Social Icons

domingo, 28 de outubro de 2012

Tarot - Discografia Comentada

Muita gente conhece o vocalista e baixista do Tarot, mas pouca gente conhece o próprio Tarot. Isso é interessante. Mais interessante ainda é perguntar pra alguém se gosta da banda, e a pessoa falar que não acredita em bruxaria. Hahaha... Zoeira!
Essa é uma banda relativamente antiga, tendo surgido nos anos 80, e que passou anos e anos no anonimato mundial, fazendo sucesso apenas no seu país de origem, a Finlândia. O reconhecimento mundial só veio em 2002, quando o vocalista e baixista Marco Hietala ingressou no Nightwish. Agora sim, né? Mas mesmo aqueles que sabem da existência da banda, muitos nunca foram atrás pra ouvir, então aqui vai a oportunidade. Eles são fodas!
O grupo nasceu em 1982, sob o nome "Purgatory", pelos irmãos Zachary Hietala (guitarrista) e Marco Hietala (na verdade, a escrita de seus nomes é Sakari e Marko Hietala). Eles chegaram a ficar dois anos com esse nome, compondo músicas, lançando demos, até que conseguiram um contrato com uma gravadora que exigiu a alteração do nome. Desde então, a partir de 1984, a banda começou a ser chamada de Tarot. A formação se estabilizou na seguinte: Marco Hietala (vocal e baixo), Zachary Hietala (guitarra), Mako H. (guitarra) e Pecu Cinnari (bateria).
Foi aí que tudo começou. Os irmãos Hietala sempre foram muito fãs de Heavy Metal, principalmente Black Sabbath, o que culminou em uma forte influência no som dos primeiros discos da banda. O sucesso nacional veio logo de cara com o lançamento da single "Wings of Darkness" em abril de 1986, que foi complementado com o lançamento do excelente debut "Spell of Iron" mais tarde, em dezembro. O álbum não é brilhante, mas é excelente. Um Heavy Metal bem arcaico e cru é apresentado, e o vocal do "Marcão" soa até estranho para quem tá acostumado a ver ele cantando apenas no Nightwish ou nos álbuns mais recentes do Tarot. Ele demonstra um vocal comportado, sem se arriscar muito em notas mais altas ou em maiores agressividades. De qualquer modo, quem gosta de um som bem antigo, esse álbum é uma boa pedida.
Esse clima também é levado para o segundo álbum, intitulado "Follow Me Into Madness", lançado dois anos depois, em 1988. Aqui, o grupo é um pouco mais maduro e se arrisca mais, com solos mais inusitados e músicas de maior e mais rápida pegada.
Após o lançamento do segundo álbum, o Tarot passou por um certo período de hiato. Ao longo desse tempo, várias alterações ocorreram no line-up, até que se estabilizou com o acréscimo do tecladista Janne Tolsa e a saída do segundo guitarrista, Mako H.. É de se esperar que a adição de um tecladista acrescente algo mais melódico na banda. De fato, isso significou uma mudança na sonoridade. Não saíram do Heavy Metal, mas começaram a tocá-lo de forma melódica, próximo do Power Metal.
Após um longo período de preparação, enfim o terceiro álbum de estúdio chamado "To Live Forever" veio à luz, em fevereiro de 1993. Esse álbum é muito foda! A partir dele, a banda começou a explorar novos horizontes. Notavelmente as portas se abriram, e o vocal característico do Marco Hietala começou a aflorar. O sucesso da quebra do hiato foi tremendo na Finlândia, o que culminou em uma ótima publicidade no Japão, levando o grupo a lançar seu primeiro álbum ao vivo, o "To Live Again", lançado em 1994. Esse show é do caralho! Gravado no Tavastia Club, em Helsinki, capital da Finlândia, ele impressiona pelo fato do grupo se mostrar capaz de reproduzir com exatidão em palco aquilo que fazem no estúdio, proporcionando uma verdadeira sonzeira nos ouvidos do público, e um fodástico álbum! O trabalho inclusive recebeu uma edição especial japonesa, devido à boa publicidade.
O álbum seguinte chegou às vitrines no ano de 1995. Seu nome é "Stigmata", e sua sonoridade é mais melódica e aberta do que seu antecessor, sendo mais ou menos uma melhorada daquilo que já era foda. O mesmo se aplica ao "For The Glory of Nothing", lançado em 1998. Em dezembro daquele ano, a compilação "Shining Black" foi lançada, a primeira da banda, mas apenas na Finlândia. O conjunto fez alguns shows de divulgação, mas acabou caindo em um novo hiato pouco tempo depois, sem novidades. Pelo menos para Marco Hietala e Janne Tolsa, esse tempo não foi parado, o tecladista tocou no álbum "Secret Visions" da banda Virtuocity (e "Marcão" cantou algumas músicas também), e Marco também se envolveu em trabalhos de outras bandas, como o Conquest, em seu único álbum "Worlds Apart", lançado em 1999, este que é um projeto do baterista do StratovariusTuomo Lassila. Outra participação dele nesse meio tempo foi com o extinto Sinergy, banda da vocalista Kimberly Goss, que na época namorava o Alexi Laiho, vocalista e guitarrista do Children of Bodom. Teve também a participação numa banda tributo, o Metal Gods, até que em 2001 foi oficialmente contratado pelo tecladista Tuomas Holopainen para ingressar no Nightwish, após tomar alguns drinks à toa. Marco então passou a trabalhar paralelamente com as duas bandas. Com o Nightwish, lançou no ano seguinte o fodástico álbum "Century Child", e com o Tarot, ia se preparando para o próximo lançamento, já que a banda voltava à ativa, inclusive tocando seus dois primeiros álbuns em Kuopio no verão daquele ano.
Em março de 2003, a compilação "Shining Black" foi lançada no resto do mundo (por isso aqui na postagem tá marcada como sendo desse ano). Um pouco depois, um contrato com a Spinefarm Records foi assinado, a mesma gravadora de EnsiferumAmorphis, Nightwish, Sonata Arctica e outros, possibilitando o lançamento do foderoso álbum "Suffer Our Pleasures", que, infelizmente, mesmo sendo extremamente foda e ser um "Symphonic Heavy Metal", passou despercebido no resto do mundo, exceto na Finlândia.
Durante os anos seguintes, Marco Hietala se manteve ocupado gravando e fazendo turnê com o Nightwish ao redor do mundo, enquanto Janne Tolsa trabalhou com o Eternal Tears of Sorrow e com o Turmion Kätilöt, banda finlandesa de Industrial Metal.
Movimentação mesmo só veio no ano de 2006, quando foi lançado junto à gravadora Bluelight Records uma compilação com os seis primeiros álbuns da banda remasterizados com materiais bônus, que consistem em demos não lançadas, versões ao vivo e especiais de algumas músicas e alguns covers. Esses trabalhos estão inclusos em cada álbum na postagem. Por exemplo, ao baixar o "Spell of Iron", você também estará baixando a parte remasterizada, incluída na pasta. A excitação com essa compilação foi tão grande que a levou a banda a lançar a single "You", que fez um tremendo sucesso e alcançou a 1ª posição pela primeira vez na Finlândia. Durante aquele tempo, contrataram o vocalista Tommi Salmela como backing vocal oficial, após estar ao lado da banda como roadie e backing vocal por mais de 10 anos.
No início daquele ano, um contrato com a KingFoo Entertainment foi assinado na Finlândia, e um com a poderosa Nuclear Blast foi assinado para cobrir o resto da Europa. Ao longo do ano, a banda foi fazendo turnê por vários clubes e festivais, mas também compôs e gravou novo material. O resultado saiu em outubro, com o fantástico "Crows Fly Black", um álbum totalmente pesado, totalmente denso, totalmente inovador. Marco apresenta um vocal raivoso em diversas passagens das canções, que completa a densidade da própria atmosfera turbulenta e cheia.
Em junho de 2008, o conjunto lançou seu primeiro DVD, o fodástico "Undead Indeed", também lançado em CD, o segundo álbum ao vivo da banda. Também nesse meio tempo entre 2006 e 2008, Marco se envolveu no fantástico projeto finlandês Northern Kings, ao lado de Juha-Pekka Leppäluoto (Charon), Jarkko Ahola (Teräsbetoni) e Tony Kakko (Sonata Arctica), projeto criado com o intuito de regravar clássicos oitentistas sob o molde do Symphonic Metal
O álbum mais recente do Tarot é o "Gravity of Light", lançado em 2010, que segue uma linha que se assemelha mais com o "Suffer Our Pleasures". É claro que é mais um fodástico álbum! Digo que "Gravity of Light" é o álbum mais recente porque o "The Spell of Iron MMXI", lançado em 2011, é uma regravação do primeiro álbum "Spell of Iron", lá de 1986 e vovô com dente. A regravação inclui também a atualização de algumas letras e alguns sons.
Enfim, aí está uma puta discografia de uma puta banda que tem um puta vocalista. Como costumo dizer, essa banda tem o "selo Finlândia de qualidade"! Quem não conhece, vale a pena pra caralho baixar, e quem já conhece, pode completar a discografia!


 Spell of Iron (1986)

01 - Midwinter Nights
02 - Dancing On The Wire
03 - Back In The Fire
04 - Love's Not Made For My Kind
05 - Never Forever
06 - Spell of Iron
07 - De Mortui Nil Nisi Bene
08 - Pharao
09 - Wings of Darkness
10 - Things That Crawl At Night
11 - Love's Not Made For My Kind (1995 Version)

Remastered Bonus CD (2006):
12 - Back In The Fire (Live)
13 - Love's Not Made For My Kind (Live)
14 - Back In The Fire (Single Version)
15 - I Don't Care Anymore (Demo Version)
16 - Lady Deceiver (Demo Version)
17 - Blood Runs Cold (Demo Version)

Download

 Follow Me Into Madness (1988)

01 - Descendants of Power
02 - Rose On The Grave
03 - Lady Deceiver
04 - Follow Me Into Madness
05 - Blood Runs Cold/Happy End
06 - No Return
07 - I Don't Care Anymore
08 - Breathing Fire
09 - I Spit Venom
10 - Shadow In My Heart

Remastered Bonus CD (2006):
11 - I Don't Care Anymore (1995 Version)
12 - Shadow In My Heart (Live)
13 - Descendants of Power (Live)
14 - In My Blood (Demo Version)
15 - Born Into The Flame (Demo Version)

Download

 To Live Forever (1993)

01 - Do You Wanna Live Forever
02 - The Colour of Your Blood
03 - The Invisible Hand
04 - Live Hard Die Hard
05 - Sunken Graves
06 - The Chosen
07 - Born Into The Flame
08 - In My Blood
09 - Tears of Steel
10 - My Enslaver
11 - Shame
12 - Iron Stars
13 - Children of The Grave (Black Sabbath Cover)
14 - Guardian Angel
15 - Do You Wanna Live Forever (Acoustic Version) (Bonus Track)

Download

 To Live Again (Live) (1994)

01 - Children of The Grave (Black Sabbath Cover)
02 - Live Hard Die Hard
03 - Iron Stars
04 - No Return
05 - Tears of Steel
06 - Breathing Fire
07 - Midwinter Nights
08 - Wings of Darkness
09 - Rose On The Wire
10 - Things That Crawl At Night
11 - Dancing On The Wire
12 - Lady Deceiver
13 - The Colour of Your Blood
14 - The Chosen
15 - Kill The King
16 - Do You Wanna Live Forever

Download

 Stigmata (1995)

01 - Angels of Pain
02 - E.T.I.
03 - Shades In Glass
04 - As One
05 - State of Grace
06 - Race The Light
07 - Expected To Heal
08 - Sleepless
09 - The Teeth
10 - Stigmata (I Feel You)
11 - Turn Me On (Bonus Track)
12 - Stigmata (I Feel You) (Acoustic Version) (Bonus Track)
13 - Live Hard Die Hard (Demo Version) (Bonus Track)

Download

 For The Glory of Nothing (1998)

01 - Crawlspace
02 - Warhead
03 - I'm Here
04 - Shining Black
05 - Beyond Troy
06 - Dark Star Burning
07 - The Scourger
08 - Ghosts of Me
09 - The Punishment

Remastered Bonus CD (2006):
10 - Sabbath Bloody Sabbath (Previously Unreleased Track) (Black Sabbath Cover)
11 - Locomotiv Breath (Acoustic Version)
12 - Tears of Steel (Demo Version)

Download

 Shining Black (Compilation) (2003)

CD 1:
01 - Wings of Darkness
02 - Midwinter Nights
03 - Dancing On The Wire
04 - Love's Not Made For My Kind
05 - Rose On The Grave
06 - Lady Deceiver
07 - No Return
08 - Breathing Fire
09 - Do You Wanna Live Forever
10 - The Invisible Hand
11 - Live Hard, Die Hard
12 - In My Blood
13 - Guardian Angel

CD 2:
01 - Children of The Grave (Live) (Black Sabbath Cover)
02 - Iron Stars (Live)
03 - The Colour of Your Blood (Live)
04 - Angels of Pain
05 - E.T.I.
06 - As One
07 - State of Grace
08 - I Don't Care Anymore (1995 Version)
09 - Descendants of Power (1995 Version)
10 - Warhead
11 - Crawlspace
12 - I'm Here
13 - The Punishment
14 - Clash
15 - Locomotiv Breath (Acoustic Version)

Download

 Suffer Our Pleasures (2003)

01 - I Rule
02 - Pyre of Gods
03 - Rider of The Last Day
04 - Follow The Blind
05 - Undead Son
06 - Of Time and Dust
07 - From The Void
08 - Convulsions
09 - From The Shadows
10 - Painless

Download

 Crows Fly Black (2006)

01 - Crows Fly Black
02 - Traitor
03 - Ashes To The Stars
04 - Messenger of Gods
05 - Before The Skies Come Down
06 - Tides
07 - Bleeding Dust
08 - You
09 - Howl!
10 - Grey
11 - Veteran of Psychic Wars (Bonus Track)

Download

 Undead Indeed (Live) (2008)

CD 1:
01 - Crows Fly Black
02 - Traitor
03 - Pyre of Gods
04 - Wings of Darkness
05 - Back In The Fire
06 - Tides
07 - Bleeding Dust
08 - Veteran of The Psychic Wars
09 - Angels of Pain
10 - Warhead

CD 2:
01 - Follow Me Into Madness
02 - Before The Skies Come Down
03 - Ashes To The Stars
04 - Undead Son
05 - You
06 - Crawlspace
07 - Guitar Solo
08 - Rider of The Last Day
09 - I Rule
10 - Guardian Angel (Bonus Track)
11 - Things That Crawl At Night (Bonus Track)

Download

 Gravity of Light (2010)

01 - Satan Is Dead
02 - Hell Knows
03 - Rise!
04 - Pilot of All Dreams
05 - Magic and Technology
06 - Calling Down The Rain
07 - Caught In The Deadlights
08 - I Walk Forever
09 - Sleep In The Dark
10 - Gone

Download

 The Spell of Iron MMXI (2011)

01 - Midwinter Nights
02 - Dancing On The Wire
03 - Back In The Fire
04 - Love's Not Made For My Kind
05 - Never Forever
06 - The Spell of Iron
07 - De Mortui Nil Nisi Bene
08 - Pharao
09 - Wings of Darkness
10 - Things That Crawl At Night

Download

3 comentários:

  1. Caras, muito obrigado por essa discografia. Sou fã dessa que sem dúvida é uma das melhores bandas de metal de todos os tempos.
    Hail!

    ResponderExcluir
  2. Caras, muito obrigado por essa discografia. Sou fã dessa que sem dúvida é uma das melhores bandas de metal de todos os tempos.
    Hail!

    ResponderExcluir
  3. amo essa banda é otima amoooooooo \,,/

    ResponderExcluir