Social Icons

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Warrant - Discografia Comentada

Warrant é mais uma daquelas bandas farofa sensacionais. Mais uma daquelas que te faz bater o pé e rodar o cabelo no ar e encarnar todo aquele espírito Hard Rock dos anos 80. Como é de se esperar, principalmente porque seu debut saiu no fim dos oitenta, eles também foram ofuscados pela ascensão do Grunge, a exemplo de outras bandas do gênero. Até mudaram seu estilo, lançando álbuns do estilo como "Ultraphobic" de 1995 e "Belly To Belly" em 1996, mas o grupo não conseguiu alcançar o prestígio que tinha quando fazia puramente Hard Rock, em seus três primeiros álbuns. Dá mais prazer ouvi-los fazerem Hard. Ainda mais quando já foram produzidos clássicos como "Heaven", "Sometimes She Cries", "Cherry Pie", entre outros, que são fodas, eternos!
A banda foi formada em 1984 em HollywoodCalifórnia, pelo guitarrista Erik Turner, que havia feito parte de uma banda chamada Knightmare II. Chegaram a ter uma primeira formação contando com o vocalista Adam Shore, o guitarrista Josh Lewis junto com Erik Turner, o baixista Chris Vincent e o baterista Max Asher, que até fez uma turnê pela Califórnia abrindo para algumas bandas como HurricaneTed NugentStryper e Black N' Blue, entre outras. Em setembro de 1986, o vocalista Adam Shore e o baterista Max Asher deixam a banda para formar o Hot Wheelz. Mais tarde naquele mês, Erik Turner estava vendo um show de uma banda chamada Plain Jane, que tinha se tornado atração regular em um clube em Los Angeles, e ficou impressionado com a performance da banda, principalmente o vocalista e as letras. O vocalista era ninguém menos que Jani Lane, que recebeu a proposta de fazer um som com Erik. O baterista Steven Sweet também recebeu o convite. Com a chegada do guitarrista Joey Allen, o line-up voltou a se completar em 1987. Não demorou muito para Jani Lane também se responsabilizar pela composição das letras das músicas, o que foi vital para o futuro da banda.
Com seus shows pela Califórnia, a banda atingiu certo grau de fama pelos pubs de Los Angeles. Com isso gravaram uma demo em setembro de 1987 para o selo Paisley Park Records. Muitas gravadoras maiores estavam interessadas na banda, e eventualmente assinaram com a Columbia Records. Com o contrato em mãos, a possibilidade do lançamento do debut surgiu.
Em janeiro de 1989, "Dirty Rotten Filthy Stinking Rich" foi lançado de forma esplêndida, fazendo muito barulho, muito sucesso. Ficaram em 10º lugar na Billboard 200. Os hits singles "Heaven", "Sometimes She Cries", "Down Boys" e "Big Talk" ficaram no topo das paradas. Alcançaram cedo o pico de sua fama com um álbum fodástico de puro Hard Rock. Todas as câmeras, todos os focos estavam na banda. MTV cobrindo cada passo os caras, e uma turnê responsa com PoisonMötley CrüeQueensrÿcheCinderella e Kingdom Come fixaram bastante a imagem de uma banda poderosa.
O grande sucesso foi complementado com o lançamento de mais um fantástico álbum logo em 1990, intitulado "Cherry Pie", que fez um absurdo e merecido sucesso, principalmente por conta da sua fantástica faixa título, clássica Hard Rock, esculpida em carrara. O trabalho alcançou facilmente o top 10 nos EUA, ficando na sétima posição. Também, com fodásticas faixas como a faixa-título, "Uncle Tom's Cabin", "I Saw Red", "Bed of Roses", "Blind Faith", "Train, Train" e outras, não tinha como o trabalho não ser bem sucedido. O álbum rendeu uma turnê mundial ao lado do Poison até janeiro de 1991, quando as duas bandas se desentenderam nos camarins, além de ter passado com o David Lee Roth na Europa, abriram para Firehouse e Trixter, além de terem sido atração principal em outras localidades.
O próximo lançamento, seguindo a mesma linha de "Cherry Pie", foi o igualmente fantástico "Dog Eat Dog", lançado em 1992. Esse já teve vendas mais fracas, ficou em 25º na Billboard 200 dos EUA, entretanto, até os fãs mais devotos costumam considerar esse o melhor trabalho. De fato, a pegada dele é mais madura e mais forte do que a apresentada em seus antecessores. "Machine Gun", "The Whole In My Wall", "Bonfire", "The Bitter Pill" e "Sad Theresa" são os destaques do álbum na minha opinião, e claro, sem mencionar "April 2031", que digo separadamente para grifar que acho muito linda a introdução de coral infantil nessa faixa, deixando-a impactante, e as vozes de criança se estendem até a "Andy Warhol Was Right".
Após o lançamento, a maré começa a virar para o Warrant. Reviravoltas na formação acontecem e até mudança de sonoridade no álbum seguinte. O vocalista Jani Lane deixa a banda para seguir carreira solo, o contrato com a Columbia Records é encerrado, o gerente de longa data da banda Tom Hulet morre, o guitarrista Joey Allen também deixa a banda, seguido do baterista Max Asher... Em 1994, Jani Lane retorna à banda, pelo menos, e fazem uma pequena turnê por clubes nos EUA enquanto Allen e Asher ainda estavam na banda. Seus postos foram substituídos por Rick Steier e James Kottak, respectivamente.
Em relação à sonoridade, a mudança veio no próximo álbum, o "Ultraphobic", lançado em março de 1995. Este, apesar de ser bom, já entra na onda Grunge que estava explodindo nos anos 90 com bandas como Nirvana e Alice In Chains, inclusive a banda admitiu ter influência do Seattle. A mudança não foi tão bem recebida pelos fãs, mas a mídia crítica especializada aprovou, o que não é novidade, já que os fãs não curtiram tanto.
O tempo do baterista James Kottak na banda foi curto. Em março de 1996 ele saiu, cedendo a vaga para Bobby Borg (ex-Beggars & ThievesLeft For Dead e Opinion). Em seguida, duas compilações foram lançadas naquele ano, intituladas "The Best of Warrant" e "Rocking Tall", contendo os maiores sucessos da banda. As compilações venderam bem. Inclusive o "The Best of Warrant" conta com um cover de "We Will Rock You" do Queen muito foda, transportado para o Hard, dá gosto de ouvir!
Já em "Belly To Belly", lançamento seguinte dos caras, além deles terem continuado a pegada Grunge, adotaram o nome "Warrant 96", que simboliza a mudança de musicalidade do grupo, que perdura dali em diante. Lançado em 1996, ele é simplesmente puramente Grunge, o que não é muito a minha praia, mas é um bom álbum, e bastante recomendado pra quem curte o estilo. É um álbum conceitual, fala sobre uma história de ascensão obscura à fama e fortuna, a famosa história do "pacto com o capiroto por dinheiro e prestígio". As canções são fortes instrumentalmente e liricamente, mas, como era de se esperar, não vendeu como os primeiros trabalhos.
O primeiro ao vivo chegou às prateleiras em julho de 1997, intitulado "Warrant Live 86-97", gravado no Concert Theatre em Detroit no dia 22 de novembro de 1996. O ano também marcou uma turnê com Alice CooperDokken e Slaughter. No ano seguinte, o baterista Bobby Borg deixa o grupo, sendo substituído pelo baterista de sessão Vikki Foxx.
Em 1999, "Greatest & Latest" é lançado. Esse trabalho consiste em uma compilação contando com regravações de alguns de seus maiores clássicos dos três primeiros álbuns e mais três canções novas. Talvez uma forma de resgatar um pouco a atenção dos antigos fãs.
Após algumas alterações no line-up, "Under The Influence" foi lançado em maio de 2001, um álbum feito basicamente de covers, contendo apenas duas faixas novas: "Subhuman" e "Face". Uma turnê com o Poison se seguiu, mas que foi interrompida por problemas na coluna do baixista do Poison, Bobby Dall.
Muitos desentendimentos se seguiram dentro da banda nos tempos que se seguiram, culminando na infeliz saída do vocalista Jani Lane em janeiro de 2004, levando junto o guitarrista Billy Morris (que havia entrado antes do Under The Influence) e o baterista Kevan Phares, que havia acabado de entrar. O Jani Lane até tentou começar um novo Warrant, mas foi barrado por ações legais de seus antigos colegas de banda. A formação então voltou a contar com ex-membros, com Mike Fasano (bateria) recontratado, Joey Allen (guitarra) voltando e o novo vocalista Jaime St. James (ex-Black N' Blue).
Sob essa formação, "Born Again" foi lançado em 2006. Um álbum bom, também com uma pegada Grunge e longe de ser aquele Hard Rock dos tempos de ouro que coroaram a banda. O novo vocalista se mostra muito bom, combinando bastante com o novo direcionamento da banda, que a essa altura, já tinha deixado de ser novo. Nesse meio tempo, Lane se juntou ao supergrupo Saints of The Underground, composto também por Keri Kelli (Alice Cooper, ex-Warrant e Ratt) na guitarra (ele teve passagem rápida no Warrant no bololô antes do Under The Influence), Robbie Crane (Ratt) no baixo e Bobby Blotzer (Ratt) nas baquetas, tendo seu debut lançado em 2008, intitulado "Love The Sin, Hate The Sinner".
Em janeiro de 2008, uma agência de fotografias chegou a fotografar o Warrant com Jani Lane novamente à frente da banda, confirmando seu retorno. Havia um show no Rocklahoma 2008 marcado para março daquele ano, junto com o Cinderella, mas foi desmarcado pelo fato de Tom Keifer (vocalista daquela banda) ter sofrido hemorragia nas cordas vocais, impossibilitando seu retorno imediato. Mais tarde, em setembro, Lane deixa a banda novamente devido a divergências líricas de direcionamento da banda, e é substituído por Robert Mason (ex-Lynch Mob), que segue com a banda até hoje.
Com esse vocalista, em 2011 é lançado o ótimo "Rockaholic", com uma sonoridade mais de um Hard Rock mais pesado, exatamente o que bandas antigas como Europe vêm fazendo atualmente. O novo vocalista se mostra excelente. Tem ritmo, tem presença, vocal rasgadamente agudo, tipicamente Hard. Ficou perfeito. Mas eu, como um cara que puxa muita sardinha do Hard oitentista, não fiquei tão satisfeito. Mas esquecendo o que a banda já foi, não é difícil ver que os trabalhos recentes estão ótimos, só estão diferentes.
Em 11 de agosto daquele ano de 2011, foi anunciado uma triste notícia pelo Departamento de Polícia de Los Angeles: Jani Lane, 47 anos, ex-vocalista do grupo, foi encontrado morto. A causa da morte foi por envenenamento por álcool causado por excesso de consumo de etanol. Junto com seu corpo estavam uma garrafa de vodka e remédios prescritos. Uma triste perda para o Rock. Pelo menos não morreu aos 27, hahaha! Mas o Lane sempre vai ser lembrado por ter feito parte de uma banda que fez muito barulho nos anos 80 e 90, que têm lindas músicas românticas baladas e músicas mais agitadas marcantes, principalmente no que diz respeito aos primeiros três álbuns!


