patsouris, a demo "Satanas Dedeum" foi lançada, com uma capa bastante parecida com as do Venom da época. Dá pra perceber a mudança na sonoridade, apesar de fazerem uma espécie de Crossover entre o Grindcore e o Black Metal. A desmembração do primeiro estilo só viria completamente no lançamento seguinte, o EP "Passage To Arcturo", de 1991.
Em 1992, o tecladista George "Magus Wampyr Daoloth" Zaharopoulos chega ao conjunto (substituindo Patrik Wiren, que estava com os caras em 1992 e 1993), e após mais algumas demos e singles e o desenvolvimento pleno de seu Black Metal, finalmente, em 1993, o Rotting Christ lança seu debut, intitulado "Thy Mighty Contract", pelo selo Osmosis Productions. Um álbum foda pra começar, fazendo um Black Metal com competência. A turnê chamada "Fuck Christ Tour" começou, ao lado do Immortal e Blasphemy, e em uma das apresentações em especial houve um fato inusitado: os músicos começaram a se cortar e se mutilar em pleno palco, resultando inclusive em hospitalização. Talvez por isso o baixista tenha ganhado o apelido Jim "Mutilator" Patsouris. Um tempinho depois, Øystein Aarseth (conhecido como Euronymous), guitarrista do Mayhem, demonstrou interesse em ajudar na divulgação da banda através de seu selo Deathlike Silence Productions. Mas, infelizmente, devido ao fato de ter sido assassinado naquele mesmo ano, nada se concretizou. Para continuar nos trilhos, um contrato com a Unisound foi assinado.
Com o novo selo, logo em 1994 o álbum "Non Serviam" foi lançado, representando, ao meu ver, o ápice do Black Metal do Rotting Christ, uma vez que é o disco que mais gosto deles no gênero. A musicalidade está muito foda, bem típico, com uma atmosfera misteriosa controlada pelos teclados que dá beleza às canções.
"Triarchy of The Lost Lovers" foi lançado em 1996, dessa vez junto à Century Media, e com um novo baixista: Andreas Lagios, além de mais um guitarrista, o Kostas Vassilakopoulos. Esse disco já é marcado pela mudança da sonoridade novamente. Ele é um estado de transição do Black Metal para o Gothic Metal. O lado Black ainda não está totalmente desmembrado, principalmente por causa dos vocais, algumas batidas na bateria e algumas passagens de riffs que deixam claro o Black. Mas claro, mais um negro e excelente álbum. Seguido de perto e completamente situado no Gothic Metal, o fodástico "A Dead Poem" chega em 1997, junto com o tecladista Panayiotis, que fica apenas esse ano com os caras. Esse é o álbum que conheço há mais tempo. Gothic Metal mais típico não há, se assemelhando bastante a bandas como o Moonspell.
Seguindo a onda gótica, o próximo álbum foi lançado após a entrada do tecladista Georgios "George" "NoiD" Tolias, em 1999, intitulado "Sleep of The Angels". É bem parecido com seu antecessor, e consequentemente, mais um álbum foda. Nessa época, os olhos internacionais se viraram para os gregos mais do que nunca, pois durante a turnê nos EUA em novembro daquele ano, o candidato conservador e cristão Gary Bauer, que era candidato republicano a se tornar um dos republicanos a concorrer pela presidência daquele país, acusou a banda de ser "anti-cristã", entre outras coisas chulas. A resposta de Sakis Tolis foi legal: "Vivendo em uma sociedade dita democrática, eu acredito que todos deveriam ter o direito de chamar a religião do jeito que quiser. Nós de fato simplesmente acreditamos que elas são podres! Não somos uma banda do tipo 'cruzada satanista', mas apenas uma banda que representa, como muitas outras, o lado negro do Metal moderno."
