Social Icons

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Biquini Cavadão - Discografia Comentada

Que o Biquini Cavadão é um símbolo do Rock nacional, alguém tem dúvida? Pouco provável. Só não é lenda ainda porque a banda continua na ativa. Inclusive, tive a feliz oportunidade de vê-los em minha cidade em 2011. Não dá pra pôr defeito nas apresentações ao vivo do grupo, que mesmo com a idade avançando, não perdem aquele jeito moleque e são ativos lá em cima, fora o fato de que o vocalista Bruno Gouveia é um cara bastante carismático e interage o tempo todo com o público, o que adoça qualquer show!
Claro que suas excelentes apresentações ao vivo são só mais um pretexto para anexar ao pensamento de que eles são ícones nacionais, e têm um arsenal de belas canções.
Biquini Cavadão nasceu bem cedo, em 1985, no Rio de Janeiro, quando os membros ainda nem tinham concluído o colégio. O vocalista Bruno Gouveia, o baixista Sheik, o baterista Álvaro Birita e o tecladista Miguel Flores da Cunha resolveram se juntar e começar a fazer um som. Acabou que eles foram descobertos pelo baterista Carlos Beni (ex-Kid Abelha), que ajudou os garotos a serem realçados, levando-os a conhecer o vocalista Heberth Vianna (Paralamas do Sucesso), que os ajudou a compor sua primeira canção, chamada "Tédio", e também sugeriu o nome da banda. A canção foi tocada repetidas vezes na Rádio Fluminense FM, sendo também destaque como uma das melhores canções de 1985, rendendo à banda o prêmio de banda revelação e possibilitando a gravação de uma demo, graças à assinatura com a gravadora Polygram. Logo, a formação se completou com a entrada do guitarrista Carlos Coelho, e os trabalhos com o primeiro álbum se iniciaram.
Em 1986, o debut dos guris é lançado, intitulado "Cidades Em Torrente", que é um dos discos que mais gosto! Começaram com o pé direito, com aquela sonoridade oitentista, que remonta inclusive ao Legião Urbana no início. Bruno Gouveia canta aqui de um jeito bastante parecido com o de Renato Russo, e abrindo o álbum com estilo, ainda contam com a participação dele mesmo na canção "Múmias". Outros hits desse lindo álbum são "Timidez" e "No Mundo da Lua", além da própria "Tédio", que teve as guitarras gravadas por Heberth Vianna. O disco entrou no ranking dos 10 melhores daquele ano, merecidamente.
Logo no ano seguinte, em 1987, animados, o segundo álbum foi lançado, recebendo o nome "A Era da Incerteza". Ele segue os mesmos princípios musicais de seu antecessor, chamando ainda mais a atenção da mídia crítica. Sucessos como "1/4", "Ida e Volta" e "Catedral" são realmente destaques pessoais que faço para este excelente álbum.
A partir de "", lançado em 1989, o Biquini Cavadão começou a amadurecer de fato, começou a tomar sua própria forma. Eles se desmembram um pouco da atmosfera oitentista e começam a incorporar elementos Pop, além de instrumentos de sopro. O vocal do Bruno começou a se soltar, ele encontrou sua identidade, e as músicas mais autorais que nunca ganharam bastante ânimo.
"Descivilização" chegou às prateleiras em 1991 com uma sonoridade ainda mais divertida e madura. Seu som ganhou potência, mais desenvolvimento, e as letras ficaram impecáveis, ainda mais que é um álbum que trata de assuntos comuns ao povo. Fala o que o povo pensa, o que o povo quer falar, seja em relação à política, ou aos deslizamentos de encostas ocasionados pelas chuvas. Um dos clássicos máximos desse álbum é sem dúvidas a faixa "Zé Ninguém", que eu cresci ouvindo, e que foi tocada largamente em todo o país, surgindo em um momento de crise política no Brasil. Seu refrão foi usado em protestos pelos estudantes que exigiam a saída do presidente Fernando Collor de Mello. Outro é "Vento Ventania", que foi ainda mais tocado do que "Zé Ninguém". "Impossível" e "Cai Água, Cai Barraco" também foram grandes hits.
Com um fluxo intenso de shows, as composições demoram mais tempo para serem concluídas. Tocando há anos em todos os cantos do país, os caras ficaram sobrecarregados, mas não menos apaixonados. Dessa vez demorou três anos para um novo trabalho sair, mas enfim, em 1994, "Agora" é lançado. O álbum é ótimo, mas eu sinceramente acho um pouco chatinho, ele me cansa um pouco de ouvir. Mas o destaque está pra duas faixas covers que ganharam versão Rock: "Chove, Chuva", clássico de Jorge Benjor, e "Admirável Gado Novo", do ícone Zé Ramalho, artista que também gosto e inclusive tive a feliz oportunidade de ir a um show dele. Ambas as versões ficaram fodas, principalmente pelo vocal cada vez mais desenvolvido e bonito de Bruno.
O artigo na Wikipédia define de modo magistral o que vem a seguir: "De 94 a 98, os integrantes investiram em projetos pessoais, lançaram um livro de partituras, apostaram em estúdios de gravação, tocaram nos Estados Unidos, produziram discos de artistas, do Rock ao Erudito, e ingressaram pioneiramente na Internet. Com o primeiro e-mail para contato dos fãs, primeiro site oficial de uma banda, fecham acordo com a UNISYS e lançam um CD que visava, já em 1998, a inclusão digital, contendo um kit de acesso à Grande Rede e uma faixa interativa. O nome do disco não poderia ser outro: biquini.com.br." O trabalho é excelente de se ouvir! "Janaína", "Sabor do Sol", "Sexta-Feira" e "Aqui Dentro" são destaques para mim, sendo que as duas primeiras são destaques absolutos. É muito claro que os caras pegam bastante influência na crescente e emergente era digital, era da informação, da internet, influência que se estende inclusive até seu próximo lançamento, intitulado "Escuta Aqui", que veio em 2000. "Escuta Aqui", "Você Existe, Eu Sei" e "Deixa Eu Te Encontrar" são a cara desse álbum, que seguem o mesmo estilo de composição de "biquini.com.br".
Infelizmente, a primeira e única baixa na formação que aconteceu até hoje ocorreu em 2001, com a saída do baixista Sheik. Ele nunca foi substituído oficialmente, mas o Biquini Cavadão conta com Patrick Laplan para preencher o vazio como convidado, e mais tarde, a partir de 2008, com Marcelo Magal. Nesse mesmo ano, uma apresentação no Rock In Rio III foi executada (quando fala desse Rock In Rio, só me vem Iron Maiden à cabeça kkkkkkkk), e também lançaram "80", um disco de covers de clássicos, como "Carta Aos Missionários" (Uns & Outros), "Angra dos Reis" (Legião Urbana), "Camila, Camila" (Nenhum de Nós), entre outros. Mas "Múmias" também foi incluída no disco, fazendo com que ela voltasse a ser tocada nas rádios com tudo, até porque um remake foi feito, mantendo a voz de Renato Russo, mas com arranjos diferentes aqui e ali. Coincidência legal é que ela estourou de novo justamente na época do 11 de setembro.
Depois disso, o grupo veio apenas lançando coletâneas, coisa que já vinha fazendo antes, como "O Melhor do Biquini Cavadão" em 1994, "Remixes" (não é uma compilação exatamente, mas o nome diz por si só) em 1998 e "Millenium" em 1999. Depois de "80", foi a vez das compilações "Sem Limite" (2001), "Novo Millenium" (2005) e "Sucessos Regravados" (2006) serem lançados, sendo que o "Ao Vivo", também foi lançado em 2005, um belo disco.
Somente em 2007 um disco de músicas inéditas foi lançado, o "Só Quem Sonha Acordado Vê O Sol Nascer", um disco fascinante, principalmente devido a faixas como "Em Algum Lugar No Tempo", "Só Quem Sonha Acordado Vê O Sol Nascer" e 'Estou Com Saudades de Você".
No ano de 2008, mais um disco á lá "80" foi lançado, mas dessa vez ao vivo no Circo Voador, no Rio de Janeiro: "80 Vol. 2". O Biquini Cavadão ao vivo já é maravilhoso, e cantando clássicos ainda, nem se fala. Dessa vez, o repertório conta com faixas como "Exagerado" (Cazuza), "Revoluções Por Minuto" (RPM), "O Astronauta de Mármore" (Nenhum de Nós), "Índios" (Legião Urbana), "Infinita Highway" (Engenheiros do Hawaii), entre várias outras, contanto com artistas da nova geração do Rock brasileiro como Tico Santa Cruz (Detonautas Roque Clube) e Egypcio (Tihuana), além da infeliz participação (ao meu ver) de Cláudia Leitte, mas a boa e interessante participação de Hudson Cadorini (da dupla sertaneja Edson & Hudson, mas é interessante todos saberem que ele tem um disco de Rock, chamado "Turbination", lançado em 2008). CDzaço, com certeza!
O mais recente disco lançado pelo Biquini Cavadão é o "Roda-Gigante", de 2013.
Então aí está mais uma discografia brasileiríssima e importante do Rock nacional no Warriors Of The Metal! Cresci ouvindo Biquini Cavadão sem saber que era o Biquini Cavadão, haha... Bom demais!


 Cidades Em Torrente (1986)

01 - Múmias
02 - Hotel
03 - A Grade Surda
04 - Domingo
05 - O Drama
06 - No Mundo da Lua
07 - Cadela Pornográfica
08 - Reco
09 - Timidez
10 - Tédio
11 - Teu Barato
12 - Caso
13 - O Drama II
14 - Inseguro de Vida

Ouvir (Spotify)

 A Era da Incerteza (1987)

01 - 1/4
02 - Ida e Volta
03 - Tormenta
04 - Inocências
05 - Dança Tonta
06 - Catedral
07 - Um Corpo Sem Alma
08 - Tambores de Marvaro
09 - Limites
10 - Duas
11 - Pequena Peça

 Zé (1989)

01 - Bem-Vindo Ao Mundo Adulto
02 - Brincando Com Fogo
03 - Corredor X
04 - Teoria
05 - Samba de Branco
06 - Meu Reino
07 - Na Memória
08 - Certas Pessoas
09 - Meus Dois Amores
10 - Direto Pro Inferno

Ouvir (Spotify)

 Descivilização (1991)

01 - Zé Ninguém
02 - Cai Água, Cai Barraco
03 - Últimas Horas
04 - Vento, Ventania
05 - Bem-Vindo Ao Mundo Adulto
06 - Descivilização
07 - Vesúvio
08 - Arcos
09 - Impossível
10 - Meu Reino '91
11 - A Cidade

Ouvir (Spotify)

 O Melhor do Biquini Cavadão (Coletânea) (1994)

01 - Vento, Ventania
02 - Cai Água, Cai Barraco
03 - Zé Ninguém
04 - Timidez
05 - Múmias
06 - 1/4
07 - Domingo
08 - Ida e Volta
09 - Impossível
10 - No Mundo da Lua
11 - Arcos
12 - Teoria
13 - Meu Reino
14 - Tédio

 Agora (1994)

01 - A Rima
02 - Sobrancelhas
03 - Tudo Muito Rápido
04 - De Joelhos
05 - Porque Você Não Estava Aqui
06 - Ilusão
07 - Tempo Nublado
08 - Apoteose
09 - O Idiota Eletrônico
10 - Preguiça
11 - Melindrada
12 - A Próxima Vez
13 - Extra! Extra!
14 - Chove, Chuva (Jorge Ben Jor Cover)
15 - Admirável Gado Novo (Zé Ramalho Cover)
16 - Mais Preguiça
17 - Ficha Técnica

Ouvir (Spotify)

 Remixes (1998)

01 - Tédio
02 - Vento, Ventania
03 - Timidez
04 - Zé Ninguém
05 - Impossível
06 - No Mundo da Lua
07 - Ida e Volta
08 - Meu Reino
09 - Teoria
10 - Timidez
11 - Vento, Ventania
12 - Impossível
13 - No Mundo da Lua
14 - Bem-Vindo Ao Mundo Adulto

Ouvir (Spotify)

 biquini.com.br (1998)

01 - Janaína
02 - Sabor do Sol
03 - Goiatuba
04 - Sexta-Feira
05 - Escola
06 - Aqui Dentro
07 - Dançar Pra Não Dançar
08 - Mesmo Assim
09 - Coronel
10 - Boquiaberto
11 - Sabor do Sol (Tutamix)
12 - Dançar Pra Não Dançar (Tutamix)

Ouvir (Spotify)

 Millenium (Coletânea) (1999)

01 - Timidez
02 - Vento, Ventania
03 - Impossível
04 - Tédio
05 - Ida e Volta
06 - Cai Água, Cai Barraco
07 - Teoria
08 - Bem-Vindo Ao Mundo Adulto
09 - Descivilização
10 - Zé Ninguém
11 - Múmias
12 - Meu Reino
13 - Brincando Com Fogo
14 - Domingo
15 - Arcos
16 - 1/4
17 - Inseguro de Vida
18 - No Mundo da Lua
19 - Catedral
20 - Vesúvio

 Escuta Aqui (2000)

01 - Escuta Aqui
02 - Você Existe, Eu Sei
03 - Nunca Estou Só
04 - Pra Terminar
05 - O Escravo
06 - Quando Eu Te Encontrar
07 - Tarde
08 - Não Faz Mal (When The Love Breaks Down)
09 - Bolhas de Sabão
10 - Saber O Sabor
11 - Problema
12 - Nada Disso

Ouvir (Spotify)

 Sem Limite (Coletânea) (2001)

CD 1:
01 - Tédio
02 - Meu Reino
03 - Impossível
04 - Zé Ninguém
05 - Domingo
06 - Bem-Vindo Ao Mundo Adulto
07 - Descivilização
08 - Inseguro de Vida
09 - Catedral
10 - Cai Água, Cai Barraco
11 - Caso
12 - Vesúvio
13 - Na Memória
14 - No Mundo da Lua
15 - Brincando Com Fogo

CD 2:
01 - Vento, Ventania
02 - Timidez
03 - 1/4
04 - Limites
05 - Inocências
06 - Ida e Volta
07 - Teoria
08 - Arcos
09 - Tormenta
10 - Múmias
11 - Um Corpo Sem Alma
12 - Últimas Horas
13 - Reco
14 - Tédio (Cuca's Mix)
15 - Meus Dois Amores

 80 (2001)

01 - Toda Forma de Poder (Engenheiros do Hawaii Cover)
02 - Angra dos Reis (Legião Urbana Cover)
03 - Múmias
04 - Juvenilia (RPM Cover)
05 - Me Chama (Lobão Cover)
06 - Educação Sentimental II (Kid Abelha)
07 - Carta Aos Missionários (Uns & Outros Cover)
08 - Camila, Camila (Nenhum de Nós Cover)
09 - Armadilha
10 - Hoje (Marcelo Nova Cover)
11 - Estado Violência (Titãs Cover)
12 - Quem Me Olha Só (Barão Vermelho Cover)
13 - A Novidade (Os Paralamas do Sucesso Cover)

Ouvir (Spotify)

 Novo Millenium (Coletânea) (2005)

01 - Janaína
02 - Tédio
03 - Vento, Ventania
04 - Timidez
05 - Educação Sentimental II (Kid Abelha)
06 - Impossível
07 - Carta Aos Missionários (Uns & Outros Cover)
08 - Cai Água, Cai Barraco
09 - Bem-Vindo Ao Mundo Adulto
10 - Coleção (Ao Vivo)
11 - Teoria
12 - No Mundo da Lua
13 - O Carimbador Maluco (Plunct Plact Zumm) (Raul Seixas Cover)
14 - Meu Reino
15 - 1/4
16 - Ida e Volta
17 - Sobradinho (Ao Vivo)
18 - Zé Ninguém
19 - Tédio (Cuca's Mix)

 Ao Vivo (2005)

01 - Tédio
02 - Janaína
03 - Dani
04 - Vento Ventania
05 - Vou Te Levar Comigo
06 - Impossível
07 - Chove, Chuva (Jorge Ben Jor Cover)
08 - Quanto Tempo Demora Um Mês
09 - Timidez
10 - Quando Eu Te Encontrar
11 - Múmias
12 - Camila, Camila (Nenhum de Nós Cover)
13 - Carta Aos Missionários (Uns & Outros Cover)
14 - Toda Forma de Poder (Engenheiros do Hawaii Cover)
15 - Zé Ninguém
16 - Meu Reino (Bônus)

Ouvir (Spotify)

 Sucessos Regravados (Coletânea) (2006)

Vol. 1:
01 - Zé Ninguem
02 - Tédio
03 - Teoria
04 - Vou Te Levar Comigo
05 - Você Existe, Eu Sei
06 - Impossível
07 - Cai Água, Cai Barraco
08 - Escuta Aqui
09 - Múmias
10 - Timidez
11 - Ida e Volta
12 - A Próxima Vez

Ouvir (Spotify)

Vol. 2:
01 - Dani
02 - Chove, Chuva (Jorge Ben Jor Cover)
03 - Sexta-Feira
04 - Vento, Ventania
05 - Meu Reino
06 - Quando Eu Te Encontrar
07 - Janaína
08 - Quanto Tempo Dura Um Mês
09 - Arcos
10 - Ilusão
11 - No Mundo da Lua
12 - Promessas de Fim de Ano

Ouvir (Spotify)

 Só Quem Sonha Acordado Vê O Sol Nascer (2007)

01 - Em Algum Lugar No Tempo
02 - Você Me Perdoa
03 - Só Quem Sonha Acordado Vê O Sol Nascer
04 - Restos de Sol
05 - Antes do Mundo Acabar
06 - Estou Com Saudades de Você
07 - Cada Um Com A Sua Cara
08 - Uma Menina Me Apareceu
09 - Quem Dera A Vida Fosse Sempre Assim
10 - Você Foi Feita Pra Mim
11 - Foi Só Distração
12 - Alguma Verdade
13 - Quando Já Acabou
14 - Um Beijo Pra Acabar

Ouvir (Spotify)

 80 Vol. 2 (Ao Vivo No Circo Voador) (2008)

01 - Exagerado (Cazuza Cover)
02 - Vida Louca Vida (Lobão Cover)
03 - Inútil (Ultraje A Rigor Cover)
04 - A Fórmula do Amor (Leoni Cover)
05 - Revoluções Por Minuto (RPM Cover)
06 - O Astrounauta de Mármore (Starman) (Nenhum de Nós Cover)
07 - Infinita Highway (Engenheiros do Hawaii Cover)
08 - Marvin (Patches) (Titãs Cover)
09 - Humanos (Supla Cover)
10 - Índios (Legião Urbana Cover)
11 - Música Urbana (Legião Urbana Cover)
12 - Teoria
13 - Romance Ideal (Herbert Vianna Cover)
14 - Overkill (Colin Hay Cover)
15 - Tainted Love (Ed Cobb Cover)
16 - Sexta-Feira
17 - Até Quando Esperar (Plebe Rude Cover)
18 - Tempos Modernos (Lulu Santos Cover)
19 - Envelheço Na Cidade (Ira! Cover)
20 - Bete Balanço (Barão Vermelho Cover)

 Roda-Gigante (2013)

01 - Amanhã É Outro Dia
02 - Roda Gigante
03 - Entre Beijos e Mais Beijos
04 - Acordar Pra Sempre Com Você
05 - É Dia de Comemorar
06 - Descer As Ondas
07 - O Último A Saber
08 - Eu Sorrio
09 - Outra
10 - Quem Eu Sou
11 - Agora É Moda
12 - Sem Rotina

Ouvir (Spotify)

 Me Leve Sem Destino (Ao Vivo) (2014)

CD 1:
01 - Tédio
02 - É Dia de Comemorar
03 - No Mundo da Lua
04 - Janaína
05 - Roda Gigante
06 - Livre
07 - Impossível
08 - Em Algum Lugar No Tempo
09 - Múmias
10 - Vou Te Levar Comigo
11 - Quando Eu Te Encontrar
12 - Dani, Uma Brasileira
13 - Pequeno Romance
14 - No Mesmo Lugar
15 - Vento Ventania

CD 2:
01 - Escuta Aqui
02 - Quanto Tempo Demora Um Mês
03 - Sobradinho
04 - Entre Beijos e Mais Beijos
05 - Só Quem Sonha Acordado Vê O Sol Nascer
06 - Vou Deixar Tudo Pra Trás
07 - Timidez
08 - Zé Ninguém
09 - Guitar Hero
10 - Chove Chuva
11 - Carta Aos Missionários (Uns & Outros Cover)
12 - Você Existe, Eu Sei
13 - Amanhã É Outro Dia
14 - Meu Reino
15 - Tédio 85

Ouvir (Spotify)

Nenhum comentário:

Postar um comentário