Social Icons

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Pellek - Discografia Comentada

Per Fredrik Asly, ou Pellek, ainda é um vocalista de carreira musical bastante recente. Ele ainda está bastante desconhecido. Dificilmente alguém já ouviu falar dele, ou tem alguma informação relevante além de sua própria musicalidade. Complicado até saber a idade dele. De qualquer modo, o Pellek é um vocalista norueguês, natural de Sandefjord, extremamente técnico, com extremo domínio vocal, com voz extremamente bonita. Talvez alguns já até tenham ouvido ele, se baixou o álbum "Bringer of Light" do Damnation Angels, a outra banda do Pellek, disponível no blog e que felizmente teve excelente repercussão!
Como dito, a carreira do Pellek ainda é bastante recente. Seus trabalhos datam apenas de 2010 pra frente, época em que lançou o EP "My Demons" em sua banda solo, e época que ingressou na banda dos ingleses do Damnation Angels. Ele faz um ótimo trabalho de divulgação de sua capacidade e gostos em seu canal no Youtube, que visivelmente também é encarado como um passatempo pra ele. Lá você encontra coisas realmente interessantes, como por exemplo ele cantando "Bleeding Heart", do Angra, de modo lindo, técnico e cativante, ou "Hunting High and Low" do Stratovarius, "Hearts On Fire", do HammerFall, entre outras, e o mais interessante de tudo: um vídeo onde ele demonstra seu alcance vocal, de 4 oitavas, variando entre as notas A2-C6. O vídeo é impressionante e inspirador, e com certeza se você ver, vai repetí-lo. Clica aqui pra ver o vídeo (os vídeos dele cantando as músicas mencionadas estão inclusos no nome das próprias músicas).
Enfim, não é nada difícil ver como o Pellek é um vocalista brilhante, que TEM que ter o merecido reconhecimento! O EP "My Demons" de sua carreira solo foi lançado em 2010, como mencionado, e apresenta com exatidão o que viria a ser o estilo dele: Symphonic Metal, dos bem fodas.
Mais tarde, em 2012, dois trabalhos seus são lançados: o também já mencionado e incrível álbum "Bringer of Light" com o Damnation Angels, e, pouco antes, seu fodástico debut solo "Bag of Tricks". Não tem como falar mal, é foda demais! Tudo Symphonic Metal de alta qualidade, com um vocalista de alta qualidade. Eu gosto muito dele cantando músicas mais agitadas, com guitarras e teclados mais pesados, mas prefiro ainda mais sua performance ao cantar músicas mais baladas, como "Conflagrate My Heart", ou "Born In Babylon", onde ele faz dueto com um vocalista também norueguês, desconhecido, chamado Anders Ringdall Strøm. Além dos vocais, Anders também toca a guitarra acústica ao longo do álbum.
O álbum foi produzido por Tommy Johansson (ReinXeed), que também escreveu as letras com Pellek e tocou praticamente todos os instrumentos, deixando o vocal por conta de quem entende do assunto. É interessante ver que Pellek está muito bem acompanhado no álbum, pois além de Anders, ele também conta com duetos com Amanda Somerville (Epica), Oliver Hartmann (At Vance), e até mesmo o recém-coroado novo vocalista do KamelotTommy Karevik (ex-Seventh Wonder).
Com ajuda de peso, e com uma sonoridade sinfônica, com os teclados tendo parte crucial em sua identidade e raízes neoclássicas, "Bag of Tricks" se torna um álbum perfeito para aquele ouvinte que procura música bem cantada, bem tocada, e Symphonic Metal com voz masculina.
Logo no ano seguinte, em 2013, mais uma obra fascinante é lançada, o foderoso "Ocean of Opportunity"! Após um ano e meio de estudos sobre as culturas do mundo e os oceanos, composições e gravações, e dessa vez com uma banda inteira (não apenas o Pellek). Após gravar um álbum tão fantástico quanto o "Bag of Tricks", a expectativa para o "Ocean of Opportunity" foi grande de minha parte, ainda mais pelo fato de que ele não vazou antes do lançamento, mas finalmente pude obtê-lo!
O álbum segue os mesmos moldes de seu antecessor no que diz respeito ao lado sinfônico. Continua forte, continua épico, continua envolvente. Contudo, a diferença entre ambos está principalmente no peso: nesse aqui, o peso das guitarras se faz muito mais presente, as músicas estão mais pegadas, mais corridas. Notavelmente um álbum mais pesado, o que vai numa direção um pouquinho diferente do anterior, que, por sua vez, é mais melódico, com lindas músicas baladas compondo quase metade do disco e uma bela exploração dos tons mais graves do vocalista. Entretanto, apesar de "pondo na ponta do lápis" ficar parecendo que a diferença é grande, na verdade, ela não é tanta assim. É apenas um detalhe, pois de uma perspectiva geral, os dois álbuns são parecidos por conta da mesma atmosfera. Aqui, Pellek faz muito mais uso dos tons mais agudos, se aproximando mais do que é executado nos refrões Damnation Angels, principalmente. Os solos estão sempre presentes, de grudar na cabeça, com excelente técnica.
Mais tarde, ainda em 2013, Pellek lançou mais uma novidade para os fãs! Um segundo álbum foi lançado no ano, mas em comemoração ao Natal. Seu nome é "Christmas With Pellek", e saiu em novembro. A transposição das músicas natalinas para o Metal é feita de forma perfeita! Normalmente quando vemos algo de cunho tão distante do Metal, imaginamos que o som vai manter certa fidelidade ao modelo original, mas o lado Metal vai abafar essa originalidade... mas aqui não. Aqui é perfeito mesmo! A típica atmosfera natalina não é deixada de lado em nenhum momento sequer, enquanto as guitarras 'riffam' e solam com audácia, sem timidez. Ficou lindo!
Com certeza, é uma experiência única ouvir às canções desse brilhante vocalista norueguês, cujo talento transborda por suas cordas vocais, sem exageros. Acredito que sua carreira solo seja tão fantástica que agrada a gregos e troianos, a qualquer ouvinte. Podem baixar sem medo!


 My Demons (EP) (2010)

01 - Stare Into My Eyes
02 - Don't Belong
03 - Please Don't Die
04 - Twinge and Turn
05 - Born In Babylon

Download

 Bag of Tricks (2012)

01 - Entrance
02 - Fugue State
03 - Reason and Psychosis
04 - Send My Message Home
05 - Thundernight
06 - Win
07 - Don't Belong
08 - Stare Into My Eyes
09 - Born In Babylon
10 - Bag of Tricks
11 - Conflagrate My Heart

Download

 Ocean of Opportunity (2013)

01 - Elucidation
02 - Northern Wayfarer
03 - Sea of Okhotsk
04 - Brigantine of Tranquility
05 - God's Pocket
06 - Stars and Bullet Holes
07 - Sky Odyssey
08 - Transmigration
09 - The Last Journey

Download

 Christmas With Pellek (2013)

01 - Twelve Days of Christmas
02 - O Christmas Tree
03 - Deck The Halls
04 - Beautiful Savior
05 - Jingle Bells
06 - O Holy Night
07 - Come All Ye Faithfull
08 - Silent Night

Download

 Cloud Dancers (2014)

01 - Enveloped In Smoke (Dead Night)
02 - The Grey Ballet
03 - Tempest
04 - Restless Butterfly
05 - Dragonflight
06 - On The Lion's Back
07 - Cloud Dancers
08 - Carillon Canticle
09 - Battle Supreme

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário