Social Icons

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dreamtale - Discografia

Essa banda é perfeita pra quem curte um bom Power Metal, bem melódico, principalmente vindo da Finlândia. Sem dúvidas, o Dreamtale tem o "selo Finlândia de qualidade", como sempre digo, e isso é comprovado em cada álbum, com exceção do "Epsilon", de 2011, que eu não curto muito. São muito bons, apesar de terem sofrido diversas mudanças na formação ao longo de sua trajetória.
A banda foi fundada em 1999 na cidade de Tampere, na Finlândia, por iniciativa do guitarrista Rami Keränen, que nos tempos iniciais, também era vocalista, além de também exercer a função de tecladista. Kalle-Pekka Ware (guitarra), Petri Laitinen (baixo) e Petteri Rosenbom (bateria) completaram a primeira formação.
No mesmo ano, a demo "Shadow of The Frozen Sun" foi lançada, fazendo já certo barulho pelo país, e rendendo uma pequena turnê abrindo os shows do Sirenia pelo país. Isso levou reconhecimento nacional ao grupo, que foi realçado pelo lançamento da demo "Refuge From Reality" em 2000, que vendeu todas as unidades no mesmo dia. Muitas das cópias foram vendidas no Japão, o que ajudou a ganharem os olhos de grandes gravadoras. Propostas chegaram de todas as partes do mundo, mas sabiamente, o Dreamtale assinou com sua conterrânea Spinefarm Records. A demo já foi lançada com uma formação diferente, com Esa Orjatsalo na guitarra, Kimmo Arramies no baixo e Mikko Viheriälä nos teclados.
Mais mudanças ocorreram antes que pudessem gravar o debut, com a entrada do baixista Alois Weimer e do tecladista Turkka Vuorinen. Graças ao contrato com o selo, "Beyond Reality" teve sua chance de ser lançado, em 2002. Um excelente álbum, com uma sonoridade exata do que viria a ser sempre o Dreamtale: um instrumental próximo do Sonata Arctica. Bem melódico, com bastante influência dos teclados nas notas das canções. Legal que o vocal do Rami Keränen é muito maneiro! Para mim, o melhor vocal que já cantou pela banda, porque é diferente, não deixa muitos traços de suas influências, o que dificulta você a gostar da banda, coisa que já acontece com os demais vocalistas. Interessante que ao longo do álbum, nota-se um belo vocal feminino aqui e ali, que pertence a Sanna Natunen, e a participação mais maneira: Marco Hietala (NightwishTarot), que canta nas canções "Heart's Desire" e "Where The Rainbow Ends", fazendo belos duetos com Keränen.
Depois do debut, mais mudanças no line-up ocorreram: o baixista Pasi Ristolainen substituiu Alois Weimer, e o vocalista Tomi Viiltola chegou, deslocando Keränen exclusivamente para as guitarras. O estouro principalmente no Japão foi enorme, levando os caras a correram para agradá-los e lançaram um segundo álbum em 2003, intitulado "Ocean's Heart". Um ótimo álbum, de fato. Tomi Viiltola é um bom vocalista? Com certeza! Mas sua claríssima influência de Michael Kiske (ex-Helloween) atrapalha um pouco sua credibilidade e até a da própria banda. Esse é um dos motivos de eu gostar mais do primeiro álbum.
O próximo álbum se chama "Difference", e foi lançado em 2005, já contando com outro vocalista, o Jarkko Ahola. Acho que a mudança foi positiva, uma vez que a banda ficou mais livre de um "Helloweenismo", e Jarkko canta de modo mais firme, com um timbre meio entre Tony Kakko e Marco Hietala. Álbum sem dúvidas melhor que o antecessor.
No ano seguinte, o tecladista Turkka Vuorinen deixa a banda, sendo substituído por Akseli Kaasalainen.
Mais tarde, o guitarrista Esa Orjatsalo e o baterista de longa data Petteri Rosenbom também saiem, entrando Seppo Kolehmainen e Arto Pitkänen, respectivamente. Novamente, o vocal muda, com a entrada do excelente Erkki Seppänen, descoberto por meio de um tributo ao Iron Maiden no qual faz parte, chamado Made In Iron.
Em 2008, "Phoenix" é lançado com bastante moral. A performance vocal de Erkki é muito foda, dando à banda um diferencial superior aos últimos trabalhos. Mais tarde, o baixista Pasi Ristolainen deixa o Dreamtale por falta de motivação. Heikki Ahonen o substitui.
O lançamento mais recente, "Epsilon", de 2011, conta com a volta do baterista Petteri Rosenbom, além de, pela primeira vez, o Dreamtale ter conseguido lançar dois álbuns seguidos com o mesmo vocalista. Entretanto, o disco não me agrada muito, pois o tipo de vocal que o Erkki faz muda, remontando aos tempos de "Ocean's Heart", parecidíssimo com Michael Kiske, mais uma vez, atrapalhando pelo menos a mim. Mas quando o disco é foda, eu nem ligo. Mas eu não fiquei tão chegado nele mesmo, talvez por expectativa por ter esperado algo bem diferente do que ouvi. A sequência é dada com o lançamento de "World Changed Forever" em 2013, o trabalho mais recente dos caras.
O Dreamtale sempre foi uma banda presa no Power Metal melódico. Nunca saiu disso. Não se nota diferença nenhuma na sonoridade, além da mudança de vocalistas. Mesmo restritos ao gênero e a fim de fazer apenas isso, são uma excelente banda, com aquele clima finlandês que todos conhecemos. Difícil sair banda ruim daquele país, e o Dreamtale é mais uma com excelente qualidade!


 Beyond Reality (2002)

01 - The Dawn
02 - Memories of Time
03 - Refuge From Reality
04 - Fallen Star
05 - Heart's Desire
06 - Time of Fatherhood
07 - Where The Rainbow Ends
08 - Dreamland
09 - Call of The Wild
10 - Secret Wish
11 - Silent Path
12 - Farewell...

Download

 Ocean's Heart (2003)

01 - Ocean's Heart
02 - Chosen One
03 - Angel Eyes
04 - Fool's Gold
05 - Two Hundred Men
06 - The Awakening
07 - Tears
08 - Garden of Eternity
09 - My Only Wish
10 - If You Will Go
11 - Rising Wind
12 - Return To The Sea

Download

 Difference (2005)

01 - Lost Souls
02 - Wings of Icaros
03 - New Life
04 - Lucid Times
05 - Mirror
06 - World's Child
07 - Sail Away
08 - Fly
09 - Secret Door
10 - We Are One
11 - Green Fields

Download

 Phoenix (2008)

01 - Lady Dragon
02 - Eyes of The Clown
03 - Payback
04 - Yesterday's News
05 - Failed States
06 - Take What The Heavens Create
07 - The Vigilante
08 - Great Shadow
09 - Between Love and Hate
10 - No Angels No More
11 - Faceless Men
12 - Firebird

Download

 Epsilon (2011)

01 - Firestorm
02 - Each Time I Die
03 - Where Eternal Jesters Reign
04 - Strangers' Ode
05 - Mortal Games
06 - Angel of Light
07 - Reasons Revealed
08 - Lady of A Thousand Lakes
09 - Fly Away
10 - March To Glory

Download

 World Changed Forever (2013)

01 - The Shore
02 - Island of My Heart
03 - Tides of War
04 - We Have No God
05 - The Signs Were True
06 - The Heart After Dark
07 - Join The Rain
08 - Back To The Stars
09 - World Changed Forever
10 - My Next Move
11 - Dreamtime
12 - Destiny's Chance

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário