Social Icons

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Tang Dynasty [唐朝] - Discografia Comentada

Aí vai uma banda diferente e inusitada! Costumamos ouvir bandas de diversos países, que misturam diversas línguas com o inglês, que sempre têm algo realmente interessante para acrescentar ao Heavy Metal, mas com certeza, raramente são chinesas. Provavelmente, a maioria das pessoas que lerem essa postagem sequer nunca cogitaram a existência de uma banda chinesa, ou nunca ouviram.
Pois é, isso é interessante no Tang Dynasty. Eles não são apenas uma banda chinesa foda, interessante e diferente, eles são a primeira banda de Heavy Metal da China.
A China há apenas poucas décadas era um país fechadíssimo devido ao seu restrito sistema político socialista, que rejeitava completamente qualquer tipo de influência externa no país, inclusive cultura e música, e nisso é incluído o Heavy Metal e suas vertentes e origens, inclusive.
Aos poucos o sistema foi se abrindo na China (e hoje podemos ver que já é bastante aberto), e naquela época, o Heavy Metal entrou no país devido a filhos de diplomatas, estudantes, trabalhadores de multinacionais, gente que transitava pra fora do país e sempre trazia bugigangas, incluindo cópias e fitas de Metal, além do tráfico ilegal de CDs de diversos gêneros musicais, sonegando impostos e dizendo que iam destruir a carga, mas na verdade, pegavam a carga dos catálogos de CDs e levava pra circular dentro do país ilegalmente, e de forma super barata. Não tardou então para certos jovens se interessarem em guitarras, baterias, baixos, instrumentos de Metal em geral e as bandas começarem a surgir.
É aí que em 1988 o guitarrista estadunidense-chinês Kaiser Kuo percebeu a brecha para mostrar sua música, agitar a cena, e enfim, em Pequim, naquele ano, fundar o 唐朝, ou Tang Dynasty, a banda de Heavy Metal mais importante da história da China. Além do próprio clima que ele sentiu para isso, outro incentivo foi perceber o potencial vocal de Ding Wu.
Os anos seguintes se passaram com alguma mudança na formação, à procura de espaço, inclusive com seu primeiro show acontecendo no ano de 1990, e compondo. Quatro anos depois, em 1992, com Ding Wu no vocal e segunda guitarra, Liu Yijun (pois Kaiser Kuo havia saído da banda) na primeira guitarra, Zhang Ju no baixo e backing vocal e Zhao Nian na bateria, o primeiro álbum de Heavy Metal chinês foi lançado, intitulado "梦回唐朝". Não se assustem, hahaha... Significa "Um Sonho de Volta À Dinastia Tang". É um excelente álbum que já nos mostra a proposta temática que a banda viria a abordar nesse e nos demais álbuns: cultura chinesa. Os dias de glória da antiga civilização imperial chinesa, em particular, a epítome artística e cultural da história chinesa popular, representada pela era da dinastia Tang. Sonoramente, o álbum apresenta uma sonoridade mais crua, um belo Heavy Metal antigo com um ar chinês, com solos tímidos, ainda assim viajantes pela própria atmosfera antiga. Fica maneiro demais até pelo idioma, que te transmite direto para terras orientais. Pode parecer que não dá certo como muito Rock Japonês por aí, mas no caso do Tang Dynasty, eles souberam fazer isso. Ding Wu tem um excelente vocal, com um timbre caracteristicamente chinês e o próprio idioma pai reforçando seu sotaque.
Infelizmente, em 11 de maio de 1995, o baixista Zhang Ju veio a falecer em um acidente de moto quando estava voltando da casa de Chen Jin, um amigo de outra banda amiga. Ele colidiu com um caminhão na freeway Zizhuquiao na zona oeste de Pequim. Isso provocou uma alteração no line-up, com Gu Zhong retomando a vaga do falecido. Tempos depois, o guitarrista Liu Yijun deixa a banda, e Kaiser Kuo retorna ao seu antigo posto de guitarrista em 1996.
Em 1998, o segundo álbum dos chineses é lançado, o excelente "演义", que significa "Épico". Ele é, com certeza, mais maduro que seu antecessor, mais bem trabalhado, até mais agradável de ouvir, fazendo um Heavy Metal tradicional com bastante influência de Progressive Rock e instrumentos tradicionais chineses. É realmente ótimo, e bem longo, passando dos 60 minutos de duração.
Infelizmente, o guitarrista e fundador Kaiser Kuo voltou a se desligar do Tang Dynasty, formando pouco depois uma outra banda muito bem reconhecida, o 春秋, ou "Spring and Autumn", ou "Primavera e Outono", como queira. Houve então uma verdadeira suruba na formação, com muito vai e volta. Kuo foi substituído por Yu Yang (Iron Kite), que saiu e veio o jovem e virtuoso Chen Lei no fim de 2000, e Liu Yijun, que havia saído, volta à banda em 2002 e completa a formação novamente.
Vale ressaltar que nesse meio tempo, em 2000, quando o Kaiser Kuo ainda estava na banda, eles lançaram o EP "演義 単曲紀念珍蔵版", vai saber lá a tradução. Infelizmente, é impossível achar esse EP por aí na internet, nem um outro EP de 2010 que mencionarei mais pra frente.
O grupo passou por bastante tempo sem novidades desde então, até que eu 2008, o terceiro e mais recente álbum de estúdio saiu, intitulado "浪漫骑士", significando "Cavaleiro Romântico", que dessa vez já faz um som bem mais maduro, pesado e explosivo que seus antecessores. Ele deixa mais inteligentemente expostos os instrumentos tradicionais chineses, mesclando-os de uma forma muito mais saudável e agradável com o Heavy Metal,  nos fazendo apreciar maravilhosas canções! Eu o vejo como o melhor álbum dos caras, em todos os sentidos. A participação dos teclados na base das canções é primordial, e os solos de guitarra de Chen Lei se mostram primordiais para a apresentação de uma musicalidade rica e uma poderosa banda de Heavy Metal. Ele é simplesmente um grande guitarrista! O amadurecimento chegou também aos vocais de Ding Wu, que demonstra maior maturidade, desenvolvimento de uma técnica vocal mais comportada, maior domínio vocal. Para quem quer conhecer a banda, esse álbum é mais do que recomendado, é maravilhoso mesmo!
O ex-guitarrista e fundador Kaiser Kuo chegou a dar entrevista ao antropólogo canadense e "die hard metalheadSam Dunn em 2008, para o documentário "Global Metal" (o mesmo criador do documentário "Metal: A Headbanger's Journey". Quem nunca viu, não sabe o que perde), lançado mais tarde naquele mesmo ano, onde a banda é mencionada, e onde retirei algumas informações para essa postagem.
A formação a seguir consistiu nos mesmos integrantes, com exceção de Liu Yijun, que deixou o grupo em 2009 por divergências pessoais. O vocalista Ding Wu passou a exercer a função de segundo guitarrista.
O disco mais recente da banda é o "芒刺", lançado em 2013 e que não tem postura Folk. É mais cru, mais Heavy, pesado, e também rico em passagens mais calmas e brisantes.
No mais, é isso. Aí está uma banda de extrema importância para um país emergente politicamente e economicamente, que só está tendo contato com o que rola livremente no mundo ocidental de algumas décadas pra cá. O Tang Dynasty é foda mesmo, vale a pena ouvir cada nota de sua musicalidade, e como eu disse, em especial o último álbum. Outro EP chegou a ser lançado em 2010, o "沉浮", mas a exemplo do EP de 2000, não é encontrado nem sob tortura. Algo engraçado ao escrever essa postagem era quando eu entrava no rascunho. Ficava um aviso no topo da página falando que a página encontra-se em "han simplificado", e perguntava se eu gostaria de traduzi-la. Haha! É isso aí, mais uma banda oriental no site!


 梦回唐朝 [A Dream Return To Tang Dynasty] (1992)

01 - 梦回唐朝
02 - 太阳
03 - 九拍
04 - 天堂
05 - 选择
06 - 飞翔鸟
07 - 世纪末之梦
08 - 月梦
09 - 不要逃避
10 - 传说
11 - 国际歌

Download

 演义 [Epic] (1998)

01 - 演义
02 - 时间
03 - 异乡客
04 - 黑色幽默
05 - 缘生缘灭
06 - 你的幻境
07 - 路桥
08 - 童年
09 - 送别

Download

 浪漫骑士 [Knight of Romantic] (2008)

01 - 嚎叫列车
02 - 快乐的忧愁
03 - 浪漫骑士
04 - 酒狂
05 - 路
06 - 封禅祭
07 - 承诺
08 - 追溯
09 - 绝望至谎言
10 - 大风歌
11 - 快乐的忧愁 (Instrumental Version)
12 - 浪漫骑士 (Instrumental Version)

Download

 芒刺 (2013)

01 - 芒刺
02 - 异乡客岚池
03 - 紫叶
04 - 斑马线
05 - 沉浮
06 - 大象不抱怨
07 - 麋鹿的眼泪
08 - 梅花赐
09 - 睡莲
10 - 响尾蛇

Download

2 comentários:

  1. Adorei vai dar para eu aprender a estudar e cantar escrever e etc.....

    ResponderExcluir
  2. buena banda, a escuchar toda la discografia.

    ResponderExcluir