O fantástico e brutal "Khronos" é lançado em 2000 com uma certa inovação. O Gothic Metal continua sendo perfeitamente executado, mas a sonoridade está mais brutal e os teclados propiciam uma atmosfera ainda mais forte, mais apaixonante, mais épica, e digamos... mais grega. Essa atmosfera viria a andar de mãos dadas com o Rotting Christ ao longo de seus próximos trabalhos, como os sensacionais "Genesis" (2002) e "Sanctus Diavolos" (2004), que também vão mais além e usam lindos corais de ópera, dando ainda mais força e negritude às canções, uma atmosfera pesada, densa e noturna. Após o lançamento, o guitarrista Kostas Vassilakopoulos deixa o conjunto, cedendo vaga para Giorgos "George" Bokos, que se junta no ano seguinte.
Outro fato controverso e interessante em relação ao som e ao nome dos gregos aconteceu em 2005, quando tiveram que cancelar um show em seu próprio país por causa da babaquice de Dave Mustaine (Megadeth), que se recusou a tocar em um festival grego caso o Rotting Christ também fosse. A resposta de Sakis Tolis foi muito bem dada, e eu concordo plenamente: "Eu não esperava algo assim vindo de Dave Mustaine, porque, sabe, era pra ele ser do tipo Metal - sabe, 'banda de Metal', tudo Metal... eu simplesmente sinto pena dele e de todo novo cristão com novas ideias, porque achamos que o Cristianismo é a pior coisa que já aconteceu na história da humanidade. Esta é uma fraude bem-organizada a fim de controlar a sociedade, então quando vejo alguém profundamente cristão, lotada do sistema em si, eu sinto muita pena dela, pois ela não é livre."
O Rotting Christ foi defendido inclusive pelo co-fundador e ex-baixista do AnthraxDan Lilker, que criticou as ações de Mustaine, assim como Warrel Dane, vocalista do Nevermore, que mesmo participando da Gigantour de 2005 de Mustaine, acrescentou: "Todos são livres para acreditar naquilo que quiserem. Só acho que o Dave entendeu mal o assunto todo. Eu conheci os caras do Rotting Christ e eu não acho que eles sejam satanistas ou algo do tipo. Acho que Dave exagerou."
Mas o negócio é que até em Malta, país cuja constituição declara a nação cristã, a coisa aconteceu diferente. Houve problemas quando algum fã desconhecido colou um cartaz do Rotting Christ na porta de uma igreja. Mesmo assim, os gregos foram autorizados a tocar lá, apenas tiveram que mudar o local do show.
O novamente incrível álbum "Theogonia" é lançado em 2007, representando o fim da longa fase Gothic Metal do Rotting Christ. Fecha com chave de ouro, com mais um álbum brilhante. Mas isso não significa que a qualidade do grupo acabou aqui, porque em 2010, "AEALO" foi lançado botando pra foder mesmo, mas com uma sonoridade bem diferente de todos os seus trabalhos anteriores. Dessa vez, há uma interessante puxada para o Folk, ou mais para o Pagan Metal, chegando a lembrar até o Eluveitie. Não é aquele Folk 100% do tempo, mas tem aquela veia, aquela atmosfera do gênero. Claro que a banda não perdeu qualidade, pois são bem competentes no que fazem. É bastante interessante!
Já em 2012, o guitarrista Giorgos "George" Bokos deixa o Rotting Christ, desestabilizando novamente a formação. Sua vaga foi preenchida por George Emmanuel.
Em março de 2013 saiu mais um disco brilhante, intitulado "Κατά τον δαίμονα εαυτού", ou transliterado, "Kata Ton Daimona Eaytoy". Nesse disco já é possível ver algum flashback de seus trabalhos anteriores ao longo das músicas. Determinados trechos lembram "AEALO", outros já remontam mais ao "Khronos", por exemplo, e assim vai indo a mistureba que ficou realmente sensacional. Uma porrada muito bem feita para os ouvidos, com uma atmosfera bastante densa, pesada, negra. Mais um álbum que complementa em grande estilo a discografia perfeita e de alto nível que os caras têm. Não tem como esperar um trabalho ruim desses caras. Puta banda, interessantíssima. Quem já conhece, pode desfrutar ainda mais desses mestres, e quem ainda não conhece, eis a oportunidade!


 Decline's Return (Demo) (1988)

01 - Slaughter of The Innocents
02 - Decline's Return
03 - Chemical Neurosurgery
04 - Embryonic Necrocannibalism
05 - Syringomyelia
06 - Lost In The Void
07 - Baptised In Phlegm
08 - Myxomycetes Attack
09 - Pneumonovascular Carcinogenesis
10 - Thyrotoxicosis

Download (a demo inteira está em um único arquivo mp3)

 Leprosy of Death (Demo) (1988)

01 - Leprosy of Death
02 - Nauseated
03 - Physiotherapist
04 - Epileptic Noise
05 - The Black Shadows
06 - Oxyacetilized Ozon
07 - Mortuary Dweller
08 - Mentally Disordered
09 - XXX

Download (a demo inteira está em um único arquivo mp3)

 The Other Side of Life (Split) (1989)

01 - Rotting Christ: Slaughter of The Innocence
02 - Rotting Christ: Asthmatic Apoplexy
03 - Rotting Christ: Lost In The Void
04 - Rotting Christ: Thyrotoxicosis
05 - Rotting Christ: Animal Revenge
06 - Rotting Christ: Mentally Disordered
07 - Rotting Christ: Myxomycetes Attack
08 - Rotting Christ: Neyroparalia
09 - Rotting Christ:  Artifical Hypertrophy
10 - Sound Pollution: Before Winter (Intro)
11 - Sound Pollution: Carbonized Cadavres
12 - Sound Pollution: Sick of It All
13 - Sound Pollution: The Guardians
14 - Sound Pollution: Nocturnal Hell
15 - Sound Pollution: Religion
16 - Sound Pollution: Stranger Among Friends
17 - Sound Pollution: Love Song
18 - Sound Pollution: Exhibition of Beauty
19 - Sound Pollution: Noise Fetishists

Download

 Satanas Tedeum (Demo) (1989)

01 - The Hills of The Crucifixion
02 - Feast of The Grand Whore
03 - The Nereid of Esgalduin
04 - Restoration of The Infernal Kingdom
05 - The Sixth Communion

Download

 Rotting Christ/Monumentum (Split) (1991)

01 - Rotting Christ: Feast of The Grand Whore
02 - Monumentum: Nostalgia of The Infinite
03 - Monumentum: Nephtali

Download

 Passage To Arcturo (EP) (1991)

01 - Ach Golgotha (Intro)
02 - The Old Coffin Spirit
03 - The Forest of Na'Gai
04 - The Mystical Meeting (Dog Spleh Esoth Sevlesmeth)
05 - Gloria de Domino Inferni
06 - Inside The Eye of Algond

Download

 Ade's Winds (Demo) (1992)

01 - Fgementh, Thy Gift
02 - The Fourth Knight of Revelation (1 & 2)

Download

 Dawn of The Iconoclast (Single) (1992)

01 - The Nereid of Esgalduin
02 - Vicious Joy & Black Delight

Download

 ΑΠΟΚΑΘΗΛΩΣΙΣ (Single) (1993)

01 - Visions of The Dead Lovers
02 - The Mystical Meeting

Download

 Thy Mighty Contract (1993)

01 - The Sign of Evil Existance
02 - Transform All Suffering Into Plagues
03 - Fgmenth, Thy Gift
04 - His Sleeping Majesty
05 - Exiled Archangels
06 - Dive The Deepest Abyss
07 - The Coronation of The Serpent
08 - The Fourth Knight of Revelation (Part 1 & 2)
09 - Visions of The Dead Lover (Bonus Track)
10 - Mystical Meeting (Bonus Track)

Download

 Non Serviam (1994)

01 - The Fifth Illusion
02 - Wolfera The Jackal
03 - Non Serviam
04 - Morality of A Dark Age
05 - Where Mortals Have No Pride
06 - Fethroesforia
07 - Mephesis of Black Crystal
08 - Ice Shaped God
09 - Saturn Unlock Avey's Son

Download

 Triarchy of The Lost Lovers (1996)