 Dirty Rotten Filthy Stinking Rich (1989)

01 - 32 Pennies
02 - Down Boys
03 - Big Talk
04 - Sometimes She Cries
05 - So Damn Pretty (Should Be Against The Law)
06 - Dirty Rotten Filthy Stinking Rich
07 - In The Sticks
08 - Heaven
09 - Ridin' High
10 - Cold Sweat

Download

 Cherry Pie (1990)

01 - Cherry Pie
02 - Uncle Tom's Cabin
03 - I Saw Red
04 - Bed of Roses
05 - Sure Feels Good To Me
06 - Love In Stereo
07 - Blind Faith
08 - Song and Dance Man
09 - You're The Only Hell Your Mama Ever Raised
10 - Mr. Rainmaker
11 - Train, Train
12 - Ode To Tipper Gore

Download

 Dog Eat Dog (1992)

01 - Machine Gun
02 - The Hole In My Wall
03 - April 2031
04 - Andy Warhol Was Right
05 - Bonfire
06 - The Bitter Pill
07 - Hollywood (So Far, So Good)
08 - All My Bridges Are Burning
09 - Quicksand
10 - Let It Rain
11 - Inside Out
12 - Sad Theresa

Download

 Ultraphobic (1995)

01 - Undertow
02 - Followed
03 - Family Picnic
04 - Sum of One
05 - Chameleon
06 - Crawlspace
07 - Live Inside of You
08 - High
09 - Ride #2
10 - Ultraphobic
11 - Stronger Now

Download

 The Best of Warrant (Compilation) (1996)

01 - Down Boys
02 - 32 Pennies
03 - Heaven
04 - D.R.F.S.R.
05 - Big Talk
06 - Sometimes She Cries
07 - Cherry Pie
08 - Thin Disguise
09 - Uncle Tom's Cabin
10 - I Saw Red (Acoustic Version)
11 - Bed of Roses
12 - Mr. Rainmaker
13 - Sure Feels Good To Me
14 - The Hole In My Wall
15 - Machine Gun
16 - We Will Rock You (Queen Cover)

Download

 Rocking Tall (Compilation) (1996)

01 - Down Boys
02 - Train, Train
03 - Sometimes She Cries
04 - 32 Pennies
05 - Cold Sweat
06 - Cherry Pie
07 - Sure Feels Good To Me
08 - The Bitter Pill
09 - Quicksand
10 - Machine Gun

Download

 Belly To Belly (1996)

01 - In The End (There's Nothing)
02 - Feels Good
03 - Letter To A Friend
04 - A.Y.M.
05 - Indian Giver
06 - Falling Down
07 - Interlude #1
08 - Solid
09 - All 4 U
10 - Coffee House
11 - Interlude #2
12 - Vertigo
13 - Room With A View
14 - Nobody Else

Download

 Warrant Live 86-97 (Live) (1997)

01 - Intro
02 - D.R.F.S.R.
03 - Down Boys
04 - Uncle Tom's Cabin
05 - A.Y.M.
06 - Family Picnic
07 - Machine Gun
08 - Heaven
09 - Sometimes She Cries
10 - I Saw Red
11 - Hole In My Wall
12 - Feels Good
13 - Indian Giver
14 - 32 Pennies
15 - Vertigo
16 - Cherry Pie

Download

 Greatest & Latest (Compilation) (1999)

01 - Cherry Pie
02 - The Jones
03 - Down Boys
04 - Southern Comfort
05 - Hollywood (So Far, So Good)
06 - Uncle Tom's Cabin
07 - Sometimes She Cries
08 - 32 Pennies
09 - Heaven
10 - Thin Disguise
11 - I Saw Red
12 - Bad Tattoo
13 - Down Boys (Julian Beeston Remix)
14 - Cherry Pie (Sigue Sigue Sputnik Remix)
15 - 32 Pennies (Meek Remix)
16 - Down Boys (Razed In Black Remix)

Download

 Under The Influence (2001)

01 - Toys In The Attic (Aerosmith Cover)
02 - Hollywood (Thin Lizzy Cover)
03 - Dead, Jail, Or Rock 'N' Roll (Michael Monroe Cover)
04 - Hair of The Dog (Nazareth Cover)
05 - Tie Your Mother Down (Queen Cover)
06 - Suffragette City (David Bowie Cover)
07 - Surrender (Cheap Trick Cover)
08 - Down Payment Blues (Billy Morris Vocal) (AC/DC Cover)
09 - Come and Get It (Badfinger Cover)
10 - Sub Human
11 - Face

Download

 Then and Now (Compilation) (2004)

01 - D.R.F.S.R. (Live)
02 - Family Picnic
03 - Down Boys (Live)
04 - Feels Good
05 - Heaven (Live)
06 - Followed
07 - Cherry Pie (Live)
08 - Indian Giver
09 - Uncle Tom's Cabin (Live)
10 - Stronger Now
11 - Machine Gun (Live)
12 - A.Y.M.

Download

 Born Again (2006)

01- Devil's Juice
02- Dirty Jack
03- Bourbon County Line
04- Hell, CA
05- Angels
06- Love Strikes Like Lightning
07- Glimmer
08- Rollercoaster
09- Down In Diamonds
10- Velvet Noose
11- Roxy
12- Good Times

Download

 Rockaholic (2011)

01 - Sex Ain't Love
02 - Innocence Gone
03 - Sanke
04 - Dusty's Revenge
05 - Home
06 - What Love Can Do
07 - Life's A Song
08 - Show Must Go On
09 - Cocaine Freight Train
10 - Found Forever
11 - Candy Man
12 - Sunshine
13 - Tears In The City
14 - The Last Straw

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário