Social Icons

sábado, 12 de janeiro de 2013

Krokus - Discografia

O Krokus foi fundado em Soleura, Suíça, no ano de 1974 pelo baixista, baterista e vocalista Chris von Rohr e o guitarrista Tommy Kiefer. Na primeira formação do Krokus, Chris von Rohn era o baterista e Tommy Kiefer, além das guitarras, assumia os vocais. Completavam a formação: Hansi Droz (guitarra) e Remo Spadino (baixo).
Em 1976, a banda lança seu primeiro álbum, intitulado Krokus. A sonoridade do disco era um típico Rock Progressivo, que demonstrava a influência das gigantes bandas inglesas para Krokus.
O disco teve uma tiragem de apenas quinhentas e sessenta cópias e, embora fosse bem interessante, nunca mais foi lançado, se tornando um item de colecionadores.
Após o lançamento de seu debut, a banda passa por uma grande transformação, com Chris nos vocais,  Tommy na guitarra e os estreantes Fernando Von Arb (guitarra), Jürg Näegeli (baixo) e Freddy Steady (bateria). 
Com as mudanças na formação, a banda busca modificar também a sua sonoridade, sendo que o segundo disco To You All, de 1977, o conjunto já começa a se estabelecer como a banda de Hard Rock, embora boa parte dos elementos do Rock Progressivo ainda se façam presentes. O álbum alcançou um pequeno sucesso na Suíça, mas nada muito significativo.
A banda decide então, investir pesado no Hard Rock, que começava a fazer sucesso na Inglaterra, enquanto o Rock Progressivo começa a perder espaço.
Assim, lançam em 1978, o álbum Pay It In Metal. Na verdade o disco teve cinco versões diferentes, sendo que na terra natal da banda foi chamado de Painkiller e nos demais países foi lançado como Pay It In Metal. Apesar dos nomes e das capas diferentes, todas as versões contém as mesmas músicas.
Nesse disco, o Hard Rock encontra-se mais acentuado, expondo aquela que seria a sonoridade definitiva da banda. O som lembra o AC/DC e o Slade. Com os lançamentos internacionais, o Krokus começa a tornar-se uma banda respeitada fora da Suíça.
Se em Pay It In Metal, a banda tinha um som parecido com o AC/DC, o que faltava era a semelhança nos vocais, mas a banda resolveria isso. Para isso, algumas mudanças se fizeram necessárias, com a entrada de Marc Storace nos vocais e Chris assumindo o baixo. Marc, que nasceu na Ilha de Malta, teve boas passagens pelas bandas TEA e Eazy Money e chegou a ser testado para a vaga que ficou com Graham Bonnet no Rainbow.
Assim, foi lançado Metal Rendez-Vous em 1980. O disco, que se tornaria um dos maiores clássicos da carreira da banda, tinha uma sonoridade que era um misto de Hard Rock, Blues e Heavy Metal e marcou o auge da sonoridade do Krokus. Se a banda era comparada ao AC/DC, é inegável que o Krokus soava mais maduro e que tinha um certa inclinação para o Heavy Metal. Se a sonoridade das bandas era parecida, o mesmo passou a ser dito dos vocais de Marc, que lembravam o de Bon Scott. Não por acaso, após a morte de Bon, Marc passou a ser cogitado como novo vocalista do AC/DC, mas recusou o posto por estar satisfeito com o trabalho do Krokus e com o futuro promissor que a banda poderia ter. É... hoje pode ser que ele se arrependa da escolha, afinal, não seria nada mal ter gravado o clássico Back In Black.
Hardware, de 1981, foi uma sequencia natural de Metal Rendez-Vous e algumas de suas músicas fazem parte dos shows da banda até hoje.
One Vice At A Time, de 1982, manteve a banda em alta e havia alçado o melhor resultado no mercado americano. Chris von Rohr descreveu o álbum como sendo o disco que o AC/DC nunca fez. O disco marcou também a estréia do guitarrista Mark Kohler, que substituiu Tommy Kiefer.
O sucesso de One Vice At A Time em solo americano somente foi superado pelo disco seguinte: Headhunter, de 1983. A novidade dessa vez foi a entrada do baterista Steve Pace, no álbum mais bem sucedido da carreira da banda, em razão da qualidade do material e também pelo sucesso comercial.
As mudanças na banda continuavam, com a entrada de um novo baterista: Jeff Klaven. Além disso, Chris von Rohr deixa a banda, sendo o baixo assumido por Mark Kohler, com Fernando Von Arb como único guitarrista.
Pela primeira vez, as mudanças pareciam ter pesado e foram refletidas em The Blitz, de 1984. Embora o disco seja outro grande sucesso comercial, a crítica foi pesada para cima do disco. Muitos diziam que a banda tinha se "americanizado", pois o Hard Rock característico do Krokus havia sido deixado de lado e era o Glam Metal que imperava.
A banda decide dar uma guinada na carreira, entrando na onda do Heavy Metal, que se destacava na época. Para isso, lançam Change Of Address em 1986. O disco trazia o cover de School's Out do Alice Cooper. Apesar da tentativa, o álbum não teve boa repercussão. A própria banda afirmaria mais tarde que estava muito pressionada pela gravadora e isso influenciou na qualidade do álbum.
A crise imperava e o fim da banda começou a ser especulado. Com o intuito de ressurgir, a banda lança Heart Attack em 1988. O disco marcava o retorno de Chris von Rohr no baixo e a entrada de Dani Crivelli na bateria. O álbum não emplacou e a banda acabou trocando de gravadora.
Foi feita uma verdadeira faxina do Krokus, sendo que dos mesmos mais antigos, somente o guitarrista Fernando Von Arb, que agora assumiria o posto de baixista foi mantido. Os demais membros eram: Peter Tanner (vocal), Many Maurer (guitarra), Tony Castell (guitarra) e Peter Haas (bateria).
Os tempos do Glam Metal haviam ficado para trás e Stampede, de 1990, foi a prova de Krokus poderia sobreviver ao fim dos anos oitenta. As mudanças na banda contruíram para uma sonoridade mais agressiva, que puxava mais para o Heavy Metal.
Dá pra imaginar o Brian Johnson numa banda de Heavy Metal? Pois isso é Stampede do Krokus! Esses caras gostam mesmo do AC/DC...
Após cinco anos sem lançarem um álbum de inéditas, eis que surge To Rock Or Not To Be, em 1995. O álbum marca o retorno de Marc Storace aos vocais, Fernando von Arb e Mark Kohler na guitarra e Freddy Steady na bateria. Many Maurer permanece na banda, agora tocando baixo.
O retorno dos músicos resgatou a sonoridade clássica da banda, com o retorno do Hard Rock em grande estilo.
Apesar do bom retorno, a formação mudaria novamente em Round 13 de 1999. As novidades foram Carl Sentance nos vocais e Chris Lauper na guitarra. Além disso, o baterista Peter Haas estava de volta. O álbum não trouxe nada de diferente e acabou passando despercebido.
Rock The Block, de 2003, mostra que a banda ainda tinha lenha para queimar, trazendo um disco envolvente e impactante, fruto do retorno de Marc Storace nos vocais. O sucesso comercial também havia voltado.
Em 2005 o guitarrista Fernando von Arb deixou a banda depois de uma cirurgia por problemas no pulso.
Com a nova formação a banda gravou o álbum Hellraiser em 2006. Além de Marc nos vocais, estavam presentes, Mandy Meyer (substituto de Fernando) e Dominique Favez (que já havia tocado no álbum anterior) nas guitarras, Tony Castell no baixo e Stefan Schwarzmann na bateria.
O álbum mostrava que a banda caminhava cada vez mais para o Heavy Metal, o que acabou sendo positivo para o Krokus.
Em 2010, veio Hoodoo, disco muito foda, que contou com os retornos de Fernando von Arb na guitarra e de Chris von Rohr no baixo.
A banda prepara o lançamento de um novo disco, que se chamará Dirty Dynamite e será lançado em 2013.
Apesar das constantes mudanças na formação e na sonoridade, o Krokus conseguiu se estabelecer como um dos grandes nomes do Hard Rock europeu, algo que deve ser respeitado, principalmente se levarmos em consideração que o conjunto vem de um país com pouca tradição nessa vertente da música pesada.


 Krokus - 1976

01 - Majale
02 - Angela Part 1
03 - Energy
04 - Mostsaphin
05 - No Way
06 - Eventide Clockworks
07 - Freak Dream
08 - Jumpin In
09 - Insalata Mysta
10 - Angela Part 2
11 - Just Like Everyday

Download

 To You All - 1977

01 - Highway Song
02  - To You All
03 - Festival
04 - Move It On
05 - Mr. Greedy
06 - Lonesome Rider
07 - Protection
08 - Trying Hard
09 - Don't Stop Playing
10 - Take It Don't Leave It

Download

 Pay It In Metal - 1978

01 - Killer
02 - Werewolf
03 - Rock Ladies
04 - Bad Love
05 - Get Out Of My Mind
06 - Rock Me Rock You
07 - Deadline
08 - Susie
09 - Pay It
10 - Bye Bye Baby

Download

 Metal Rendez-Vous - 1980

01 - Heatstrokes
02 - Bedside Radio
03 - Come On
04 - Streamer
05 - Shy Kid
06 - Tokyo Nights
07 - Lady Double Dealer
08 - Fire
09 - No Way
10 - Back-seat Rock And Roll

Download

 Hardware - 1981

01 - Celebration
02 - Easy Rocker
03 - Smelly Nelly
04 - Mr. 69
05 - Hardware Shes Got Everything
06 - Burning Bones
07 - Rock City
08 - Winning Man
09 - Mad Racket

Download

 One Vice At A Time - 1982

01 - Long Stick Goes Boom (The Guess Who Cover)
02 - Bad Boys Rag Dolls
03 - Playin The Outlaw
04 - To The Top
05 - Down The Drain
06 - American Woman
07 - I'm On The Run
08 - Save Me
09 - Rock N Roll

Download

 Headhunter - 1983

01 - Headhunter
02 - Eat The Rich
03 - Screaming In The Night
04 - Ready To Burn
05 - Night Wolf
06 - Stayed Awake All Night (Bachman–Turner Overdrive Cover)
07 - Stand And Be Counted
08 - White Din
09 - Russian Winter

Download

 The Blitz - 1984

01 - Midnite Maniac
02 - Out Of Control
03 - Boys Nite Out
04 - Our Love
05 - Out To Lunch
06 - Ballroom Blitz (Sweet Cover)
07 - Rock The Nation
08 - Hot Stuff
09 - Ready To Rock

Download

 Change Of Address - 1986

01 - Now (All Through The Night)
02 - Hot Shot City
03 - School's Out (Alice Cooper Cover)
04 - Let This Love Begin
05 - Burning Up The Night
06 - Say Goodbye
07 - World On Fire
08 - Hard Luck Hero
09 - Long Way Form Home

Download

 Alive And Screaming (Live) - 1986

01 - Long Stick Goes Boom (The Guess Who Cover)
02 - Eat The Rich
03 - Screaming In The Night
04 - Hot Shot City
05 - Midnite Maniac
06 - Bedside Radio
07 - Lay Me Down
08 - Stayed Awake All Night (Bachman–Turner Overdrive Cover)
09 - Headhunter

Download

 Heart Attack - 1988

01 - Everybody Rocks
02 - Wild Love
03 - Let It Go
04 - Winning Man
05 - Axx Attack
06 - Rock N Roll Tonight
07 - Flyin High
08 - Shoot Down The Night
09 - Bad Bad Girl
10 - Speed Up

Download

 Stayed Awake All Night (Compilation) - 1989

01 - Headhunter
02 - Eat The Rich
03 - Long Stick Goes Boom (The Guess Who Cover)
04 - Screaming In The Night
05 - American Woman
06 - Midnight Maniac
07 - Ballroom Blitz (Sweet Cover)
08 - Stayed Awake All Night (Bachman–Turner Overdrive Cover)
09 - Our Love
10 - School's Out (Alice Cooper Cover)

Download

 Stampede - 1990

01 - Stampede
02 - Electric Man
03 - Rock N Roll Gypsy
04 - Shotgun Boogie
05 - Nova Zano
06 - Street Love
07 - Good Times
08 - She Drives Me Crazy
09 - In The Heat Of The Night
10 - Rhytm Of Love
11 - Wasteland

Download

 The Dirty Dozen - Originally Remastered - The Best Of Krokus 1979-1983 - 1993

01 - Night Wolf
02 - Bad Boys, Rag Dolls
03 - Playin' The Outlaw
04 - American Woman
05 - Down The Drain
06 - Stayed Awake All Night (Bachman–Turner Overdrive Cover)
07 - Ready To Burn
08 - Rock City
09 - Easy Rocker
10 - Bedside Radio
11 - Headstrokes
12 - Smelly Nelly
13 - She's Got Everything
14 - Long Stick Goes Boom (The Guess Who Cover)
15 - Headhunter
16 - Eat The Rich
17 - Screaming In The Night

Download

 To Rock Or Not To Be (Remastered 2003) - 1995

01 - Lion Heart
02 - Flying Through The Night
03 - To Rock Or Not To Be
04 - In The Dead Of Night
05 - Natural Blond
06 - Doggy Style
07 - Talking Like A Shotgun
08 - Soul To Soul
09 - Stop The World
10 - You Ain't Got The Guts To Do I
11 - Wagon Gone
12 - Stormy Nights

Download

 Round 13 - 1999

01 - Heya
02 - Money Back
03 - Break Free
04 - Guitar Rules
05 - Blood Comes Easy
06 - Suck My Guitar
07 - Gipsy Love
08 - Whitchhunt
09 - Backstabber
10 - Wild Times

Download

 The Definitive Collection (Compilation) - 2000

01 - Ballroom Blitz (Sweet Cover)
02 - Long Stick Goes Boom (The Guess Who Cover)
03 - Bad Boys - Rag Dolls
04 - Playin' The Outlaw
05 - American Woman
06 - Midnite Maniac
07 - Night Wolf
08 - Headhunter
09 - Eat The Rich
10 - School's Out (Alice Cooper Cover)
11 - Bedside Radio
12 - She's Got Everything
13 - Heatstrokes
14 - Screaming In The Night
15 - Stayed Awake All Night (Bachman–Turner Overdrive Cover)

Download

 Rock The Block - 2003

01 - Mad World
02 - Leading The Pack
03 -  I Want It All
04 - Open Fire
05 - One For All
06 - Looking To America
07 - Go My Way
08 - Hot Shot
09 - Raise Your Hands
10 - Night Of The Snakes
11 - Throwing Her China
12 - Well Rise
13 - Freedom
14 - Rock The Block

Download

 Long Stick Goes Boom - The Anthology (Compilation) - 2003

01 - Long Stick Goes Boom (The Guess Who Cover)
02 - Bad Boys Rag Dolls
03 - I'm On The Run
04 - To The Top
05 - American Woman
06 - Headhunter
07 - Screaming In The Night
08 - Stayed Awake All Night (Bachman–Turner Overdrive Cover)
09 - Ballroom Blitz (Sweet Cover)
10 - Ready To Rock
11 - Out Of Control
12 - Midnight Maniac
13 - School's Out (Alice Cooper Cover)
14 - Boys Nite Out
15 - Hot Shot City
16 - Long Stick Goes Boom (Live - The Guess Who Cover)
17 - Lay Me Down (Live)
18 - Eat The Rich (Live)

Download

 Fire And Gasoline - Live! - 2004

CD 1:
01 - Heatstrokes
02 - Mad World
03 - Flying Trough Thenight
04 - American Woman
05 - I Want It All
06 - Bad Boys Rag Dolls
07 - Tokyo Nights
08 - Stayed Awake All Night (Bachman–Turner Overdrive Cover)
09 - Down The Drain
10 - Fire
11 - Rock N Roll Tonight

Download

CD 2:
01 - Throwing Her China
02 - Screaming In The Night
03 - Rock City
04 - Easy Rocker
05 - Backseat Rock N Roll
06 - Rock The Block
07 - Long Stick Goes Boom (The Guess Who Cover)
08 - Eat The Rich
09 - Bedside Radio

Download

 Hellraiser - 2006

01 - Hellraiser
02 - Too Wired To Sleep
03 - Hangman
04 - Angel Of My Dreams
05 - Fight On
06 - So Long
07 - Spirit Of The Night
08 - Midnite Fantasy
09 - No Risk No Gain
10 - Turnin Inside Out
11 - Take My Love
12 - Justice
13 - Love Will Survive
14 - Rocks Off
15 - Walking In The Spirit (Bonus Track)

Download

 Hoodoo - 2010

01 - Drive It In
02 - Hoodoo Woman
03 - Born To Be Wild (Steppenwolf Cover)
04 - Rock N' Roll Handshake
05 - Ride Into The Sun
06 - Too Hot
07 - In My Blood
08 - Dirty Street
09 - Keep Me Rolling
10 - Shot Of Love
11 - Firestar

Download

 Dirty Dynamite - 2013


01 - Halleluja Rock n' Roll
02 - Go Baby Go
03 - Rattlesnake Rumble
04 - Dirty Dynamite
05 - Let The Good Times Roll
06 - Help
07 - Better Than Sex
08 - Dog Song
09 - Yellow Mary
10 - Bailout Blues
11 - Live Ma Life
12 - Hardrocking Man


 Long Stick Goes Boom - Live From Da House Of Rust - 2014

01 - Long Stick Goes Boom
02 - Hallelujah Rock'n'Roll
03 - Go Baby Go
04 - American Woman
05 - Tokyo Nights
06 - Fire
07 - Medley (Rock City/Better Than Sex/Dög Song)
08 - Screaming In The Night
09 - Hellraiser
10 - Bedside Radio
11 - Easy Rocker
12 - Heatstrokes
13 - Live For The Action
14 - Hoodoo Woman




6 comentários:

  1. EU NAO CONHECIA ESSA BANDA , FIQUEI IMPRESSIONADO , OTIMA BANDA DE PROGRESSIVO , OTIMO VOCAL PERFEITA COMO TODAS AS BANDAS DA EPOCA , FODASTICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA , TIPO DEF LEPHARD ,E GOTHARD , BAIXEI TUDO , VALEU WALKERRRRRR

    ResponderExcluir
  2. mas foi postado por Rudão cara .

    ResponderExcluir
  3. Yeahhhhhh!!!!! I Love Krokus. Grettings From Mexico City.

    ResponderExcluir
  4. Muy agradecido por el aporte.. saludos desde Paraguay

    ResponderExcluir
  5. Y desde México, gracias mil por el aporte

    ResponderExcluir