01 - King of A Stellar War
02 - A Dynasty From The Ice
03 - Archon
04 - Snowing Still
05 - Shadows Follow
06 - One With The Forest
07 - Diastric Alchemy
08 - The Opposite Bank
09 - The First Field of The Battle

Download

 A Dead Poem (1997)

01 - Sorrowfull Farewell
02 - Among Two Storms
03 - A Dead Poem
04 - Out of Spirits
05 - As If By Magic
06 - Full Colour Is The Night
07 - Semigod
08 - Ten Miles High
09 - Between Times
10 - Ira Incensus

Download

 The Mystical Meeting (EP) (1997)

01 - Visions of The Dead Lover
02 - The Mystical Meeting
03 - Tormentor (Kreator Cover)
04 - Flag of Hate/Pleasure To Kill (Kreator Cover)

Download

 Sleep of The Angels (1999)

01 - Cold Colours
02 - After Dark I Feel
03 - Victoriatus
04 - Der Perfekte Traum
05 - You My Flesh
06 - The World Made End
07 - Sleep of The Angels
08 - Delusions
09 - Imaginary Zone
10 - Thine Is Thy Kindom

Download

 Der Perfeckte Traum (EP) (1999)

01 - Der Perfekte Traum (The Perfect Dream)
02 - Moonlight
03 - Shadows Follow (Live)
04 - Diastric Alchemy (Live)
05 - A Dynasty From The Ice (Live)
06 - The First Field of Battle (Live)
07 - King of A Stellar War (Live)

Download

 Khronos (2000)

01 - Thou Art Blind
02 - If It Ends Tomorrow
03 - My Sacred Path
04 - Aeternatus
05 - Art of Sin
06 - Lucifer Over London (Current 93 Cover)
07 - Law of The Serpent
08 - You Are I
09 - Khronos
10 - Fateless
11 - Time Stands Still
12 - Glory of Sadness

Download

 Genesis (2002)

01 - Daemons
02 - Lex Talionis
03 - Quintessence
04 - Nightmare
05 - In Domine Sathana
06 - Release Me
07 - The Call of The Aethyr
08 - Dying
09 - Ad Noctis
10 - Under The Name of Legion

Download

 Sanctus Diavolos (2004)

01 - Visions of A Blind Order
02 - Thy Wings, Thy Horns, Thy Sin
03 - Athanati Este
04 - Tyrannical
05 - You My Cross
06 - Sanctimonius
07 - Serve In Heaven
08 - Shades of Evil
09 - Doctrine
10 - Sanctus Diavolos

Download

 Passage To Arcturo + Non Serviam (Compilation) (2006)

CD 1: Passage To Arcturo:
01 - Ach Golgotha (Intro)
02 - The Old Coffin Spirit
03 - The Forest of Na'Gai
04 - The Mystical Meeting (Dog Spleh Esoth Sevlesmeth)
05 - Gloria de Domino Inferni
06 - Inside The Eye of Algond
07 - Vicious Joy and Black Delight
08 - Feast of The Grand Whore

CD 2: Non Serviam:
01 - The Fifth Illusion
02 - Wolfera The Jackal
03 - Non Serviam
04 - Morality of A Dark Age
05 - Where Mortals Have No Pride
06 - Fethroesforia
07 - Mephesis of Black Crystal
08 - Ice Shaped God
09 - Saturn Unlock Avey's Son

Download

 Theogonia (2007)

01 - Xaos Geneto (The Sign of Prime Creation)
02 - Keravnos Kivernitos
03 - Nemecic
04 - Enuma Elish
05 - Phobos' Synagogue
06 - Gaia Tellus
07 - Rege Diabolicus
08 - He, The Aethyr
09 - Helios Hyperion
10 - Threnody

Download

 Thanatiphoro Anthologio (Compilation) (2007)

CD 1:
01 - The Nereid of Esgalduin
02 - The Mystical Meeting
03 - Fgementh, Thy Gift
04 - The Fourth Knight of Revelation (1 & 2)
05 - The Sign of Evil Existance
06 - Non Serviam
07 - King of A Stellar War
08 - Archon
09 - Shadows Follow
10 - Sorrowfull Farewell
11 - Semigod
12 - Out of Spirits
13 - Der Perfekte Traum (The Perfect Dream)
14 - After Dark I Feel

CD 2:
01 - Cold Colours
02 - Thou Art Blind
03 - You Are I
04 - In Domine Sathana
05 - Quintessence
06 - Under The Name of Legion
07 - Athanati Este
08 - You My Cross
09 - Keravnos Kivernitos
10 - Nemecic

Download

 Semigods of The Serpent Cult (Compilation) (2009)

01 - King of A Stellar War
02 - One With The Forest
03 - Out of Spirits
04 - Ira Incensus
05 - Cold Colours
06 - After Dark I Feel
07 - Thou Art Blind
08 - If It Ends Tomorrow
09 - Daemons
10 - The Call of The Aethyr
11 - Athanati Este
12 - Serve In Heaven
13 - Der Perfekte Traum (The Perfect Dream)

Download

 AEALO (2010)

01 - AEALO
02 - Eon Aenaos
03 - Demonon Vrosis
04 - Noctis Era
05 - dub-saĝ-ta-ke
06 - Fire Death and Fear
07 - Nekron Lahes...
08 - ...Pir Threontai
09 - Thou Art Lord
10 - Santa Muerte
11 - Orders From The Dead (Diamanda Galas Cover)

Download

 Early Days (Boxed Set) (2012)

CD 1: Satanas Tendeum (Demo):
01 - The Hills of The Crucifixion
02 - Feast of The Grand Whore
03 - The Nereid of Esgalduin
04 - Restoration of The Infernal Kingdom
05 - The Sixth Communion

CD 2: Ade's Winds (Demo):
01 - Fgmenth, Thy Gift
02 - The Fourth Knight of Revelation, Part 1
03 - The Fourth Knight of Revelation, Part 2

CD 3: Passage To Arcturo (EP):
01 - The Old Coffin Spirit
02 - The Forest of N'Gai
03 - The Mystical Meeting
04 - Gloria de Domino Inferni
05 - Inside The Eye of Algond

Download

 Rotting Christ/Negative Plane (Split) (2012)

01 - Rotting Christ: Naturdemonernas Lockrop: I 1000 Djävlars Namn
02 - Negative Plane: The Chasm Depths

Download

 Kata Ton Daimona Eaytoy (2013)

01 - In Yumen - Xibalba
02 - P'unchaw Kachun - Tuta Kachun
03 - Grandis Spiritus Diavolos
04 - Κατά τον δαίμονα του εαυτού
05 - Cine iubeşte şi lasă
06 - Iwa Voodoo
07 - Gilgameš
08 - Русалка
09 - Ahura Mazdā-Aŋra Mainiuu
10 - Χ ξ ς
11 - Welcome To Hell (Bonus Track)

Download

 Lucifer Over Athens (Live) (2015)

CD 1:
01 - 6 6 6
02 - Dub Sag Ta Ke
03 - Athanatoi Este
04 - Ατα Τον Δaiμονα Εαυτου
05 - Nemecic
06 - After Dark I Feel
07 - Sorrowfull Farewell
08 - Among Two Storms
09 - Gloria de Domino Inferni
10 - Feast of The Grant Whore
11 - The Nereid of Esgalduin
12 - Forest of 'n Gai
13 - The Sign of Evil Existance
14 - Transform All Suffering Into Plague
15 - Fgmenth Thy Gift
16 - Societas Satanas

CD 2:
01 - Demonon Vrosis
02 - Quintessence
03 - The Call of The Aethyr
04 - In Yumen Xibalba
05 - Grandis Spiritus Diavolos
06 - Welcome To Hell
07 - King of A Stellar War
08 - Archon
09 - Exiled Archangels
10 - Dive The Deepest Abyss
11 - The Fourth Knight of Revelati
12 - The Sign of Prime Creation
13 - Non Serviam
14 - Enuma Elish
15 - Noctis Era

Download

Um comentário: